quarta-feira, 26 de abril de 2017

Como seria Jesus hoje?

Fico pensando, numa situação apenas imaginária, como seria Sua passagem por nosso mundo, se Jesus Cristo viesse aqui, pela primeira vez, nos nossos dias. Nasceria numa favela, na periferia de uma grande cidade, debaixo de uma ponte como morador de rua? Morreria morte de cruz, ou seria decapitado, fuzilado, eletrocutado, queimado vivo? Como seria Seu visual, usaria túnicas e sandálias ou, dessa vez, vestiria calça jeans, camiseta e tênis? Terno e gravata? Será? Seria afinado com PTistas ou PSDBistas? Democratas ou Republicanos? Blancos ou Colorados? Trabalhistas ou Conservadores? Comunistas ou Capitalistas? Seria de esquerda ou de direita? Islâmico ou judeu? 

Será que Se envolveria com governantes e autoridades ou, mais uma vez, manteria distância deles e se concentraria em atender o indivíduo comum em suas necessidades básicas e carências espirituais? O “o meu reino não é deste mundo” e o “dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus” continuariam fazendo parte do Seu discurso?

Escorraçaria os comerciantes da fé, da mesma forma como o fez com os vendilhões do templo? Diria a teólogos e doutores da lei o mesmo que disse a Nicodemos? Participaria de debates doutrinários acirrados e intermináveis, ou Sua doutrina continuaria a ser baseada nos conceitos de relacionamento e vida eterna do Sermão do Monte? Desta vez frequentaria mega-templos das mais diversas instituições religiosas ou novamente faria nas ruas, praças e ao ar livre as Suas pregações? Usaria para isso a Internet?

Acolheria gays, lésbicas, travestis e transexuais da mesma maneira que fez com prostitutas e adúlteras? Curaria aidéticos como curou leprosos? Salvaria corruptos e roubadores do povo como salvou Zaqueu e Mateus? Seria mais inclusivo ou exclusivo?

É verdade que a complexidade da vida humana hoje não guarda qualquer similaridade com a da vida no tempo de Jesus. O mundo e sua população atual de mais de 7 bilhões de pessoas tornam qualquer comparação inútil e impossível. Por isso, não vou me estender em outras questões, não conseguiríamos respondê-las com precisão, mas, eu penso que há pelo menos três particularidades da vida de Jesus que estariam presentes como da vez primeira, e isso é que é o importante.

Seu contato e relacionamento com Deus, para seguir as estritas orientações do Seu Pai, seriam os mesmos. Seu amor incondicional, sem limites, restaurador e transformador seria o mesmo, que aceita o homem em qualquer condição, mas, não o deixa assim. E a condenação severa ao reino, às obras e aos representantes das trevas, onde quer que Ele os identificasse, também seria a mesma.

Felizmente, Jesus já veio, no tempo certo, determinado pelo Céu. E não apenas pagou a grande dívida do homem em função do pecado, mas, ato contínuo, nos estendeu os benefícios de Seu perdão e graça. Seus princípios de fidelidade, liberdade e amor sem limites, continuam os mesmos. Continuamos sendo salvos unicamente por Sua graça e não por qualquer coisa de bom que tenhamos, sejamos ou façamos. Amém por isso. Não fosse assim, não teríamos chance alguma.

Mário Jorge Lima (via Instantâneos do Reino)

6 comentários:

  1. So foi esquecido um detalhe: a selfie kkkkkkk. Jesus tiraria muuuuitas selfies para cada milagre q ele fizesse e por onde passasse. Jesus de calça kkkkk eis uma cena q acho q não será possível vê-la. Acho q no céu não usam calça kkkkk. Gostei muuuuuito do artigo. Parabéns! Eu já havia comentado algo parecido com meus amigos da igreja. Flw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que Ele não tiraria selfies dos seus milagres, pois Ele os realizava com o intuito de ajudar, por amor e não para se aparecer.

      Excluir
    2. Postaria foto dEle e ao lado a de um famoso dizendo que quem O ama curtiria ou se amava o outro só olharia?

      Excluir
  2. Muito bom!! Texto excelente!!

    ResponderExcluir
  3. A cultura de hoje e totalmente diferente dos tempos que o Senhor Jesus esteve aqui na terra em carne e osso.

    Com certeza, Ele viveria da forma como vivemos hoje. Não iria me estranhar o fato Dele mesmo ter que andar de carro ou de avião de um lugar para outro, pois a mensagem do evangelho é para todos.Suas vestimentas, cabelos e barbar seria de acordo com as tendências do momento, sem deixar o recato, nada de "lacrar" como diz alguns, pois a humildade e bem diferente de falta de recursos. Não iria me estranhr de vé-lo de calça ou de terno. Isso não iria diminuir a idoneidade Dele mesmo. Ele iria ser o Cristo de tofo jeito e sem trazer qualquer escândalo ou outras coisas mais.

    ResponderExcluir
  4. Porque temos que usar terno?

    ResponderExcluir