terça-feira, 12 de dezembro de 2017

8 dicas para os jovens darem um "up" na vida financeira em 2018

Dinheiro não é feito de borracha, mas todo mundo gostaria de esticá-lo, nem que fosse apenas pra cobrir com folga as despesas do mês. Para ajudar você, que quer dar um up na vida financeira em 2018, separamos algumas dicas que cabem no seu bolso.

1. Invista na carreira
Antes de pensar no dinheiro, pense em como vai ganhá-lo, ou seja, na sua carreira. Se você já definiu sua profissão, ótimo! Se não, é bom começar a pensar. Mergulhe em sua área, especialize-se, aprenda tudo o que puder, estude mais. Seja arrojado, criativo. Invista em conhecimento (mais variedade do que quantidade) e idiomas.

2. Tempo extra
Gastar alguns feriados, horas extras ou mesmo duas férias trabalhando ou estudando não é desperdiçar sua juventude. Mas, tome cuidado! Você pode se tornar um workaholic. Não coloque o trabalho acima das prioridades: Deus, saúde e família.

3. Mostre serviço
No começo, a pior parte do trabalho costuma ficar para os novatos. Não se preocupe: faça seu melhor e se destaque! 

4. Seja honesto
Respeite colegas, concorrentes e até rivais. O sucesso duradouro não se constrói passando por cima dos outros. Seja diplomático e educado com todos. 

5. Tenha Deus como sócio
O dinheiro não é a raiz de todos os males, mas o amor a ele, o egoísmo, sim (1Tm 6:10). Somos derrotados por esse sentimento quando nos esquecemos de que Deus é o dono de tudo (Sl 24:1) e que nada é conquistado sem a permissão dEle (Dt 8:18). A melhor maneira de reconhecer isso é devolvendo regularmente 10% da renda (dízimo) na igreja (Ml 3:8-11). 

6. Não gaste antes
Não torre seu dinheiro antes mesmo de ele cair na conta. Elimine as compras parceladas, cheque pré-datado e especial, cartão de crédito, etc. Sempre que possível, compre a vista.

7. Planeje e controle
Faça um orçamento. Calcule todas as suas despesas, o que realmente precisa e estipule o quanto deve gastar. Mas não fique só na teoria. Ao longo do mês, verifique se as metas estão sendo cumpridas e faça os ajustes necessários.

8. Poupe
Pra quem está começando a carreira, a tradicional poupança ainda é o melhor investimento. Rende uns trocados de juros por mês e serve de reserva para emergências. 

Fontes: Gustavo Cerbasi, autor dos livros Casais inteligentes enriquecem juntos (Gente) e Como organizar sua vida financeira (Thomas Nelson); Antonio Tostes, apresentador do programa Saldo Extra, da TV Novo Tempo; e Laudecir Mazzo, diretor financeiro da sede administrativa da Igreja Adventista na região central do Paraná (via Conexão 2.0)

Um comentário:

  1. Cara, aprendi com meu pai a guardar o dinheiro, e nao comprar com cartao de credito (só compre nessa função de crédito quando necessitar), e aprendi mais ainda vendo o Saldo Extra, e pretendo pensar numa boa profissão... que Deus me ajude a tomar uma boa decisão no que quero fazer... e gostei desse artigo

    ResponderExcluir