quarta-feira, 23 de julho de 2014

Mensagem do Vaticano sobre a morte de Tony Palmer e análises


O Conselho do Vaticano para a Unidade dos Cristãos enviou uma mensagem de condolências após a morte súbita de um líder evangélico com quem o papa Francisco mantinha amizade desde seu tempo como arcebispo de Buenos Aires. O bispo anglicano Tony Palmer morreu no domingo, após um acidente de moto perto de sua casa, no sul da Inglaterra. Na mensagem para a viúva, o presidente do Conselho, cardeal Kurt Koch, diz que as reuniões do bispo Palmer com o papa Francisco nos últimos meses “deram grande impulso às relações ecumênicas entre a Igreja Católica e os cristãos evangélicos”. De sua fé forte e sua paixão pela unidade, o Cardeal diz: “Chegou a uma audiência global de cristãos com a mensagem de que não há tempo para ser desperdiçado na divisão, o tempo para a unidade é agora.”

Durante uma de suas visitas ao Vaticano, em fevereiro deste ano, Palmer gravou uma mensagem no iPhone que o papa Francisco queria enviar para uma reunião do grupo pentecostal nos Estados Unidos. Nessa mensagem, o papa fala francamente de seu desejo de unidade e reconciliação, dizendo que todos os cristãos compartilham a culpa pelos pecados da divisão.

Dom Juan Usma Gomez lidera o Pontifício Conselho para as relações com pentecostais, evangélicos e grupos carismáticos. Ele falou sobre o impacto significativo que a amizade do bispo Palmer com o papa Francisco teve sobre o movimento ecumênico mundial, dizendo que eles se encontraram pela primeira vez na Argentina, quando Tony Palmer fazia parte de uma delegação dos pentecostais e evangélicos que estava em conversações com a Igreja Católica em Buenos Aires.

Usma Gomez diz que o papa Francisco nos ensina “a trabalhar pela unidade dos cristãos [e] que você precisa fraternidade [...] e você percebe que todos os amigos que tinha na Argentina continuam a ser seus amigos [...] ele está tentando construir não só as relações de amizade, mas também relações de igrejas tentando olhar para a promoção da unidade dos cristãos”.

Ele diz que a mensagem gravada pelo bispo Palmer em seu iPhone para a comunidade pentecostal “abriu uma porta porque atingiu um número muito significativo de pessoas [...] é uma aventura que o papa Francisco está nos pedindo para estabelecer [...] ele começou, ele está muito à frente de nós e nós estamos tentando seguir esse padrão!”



Nenhum comentário:

Postar um comentário