terça-feira, 15 de agosto de 2017

Milagre comum, silencioso, particular

Outro dia, esbarrei outra vez numa história meio escondida entre as páginas da Bíblia. Leia comigo:
"E logo, saindo da sinagoga, foram à casa de Simão e de André com Tiago e João. E a sogra de Simão estava deitada com febre; e logo lhe falaram (a Jesus) dela. Então, chegando-se a ela, tomou-a pela mão, e levantou-a; e imediatamente a febre a deixou, e servia-os." (Marcos 1:29-31)
Sinceramente? Para mim, esse é um dos relatos mais sem graça da Bíblia. Tudo bem que é um milagre, um milagre de Jesus... mas, pense bem: é um milagre, no mínimo, diferente dos que costumamos notar, aplaudir ou esperar. Isto fica ainda mais evidente quando observamos o milagre que é mencionado nos versos anteriores (vv. 23-28). Jesus expulsa o demônio do corpo de um homem na sinagoga, diante dos fariseus e de um considerável número de pessoas. A Bíblia diz que "todos se admiraram" com a autoridade de Jesus (v. 27) e que sua fama corria por todos os lados (v. 28). É de se esperar que Jesus saísse dali para um outro evento, outra pregação, outro milagre espetacular, mas não. Ele simplesmente vai para casa de uns amigos. E foi lá, na casa de Simão e André, que o milagre estranho aconteceu. Digo estranho, porque é um milagre longe dos holofotes, entre quatro paredes, diante de poucas pessoas (três ou quatro, quem sabe); é um milagre simples (se é que isso é possível!). Jesus cura uma febre e isso não chama a atenção de muita gente, e, além de tudo, era a sogra de Pedro. De fato, estranho. É um milagre comum, silencioso, particular.

Fiquei pensando na razão de tal relato ser preservado na Bíblia. Jesus fez tantos outros milagres, e que eu saiba, a sogra de Pedro não era uma celebridade da época. Por quê? Muita gente fundamenta a fé em milagres. Muitas igrejas fazem dos milagres sua propaganda principal. O que não sabem é que o milagre não gera a fé. É a fé que gera o milagre. Esquecem que os maiores milagres que Deus tem para realizar hoje, não estão reservados aos palcos da evidência, nem aos aplausos de multidões, mas à intimidade do lar de amigos seus. São milagres comuns, silenciosos, particulares. Mas são milagres. Quer ver uma coisa? 

Tem gente que espera uma nova multiplicação de pães para acreditar no poder de Deus, para acreditar em milagres, quando Deus quer realizar um milagre diferente, um milagre comum. Ele quer ver você e eu realizando um milagre atual. Quando você divide o que tem com o que tem menos, quando corta gastos periféricos para doar uma cesta básica, mais um milagre acontece, mas, eu sei, é um milagre comum, silencioso, particular.

Tem gente que espera que um jumento cruze seu caminho e comece a falar para ser convencido da vontade de Deus para sua vida, quando Deus quer realizar outro milagre: que você creia que quando a Bíblia é aberta, é Deus quem fala, que as palavras ali contidas são o melhor para sua experiência, mas este é um milagre comum, silencioso, particular.

Tem gente que se afunda no pecado, e espera um milagre para acreditar no perdão de Deus e Sua aceitação. Espera que Ele apareça milagrosamente para livrar das pedradas das consequências de suas escolhas, quando Deus quer realizar outro milagre. Quer realizar o milagre da transformação diária – do "vá e não peques mais". Mas este milagre é comum, silencioso, particular. Ninguém aplaude, ninguém assiste...

Tem gente que espera uma aparição extraordinária, uma força descomunal e de origem celeste para vencer as tentações, os desafios pessoais. Espera que Deus faça o sol parar mais uma vez para que suas batalhas pessoais sejam vencidas, quando Deus quer realizar outro milagre: o milagre da comunhão. Nesses dias atarefados que vivemos, é um milagre decidir acordar mais cedo e buscar a Deus em oração e através do estudo de Sua Palavra. Mas esse é um milagre comum, silencioso, particular. Não chama a atenção de grandes públicos, não aparece nos resultados das buscas no Google, ninguém "pay-per-view"...

Tem gente que espera um milagre na família, que Deus traga alguém de volta à vida, como fez tantas vezes no passado, quando Deus quer realizar um milagre diferente. Quer ressuscitar os relacionamentos mortos. Quer trazer de volta o diálogo, o carinho, os elogios, a cumplicidade... mas esse é também um milagre comum, silencioso, particular.

É possível que nada demais tenha lhe ocorrido durante a leitura destas linhas. Milagre não é sinônimo de lágrimas e excitação, mas simplesmente a quebra da rotina, a violação do óbvio predileto. Tenho certeza de que, assim como eu, você também espera um milagre de Deus. Fique atento. Ele pode estar em andamento agora mesmo, e você nem notou. É só abrir a porta de casa para o amigo Jesus. Ele certamente entrará e tocará sua vida.

Que ao perceber estes pequenos milagres recebidos, você se ponha em pé e seja também um milagre na vida das pessoas com quem entrar em contato. Mas seja um milagre comum, silencioso, particular. O céu assiste, mas seu aplauso não faz muito barulho.

Oro por você.

Cândido Gomes (via Para ler, reler e treler)

Nenhum comentário:

Postar um comentário