terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

As 50 pessoas mais ricas do mundo (2016) e conselhos de Ellen G. White


A consultoria Wealth-X, de Hong Kong, e o site americano de notícias Business Insider fizeram uma lista com as 50 pessoas mais ricas do mundo. Entre os ricaços, tem apenas um brasileiro: Jorge Paulo Lemann, da Ambev, com uma fortuna estimada em US$ 25 bilhões (cerca de R$ 100 bilhões). Aos 76 anos, ele está na 26ª colocação do ranking. A liderança do ranking é do americano William Henry Gates III, de 60 anos, também conhecido como Bill Gates e famosíssimo na área de tecnologia. Ele a mulher, Melinda Gates, têm uma fortuna estimada em US$ 87,4 bilhões (R$ 346 bilhões). (R7)


Nota: Ellen G. White nos deixou vários conselhos sobre a riqueza. Vejamos apenas alguns deles:

"É Deus quem dá força aos homens para adquirirem riqueza e Ele concede este dom não como um meio de satisfazermos a nós mesmos, mas para que devolvamos a Deus o que Lhe pertence. Com este objetivo em vista, não é pecado adquirir fortuna. O dinheiro deve ser ganho pelo trabalho. A Bíblia não condena alguém por ser rico, se adquiriu fortuna honestamente. É o apego egoísta ao dinheiro, e seu emprego indevido, que é a raiz de todos os males. A riqueza será uma bênção se a considerarmos como sendo do Senhor; se a recebermos com gratidão e, de igual maneira, a devolvermos ao Doador.” (Testemunhos para a Igreja, v. 6, p. 452)

"É plano divino que as riquezas sejam usadas devidamente, distribuídas de modo a serem uma bênção aos necessitados, e para promover a causa de Deus. Se os homens amam as riquezas mais do que amam aos semelhantes, ou mais do que amam a Deus ou as verdades da Sua Palavra, se têm o coração preso às riquezas, não poderão então ter a vida eterna. Aqui as criaturas são provadas; e, como o jovem rico, muitos se afastam, tristes, porque não podem levar suas riquezas e tesouros para o Céu." (Nos Lugares Celestiais, p. 309)

"Não devem os seguidores de Cristo desprezar a riqueza; devem considerá-la como talento confiado pelo Senhor. Pelo uso sábio de Seus dons, podem eles ser eternamente beneficiados, mas devemos ter sempre em mente o fato de que Deus não nos deu riquezas para usá-las justamente como imaginamos, para satisfazer o impulso, para as conferirmos ou retermos de acordo com a nossa vontade. Não devemos usar as riquezas de maneira egoísta, empregando-as simplesmente para nossa própria satisfação. Tal atitude não seria correta nem para com Deus nem para com nossos semelhantes, trazendo apenas perplexidade e dificuldades." (Conselhos sobre Mordomia, p. 133)

"A riqueza acumulada não é simplesmente inútil: é uma maldição. Nesta vida, é uma cilada para a alma, desviando as afeições do tesouro celestial. No grande dia de Deus, seu testemunho quanto aos talentos não usados e às oportunidades negligenciadas condenará seu possuidor. (Idem, p. 157)

Nenhum comentário:

Postar um comentário