quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Jovem tira 920 na redação do Enem com citações de livros adventistas

Jefrey contou com a ajuda do pai escritor para os estudos
Na última semana, mais de oito milhões de estudantes receberam suas notas individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Porém, poucos deles tiveram o privilégio de tirar uma nota acima da média na prova, como o estudante adventista Jefrey Sobreira Santos, de 18 anos. Ele chegou perto da nota máxima na redação, onde utilizou citações de livros adventistas para desenvolver o tema.

Ao consultar o resultado, o jovem, que concluiu o ensino médio em 2014 numa escola pública de Vitória, se deparou com a nota 920 na redação e média 700 nas objetivas. Surpreso e feliz, Jefrey comemora a possibilidade real de conseguir uma bolsa de estudos para cursar o ensino superior com 100% de gratuidade.

Ele conta que teve tranquilidade para discutir o tema da redação – Publicidade Infantil em questão no Brasil –, mesmo o assunto não sendo destaque na mídia ultimamente. “Não foi muito abordado recentemente, mas é fruto de uma discussão intensa na sociedade há alguns anos”, avalia.

Apostando em uma boa ortografia e coerência de ideias, ele utilizou dados e citações, inclusive de livros de autores adventistas. Entre outros, retirou pensamentos dos livros Nos Bastidores da Mídia, de Michelson Borges e Como formar filhos vencedores, de Nancy Van Pelt. “Tentei argumentar e expor o tema com tudo o que eu já havia lido sobre o assunto”, conta.

Aplicado e comprometido, sua paixão pela leitura começou cedo, já que o pai é escritor. “Com nove anos participei de um dos livros de poesia do meu pai, o que voltou a acontecer quando tinha 11 anos”, se orgulha Jefrey.

Mesmo contando com uma “forcinha” da genética, já que além do pai escritor Jefrey tem mãe professora, nunca abriu mão de ler e acompanhar noticiários na TV. “Ele sempre foi esforçado e procurava aprender o tempo todo. O hábito de ler criou nele uma facilidade de desenvolver bons textos”, avalia o pai, Márcio Machado.

Com uma nota alta no Enem, o jovem aguarda a abertura das inscrições do Programa Universidade Para Todos (Prouni), que deve acontecer na próxima semana, para tentar uma bolsa de estudos para Engenharia da Computação.

É um sonho de criança de um menino que, com 10 anos, já aprendia a linguagem complexa de sistemas e hoje, com 18, trabalha como programador. 

Com informações de Notícias Adventistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário