terça-feira, 19 de agosto de 2014

Médicos adventistas de Loma Linda combatem surto de Ebola na África

Diplomados da Escola de Medicina da Universidade de Loma Linda, EUA, estão na linha de frente do surto de Ebola na África Ocidental, de acordo com uma nota de imprensa da universidade. A Dra. Gillian Seton, graduada em 2008, tem servido desde fevereiro no Hospital Adventista de Cooper na Libéria. Dr. James Appel, graduado em 2000, está chegando esta semana na Libéria para trabalhar com Gillian. Ele passou a última década como médico familiar no Chade.

A denominação adventista, em colaboração com a Adventist Health International, decidiu manter o Hospital Adventista Cooper aberto, apesar do surto de Ebola. O hospital de 45 leitos está localizado no coração da Monróvia, capital da Libéria, onde quase um terço dos quatro milhões de habitantes do país vivem.

Muitos hospitais na Libéria e países vizinhos fecharam ou estão se recusando a receber novos pacientes, mas a equipe do Hospital Adventista Cooper tomou a decisão de permanecer aberto para o tratamento de doenças não relacionadas ao Ebola. Eles continuam a triagem dos pacientes antes de entrar no terreno do hospital, a fim de permanecerem livres do vírus Ebola, de modo que eles serão uma fonte de ajuda para seus pacientes.

A foto acima mostra a Dra. Gillian Seton (centro) ladeada pelo Dr. Roger Hadley (à esquerda), reitor da Escola de Medicina de Loma Linda, e pelo Dr. Carlos Garberoglio, professor e presidente da cirurgia. Gillian disse que acredita que a necessidade de tratamento médico supera os perigos envolvidos na permanência. Ela disse também, que a equipe decidiu não fechar o hospital porque viu como as pessoas estão desesperadas para obter ajuda depois de terem sido afastadas dos outros hospitais que fecharam.

O Dr. Richard H. Hart, presidente da LLU e da Adventist Health International, disse que a agência continua apoiando o funcionamento do Hospital Cooper e subsidiando os custos e fornecimento de suprimentos. "Estou orgulhoso de nossa equipe em Cooper, particularmente Gillian e James, que escolheram o dever, apesar da falta de segurança, optando por continuarem a prestar cuidados médicos", disse Hart. 

Outro hospital adventista, o Hospital Adventista de Waterloo, em Serra Leoa, também está enfrentando a crise Ebola. Os hospitais Cooper e Waterloo estão necessitando de ajuda externa para pagar os fornecimentos adicionais, equipamentos e pessoal médico. 

A Universidade de Loma Linda está localizada no sul da Califórnia e inclui oito escolas profissionais e seis hospitais com mais de 800 médicos do corpo docente. Fundada em 1905, é patrocinada pela denominação adventista e amplamente reconhecida como líder mundial em ensino, pesquisa e atendimento clínico. Ela oferece mais de 100 programas acadêmicos e presta cuidados de saúde de qualidade para 40.000 pacientes internados e 1,5 milhão de pacientes ambulatoriais por ano.

A Adventist Health International é uma empresa multinacional sem fins lucrativos com sede em Loma Linda. Foi criada para proporcionar coordenação, consultoria, gestão e assistência técnica aos hospitais e serviços de saúde operados pelos adventistas, principalmente nos países em desenvolvimento. Depende de várias organizações, fundações, governos e indivíduos que forneçam financiamento.

Com informações de Adventist Today

Nenhum comentário:

Postar um comentário