sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Dia Nacional do Teatro - Como ele era na época de Ellen White?


O Dia Nacional do Teatro é celebrado no dia 19 de Setembro. A primeira forma de teatro surgiu no Oriente, apesar de ser um conceito de teatro relacionado com rituais religiosos. O teatro como forma de arte surgiu na Grécia Antiga. No Brasil, o teatro nasceu no século XVI, e tinha como objetivo espalhar a crença religiosa. Mais tarde, esta manifestação artística sofreu um retrocesso significativo por causa da censura imposta pela ditadura militar. O fim da ditadura militar significou um novo fôlego e uma nova relevância para os artistas e para o teatro. 

Como eram os "teatros" da época de Ellen White?


Ellen White condenava veementemente o teatro. Segundo ela, "entre os mais perigosos lugares de diversão, encontra-se o teatro. Em vez de ser uma escola de moralidade e virtude, como muitas vezes se pretende, é um verdadeiro celeiro de imoralidade". Ela o associava a "cantigas baixas, [...] gestos, expressões e atitudes indecentes" (Conselhos aos pais, professores e estudantes, p. 334) e "tolices vulgares” (idem, p. 541). Para ela, o teatro “estimula ao extremo todas as paixões" (Parábolas de Jesus, p. 54), "desperta a paixão e glorifica o vício" e a "satisfação sensual" (Patriarcas e Profetas, p. 336).

Estudos históricos mostram que no teatro da época predominavam imoralidade, humor vulgar e sentimentalismo baixo. Na verdade, o teatro não era muito melhor do que um bordel (veja Benjamim McArthur, "Amusing the masses", em Gary Land, ed., The World of Ellen G. White [Review and Herald, 1987], p. 177-191. Na época de Ellen White, o que era popular nos EUA era o chamado teatro "Vaudeville" (ou "teatro de variedades", como era conhecido na Europa). Ele era caracterizado por reunir uma dezena de artistas, entre cantores, dançarinas, atores, ilusionistas e acrobatas, numa sequência de atos geralmente independentes que misturavam música, comédia e mágica. Geralmente dirigidos a audiências masculinas, eles exploravam temas grosseiros e obscenos. 

Abaixo está o trecho de um espetáculo "Vaudeville". Levando-se em consideração que o biquíni só foi lançado em 1946, essas cenas são realmente chocantes para a época (especialmente a partir de 2min20).

Como as orientações de Ellen White não condenam as encenações em si, a IASD não é contra o uso desse recurso na igreja. Veja Alberto R. Timm, “O uso de dramatizações na igreja”; e Arthur L. White, "Dramatic productions in SDA institutions".

Nenhum comentário:

Postar um comentário