quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O que procurar em uma igreja?


Clareza sobre o evangelho da graça. Existem muitas falsificações, especialmente as distorções do evangelho que fazem do pecado algo de que você não precisa se afastar ou se libertar. Atente cuidadosamente para o conforto e o chamado do evangelho. Primeiramente, preste atenção em Jesus dizendo, “Eu não te condeno”. Porém, também procure por “vá e não peques mais”. Essa ordem é muito importante. A remoção da condenação vem antes do chamado à obediência. Todavia, ambos precisam estar lá para que a igreja pregue o evangelho.

Pregação centralizada em Cristo. Talvez você esperasse que eu dissesse  “pregação expositiva”, mas é possível entregar uma exposição de um texto da Escritura sem nunca chegar a Jesus Cristo. Isso é especialmente verdadeiro em pregações no Antigo Testamento. Não me lembro quem disse isso, mas se a exposição do Antigo Testamento que você está ouvindo não for rejeitada por uma sinagoga, então o pregador não está pregando a Cristo. A exposição da Escritura é o meio pelo qual chegamos a Jesus. Entretanto, este é o meio, não o fim, da pregação de Jesus Cristo e este crucificado.

Adoração pública teologicamente informada. Os elementos básicos da adoração estão presentes: leitura pública da Palavra, exortação e ensino das Escrituras, canções, orações, e os sacramentos do batismo e da Ceia do Senhor? Além desses elementos básicos, procure por músicas com letras que exaltem a Jesus Cristo e aprofundem sua apreciação e compreensão do evangelho da graça. Não estou dizendo que canções curtas como “Eu te amo, Senhor” não têm lugar na adoração pública, mas se o conteúdo das músicas para a adoração pública, como um todo, é superficial, isso deveria te levar a pensar.

Pessoas hospitaleiras. Se o evangelho está realmente fazendo a diferença em uma comunidade de cristãos, eles vão amar as pessoas desconhecidas, e não daquele jeito bajulador e falso “Estou-contente-por-você-estar-aqui-porque-eu-tenho-que-estar-contente-por-você-estar-aqui”. O que quero dizer é que você se sente genuinamente acolhido e amado pelas pessoas quando as encontra e passa tempo com elas adorando.

Disciplina da igreja. A disciplina na igreja tem recebido uma reputação desfavorável. Ela não pode ser reduzida apenas a disciplina final e punitiva, mas deve incluir também um aspecto formativo. A disciplina da igreja acontece quando os seus membros estão dispostos a voltarem uns aos outros de volta para Jesus em um chamado amoroso ao arrependimento, através do encorajamento no sofrimento, e de exortações para crescer em graça.

Compaixão para com os pobres. 1 João 3:17 diz que se nós, que temos recursos materiais, vemos nosso irmão em necessidade e não nos compadecemos dele ele, não temos o amor de Deus em nós. Assim, é um teste da fé cristã autêntica que a igreja se preocupe com os pobres. Mais do que isso, o nosso cuidado para com os pobres, embora deva dar prioridade à comunidade dos crentes, deve se mover para além da igreja, para a comunidade ao seu redor: “façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé” (Gálatas 6:10).

Preocupação para com os perdidos, evidenciada por uma igreja comprometida com o evangelismo pessoal.  E por “comprometida com o evangelismo pessoal” não quero dizer uma igreja que tenha programas evangelísticos, mas uma igreja em que as pessoas amam seus próximos o suficiente para lhes falar sobre Jesus. Portanto, procure por um interesse sincero em alcançar os perdidos com o evangelho da graça por parte dos pastores e das pessoas nos bancos da igreja, não como forma de obter melhores números nos gráficos, mas porque eles amam verdadeiramente as pessoas como pessoas, não como potenciais evangelísticos.

R. W. Glenn | Traduzido por Cléber Filomeno | iPródigo.com | Original aqui

terça-feira, 29 de novembro de 2011

O abismo chamado hipocrisia


Um dos predicados que Jesus mais usou para (des)qualificar as pessoas durante seu ministério terreno foi “hipócrita”. Era o adjetivo principal que Ele utilizava para se referir aos escribas e fariseus, por exemplo. Nas minhas leituras da Bíblia acabei atentando para essa palavra e acabei me entreguando à reflexão acerca da hipocrisia. E tenho pensado tanto sobre a minha hipocrisia quanto a das pessoas que me cercam. Não se espante de eu dizer “a minha”, porque quando se é honesto consigo mesmo é impossível não reconhecer que todos temos um pouco (ou muito) dela. Uns mais, outros menos, mas todos temos nossa dose desse mal, nem que seja em nome do bom convívio social. Não virar a mão na cara de uma pessoa que você sabe que está mentindo para você e ficar sorrindo para ela não deixa de ser um ato hipócrita, se você parar para pensar. Então, eu e você temos nossa cota de hipocrisia, admitamos. Afinal, não admitir isso seria… hipocrisia.

“Hipocrisia” vem do grego hupokrisía, vocábulo que tem o sentido de “alguém que desempenha um papel”. Ou seja, em resumo, hipocrisia tem a ver com fingimento. É uma coisa meio teatral, quando você finge ser, sentir ou pensar algo que não condiz com a realidade. Mas, mesmo sendo uma característica tão presente no ser humano como qualquer outro pecado, preciso reconhecer que ultimamente tenho visto tanta hipocrisia que chega a gerar em mim uma certa repulsa.

Algo que detectei no trato com pessoas que têm agido de forma hipócrita é que há quatro estágios de reação da sua parte quando você se depara com um ato de hipocrisia perpetrado por alguém que você conhece e com quem se preocupa:

1. Revolta
2. Exortação
3. Conformismo
4. Anestesia (esta geralmente vem acompanhada de um consequente afastamento).

É mais ou menos assim que ocorre quando alguém por quem você se importa embarca num comportamento hipócrita perene: primeiro você se revolta, acha um absurdo. “Como fulano consegue ser tão fingidor?! Como ele aguenta viver assim?!”. Depois vem a fase da exortação, quando você tenta chamar a pessoa à responsabilidade, faz o que está ao seu alcance para que ela abandone seus atos hipócritas e que vão acabar por machucá-la ou machucar terceiros, aconselha, fala, adverte, alerta para os problemas que aquilo causará. Mas, no instante em que você percebe que de nada adiantou admoestar e que a pessoa persiste em sua trajetória de hipocrisia, começa a etapa do conformismo. “É… fulano escolheu ser hipócrita mesmo, fazer o que, né?! Deixa estar”. Por fim, chega a anestesia. É quando você já se esforçou tanto e fez tudo o que estava ao seu alcance para libertar a pessoa com quem você se importa dos grilhões de seu fingimento que literalmente fica exausto. E percebe, enfim, que a pessoa tomou a decisão definitiva: viver a hipocrisia até o fim. É quando você desiste.

Infelizmente, isso acaba despertando em você uma boa dose de asco por tamanho fingimento, a ponto de te deixar meio anestesiado ao fato – talvez como uma casca protetora para proteger você de sentir o sentimento ruim que está sentindo. Se você assistiu ao filme Pink Floyd – The Wall vai entender um pouco do que estou falando: você se torna Comfortably Numb. É nessa hora que você larga a mão de quem insiste em pular no abismo e deixa pra lá. Como se dissesse: “Você persiste nessa atitude? Então quer saber? Azar o seu, colha os frutos amargos das suas ações”. Nesse ponto se dá a ruptura e a gente simplesmente sai de cena, entregando o ente querido à propria sorte. “Que Deus o ajude”, é o que resta dizer. E vamos cuidar da vida, esperando só o dia em que chegarão as inevitáveis notícias dos desastres ocorridos por causa daqueles persistentes atos hipócritas (é claro que oramos muito pedindo a Deus que isso não ocorra, mas é como a Bíblia diz: “Quem semeia corrupção na carne colhe corrupção na carne”. É inevitável.). Ou você acha que uma hipocrisia perene não traz infelicidade ao hipócrita? Ou você acha que hipocrisia passa impune?

Todos somos hipócritas, logo, não serei eu a atirar a primeira pedra. Mas há uma grande diferença entre os tipos de pessoas que praticam a hipocrisia: há o hipócrita que percebe suas escorregadas e se corrige e o hipócrita que, por mais que você advirta, persiste em levar adiante seu erro. Só que Deus não nos chamou para sermos hipócritas. E se você percebe que está vivendo atrás de máscaras, sorrindo quando queria chorar, dizendo “sim” quando deveria dizer “não”, fingindo ser quem você não é… meu irmão, tome uma atitude. Por quê?

Porque senão o seu modo de proceder em nada será diferente do modo dos escribas e fariseus que Jesus tanto condenou. E a quem chamou de sepulcros caiados.

Paz a todos vocês que estão em Cristo.

Maurício Zágari - Apenas

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Vídeo Institucional da IASD - Esperança Viva


A Divisão Sul Americana (DSA) está divulgando um vídeo institucional sobre a Igreja Adventista. Intitulado de Esperança Viva, o institucional discorre sobre todas as frentes missionárias da igreja e pode ser usado para abordagens com autoridades, imprensa e nas relações institucionais de uma forma em geral.







O que é beleza?

O que é belo para Jesus não vai parar na capa da Vogue

"Ao contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranquilo, o que é de grande valor para Deus." 1 Pedro 3:4

Beleza tem um custo. Entre cremes para rugas, pomada para manchas da idade e tinta para cabelos grisalhos, meu carrinho transborda de produtos de beleza que eu não posso pagar. Beleza interior tem um custo também. À medida que fico mais velha e a guerra da beleza torna-se mais declarada, me pego fazendo perguntas sobre a beleza. O que significa ser bonita? Quem define a beleza?

 

Redefinindo a beleza

Homens, o que é beleza para vocês? Em que ponto uma mulher bonita que prende o seu olhar se tornam velhas ou desgastadas o suficiente para perder esse rótulo? Maridos, a sua esposa tem se tornado mais bonita para você à medida que você a vê imitando Jesus? A beleza não começa ou termina com a mera idade, roupas, ou habilidade de estimular os sentidos.

Considere uma mulher que é, em sua beleza, mais parecida com Jesus do que com uma modelo da Victoria’s Secret. Se Deus amorosamente instrui as mulheres a se embelezarem de dentro para fora, você deve certamente considerar que a beleza de uma mulher tem origem, e emana, de seu coração. Um coração vivificado por Jesus é algo bonito de fato.

 

Jesus = Beleza

A beleza tem mil faces. É difícil defini-la objetivamente. Qualquer coisa bonita reflete a glória de Deus de alguma forma e nos inspira à adoração. Com essa descrição em mente, o objeto mais óbvio de beleza que vem à mente é Cristo. Ele define e demonstra a verdadeira beleza. E não porque ele era agradável aos olhos… Seu amor e serviço sacrificiais, seu coração humilde e sua justiça são a fonte de sua beleza. Porque ele é bonito, nós podemos ser também. Nossa habilidade de ter a beleza interior custou a vida de Jesus.

 

Dirija-se à pessoa escondida no coração

Assim como nós algumas vezes perguntamos a nossos amigos ou marido se nós estamos bonitas, nós deveríamos fazer para Jesus a mesma pergunta. Ele é fiel às constantes transformações internas de suas filhas. Ele vai responder. Em um daqueles momentos especialmente complicados em que me senti feia depois de uma semana difícil com a minha família, clamei a Deus e perguntei de que forma ele queria que a sua beleza se manifestasse na minha vida. A resposta? Alegre serviço e gentil correção.

Servir aos outros pode ser uma bela demonstração de piedade na vida de uma pessoa. Mas também pode ser um disfarce piedoso para a murmuração e um coração amargo que quer que os outros pensem o melhor sobre si. Ao se dirigir à pessoa escondida em meu coração, Deus quer que eu pare com a falsa beleza e alegremente sirva com disposição àqueles que ele trouxe para a minha vida.

Palavras duras facilmente brotam de meus lábios. Há uma certa sensação de poder e controle que vem ao corrigir meus filhos desobediente em um tom mais duro. Deus continua a me lembrar carinhosamente que é a bondade dEle que me leva ao arrependimento (Romanos 2:4) e que a bondade ao corrigir o outro é um belo espetáculo de se ver.

Como Deus deseja ver a sua beleza brilhando em nossas vidas? Nosso amor pela beleza deve nos levar a desejar aquilo que é verdadeiramente bonito. A beleza flui de um coração arraigado na beleza de Cristo. Na próxima vez que você for tentada a se comparar com uma top model de capa de revista, lembre-se das palavras do Senhor a Samuel, a milhares de anos atrás, e que ainda valem para os dias de hoje:  

“O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração.” 1 Samuel 16:7

Jennifer Smidt | Traduzido por Marianna Brandão | iPródigo.com | Original aqui

domingo, 27 de novembro de 2011

Música Gospel: trinados, fé e dinheiro

Aline Barros: com milhões de discos vendidos, ela é a jóia da coroa no mercado gospel
Desde o fim dos anos 1990, o mercado de música enfrenta uma crise sem precedentes. No Brasil, de acordo com dados da Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI, na sigla em inglês), 45% das músicas são consumidas a partir de downloads ilegais e 52% dos discos vendidos são piratas. Mas há no cenário pouco animador uma ilha de bonança: o mercado gospel.

Entre vendas de discos e de DVDs e a produção de grandes festivais, o segmento movimentou em 2010 cerca de 1,5 bilhão de reais, patamar que deve crescer 33% este ano, e chegar a 2 bilhões de reais, de acordo com uma pesquisa de mercado de uma gravadora do setor. Segundo a Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD), o gospel é o segundo gênero musical mais consumido no país, atrás apenas do inquebrantável sertanejo, abocanhando uma parcela significativa dos 500 milhões de reais movimentados anualmente com a venda de CDs.

O êxito despertou o interesse de grandes gravadoras como Sony e Som Livre, detentoras do passe de onze artistas do segmento. E estimulou a criação de um canal on-line inteiramente dedicado a ele  – uma espécie de MTV gospel na internet, a LouveTV. Além da entrada da Globo no setor. A Som Livre, braço fonográfico da emissora, tem desde 2010 no seu elenco alguns campeões de venda como Regis Danese, Diante do Trono e Renascer Praise, e promove em parceria com o canal, no dia 10 de dezembro, o Festival Promessas. Oito dias depois, ele será o primeiro evento do tipo a ser exibido pela Globo.

O festival, que pode reunir até 1 milhão de pessoas no Rio de Janeiro, estará entre os especiais de fim de ano da emissora. Sua produção está a cargo da GEO Eventos, empresa responsável pela edição brasileira do festival Lollapalooza, uma grife internacional. “A GEO está atenta a esse público, que hoje representa 20% da população segundo o IBGE, e pretende ampliar a sua atuação no setor”, diz Juliana Carvalho, responsável pela comunicação da empresa.

Luiz Gleiser, diretor da Globo responsável pelo Promessas, diz que “como maior produtora de cultura do país, [a Globo] não pode ficar indiferente à força artística da música gospel”. Gleiser falou ainda sobre a entrada gradativa dos artistas gospel na programação: “A  Globo já convidava artistas gospel para os programas de linha, como Domingão do Faustão e TV Xuxa, por exemplo. O Promessas é um passo a mais nesse sentido”.

Para Maurício Soares, diretor do selo gospel criado em janeiro deste ano pela Sony Music, 2011 é um “divisor de águas” nesse mercado em relação “à grande imprensa”. A contratação pela Sony do próprio Soares, produtor que há 22 anos trabalha com artistas evangélicos, é indício da conversão recente do chamado mercado secular – termo usado pelos próprios crentes – ao gospel. Coube a ele levar para a major a cantora Cassiane Santana. Segundo maior nome do gênero, ela já vendeu cerca de 5 milhões de discos desde meados dos anos 1990. “Até o fim de 2012, pretendemos contratar mais três ou quatro artistas”, anuncia Soares.

Esse mercado aquecido tem uma dinâmica própria. “Todos os dias, as igrejas recebem novos convertidos, que passam a consumir vorazmente os produtos evangélicos. E a música é o carro-chefe deles”, afirma Laudeli Leão, diretor de comunicação da MK Music, a maior gravadora gospel do país. É na MK que está Aline Barros, a joia da coroa, cobiçada por Sony, Som Livre e Universal.

Os números são uma boa maneira de explicar o assédio. Este ano, além de ganhar um Grammy Latino (é o quarto da carreira), Aline vendeu 300.000 cópias do disco Extraordinário Amor de Deus. É mais do que conseguiram nos últimos anos medalhões como Ivete Sangalo (245.000 de Ao Vivo no Madison Square Garden, lançado em 2010) e Maria Gadú (180.000 do disco de estreia que leva o seu nome, em 2009). Sobre o assédio de grandes gravadoras, Aline, que faz em média 15 shows por mês e em 2012 realizará uma turnê pela Europa, desconversa e olha para o céu: “Fico lisonjeada e acho que é um sintoma do quanto a música gospel se tornou uma força que não pode ser desconsiderada. Mas Deus é quem guia as minhas decisões e estou feliz em permanecer na MK”.

O alto patamar de vendas pode ser explicado pelas particularidades do segmento. Basicamente formado por fiéis das classes C, D e E, esse público se beneficia dos preços mais baixos dos discos evangélicos – 15 reais, em média. Além disso, tem menos acesso à internet e faz menos downloads – legais ou ilegais. “Há uma questão moral. A religião proíbe burlar a lei. A venda de discos pirateados representa de 10% a 15% do mercado gospel, um índice muito inferior que os 52% do mercado laico, por exemplo”, diz Laudeli, da MK Music.

Outro fator importante é o suporte dado por veículos evangélicos à divulgação dos discos. Ao contrário dos artistas laicos, cujos lançamentos requerem grandes campanhas publicitárias e inserções em rádios, os evangélicos contam com as igrejas e as rádios ligadas a elas para difundir suas músicas. O culto, que chega a ter 70% do tempo dedicado ao chamado louvor, e a programação de rádios religiosas se complementam, executando à exaustão músicas de cantores já conhecidos e indicando novos artistas. Nomes como Bruna Karla, Arianne e Mariana Valadão surgiram nos últimos cinco anos para renovar o setor, já dominado pela geração de Aline Barros, Cassiane, Fernanda Brum, Kleber Lucas e a banda Oficina G3.

Além da publicidade, o universo evangélico oferece uma extensa rede comercial aos artistas. “Enquanto no mercado secular as lojas de disco se extinguiram, existe uma rede de pequenas lojas no mercado evangélico para a venda de Bíblias, livros e discos”, diz Mauricio Soares, que antes de dirigir o braço gospel da Sony Music, foi diretor da Line Records, gravadora ligada à Igreja Universal do Reino de Deus.

É assim que, impulsionado pela crescente penetração dos evangélicos no país, por produções musicais bem feitas, por artistas que se unem aos fãs por laços religiosos e pelo poder de consumo da nova classe média, o mercado gospel alia fé e louvor para produzir dinheiro, muito dinheiro. Além de um interessante filão para as emissoras de TV  e a salvação para gravadoras que hoje vivem o inferno comercial.

Rodrigo Levino - Veja Online

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Cristãos que magoam


Eu e você somos cristãos. Em teoria, deveríamos fazer pelo próximo o que gostaríamos que fizessem por nós. Amar ao próximo como a nós mesmos. Mas existe um porém: eu e você somos humanos – e essa é a parte horrível da história. Porque eu e você fazemos coisas muito, mas muito distantes das que Jesus idealizou para nós. Uma delas é magoar pessoas. Muitas vezes, as pessoas que mais amamos. Explicar isso dentro da fé cristã é inexplicável.

Pelo dicionário, “magoar” é “contristar”, “entristecer”, “ofender”. Fugindo do academiquês, magoar é pegar o coração de uma pessoa e esmagá-lo entre nossos dedos até que ele tenha sido transformado numa massa disforme de dor, lágrimas e tristeza. Lamento informar: eu e você fazemos isso com as pessoas com uma frequência bem maior do que gostaríamos. Na maioria das vezes, sem a intenção de magoar. Mas magoamos. Por palavras, atos, ações, atitudes, omissões, ausências, escritos, imagens. Tomamos atitudes que achamos muitas vezes que vão resolver problemas ou até mesmo por não saber resolver de outro jeito… mas acabamos ferindo o próximo. E ferir o próximo é a coisa menos cristã que há.

Pedro magoou Jesus. Ele foi egoísta e, para se livrar de sentir dor e sofrer, deu as costas e traiu a pessoa mais importante de sua vida. Marcos 14:72 nos fala de como Pedro se sentiu quando caiu em si e percebeu o que tinha feito: “E logo cantou o galo pela segunda vez.  Então, Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe dissera: Antes que duas vezes cante o galo, tu me negarás três vezes. E, caindo em si, desatou a chorar“.

Esse é exatamente o problema de magoar. É um ato que nunca vem acompanhado de dor só para quem foi magoado. Quem magoa, se ama quem magoou, é tomado de um sentimento de dor lancinante. Mateus 26:75 vai além e mostra o tipo de sentimento que vem embutido nesse choro causado pela dor descontrolada: “E, saindo dali, chorou amargamente“. Magoar nunca é indolor. É amargo. Deixa um gosto de podre na boca.

A Bíblia descreve algumas características que a mágoa provoca. Em Salmos 6:7, diz o salmista: “Já os meus olhos estão consumidos pela mágoa, e têm-se envelhecido por causa de todos os meus inimigos“. Já Jó 17:7 afirma: “Pelo que já se escureceram de mágoa os meus olhos, e já todos os meus membros são como a sombra“. Mágoa escurece os olhos, consome o olhar. E se nós formos a Mateus 6, veremos que “A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;  Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!

Ou seja: a mágoa rouba a luminosidade do teu corpo e te mergulha em trevas.

Meu irmão, minha irmã, geralmente quando somos magoados isso nos chama muita atenção. Mas raramente nos damos conta de que magoamos alguém. E quando isso acontecer, só lhe resta um caminho: o da humilhação. Humilhe-se.

No léxico do mundo, humilhar-se é rebaixar-se. No do Céu, é elevar-se. Jesus lavou os pés dos apóstolos. Se você magoou alguém, não deixe por isso mesmo. Lave os pés dessa pessoa. Peça perdão. Chore amargamente. Deixe o gosto do fel descer pela sua garganta. Abandone o orgulho besta que não serve de nada na vida de um servo de Deus.  E quando aquele ente magoado puser a mão sobre o seu ombro e disser “tudo bem, eu te perdoo”… meu querido, minha querida, você terá vivido uma das experiências mais sublimes da vida cristã.

Você magoou alguém recentemente? Pois então pegue uma bacia com água, um sabonete e uma toalha e comece a ser cristão.

Paz a todos vocês que estão em Cristo.

Maurício Zágari - Apenas

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Hoje é Dia de Ação de Graças


Hoje se comemora o maior feriado americano: O Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day). Considerado mais importante até do que o 4 de Julho (Independence Day) e o Natal, quando o País inteiro pára para agradecer a Deus.

Os primeiros
Dias de Ação de Graças eram festivais de gratidão a Deus pelas boas colheitas anuais. Por esta razão, o Dia de Ação de Graças é festejado no outono, após a colheita ter sido recolhida.

O primeiro
deles foi celebrado em 1621 em Plymouth, Massachusetts, pelos colonos cristãos, fundadores da vila. Após péssimas colheitas e um inverno rigoroso, os colonos tiveram uma boa colheita de milho no verão de 1621. Por ordem do governador, uma festividade foi marcada no início do outono de 1621 em comemoração ao sucesso da última colheita, em comparação às anteriores. Os homens de Plymouth mataram patos e perus. Outras comidas que fizeram parte do cardápio foram peixes e milho. Cerca de 90 índios atenderam ao convite dos colonos e participaram da festividade. Todos comiam ao ar livre, em grandes mesas.

Porém,
por muitos anos, o Dia de Ação de Graças não foi instituído como feriado nacional, sendo observado como tal em apenas certos Estados americanos como Nova York, Massachusetts e Virgínia. Em 1863, o então presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, declarou que a quarta e quinta-feira da terceira semana do mês de novembro seria o dia nacional de Ação de Graças.

Mas
em 1939, o presidente Franklin Delano Roosevelt instituiu que esse dia seria celebrado na terceira semana de novembro, com o intuito de ajudar o comércio, aumentando o tempo disponível para propagandas e compras antes do Natal (À época, era considerado inapropriado fazer propagandas de produtos à venda antes do Dia de Ação de Graças). Como a declaração de Roosevelt não era mandatória, 23 Estados adotaram a medida instituída por Roosevelt, e 22 não o fizeram, com o restante tomando ambas a quinta-feira da terceira e da quarta semana de novembro como Dia de Ação de Graças. O Congresso americano, para resolver este impasse, instituiu então que o Dia de Ação de Graças seria comemorado definitivamente na quinta-feira da quarta semana de novembro, e que seria um feriado nacional.

O Dia de Ação de Graças no Brasil


No Brasil,
o presidente Gaspar Dutra instituiu o Dia Nacional de Ação de Graças, através da lei 781, de 17 de agosto de 1949, por sugestão do embaixador Joaquim Nabuco, entusiasmado com as comemorações que vira em 1909, na Catedral de São Patrício, quando embaixador em Washington. Em 1966, a lei 5110 estabeleceu que a comemoração de Ação de Graças se daria na quarta quinta-feira de novembro. Esta data é comemorada por muitas famílias de origem americana, igrejas cristãs, universidades confessionais metodistas e cursos de inglês.

Interessante
notar que enquanto o Halloween (Conhecido como Festa das Bruxas) está cada vez mais popular no Brasil, o Dia de Ação de Graças não conseguiu emplacar.

Seria
interessante se as igrejas cristãs estimulassem seus fiéis a celebrarem, aproveitando a data já estabelecida.

Assim
como no Natal, há uma atmosfera diferente envolvendo esse feriado. Os familiares se deslocam de onde estiverem para poderem se reunir. Pais e filhos gastam mais tempo juntos. E o mais importante: relembram a misericórdia de Deus que lhes pôs pão em suas mesas durante todo o ano.

É claro
que muitos enxergam esse feriado apenas como mais um estímulo às vendas no comércio, assim como o Natal. Apesar disso, continua valendo a pena relembrar dos cuidados que Deus tem dispensado aos homens.

Inspirado
no primeiro Dia de Ação de Graças, em que os colonos convidaram os índios para tomarem parte na festividade, gostaria de sugerir que as igrejas convidassem os diferentes, pessoas de outros credos, principalmente os mais necessitados, para tomarem parte em seu banquete de gratidão.

E que
os americanos aproveitassem a ocasião para refletir no quanto sua sociedade tem desperdiçado, e considerassem estender as mãos aos povos mais pobres do mundo, compartilhando-lhes seu pão.

Hermes C. Fernandes - Cristianismo Subversivo

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Americano sem mãos e pés vai escalar Kilimanjaro


Um americano que nasceu sem mãos e pés está planejando escalar o monte Kilimanjaro, na Tanzânia, sem o auxílio de próteses. Kyle Maynard, de 25 anos, tem uma doença chamada amputação congênita, em que os bebês nascem com braços e pernas mais curtos.

Apesar da deficiência, ele fez carreira como atleta de luta greco-romana e artes marciais, palestrante e escritor.

Em janeiro, ele pretende escalar ao longo de 16 dias os 5.895 metros do monte Kilimanjaro, o quarto maior 
dos sete grandes picos – o conjunto das maiores montanhas em cada um dos continentes.

Caso seja bem-sucedido, ele será a primeira pessoa com amputação quádrupla a conquistar o topo do Kilimanjaro sem ajuda de outras pessoas.

Com braços e pernas curtas, Kyle será praticamente obrigado a engatinhar até o cume do monte.

Ao longo do ano, o americano testou diversos equipamentos – todos rudimentares e improvisados, como pedaços de pneus de bicicleta nas pontas dos braços e pernas, mangas reforçadas nas camisetas, fitas adesivas e acolchoamentos especiais nas roupas.

O desafio é conseguir aumentar a aderência na escalada. Como treinamento para a missão no Kilimanjaro, Kyle passou o ano escalando montes nos Estados americanos do Colorado e da Geórgia.

Kyle estará acompanhado de outras nove pessoas, entre eles um cinegrafista, um guia e três militares veteranos que sofreram traumas físicos e psicológicos em guerras.

O grupo começou a arrecadar doações para a expedição e montou uma página na internet no endereço www.missionkilimanjaro.com.

“Ao unir ‘capazes’ e ‘deficientes’ tanto entre civis como veteranos militares na equipe de escalada, o motivo da Missão Kilimanjaro é mostrar aos nossos heróis na comunidade veterana e aos jovens com deficiências em todo o mundo que nenhum obstáculo é grande o suficiente para ser conquistado quando se tem um estilo de vida e uma mentalidade ativa e sem fronteiras”, afirma o site.

Um dos objetivos, segundo os organizadores da missão, é servir de inspiração a veteranos que passaram por grandes traumas em guerras e contemplam o suicídio após voltarem de suas missões.

“O Kilimanjaro será o teste mais difícil que já enfrentei”, disse Kyle Maynard em uma entrevista à TV nos Estados Unidos. ”Eu só quero mandar uma mensagem às pessoas: levante-se e faça algo. Em vez de ficar reclamando sobre as coisas que aconteceram conosco, é melhor perceber que há uma vida para se viver”, disse.



Fonte: UOL

É hora de deixar o planeta, diz Stephen Hawking


Stephen Hawking acredita que a colonização do espaço é a chave para a sobrevivência da humanidade. Se isso não acontecer, diz ele, será difícil para os habitantes do planeta “evitarem um desastre nos próximos cem anos”. 

O renomado astrofísico explora alguns dos avanços mais notáveis da tecnologia na sua nova série de TV britânica-canadense “Admirável Mundo Novo Com Stephen Hawking”, no Discovery HD Mundial. Antes da estreia do programa, Hawking falou sobre suas preocupações mais prementes em uma entrevista com o The Canadian Press, de Cambridge, na Inglaterra, em que declarou que a exploração do espaço é a missão mais urgente para a humanidade.

“Estamos entrando em um período cada vez mais perigoso da nossa história”, disse Hawking, portador da doença de Lou Gehrig, que o deixou quase completamente paralisado e incapaz de falar. “Nossa população e nosso uso dos recursos finitos do planeta Terra estão crescendo exponencialmente, junto com nossa capacidade técnica para mudar o meio-ambiente para o bem ou para o mal. Mas o nosso código genético ainda carrega os instintos egoístas e agressivos que eram vantajosos para a sobrevivência da espécie no passado. Vai ser difícil evitar um desastre nos próximos cem anos. Nossa única chance de sobrevivência a longo prazo não é permanecer à espreita no planeta, mas nos espalhar pelo espaço.”


Hawking disse que é por isso que favorece missões tripuladas ao espaço e incentiva ainda mais estudos sobre como tornar a colonização espacial algo possível.


A série de TV, dividida em cinco partes, abordará esse tema, além de colocar os holofotes sobre descobertas científicas que prometem transformar o século 21. Hawking introduz cada episódio, enquanto uma equipe de especialistas viaja pelo mundo para conhecer várias inovações tecnológicas.


Maravilhas destacadas na nova série incluem um computador na Suíça que é controlado pelo cérebro, um carro sem motorista que é inteligente o suficiente para percorrer as ruas tortuosas de San Francisco e um robô-bebê na Itália que aprende como uma criança.


“Eu tenho tanta coisa que ainda quero fazer”, disse Hawking, manifestando sua curiosidade sem limites sobre o mundo. “Há muitas perguntas ainda para responder.” [...]


(Opinião e Notícia)


Nota:
O que Hawking deliberada ou inconscientemente ignora é que não carregamos em nosso DNA “instintos egoístas” de seres pré-históricos; carregamos, sim, o pecado que, se não for confessado e abandonado pelo pode de Deus, acabará por nos destruir. De fato, nossa salvação definitiva, nosso resgate vem de fora, e é conhecido como segundo advento, ou segunda vinda de Jesus Cristo. O ser humano não tem condições de salvar a si mesmo, e mesmo que a proposta de Hawking fosse levada adiante, o máximo que conseguiríamos fazer é espalhar o vírus do pecado pelo espaço. Admiro profundamente o intelecto desse físico que ajudou a moldar meu gosto por ciência, mas também tenho pena dele. Por quê? Releia a última declaração dele na matéria acima. Se ele se entregasse a Deus, desse uma oportunidade ao Criador de Se relevar a ele, em breve poderia ter todo o tempo que quisesse (na verdade, uma eternidade) para aprender muitas coisas tremendamente mais profundas do que tudo o que já estudou em toda a sua vida. E mais: livre da doença que o limitou fisicamente por tanto tempo. Oro para que Hawking aproveite as oportunidades que Deus certamente vem lhe concedendo. Um dia, em breve, vamos deixar este planeta, mas não como o físico imagina.
(Michelson Borges)


Assista à série "Admirável Mundo Novo Com Stephen Hawking"



Parte 2 - Parte 3

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Branca de Neve


Hoje quero fazer uma relação da nossa vida com a história da Branca de Neve.

Com certeza você já leu, ouviu ou assistiu a esse conto.

E dias atrás, enquanto eu fazia meu devocional e refletia sobre algumas coisas, Deus me mostrou algumas lições que podem ser retiradas desse conto.

Vamos lá:

Uma rainha certo dia enquanto costurava, picou-se e deixou que gotas de sangue caíssem sobre a neve. 

Observando como era belo o contraste entre o vermelho e o branco, desejou que tivesse uma filha “alva como a neve e rubra como o sangue”.

Não muito tempo depois, a rainha teve uma filha com essa descrição e de acordo com o conto original dos irmãos Grimm, o rei, seu pai, lhe deu o nome de Branca de Neve.

E me pergunto, se não somos como a Branca de Neve. Alvos como a neve, rubros como o sangue. Calma, eu explico.

O sangue de Cristo nos limpa de todo o pecado, tornando nosso coração alvo como a neve.

Branca de Neve fugiu da maldade da sua madrasta, tal qual nós fugimos da maldade do mundo. Branca de Neve encontrou abrigo, proteção, descanso, alimento na casa dos 7 anões,  assim como nós encontramos abrigo, proteção, descanso, alimento e muito mais, na casa do Pai. Nos braços de Deus, é o nosso refúgio, nosso esconderijo, onde podemos descansar.

Até que um dia, a tentação bata à nossa porta, como bateu à porta de Branca de Neve.

E o pecado se apresenta, disfarçado de uma maçã saborosa.

Mas ninguém estava lá para lhe falar: “não morda a maçã”.

E talvez, Deus tem colocado alguém na sua vida, que está te falando isso, mas você não quer ouvir.

O pecado não vem em forma de coisa ruim. Branca de Neve jamais teria aceitado uma maçã podre. O pecado aparece em forma de coisa boa, mas é seu disfarce; por dentro, está envenenado, tal como a maçã de Branca de Neve.
“E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.” Gênesis 3:6
Eva caiu na mesma história. A fruta tinha boa aparência, tinha cheiro bom, e uma “cara ótima”. Mas o amargo gosto da desobediência.

E o pecado, não é assim? Com uma aparência boa, cheiro bom, que te atrai?

E mesmo sabendo que tem um gosto tão amargo e que as consequências de apenas uma mordida naquela maçã, também são amargas, mesmo assim, damos ouvidos à boa vendedora de maçãs. Damos ouvidos ao diabo.

- Come!

Lembre-se que muitas vezes você não pode evitar que a tentação bata à sua porta, trazendo o pecado na cesta de frutas.  Mas é sua escolha abrir a porta.

O pedaço da maçã envenenada, engasgou na garganta de Branca de Neve, fazendo com que ela entrasse em uma espécie de coma, assim como nós, quando mordemos a maçã envenenada do pecado, também entramos em uma espécie de coma.

Você duvida?
“Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor.Romanos 6:11
Mas, se estamos vivos para o pecado, estamos morrendo espiritualmente. Com o pecado engasgado em nossa garganta, não conseguimos respirar direito e começamos a morrer.

Como se livrar disso então? Como se livrar do pedaço engasgado na garganta?

Lembra como termina a história da Branca de Neve?

Ela é despertada do coma, com o beijo de um príncipe.

No mundo real também existe um príncipe que quer nos despertar do feitiço da maçã envenenada, do pecado.

Seu nome?

O Príncipe da Paz!

Que não apenas tira o pecado da sua vida, mas que te purifica de todo o mal que esse pecado causou.

Jesus quer ser o teu príncipe. Ele quer te levantar desse coma em que você se encontra, por causa desse pecado engasgado em sua garganta.

Ele não quer te transformar em uma Branca de Neve, mas Ele quer tornar o teu coração tão branco como a neve!
“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.”  1 João 1:9
 “Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado. “ Romanos 6:6
Espero que essa comparação, de alguma forma, faça algum sentido para você.

Com amor

Pati Geiger - Não Morda a Maçã

“Vinde, pois e arrazoemos, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã.” Is 1:18

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Publicitário mora em carro abandonado em SP


“Se você visse como o lixo do brasileiro é rico…”, diz Ronaldo Dimas Lipparelli, 50, ao contar onde achou um exemplar do livro “O Médico e o Monstro”, clássico escrito no século 19 pelo escocês Robert Louis Stevenson.

A obra ajudou a mantê-lo acordado na madrugada da última sexta-feira, na van abandonada onde mora, no centro de São Paulo. Como teme a remoção do veículo pela prefeitura, ele pediu para que a rua onde a van está estacionada não fosse revelada.

As noites são perigosas, diz, mal consegue dormir. Usuários de crack vivem tentando invadir a carcaça da van, encontrada cerca de dois meses atrás durante uma chuva. Ele limpou, fez uma pintura e se instalou com objetos que encontrou pela rua. Entre eles, um relógio com a cara de Homer Simpson.

Drogas, fala que consumiu, mas há tempos. Álcool, bem pouco. E como foi parar na rua? “Fiz besteiras. Gastei dinheiro demais”, conta.

Ele diz que se formou publicitário pela ESPM. A escola não confirma. Lipparelli arrisca algumas palavras em inglês e italiano.

“Cheguei a ter dois carros e duas motos novos”, lembra. Em seguida, conta que ganhava por mês algo que corresponde a atuais R$ 18 mil.

Há oito meses, calcula, está desempregado. Antes disso, vivia com os pais, situação que ficou insustentável após a morte da mãe. “Ele [seu pai] comprava comida, comia na minha frente e me deixava com fome.”

Hoje, vive de pão doado por uma padaria. Água, consome de uma torneira encontrada na frente de uma escola.

Conta que tem três filhos. O mais novo, continua, é uma menina, que ele não vê desde que nasceu, há cerca de quatro meses.

“Preciso de um lugar para ficar e de um trabalho. Só uma coisa não adianta.”

Meio dormindo, meio acordado, ele termina de conversar com a reportagem e pega no sono novamente. 

Pelo jeito, vai ser outra noite tensa.
Fonte: Folha.com

Nota: Some-se à crise social e financeira as catástrofes “naturais” e poderemos ter uma noção do caos global que nos aguarda. São prenúncios de que este mundo agonizante se aproxima do fim e de que a solução para esses males só se dará com a gloriosa volta de Jesus.

TVs ajudam a banalizar a fé

A religião definitivamente virou o assunto da "moda" na TV aberta. 

Depois de a Record atacar outras igrejas evangélicas no "Domingo Espetacular", e de a Globo anunciar que terá um especial de Natal gospel, agora é o SBT quem tenta incrementar seu ibope com a fé alheia. 

O "Domingo Legal" acaba de anunciar o sorteio de uma "bênção" do padre Marcelo Rossi. O ganhador terá direito a uma visita do padre, que vai abençoar sua residência e sua família. Sim, leitores, vocês leram corretamente. O "Domingo Legal" não está sorteando uma casa, está sorteando apenas a bênção do padre, campeão de vendas de livros e CDs, ícone do movimento carismático católico. O "sorteio" começou a ser anunciado no SBT esta semana [assista ao vídeo].

No último domingo, a religião entrou novamente na berlinda depois que o "Domingo Espetacular", da Record, fez uma reportagem de mais de 40 minutos atacando as congregações pentecostais que praticam o chamado "cair no espírito" [
leia aqui].

Nesta quinta, o F5 informou que a Globo também colocou a religião na pauta, e vai exibir no próximo dia 18 de dezembro o primeiro
especial gospel da história da emissora.

Aos sábados, no SBT, o "Programa Raul Gil" também está promovendo um
show de calouros só com o estilo gospel, que se propaga no Brasil especialmente no meio evangélico.

(BOL Notícias)


Nota:
A palavra certa foi usada na matéria acima: show. As emissoras estão preocupadas com o ibope, os artistas com as vendas e ninguém (pelo visto) com a evangelização. Agora imagine Jesus sorteando bênçãos...

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Deixe seu recado após o sinal

"Clamei, e ninguém respondeu, falei, e não escutaram." Isaías 66:4

 Estamos vivendo na era das secretárias eletrônicas, em que as pessoas, não querendo ser perturbadas por chamadas telefônicas incômodas, seja de telemarqueteiros, vendedores, solicitadores de doações e outros, deixam na secretária eletrônica a seguinte mensagem gravada: 

“Você ligou para 4800-5699. No momento não podemos atender. Deixe sua mensagem após o sinal.”

O escritor Hal Shymkus diz que na Flórida há uma casa em que a secretária eletrônica contém a seguinte mensagem: 

“Não, nós não estamos precisando consertar o telhado; as paredes também estão boas. Não estamos querendo comprar aparelho de ar-condicionado ou geladeira. E já temos seguro de saúde. Se ainda assim você quiser deixar uma mensagem, aguarde o sinal.”

As coisas estão assim, hoje em dia. E podem piorar. Pode ser que um dia o marido ligue para casa e ouça a voz da esposa, na secretária: 

“Alô, aqui é a sua esposa. Para saber o cardápio do jantar, disque 1. Para se desculpar pelo que você disse ontem à noite, disque 2. Para dizer ‘eu te amo’, disque 3. Se quiser falar comigo pessoalmente, disque 0 e aguarde. Logo irei atendê-lo.”

Um dia, ao entardecer, Adão recebeu um chamado de Deus: “Adããão, onde você está?” Mas Adão estava escondido atrás de um arbusto, e não queria conversa com Deus.

Um dos trágicos resultados do pecado, é que ele bloqueia a comunicação do homem com Deus. Adão certamente preferia que a secretária eletrônica atendesse o chamado, com sua voz gravada: 

“Aqui é a residência de Adão e Eva. No momento estamos nus e não podemos atender. Deixe Sua mensagem após o sinal.” 

Mas Deus queria falar com ele pessoalmente.

Às vezes, atendemos um chamado divino com a mesma má vontade como o faríamos com uma pessoa importuna, que liga fora de hora. 

“Não, Senhor, eu não pretendo mudar de vida, no momento.” “Não, eu ainda não estou preparado para abandonar alguns pecados.” “Não, eu não quero ir à igreja.” “Dízimo? Ah, eu acho que 8% está bom.”

O livro de Hebreus começa dizendo que Deus falou muitas vezes, e de diversas maneiras, no passado. Mas “nestes últimos dias, nos falou pelo Filho”. É como se Deus tivesse Se cansado de deixar mensagens na secretária e finalmente decidisse descer até aqui para conversar conosco pessoalmente.

E o que Ele veio nos dizer? Não só dizer, mas mostrar que, apesar dos nossos pecados, Ele nos ama e quer nos salvar. E isso Ele demonstrou supremamente na cruz.

Rubem M. Scheffel

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Campanha ateísta de Natal 2012

 Ateus Americanos estão planejando colocar mais outdoors sobre “Mitos” neste Natal

No ano passado, a organização ateísta American Atheists chamou atenção internacionalmente por sua campanha com outdoors em Nova York dizendo “Você sabe que é um mito, neste final de ano celebre a razão”. Mas em 2011 o grupo planeja colocar novos outdoors pondo lado a lado imagens de Papai Noel, Jesus, Poseidon (deus dos mares) e o diabo. A mensagem é provocativa: “37 milhões de americanos conhecem MITOS quando os veem. Que mitos VOCÊ vê?”.

Dave Silverman, presidente da American Atheists, disse esperar que isso gere “muitas conversas em nível nacional.”

Muitos pastores dizem simplesmente que a mensagem desse ano mostra apenas "ignorância”, uma vez que para eles é claro que não há comparação de Jesus com os outros, seja na relevância histórica ou na fé.

Outdoors similares estão programados para os estados de Ohio, Nova Jersey e Florida.

Apesar da atenção negativa que tiveram ano passado, Blair Scott, diretor  de comunicações do American Atheists disse que os outdoors não pretendem ofender as pessoas, mas entende por que isso acontece. ”Quando você pergunta a alguém sobre suas antigas crenças e doutrinas, eles ficam imediatamente ofendidos e ficam na defensiva: é um fenômeno psicológico conhecido”, completou .

A Convenção dos Ateus Americanos acontecerá em Fort Lauderdale, Flórida, dias 17 e 18 de dezembro. Uma campanha especial com outdoors naquele Estado dirá ”2 milhões de moradores da Flórida não acreditam em deuses”. A campanha de Natal da associação ateísta deve ter início dia 11 de dezembro.

No ano passado, a Liga Católica  Americana rebateu o outdoor de Nova York, colocando quase ao lado, outro que dizia “Você sabe que é real. Neste Natal celebre a Jesus”. Ainda não há confirmação que alguma instituição cristã fará o mesmo este ano.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Criação do Caos e da Guerra


No princípio era a Terra e ela tinha forma e beleza. E o homem habitava as planícies e vales da terra. E disse o homem: "Edifiquemos prédios neste belo lugar." E construiu cidades e encheu a Terra de aço e concreto. E as campinas desapareceram. E viu o homem que isso era bom.

No segundo dia, o homem olhou as águas da Terra. E disse: "Joguemos nossos refugos nas águas para acabar com o lixo." E assim fez. E as águas se tornaram poluídas e seu odor fétido. E viu o homem que isso era bom.

No terceiro dia, o homem olhou as florestas da terra e viu que eram exuberantes. E disse: "Serremos madeira para as nossas casas e cortemos lenha para nosso uso." E assim fez o homem. E as árvores desapareceram e a Terra se tornou árida. E viu o homem que isso era bom.

No quarto dia, o homem viu que os animais corriam livremente pelos campos e brincavam ao Sol. E disse: "Enjaulemos os animais para nosso divertimento e os matemos por esporte." E assim fez o homem. E não havia mais animais sobre a face da Terra. E viu o homem que isso era bom.

No quinto dia, o homem respirou o ar da Terra. E disse: "Espalhemos nossos detritos pelo ar, pois os ventos o dissiparão." E assim fez o homem. E o ar se impregnou de fumo e gases que não podiam ser eliminados. A atmosfera se tornou pesada com a fumaça que sufocava e ardia. E viu o homem que isso era bom.

No sexto dia, o homem olhou o próprio homem. E ouvindo as muitas línguas e vendo as diferenças raciais, temeu e sentiu ódio. E disse: "Façamos grandes máquinas para destruir a estes, antes que nos destruam." E construiu enormes máquinas e a Terra foi convulsionada com a fúria das grandes guerras. E viu o homem que isso era bom.

No sétimo dia, havendo o homem terminado toda a sua obra, descansou. E a Terra estava silenciosa e vazia, pois já o homem não habitava sobre a face da Terra.

E isto foi bom!

Pr. Enoch de Oliveira (Ano 2000 – Angustia ou Esperança?)

O Derradeiro Diálogo


No instante em que Jesus voltava à Terra, quando a natureza se desintegrava e o desespero tomou conta de bilhões de seres vivos, um tenso diálogo se desenrolou na redação de um grande jornal entre dois diretores. 

Naquele dia "aparecerá no céu um sinal do Filho do Homem; todos os povos da Terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória" (Mateus 24:30).

- O que está acontecendo com o planeta, Ezequiel? Parece que um meteoro irá se chocar contra a Terra. Acho que deveríamos dispensar o pessoal da redação, apesar de muitos já terem fugido, e nos deslocarmos o mais rápido possível para o interior.
- Armando, não adianta sair por aí, desesperado. Nossas chances são nulas. Desista. Contra Esse poder nada pode ser feito. Além disso, a comunicação virou um caos total.

Nesse instante, Ezequiel se recorda da passagem de Jeremias, capítulo 8, verso 20, proferindo sua sentença mortal: "Passou a sega, findou o verão e nós não estamos salvos."

- Ficou louco, Ezequiel? Que história é essa de não estarmos salvos? O que você sabe sobre esses incêndios, o terremoto, aqueles sons aterrorizantes ouvidos no mundo todo? Explique-me.

"E sobrevieram relâmpagos, vozes e trovões, e ocorreu grande terremoto, como nunca houve igual desde que há gente sobre a Terra." (Apocalipse 16:18)

- Nosso destino foi selado há cerca de um ano. Pouco resolve ficar falando sobre isso.
- Como assim, pouco resolve, Ezequiel?
- Lembra-se do dia em que cheguei ao jornal? Você era chefe de reportagem e me perguntou se eu tinha alguma ressalva quanto aos dias de trabalho. Respondi-lhe, com muita dor na consciência, que estava tudo bem e eu poderia ser um repórter de tempo integral.
- Eu não estou entendendo sua colocação.
- Eu era um cristão e acreditava na volta de Jesus. Fiquei com medo de perder a oportunidade de emprego e lhe neguei a informação da minha necessidade espiritual de cultuar a Deus durante o sábado. Quando o governo proclamou leis restringindo a liberdade religiosa, tentei mais uma vez expor minhas convicções, mas a coragem desapareceu. Tinha receio de ficar desempregado. Cobiçava o cargo de diretor de redação. Era a minha grande chance. Depois disso, o decreto dominical me despertou mais uma vez para aquilo que eu conhecia e não compartilhava. Acho que foi a última oportunidade. Desde então, neguei os princípios e passei a curtir a vida como nunca dantes. Os conceitos éticos e morais desapareceram.

"Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça e o santo continue a santificar-se" (Apocalipse 22:11), sentencia a Bíblia.

- Conheci um vizinho adventista. Certo dia ele me convidou para ir a sua igreja. Tratei-o com ironia, debochando de sua condição como membro de uma seita inexpressiva. Seria absurdo um jornalista lendo a Bíblia. E pode ter certeza, se você tivesse sido honesto, eu não o teria admitido. Mas, afinal, por que você escondeu isso por tanto tempo? Poderíamos aproveitar suas informações e dar grandes furos de reportagem. Engoliríamos a concorrência.
- Que espírito ganancioso e soberbo, Armando. Mesmo na hora da sua destruição, você não reconsidera seus erros. Eu não consigo mais sentir arrependimento, mas um tremendo medo do que virá.
- E o que é isso lá fora, Ezequiel? Um meteoro, um cometa ou a Terra indo rumo ao Sol?
- É a volta de Jesus. Aquele que negamos e traímos. Certamente, o seu ex-vizinho se encontrará junto daquele povo denunciado em quase todas as capas dos jornais nos últimos anos. Ele foi um santo e receberá a salvação. Quanto a nós, reserva-se a morte até o julgamento final.

"E Ele enviará os seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus" (Mateus 24:31), promete a Palavra de Deus.