sexta-feira, 6 de março de 2015

ADRA promove campanha S.O.S ACRE e auxilia as vítimas da enchente


A primeira semana de março começou com o registro da pior enchente dos últimos anos no Acre. O rio Acre alcançou a marca de 18,09 metros às 8h desta terça-feira, 3, e as previsões são de que deve continuar subindo. O rio ultrapassou a cota histórica registrada em 1997, quando atingiu a marca de 17,66 metros. Cinco abrigos públicos foram montados na capital para receber as vítimas da enchente e três deles já estão lotados. A cheia atingiu 40 dos 212 bairros da cidade, desabrigou seis mil pessoas e afetou diretamente 71 mil pessoas. Normalmente, o Rio Acre, na capital, apresenta o nível de seis a oito metros e pode ficar abaixo de três metros em períodos de seca.

No último domingo, 1º de março, o prefeito do município, Marcus Alexandre, decretou estado de calamidade pública. O governo do Estado e a prefeitura deram ponto facultativo na segunda e terça-feira, e pediram aos funcionários públicos que ajudassem na assistência aos atingidos pela enchente. “Todo esforço humano estará a serviço do atendimento das famílias afetadas pela alagação”, diz o governo, por meio de nota.

A voluntária Nayara Lessa explica que o impacto dessa calamidade tem sido amenizado pela solidariedade dos acrianos. “Vários voluntários da Igreja Adventista do Sétimo Dia, por exemplo, estão envolvidos em auxílio à [Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais] ADRA. Muitas famílias estão necessitando do nosso socorro, por isso a contribuição de todos é muito importante”, reforça.

A estimativa é de que a ADRA atenda Rio Branco com mil kits de higiene. Segundo o diretor regional da ADRA Brasil, pastor Heber Kalbermatter, a entidade está visando atender a parte física dos atingidos através dos kits higiênicos. “Está sendo a maior catástrofe já registrada e muitas pessoas foram pegas de surpresa e perderam absolutamente tudo e a agência está procurando atender essas pessoas que estão passando por esse momento de vulnerabilidade”, ressalta.

Além disso, para potencializar sua atuação, um posto de arrecadação de roupas, alimentos e materiais de higiene foi organizado na Escola Adventista de Rio Branco, na Rua Manaus, nº 70 – Estação Experimental. Mais informações pelos números (68) 3226-2625 / 3226-4598. Para quem deseja ajudar com doações, a ADRA Brasil disponibiliza uma conta de banco destinada exclusivamente a emergência (veja imagem acima). [...]

Com informações de ADRANotícias Adventistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário