terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Produtos detox não passam de enganação - O que fazer, então?


A palavra detox é popular na indústria do estilo de vida saudável, mas não se deixe enganar pela ideia mágica de que é possível desintoxicar o corpo com sucos, suplementos, chás, cremes e xampus. Seu fígado, rins, pele e outros órgãos já fazem isso sozinhos. Se seu corpo realmente acumulasse todas as toxinas que são mencionadas em comerciais de produtos, você precisaria de atendimento médico urgente ou estaria morto. Pessoas comuns que exageram no consumo de fast food ou álcool não precisam consumir produtos detox como atalho para uma vida saudável; para isso é necessário se alimentar corretamente e se exercitar. Para ajudar o seu corpo a se desintoxicar sozinho, é necessário dormir bem, não beber excessivamente, não fumar, se exercitar, ter uma dieta balanceada. Não há remédio mágico ou antídoto que substitua tudo isso.

Agora, quem realmente precisa de uma desintoxicação são aquelas pessoas que sofrem com vício de substâncias como drogas e álcool, mas elas precisam de um tratamento completo e acompanhamento médico. Elas não conseguem isso com sucos, chás ou cremes. “Vamos ser claros: há dois tipos de desintoxicação: um é respeitável e o outro não é”, diz o professor Edzard Ernst, da Universidade Exeter (Reino Unido). O tipo respeitável é justamente o tratamento médico para vício em drogas. “O outro é uma palavra que foi sequestrada por empresários e charlatões que vendem um tratamento que clama desintoxicar seu corpo de toxinas que você, em teoria, teria acumulado”.

Você pode passar por uma dieta detox de sete dias e provavelmente vai perceber que perdeu peso, mas isso não tem nada a ver com toxinas, e sim com o corte de alimentos calóricos.

Outro problema dos produtos detox é a falta de objetividade quando se trata da suposta substância tóxica. As empresas não identificam que substância seria esta. Em 2009, um grupo de cientistas da ONG Sense about Science do Reino Unido entrou em contato com fabricantes de 15 produtos vendidos em farmácias e supermercados. Esses produtos iam de suplementos de dieta a vitaminas e xampus. Quando eles exigiram evidências de que esses produtos eram detox, as empresas não conseguiu apresentá-las e muito menos nomear as toxinas. [Hypescience / Curiosity / The Guardian]

Nota: Ellen G. White nos deixou sábios conselhos para fazermos uma verdadeira desintoxicação:

Agentes terapêuticos da natureza
Há muitos modos de praticar a arte de curar; mas um só existe aprovado pelo Céu. Os remédios de Deus são os simples agentes da Natureza, que não sobrecarregarão nem enfraquecerão o organismo mediante suas fortes propriedades. ... As drogas, porém, são dispendiosas, tanto no gasto do dinheiro, como no efeito produzido no organismo. 

Ar puro, luz solar, abstinência, repouso, exercício, regime conveniente, uso de água e confiança no poder divino - eis os verdadeiros remédios. Toda pessoa deve possuir conhecimento dos meios terapêuticos naturais, e da maneira de os aplicar. É essencial, tanto compreender os princípios envolvidos no tratamento do doente, como ter um preparo prático que habilite a empregar devidamente este conhecimento. O uso dos remédios naturais requer certo cuidado e esforço que muitos não estão dispostos a exercer. O processo da natureza para curar e construir, é gradual, e isso parece vagaroso ao impaciente. Demanda sacrifício e abandono das nocivas condescendências. Mas no fim se verificará que a natureza, não sendo estorvada, faz seu trabalho sabiamente e bem. Aqueles que perseveram na obediência a suas leis, ceifarão galardão em saúde de corpo e de alma.

Regime medicinal
Condescender em comer com demasiada freqüência e quantidade exagerada, sobrecarrega os órgãos digestivos e produz um estado febril do organismo. O sangue torna-se impuro, e então ocorrem doenças de várias espécies. Manda-se buscar um médico, que receita alguma droga que dá alívio temporário, mas que não cura a doença. Pode mudar sua forma, porém o mal real aumenta dez vezes. A natureza estava fazendo o melhor que podia para livrar o organismo de um acúmulo de impurezas, e fosse ela deixada a si mesma, auxiliada pelas bênçãos comuns do Céu, tais como ar puro e água pura, ter-se-ia efetuado uma cura rápida e segura.

Os sofredores, nesses casos, podem fazer por si mesmos o que outros não podem fazer tão bem por eles. Devem começar por aliviar a natureza da carga que lhe têm imposto. Devem remover a causa. Jejuem por pouco tempo e deem ao estômago oportunidade para descansar. Reduzam o estado febril do organismo, mediante cuidadosa e inteligente aplicação de água. Esses esforços ajudarão a natureza em sua luta por livrar o organismo de impurezas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário