quarta-feira, 7 de outubro de 2015

10º Campori de Desbravadores USB - Encontro reunirá 18 mil pessoas

Praia de Santa Helena - Local do X Campori de Desbravadores USB
Mais um mega evento se aproxima. Os corações já batem com ritmo mais forte e acelerado. É o X Campori da União Sul Brasileira, que tem como tema “Coração de Rei”, alusão ao grande guerreiro Davi, filho de Jessé, o mesmo que derrotou o gigante Golias.

O evento estima que mais de 18 mil desbravadores estarão prestigiando a programação nos dias 08 a 12 de outubro, vindos dos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. 

Como não poderia deixar de ser, a pequena cidade de Santa Helena, com sua famosa praia artificial que já foi palco de grandes eventos como o III Campori da Divisão Sul Americana e também o último Campori da USB, recebe uma enorme galera que trará consigo mais alegria e, quem sabe, mais força ao turismo local. Grandes nomes da música gospel estarão por lá, como Rafaela Pinho, Quarteto Athus e Jeferson Pillar. O orador oficial será o Pr. Odailson Fonseca.

Estrutura 
Em menos de um mês, a população de Santa Helena irá quase dobrar de tamanho. O município de 23.425 habitantes receberá 18 mil pessoas — um número maior do que o de moradores de 75% das cidades paranaenses. Para receber esta multidão, a área de acampamento e cozinhas tem 25 Km² e começou a ser planejada em janeiro, com a execução iniciada em junho por uma equipe de dez homens. Metade desse espaço teve que ser limpo e podado, com a retirada de 70 caminhões de galhos. A estrutura construída conta com 600 chuveiros, 500 torneiras para lavação de louças, 40 contêineres com sanitários, 80 banheiros químicos, iluminação com 160 refletores de LED e 20 caixas para a reserva de 400 mil litros de água. No total, cerca de duas mil pessoas trabalharão nos bastidores até o evento. 

Benefícios à comunidade
Com essa estrutura, os desbravadores passarão quatro dias repletos de atividades, como provas em equipes, passeios turísticos, apresentações teatrais e momentos para fazerem novas amizades. Além disso, os adolescentes irão levar à comunidade de Santa Helena uma feira de saúde, materiais de conscientização contra a violência e distribuição de alimentos e brinquedos. Será a terceira vez que Santa Helena receberá os desbravadores. Em 2005, foram 20 mil acampantes de toda a América do Sul. Já em 2010, o evento restrito à região Sul do Brasil, teve 10 mil participantes.

Desbravadores
Os desbravadores estão presentes em mais de 160 países, com 90 mil sedes e mais de 2 milhões de participantes, sendo 160 mil no Brasil. São meninos e meninas de diferentes classes sociais, raças e religiões. Realizam atividades junto à natureza, como acampamentos, caminhadas, escaladas, explorações nas matas e cavernas. Combatem o uso do fumo, álcool e drogas, procurando sempre serem úteis à comunidade. Prestam socorro em calamidades e participam de campanhas comunitárias para ajudar pessoas carentes.

Maiores informações em http://www.camporiusb.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário