quarta-feira, 9 de julho de 2014

Ganhar ou perder? Não é só isso que nos falta


Acreditamos. Perdemos. Faz parte. Seleção errou, Felipão errou, e fim. Erramos nós e o resto fica pra história. Pra nós, que não vivemos a decepção de 50, agora temos mais um capítulo pra contar pros netos. Mesmo assim, não deixou de ser a copa das copas.

É inegável o merecimento alemão, mas a atitude dos alemães tem me surpreendido muito, e de forma imensamente positiva.

Eles já haviam divulgado um vídeo e diversas outras manifestações de carinho ao país. Não vi um torcedor zoando brasileiro (claro que existem, mas não é nada em escala internacional), não vi um jogador com ironias ou deboche pra cima de brasileiro.

E isso é esporte. É respeito, é saber ganhar e perder.

Em contrapartida, é gente queimando bandeira, quebrando tudo, como se sua revoltinha fosse digna ou mudasse algo com atitudes tão estúpidas e infantis. Na verdade, meu amigo, é o Brasil que tem vergonha de você.

"Vocês têm um país maravilhoso, um povo fantástico e jogadores incríveis - esse jogo não pode destruir seu orgulho!" "Nossos heróis vieram daqui", "[...]um povo humilde, batalhador e honesto, um país que aprendi a amar" [leia aqui a reportagem completa]

Essas frases infelizmente não vieram de um brasileiro, mas somos nós quem devemos internalizar isso e nos lembrar que não somos só o país do futebol, mas o país de tanta coisa maravilhosa que o orgulho não deveria ser tão frágil e volátil assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário