quinta-feira, 22 de junho de 2017

Anjos: O que a Bíblia e o Espírito de Profecia dizem sobre eles

Ajudantes de Deus
Os anjos são chamados de diversas formas na Bíblia. Além da palavra anjo em si, esses seres são chamados de “querubins” e “serafins” (Gênesis 3:24, Ezequiel 10:1, Isaías 6:2, NVI), e a palavra arcanjo é muitas vezes aplicada ao próprio Cristo (1 Tessalonicenses 4:16; apesar de Cristo ser um Ser Divino e, portanto, não um anjo criado). A Bíblia ainda dá nomes pessoais a pelo menos dois anjos: Gabriel e Apoliom (Daniel 9:21, Lucas 1:26; Apocalipse 9:11).

A palavra anjo vem da palavra grega aggelos, que significa “mensageiro”. Muito sobre os anjos é misterioso, mas não o seu trabalho. Eles são ajudantes de Deus.
"Anjos de Deus vigiam sobre nós. Na Terra há milhares e dezenas de milhares de mensageiros celestes, enviados pelo Pai para impedir Satanás de obter qualquer vantagem sobre os que se recusam a andar no caminho do mal. E esses anjos, que guardam os filhos de Deus na Terra, estão em comunicação com o Pai, no Céu." (Nos Lugares Celestiais, p. 99)
Como nós, os anjos foram criados por Deus. “Porque nele foram criadas todas as coisas que estão no céu, e que estão na terra, visíveis e invisíveis”, explica Paulo (Colossenses 1:16, KJV). 
"O Pai operou por Seu Filho na criação de todos os seres celestiais. Desde os séculos eternos era o desígnio de Deus que todos os seres criados, desde os luminosos e santos serafins até ao homem, fossem um templo para morada do Criador." (O Desejado de Todas as Nações, p. 161)
Embora não saibamos quantos anjos Deus criou, a Bíblia nos dá uma dica. Apocalipse 5:11 descreve “…milhões de milhões e milhares de milhares” ao redor do trono de Deus. O número desses anjos provavelmente permanece inalterado desde que foram criados, pois esses seres celestiais não reproduzem nem morrem (veja Mateus 22:30).
"Milhares de milhares e milhões de milhões eram os mensageiros celestiais vistos pelo profeta Daniel. O apóstolo Paulo declarou serem 'muitos milhares' (Hebreus 12:22)." (A Verdade sobre os Anjos, p. 12)
Os anjos têm poderes e habilidades muito além das nossas. 
"Como mensageiros de Deus, saem 'à semelhança dos relâmpagos' (Ezequiel 1:14), tão deslumbrante é sua glória e tão rápido o seu voo." (A Verdade sobre os Anjos, p. 10)
Livre de corpos físicos, a Bíblia os chama de “espíritos ministradores” (Hebreus 1:14), eles podem influenciar nossas vidas, mesmo quando nós não os vemos. 
"Precisamos conhecer melhor do que conhecemos a missão dos anjos. Convém lembrar que cada verdadeiro filho de Deus tem a cooperação dos seres celestiais. Exércitos invisíveis, de luz e poder, auxiliam os mansos e humildes que creem nas promessas de Deus e as reclamam. Querubins, serafins e anjos magníficos em poder, estão à destra de Deus, sendo 'todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação' (Hebreus 1:14)" (Serviço Cristão, p. 197)
Em muitos relatos bíblicos, eles aparecem e desaparecem à vontade. Certa vez, quando Eliseu e seu servo foram cercados por forças hostis, Deus os deixou ver uma grande infantaria de anjos invisíveis lutando a seu lado contra o inimigo (2 Reis 6:15-17). 
"No segundo livro dos Reis lemos o modo como santos anjos vieram em missão protetora ao servo escolhido de Deus. Entre o servo de Deus e a multidão dos inimigos armados estava um grupo circundante de anjos celestiais. Eles tinham vindo com grande poder, não para destruir, não para pedir homenagem, mas para acampar em torno e ministrar aos desajudados e fracos servos do Senhor." (Profetas e Reis, p. 256)
Na sua forma visível, os anjos aparecem ocasionalmente com asas (Isaías 6:2) ou brilhando com uma luz gloriosa (Mateus 28:3). Mas eles podem aparecer em qualquer forma que Deus desejar que eles apareçam, mesmo que seja falando pela boca de uma jumenta (Números 22:28)! Eles frequentemente aparecem como seres humanos, como quando os anjos ficaram na casa do idoso Abraão prometendo-lhe um filho (Gênesis 18). É por isso que a Bíblia nos adverte que se fizermos uma bondade a um desconhecido, podemos ter hospedado “anjos sem o saber” (Hebreus 13:2).
"Deus conferiu grande honra a Abraão. Anjos do Céu andavam e falavam com ele como faz um amigo a outro." (Patriarcas e Profetas, 138)
Os anjos nunca são descritos na Bíblia como crianças bochechudas aladas, como alguns artistas o descrevem. Estes mini-querubins refletem uma concepção errônea de que os bebês que morrem se transformam em anjos, uma ideia que não é encontrada na Bíblia.

Anjos Maus
Em comum com nós, os anjos têm livre-arbítrio, uma qualidade que tem desempenhado um papel importante na nossa história espiritual humana. Foi na época da criação da humanidade que um anjo, nutrindo um orgulho perverso por sua exaltada posição, declarou: “serei semelhante ao Altíssimo” (Isaías 14:14). Ele convenceu um terço dos anjos para acompanhá-lo em uma rebelião contra Deus e tudo o que Deus representa (ver Apocalipse 12:3,4). Este vilão tornou-se, a quem chamamos de Satanás, conseguiu fazer Adão e Eva desobedecerem a Deus e assim trouxe a maldição do pecado no mundo todo.
"Houve então batalha no Céu. O Filho de Deus, o Príncipe dos Céus, junto com Seus anjos leais, empenhou-se em conflito com o arqui-rebelde e os que a este se uniram. O Filho de Deus e os anjos sinceros e leais prevaleceram, ao passo que Satanás e seus simpatizantes foram expulsos do Céu." (The Spirit of Prophecy 1:23)
Assim, torna-se evidente que nem todos os anjos são bons. Satanás e seus anjos rebeldes são responsáveis por toda a dor e infelicidade no mundo, guerras, catástrofes, doenças e até a própria morte. Nós, seres humanos somos capturados nesta batalha cósmica, pelos anjos de Satanás que são mestres da tentação: eles conseguem influenciar a todos nós, em algum momento ou outro, a desobedecer a Deus. “porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne”, adverte Paulo, mas “contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais” (Efésios 6:12).
"Os espíritos maus, criados a princípio sem pecado, eram iguais, em sua natureza, poder e glória, aos seres santos que ora são os mensageiros de Deus. Mas, caídos pelo pecado, acham-se coligados para a desonra de Deus e destruição dos homens. Unidos com Satanás em sua rebelião, e com ele expulsos do Céu, têm, através de todas as eras que se sucederam, cooperado com ele em sua luta contra a autoridade divina. Somos informados, nas Escrituras, acerca de sua confederação e governo, suas várias ordens, inteligência e astúcia, e de seus maus intuitos contra a paz e felicidade dos homens." (A Verdade sobre os Anjos, p. 14)
Os Anjos de Deus
Felizmente, os anjos de Deus são mais do que um jogo de Satanás e seus anjos. A Bíblia retrata os anjos bons ajudando os seres humanos de várias maneiras.

Proteção e livramento: Anjos retiraram Pedro da prisão e, quando Daniel foi confinado em uma cova de leões famintos, um anjo impediu que as feras o atacassem (ver Daniel 6:22). Deus promete que “O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem e os livra” (Salmo 34:7).
"Um anjo da guarda é designado a todo seguidor de Cristo. Estes vigias celestiais protegem aos justos do poder maligno." (A Verdade sobre os Anjos, p. 15)
Orientação: Na época do nascimento de Jesus, José, Maria, e os pastores receberam a orientação de anjos (Mateus 1:20, Lucas 1:26, 27; 2:8, 9). Depois que Jesus voltou ao céu, anjos aconselharam os apóstolos sobre o trabalho da recém-fundada Igreja Cristã (Atos 8:26).
"Quando inconscientemente estivermos em perigo de exercer influência má, os anjos estarão ao nosso lado, orientando-nos para um melhor procedimento, escolhendo-nos as palavras, e influenciando-nos as ações." (Parábolas de Jesus, pp. 341 e 342)
Conforto e ajuda: Quando Jesus foi tentado por Satanás, “anjos vieram e o serviram” (Mateus 4:11). E anjos trouxeram alimentos a Elias quando ele se escondeu do ímpio rei Acabe (1 Reis 19:6).
"Anjos de luz e poder sempre estão perto, a fim de proteger, confortar, curar, instruir e inspirar. A mais elevada educação, a mais genuína cultura e o mais exaltado serviço possíveis aos seres humanos neste mundo, pertencem-lhes. (The Review and Herald, 11 de Julho de 1912)
Comunicação: Anjos entregam as mensagens de Deus. Moisés recebeu os Dez Mandamentos “por meio de anjos” (Atos 7:53; ver Gálatas 3:19). Eles também trazem respostas às orações, como aconteceu muitas vezes com Daniel (Daniel 9:20-22).
"À medida que a oração de Daniel avança, o anjo Gabriel voa rapidamente desde as cortes celestiais, para assegurar ao profeta que suas orações haviam sido ouvidas e atendidas. Este poderoso anjo fora comissionado para dar sabedoria e compreensão a Daniel — para abrir diante dele os mistérios de eras futuras. Assim, enquanto buscava sinceramente conhecer e compreender a verdade, Daniel foi posto em comunhão com o mensageiro delegado pelo Céu." (The Review and Herald, 8 de Fevereiro de 1881)
Anjos e Deus
Embora mais potentes do que os seres humanos, os anjos não são deuses. A Escritura diz que há um só Deus (Deuteronômio 6:4), que é todo-poderoso, onisciente e presente em todos os lugares ao mesmo tempo, qualidades que os anjos não têm. Os anjos recebem suas atribuições de Deus, que sempre está no comando (Salmo 91:11). Eles falam apenas o que Deus lhes dá para dizer e fazem apenas o que Deus pede que eles façam.
"Todos os seres criados vivem pela vontade e poder de Deus. São subordinados recipientes da vida de Deus. Do mais alto serafim ao mais humilde dos seres animados, todos são providos da Fonte da vida." (O Desejado de Todas as Nações, p. 785)
Existe uma maneira em que nós seres humanos temos uma vantagem sobre os anjos. Como os anjos nunca caíram em pecado, a alegria de aceitar a Cristo e receber o Seu perdão é uma experiência que eles nunca conhecerão. Deus chama a esses poderosos seres celestiais, que tem acesso ilimitado à justiça celestial, para “servir aqueles que hão de herdar a salvação” (Hebreus 1:14).
"Deus exorta Suas criaturas a que afastem a atenção da confusão e perplexidade que as rodeiam, e admirem a Sua obra. Os corpos celestes são dignos de contemplação. Deus os fez para benefício do homem, e à medida que estudarmos Suas obras, anjos de Deus estarão ao nosso lado para iluminar nossa mente e guardá-la do engano satânico." (The S.D.A. Bible Commentary 4:1145)
Anjos e Adoração
Quando não estão em missão divina, os anjos passam suas vidas em adoração. O livro do Apocalipse descreve a essência do serviço da igreja celestial, onde João o revelador ouviu a voz de milhões de anjos cantando, “Digno é o Cordeiro que foi morto, de receber o poder e riqueza e sabedoria, força e honra e glória e louvor!" Este coro era acompanhado por “todas as criaturas existentes no céu, na terra, debaixo da terra e no mar, e tudo o que neles há” (Apocalipse 5:11-13).
"Ouve-se a voz de Deus proclamando que a justiça está satisfeita. Está vencido Satanás. Os filhos de Cristo, que lutam e se afadigam na Terra, são 'agradáveis... no Amado' (Efésios 1:6). Perante os anjos celestiais e os representantes dos mundos não caídos, são declarados justificados. Onde Ele está, ali estará a Sua igreja. 'A misericórdia e a verdade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram' (Salmos 85:10). Os braços do Pai circundam o Filho, e é dada a ordem: 'E todos os anjos de Deus O adorem' (Hebreus 1:6). Com inexprimível alegria, governadores, principados e potestades reconhecem a supremacia do Príncipe da Vida. A hoste dos anjos prostra-se perante Ele, ao passo que enche todas as cortes celestiais a alegre aclamação: 'Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças' (Apocalipse 5:12)." (O Desejado de Todas as Nações, p. 834)
O Apocalipse também nos assegura que o domínio de Satanás sobre esta terra é limitado. João viu três anjos voando pelo céu anunciando o julgamento final de Deus e a queda e punição de Satanás (Apocalipse 14:6-12). Esta profecia se tornará realidade na batalha final da Terra, quando Satanás reunirá suas forças para um ataque contra a Cidade Santa. Eles “cercaram o acampamento dos santos e a cidade amada” (Apocalipse 20:9), escreveu João. Mas a destruição de Satanás é certa, pois “…um fogo desceu do céu e os destruiu. E o Diabo, que os havia enganado, foi jogado no lago de fogo e enxofre” (Apocalipse 20:9, 10). 
"Mas agora chegado é o tempo em que a rebelião deve ser finalmente derrotada, e descobertos a história e caráter de Satanás. Em seu último e grande esforço para destronar a Cristo, destruir Seu povo e tomar posse da cidade de Deus, o arquienganador foi completamente desmascarado. Os que a ele se uniram, vêem o fracasso completo de sua causa. Os seguidores de Cristo e os anjos leais contemplam a extensão total de suas maquinações contra o governo de Deus. É ele objeto de aversão universal. Por uma vida de rebelião, Satanás e todos quantos a ele se unem colocam-se em tanta desarmonia com Deus, que Sua própria presença lhes é um fogo consumidor. A glória dAquele que é amor os destruirá." (O Grande Conflito, p. 670)
Quando isso estiver feito, eu e você teremos a eternidade para nos tornar amigos dos anjos de Deus!
"Todo remido compreenderá o serviço dos anjos em sua própria vida. Que maravilha será entreter conversa com o anjo que o guardou desde seus primeiros momentos, que lhe vigiou os passos e cobriu a cabeça no dia de perigo, que com ele esteve no vale da sombra da morte, que assinalou o seu lugar de repouso, que foi o primeiro a saudá-lo na manhã da ressurreição, e dele aprender a história da interposição divina na vida individual, e da cooperação celeste em toda a obra em prol da humanidade." (Educação, p. 305)
Adaptação do artigo escrito por Loren Seibold, publicado na revista Signs of The Times

Um comentário:

  1. Oi amigo. Em Genesis 18, quando fala Anjo do Senhor não era o próprio Deus ( Jesus ) que estava com Abraão? Na versão NVI fala como Senhor em maiúsculo.

    ResponderExcluir