terça-feira, 31 de julho de 2012

"Crentes" teóricos? Essa não!!!


É notório o grande crescimento dos interessados no estudo da teologia em nossos dias. Os seminários e faculdades teológicas têm se proliferado; na rede mundial de computadores, com uma rápida pesquisa, percebemos que o número de “debatedores” da doutrina é cada vez maior. São arminianos, calvinistas, liberais, dispensacionalistas, carismáticos, pentecostais, cada um defendendo o seu ponto de vista com veemência.

Em princípio, esse quadro deveria nos causar alegria, afinal de contas é muito bom ver pessoas interessadas nas Escrituras e debatendo sobre a Palavra. Mas uma pergunta tem de ser feita: os que têm discutido com tanta paixão têm experimentado um crescimento em santidade decorrente do conhecimento bíblico que professam?

Há um perigo muito grande em tornar a doutrina um fim em sim mesmo. Há na Palavra de Deus advertências sérias quanto a isso. Na epístola de Tiago a ordem é para que os crentes sejam praticantes da Palavra e não somente ouvintes, pois os que são simplesmente ouvintes enganam-se a si mesmos (Tg 1.22). Em seu ministério o Senhor Jesus repreendeu incontáveis vezes os escribas e fariseus, chamando-os de hipócritas, justamente por falarem e não fazerem. Ele chegou a ensinar a multidão, com respeito aos fariseus, da seguinte maneira: “Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem, porém não os imiteis nas suas obras; porque dizem e não fazem” (Mt 23.3).

Eis aí o retrato de um “crente” teórico. É aquele que tem a doutrina na ponta da língua, muitas vezes decora vários versículos bíblicos, é capaz de discorrer com propriedade sobre as doutrinas mais complexas, mas não a vive no seu dia-a-dia. Esse tipo de pessoa, como afirma Tiago, engana-se a si mesmo, pois, como bem afirma John Blanchard, “o crescimento cristão requer mais do que conhecimento da Bíblia; ninguém jamais se alimentou decorando cardápios”[1].

Há no Novo Testamento uma igreja que foi elogiada pelo Senhor Jesus pelo seu conhecimento doutrinário. O Senhor chega a afirmar que aqueles crentes colocaram à prova os falsos mestres que se declaravam apóstolos e os acharam mentirosos (Ap 2.2-4). Pelo visto, aqueles irmãos eram bastante preparados no que diz respeito ao conhecimento doutrinário, contudo, Jesus os repreende dizendo que haviam abandonado o primeiro amor.

Infelizmente, isso é mais comum do que se imagina. Mesmo dentro de nossas igrejas, temos membros que foram doutrinados desde a tenra idade, que frequentam regularmente os cultos, mas por mero costume. A doutrina não tem efeito prático em suas vidas e eles demonstram que, à semelhança dos crentes de Éfeso, deixaram o primeiro amor.

Devemos ter muito cuidado para não ser meramente religiosos e também para não cair na cilada de colocar o amor à doutrina à frente do amor ao Senhor, pois fazer isso é incorrer na quebra do primeiro mandamento (Êx 20.3).

É claro que só se pode amar o Senhor tendo um conhecimento correto de sua Palavra, mas nem sempre conhecimento teológico é sinônimo de piedade e amor ao Senhor.

Fujamos, portanto, do farisaísmo procurando conhecer profundamente as Escrituras, mas com a finalidade de amar e honrar, pela sua prática, o Salvador.

[1] John Blanchard. Pérolas para a vida. São Paulo: Vida Nova, 1993

Milton Jr. - E a Bíblia com isso?

Ordenação de mulheres pastoras adventistas e o apelo do presidente Ted Wilson


Depois de horas de discussão, incluindo os discursos do presidente da Conferência Geral Ted Wilson, do vice-presidente da CG Lowell Cooper, e do presidente da Divisão Norte Americana Daniel Jackson, a Conferência da União da Columbia (EUA) dos Adventistas do Sétimo Dia, por 209 votos contra 51, autorizou a ordenação para o ministério do evangelho sem levar em conta o gênero. Com o seu voto, a CUC adere à União Norte da Alemanha, ao decretar a igualdade na ordenação. A Conferência da União do Pacífico votará uma disposição semelhante em 19 de agosto.

O Pr. Ted Wilson, presidente mundial da IASD, estava presente nessa conferência e reafirmou o apelo solicitando aos delegados da Conferência da União da Columbia que não prosseguissem com o movimento, mas aguardassem o estudo que será realizado até 2014 sobre o assunto. Ele também disse: “Eu venho a vocês hoje, porque eu me preocupo com questões de consciência”; “Eu venho a vocês porque eu me preocupo com a unidade da igreja em geral. Há muitas consequências graves que [irão] resultar se vocês votarem positivamente. Não estou ameaçando vocês de qualquer maneira. Eu estou apenas apresentando os fatos que, quando uma organização se movimenta de forma unilateral, isto irá conduzir à fragmentação e desunião. Não votem a ação sugerida antes… fiquem em harmonia … e não se ramifiquem de forma independente.” 

Veja aqui as considerações dos sites Mulher Adventista e O Tempo Final

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Treinamento e Superação (Olimpíadas e a Vida Cristã)

As Olimpíadas de Londres estão a todo vapor. Treinamentos exaustivos e superação de limites físicos e mentais são as condições aceitas pelos competidores, a fim de alcançarem tempo e força quase sobre-humanos. As vitórias fazem os atletas se esquecerem das dores por que passaram, e ainda incentivam o mundo inteiro a se espelhar, usando-as de forma análoga frente às competições pessoais de cada um.

Se pensarmos bem, a vida cristã passa por estes dois importantes aprendizados – treinamento e superação. Após conhecermos e sermos tocados pela palavra revelada por Deus, normalmente passamos a estudar sobre seus detalhes, os motivos de cada um de seus estágios, a sua razão principal de existência, e os personagens que compuseram a sua história ao longo de séculos. 

No entanto, a partir desse instante não há como não nos depararmos com as dificuldades enfrentadas pelos homens que viveram amparados pela fé que vem de Deus, superando assim os infortúnios da exclusão social ou o medo da morte que esta escolha lhes proporcionasse.

Por falar em superação, quem não se lembra da suíça Gabrielle Andersen nas Olimpíadas de Los Angeles, em 1984? Participante da primeira competição de maratona feminina, Gabrielle entrou no estádio olímpico debaixo de forte calor para completar os últimos metros da prova. Seu estado físico estava comprometido. Desidratada e sofrendo pelas câimbras, ela cambaleou entre uma raia e outra até cruzar a linha de chegada, e tudo debaixo de aplausos emocionados do público que a assistia. Só aí então aceitou ser amparada por três pessoas que a esperavam com os braços abertos. Tornou-se um símbolo da superação e da persistência.

Muitas vezes os esforços que levam o atleta ao caminho da vitória, ele os encontra nas últimas reservas de energia que lhe restam. O mesmo pensamento deve nortear àqueles que buscam a ressurreição no dia da volta de Jesus a esta terra. O treinamento e a superação dos que abraçam a verdade revelada por Cristo ocorre até o momento de nosso último suspiro, e se alguma provação lhe parecer impossível, a fé se apresenta como a reserva a ser usada. Assim como no esporte de competição, também a palavra de Deus nos ensina a observarmos estas fases.

O treinamento se dá pela leitura diária da palavra, pela oração intercessora, pelo evangelismo, pela adoração a Deus, pela comunhão entre os irmãos de fé, e nos instantes em que estendemos às mãos ao necessitado, alimentando assim nosso espírito para que no momento da superação, estejamos preparados. E esta, mesmo sendo incompreensível aos olhos do mundo, certamente é a fase que nos conduzirá à vitória. Pela superação podemos esperar, por exemplo, momentos de perdão em que pareça ser insano ter que concedê-lo, abrir mão de hábitos tidos por ingênuos, ou ainda, aceitarmos por amor a Cristo, a possível exclusão do seio familiar ou social.


Por mais que pareçam rigorosos todo este treinamento e superação apresentados pela palavra de Deus, contamos com a presença do Espírito Santo, e assim como Gabrielle Andersen foi amparada por três pessoas na chegada da maratona das Olimpíadas de Los Angeles, nós estamos sendo esperados no momento da ressurreição pelo Pai, pelo Filho Jesus e pelo Espírito Santo, tendo a nossa volta não uma multidão de homens e mulheres movidos pela compaixão de nosso esforço, mas por milhares de anjos celestiais que entoarão cantos de louvor a Deus, fazendo com que o mundo inteiro ouça que a obra de redenção se completou.

Fonte: Nova Semente

Membros da Igreja Adventista são hostilizados na Ucrânia



Membros da Igreja Adventista foram hostilizados e amaldiçoados na Ucrânia pela igreja tradicional do país, a Igreja Católica Ortodoxa. Apesar de a Ucrânia ser um país de considerável liberdade religiosa, os adventistas estavam em um pequena tenda, divulgando materiais do canal de TV Novo Tempo e entregando livros, revistas e folhetos a quem quisesse recebê-los, quando uma procissão se dirigiu até eles e os líderes religiosos jogaram água benta, amaldiçoando os adventistas e dizendo que os destruiriam se não parassem com aquilo. Oremos pelos adventistas da Ucrânia e por nós mesmos, pois isso é apenas uma pequena amostra do que vai acontecer logo, em escala global. 

Fonte: Criacionismo (Colaboração: Fernando de Andrade)

21 fotos que irão restaurar sua fé na humanidade

As pessoas nem sempre são terriveis. De vez em quando, podem até cometer alguns atos maravilhosos. Vou mostrar 21 fotos que vão te lembrar disso.

1 – Cristãos em Chicago que apareceram numa marcha do orgulho gay para pedirem desculpas pela homofobia na Igreja

Da esquerda para direita: “Nos desculpem por como os cristãos julgaram vocês”, “Nos desculpem por como os cristãos evitaram vocês”, “Me desculpem por como a igreja tratou vocês”, “Eu era um homofóbico cego pela Bíblia, me desculpem!”

…e a reação dos integrantes da marcha.


2. Essa história sobre senhores idosos japoneses que se voluntariaram para cuidar da crise nuclear em Fukushima para que os jovens não tivessem que se submeter à radiação

Aposentados japoneses são voluntários para lidar com a crise nuclear
Yasuteru Yamada disse que pessoas de todas as faixas etárias são benvindas no grupo.
Um grupo de mais de 200 aposentados japoneses estão se voluntariando para lidar com a crise nuclear em Fukushima
Os Habilidosos Corpos Veteranos, como eles chamam a si mesmos, é composto por engenheiros aposentados e outros profissionais, todos com mais de 60 anos.
Eles dizem que eles devem encarar os perigos da radiação, não os jovens.

3 – Essa foto de 2 noruegueses resgatando uma ovelhinha do oceano


4. A placa dessa livraria espetacular

Durante os horários comerciais, os livros na faixada são 50 centavos cada, ou 5 por 2 dólares. Quando o estabelecimento estiver fechado, sintam-se livres para pegá-los emprestado ou comprá-los e me pagar depois. A qualquer hora: Se você não tem dinheiro para comprar livros e precisa ou quer ler, sinta-se à vontade. Aceitamos doações.

5. Esse resultado de como Snooki deveria nomear seu filho

“Eu sinceramente não ligo.”

6. O momento em que essa atleta em Ohio parou para ajudar uma competidora machucada a atravessar a linha de chegada numa “track meet”

Meghan Vogel, 17 anos, ficou em último lugar na corrida de 3200 metros quando ela alcançou a competidora Arden McMath, cujo corpo já não aguentava mais correr. AO invés de ultrapassá-la para não ficar em última, Vogel colocou o braço de McMath nos seus ombros, carregou 30 metros, e então empurrou-a para a linha de chegada antes de atravessá-la.

7. Essa troca de cartas entre uma garota de 3 anos e um shopping center

Algo como:

Querido Sainsssssssssssssssbbbbbbbbbbbbbbbbbbburyyys
Por que o nome do “pão tigre” é pão tigre?
O nome devia ser “pão girafa”.
Com amor, Lily Robinson idade 3 e meio

Muito obrigado pela sua carta. Eu acho que renomear o pão tigre para pão girafa é uma idéia brilhante – parece muito mais com as pintas de uma girafa do que com as listras de um tigre, não é?
É chamado de pão tigre por que o primeiro padeiro que fez o pão há muuuuuuuuito tempo achou que parecesse listrado como se fosse um tigre. Talvez ele fosse meio bobo.

Realmente gostei de ter lido sua carta, então achei que deveria te mandar um presentinho. Coloquei um vale de 3 euros com essa carta, se você pedir pra sua mamãe ou seu papai te levar para Sainsbury’s você poderia usar para comprar alguns dos seus próprios tiger breads (e talvez se sua mamãe e seu papai deixarem você pode comprar uns doces também!). Por favor, peça a um adulto para esperar 48 horas antes de usar esse cartão.

Fico orgulhoso que você tenha escrito para nós e espero que você goste de gastar seu vale. Te vejo na loja em breve.

Atenção ao “Chris King (27 anos e meio)”

8. Esse bilhete que foi deixado para um garçom junto de uma nota de 20 dólares por uma senhora anciã no restaurante em que ele trabalhava

Luke,
A gorgeta que te dei foi por que você me lembra muito meu filho, Deron, que morreu 15 anos atrás.Talvez você pareça um pouco com ele, mas é seu tipo, sua gentileza, sua consciência, seu espírito cortês que fez essa conexão. Obrigado pela lembrança amarga e doce ao mesmo tempo. Que deus te abençoe, querido!

9. Essa excelente placa nesse Subway

Refeições gratuitas para os moradores de rua todas as sextas, das 3 às 5 da tarde.

10. Essa foto de um camponês carregando gatinhos encalhados para terra seca durante enchentes na Cidade de Cuttack, na Índia


11. A espetacular placa dessa loja secadora de roupas

Se você está desempregado e precisa de uma roupa limpa para uma entrevista, a gente lava DE GRAÇA

Plaza Cleaners em Portland, OR, ajudou mais de 2000 desepregados que não conseguiam bancar as lavagens a seco. O dono da loja estimou que isso custou cerca de 32 mil dólares para a companhia.

12. Essa fotografia de um homem dando suas sandálias para uma moradora de rua no Rio de Janeiro


13. Essa foto de um bombeiro administrando oxigênio para um gatinho resgatado num incêndio domiciliar


14. E essa


15. Essa interação entre uma garota da Guatemala e esse turista que ela acabou de conhecer


16. Esse gesto do vizinho

Olá Vizinho.
Meu nome é Mohammad, um muçulmano, morando em (riscado).
Estamos fazendo jejum pelo mês do Ramadâ.
Domingo, 7 de agosto às 8 da noite, gostaria convidar você e sua família para quebramos o jejum. Serviremos um jantar.
Por favor me ligue para confirmar, e me diga quantos membros da sua família virão.

17. Essas fotos de duas crianças cooperando para resgatar um cachorro que caiu em um desfiladeiro


18. Esse recado na conta de uma jovem família

Alguém pagou nosso jantar quando éramos pais jovens, o que realmente nos marcou.
O fundamento desse gesto é a boa paternidade.
Continuem fazendo um bom trabalho… o tempo passa muito rápido.

Minha esposa, meu bebê de 1 ano e eu fomos jantar e isso era o que estava escrito na nossa conta.

19. Essa interação entre um protestante e um militar durante um protesto no Brasil

Durante um protesto no Brasil, um general disse: “Por favor, não lutem, não no meu aniversário…” Então, um grupo de protestantes fez uma surpresa para ele.
Fé na humanidade: restaurada.

20. Essas fotos de um cara pulando em águas agtadas para resgatar um cachorro da raça Shih Tzu de estrangeiros em Melbourne

Sue Drummond estava andando com seu amado Shih Tzu, Bibi, num píer em Melbourne, quando uma forte ventania o levou e o derrubou nas águas agitadas da baía. Um transeuntee, Raden Soemawinata, que por acaso estava no pier aquele dia para espalhar as cinzas da avó, não perdeu tempo: tirou a roupa e mergulhou na baía para resgatar o animal.

21. E essa foto de 2 melhores amigos num balanço


Fonte: Pavablog - Retirado e adaptado de Buzzfeed

Três homens e um gesto olímpico para sempre


A foto acima é uma das mais conhecidas da história das Olimpíadas, e se tornou um marco dos conflitos raciais do século XX.

Nela, dividem o pódio dos 200 metros rasos - dos Jogos Olímpicos da Cidade do México de 1968 - os norteamericanos Tommie Smith (ouro) e John Carlos (bronze), juntamente com o australiano Peter George Norman (prata).

O gesto dos atletas americanos, com os punhos levantados, calçando apenas meias negras sem calçado para denunciar a pobreza dos negros americanos, ficou marcado para sempre como um símbolo da luta contra o racismo até então institucionalizado nos Estados Unidos.

Afinal, era o dia 16 de outubro de 1968, e o expoente máximo da luta pelos direitos civis no país, o pastor batista Martin Luther King Jr., havia sido assassinado no dia 4 de abril daquele ano que mudou o mundo em várias áreas para sempre.

O que pouca gente sabe é que cada atleta negro levanta um punho vestido com uma só luva porque John Carlos havia esquecido as suas no alojamento, e o atleta australiano foi quem lhes deu a ideia de dividir o par que Tommie Smith havia trazido.

Peter George Norman foi avisado por seus companheiros americanos de que eles realizariam o protesto, mas antes queriam consultá-lo para não constrangê-lo num momento que também seria tão especial - como polêmico - para o australiano.

Eles lhe perguntaram se ele acreditava nos direitos humanos, e Norman, militante contrário à política branca contra os aborígenes de seu país, disse que sim.

Então os atletas americanos lhe perguntaram se ele acreditava em Deus, e Norman respondeu que cria fortemente em Deus, principalmente devido ao seu passado no Exército da Salvação.

Depois lhe contaram o que iriam fazer, e o australiano respondeu uma frase que ressoa até hoje: "Estou junto com vocês!"

Ao se dirigir à cerimônia, Norman viu o remador americano Paul Hoffman usando uma pequena flâmula do movimento olímpico pelos direitos humanos, e o pediu emprestado para usá-lo no pódio.

Após o protesto, todos os três atletas foram perseguidos por seus respectivos comitês olímpicos (os americanos foram expulsos imediatamente da Vila Olímpica), e levaria ainda muito tempo para que o seu gesto fosse oficialmente reconhecido como válido, embora o momento (e o registro) histórico já tivesse sido alcançado.

Tommie Smith e John Carlos ficaram mais conhecidos, dada a importância e pertinência de sua rebeldia afroamericana diante dos holofotes olímpicos, e Norman foi muito menos lembrado, mas jamais esquecido, até porque naquela prova em 1968 ele estabeleceu o record australiano dos 200 metros rasos, que dura até hoje.

Outro gesto envolveu os três grandes personagens olímpicos 38 anos depois, em outubro de 2006, quando, por ocasião do funeral de Norman (foto abaixo), lá estavam carregando o caixão seus companheiros de pódio, Tommie Smith e John Carlos, depois de terem voado metade do planeta para homenagear o corajoso amigo.

Infelizmente, nesta época de negócios e consumismo em que vivemos, parece que sobra pouco espaço nas Olimpíadas (e na vida) para que homens simples produzam momentos grandiosos que marcam toda uma geração e que nem a efemeridade da vida humana consegue apagar.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Leonardo Gonçalves lança Playback do CD 'Princípio e Fim'

O cantor adventista Leonardo Gonçalves terá o CD playback de seu mais recente lançamento ‘Princípio e Fim’ pela Sony Music à venda, segundo anunciou em seu blog.

‘Princípio e Fim’, foi lançado no início deste ano e atingiu o primeiro lugar no iTunes.

Em entrevista concedida recentemente ao The Christian Post, Leonardo comentou que direcionou a temática do novo CD abordando o Reino de Deus.

“Esse CD eu fiz de uma maneira diferente, eu me propus a tratar de um tema só. Eu fui buscar um repertório já encaixado no assunto, que é sobre o Reino de Deus, que achava ser um assunto pertinente para atualidade”, disse ele.

Uma das faixas do CD ‘Princípio e Fim’, foi gravada em inglês, a música There, que para Leonardo aponta o que é mais importante. “Essa música aponta para o que é mais importante, não importa o que vai acontecer e como vai acontecer, o que mais importa é que eu e você estejamos lá”.

O cantor também revelou o interesse em gravar um álbum todo em inglês. “Eu tenho muita vontade de gravar um CD todo em inglês, mas um CD inédito. Eu tenho mais ou menos encaminhado um repertório para um CD em inglês, mas tem que haver uma oportunidade, um contexto, porque imagine eu moro no Brasil como seria a divulgação?”

Leonardo Gonçalves, considerado um dos maiores e mais respeitados intérpretes da música cristã da atualidade, lançou seu primeiro CD solo em 2002 o álbum, "Poemas e Canções", que chegou a marca de 70.000 cópias vendidas.

Em 2007, cinco anos depois, lançou seu segundo álbum, "Viver e Cantar" (CD e DVD). Em 2008, venceu o Troféu Talento, a maior premiação da música gospel no Brasil, na categoria "Revelação Masculina". Em 2010 assinou contrato com a gravadora Sony Music após 10 anos na gravadora Novo Tempo.

Em Setembro de 2010 a Sony Music lançou o terceiro álbum de Leonardo Gonçalves, intitulado "Avinu Malkenu". O qual foi considerado pela própria gravadora como um "divisor de águas" no meio Gospel nacional, uma vez que este Álbum foi gravado totalmente em Hebraico.


Nota do blog de LG: 

Pra quem prefere comprar pela internet, aqui alguns links "de sempre" pra você adquirir: gospel goods, arte cristã, livraria cultura e saraiva.

Aproveito para avisar que a arte cristã está com um combo muito legal à venda, incluindo o cd "daniela araújo", "princípio e fim" e "eletro3"… vale muito a pena dar uma olhada nisso daí pra quem ainda não comprou nenhum dos 3 ou quer presentear parentes e amigos… ;) pra ver, clique aqui.

Segue ainda meu texto introdutório do encarte do playback de "princípio e fim": 

há, pelo menos, dois motivos que levam alguém a adquirir o playback de algum álbum. alguns simplesmente (como eu, até, muitas vezes o fiz) gostam de escutar a versão instrumental de um cd, de maneira a, sem a interferência da voz principal, apreciar o trabalho artístico e/ou de produção do mesmo. os outros –a maioria– porque querem cantar as músicas deste cd em suas respectivas igrejas ou congregações.

se você faz parte do primeiro grupo: sinto-me honrado por você se interessar tanto pelo meu trabalho.

se você faz parte do segundo grupo, eis algumas breves considerações.

você já sabe disso, mas vale sempre lembrar: você não é o mais importante no culto. a música não é o mais importante no culto. enquanto o Espírito Santo sensibiliza através da música, é através da Palavra que Ele converte. 

a música, no caso ideal, serve como apoio à Palavra. por isto procure saber a respeito de que o preletor irá pregar para adequar sua música ao assunto em questão. 

o seu papel é levar as pessoas, através da música, à consciência de que estão na presença de D-S. sendo música uma forma de linguagem, procure músicas que possuam linguagens e estilos musicais que sejam compreensíveis e aceitos pela congregação em que você irá cantar para que você, de fato, cumpra este propósito para aquelas pessoas.

lembre-se que por melhor que você cante, a grande maioria das pessoas não vai à igreja porque quer ouvir você cantar, mas porque simplesmente têm o hábito de ir cultuar. respeite estas pessoas com suas escolhas musicais, especialmente se elas possuem um gosto diferente do seu.

e por fim, dê o seu melhor. ensaie exaustivamente. e depois disso, ensaie mais ainda. D-S merece o nosso melhor. sempre. chegue antes para passar o som. faça seu aquecimento vocal. e cante de coração para a honra e glória do Eterno.

Dia do Colportor-Evangelista 2012


Existem pessoas habilitadas para diferentes ministérios, conforme os dons do Espírito distribuídos na comunidade de fé. Um dos ministérios mais desafiadores, mas, de grande importância, é a Colportagem Evangelística. Portanto, valorize e reconheça os Ministros da Página Impressa que celebram, nesse sábado, 28 de julho, o dia do colportor-evangelista.

Eles impactam vidas e fincam a bandeira do evangelho em lugares ainda não alcançados. Dedique um espaço no programa de sua igreja para homenagear seus colportores. Aproveite para divulgar a atividade da venda de livros da Casa Publicadora Brasileira, que é uma ferramenta missionária e ao mesmo tempo empregadora, sendo fonte do sustento para muitas famílias.

COLPORTAGEM

Colportagem é o nome dado ao trabalho que um adepto de uma fé faz para apresentar os devidos regimes da saúde, e ainda, levar a pessoa com quem estabelece contato, o conhecimento de Deus através da literatura religiosa. 

Os colportores são pessoas devidamente preparadas para tal serviço e buscam através deste método conquistar adeptos para sua fé. Com esse tipo de trabalho muitos conseguem seu sustento e de sua família. 

A palavra “colportagem” vem da palavra “Colportor” que deriva do francês e significa “levar no pescoço”. Esse nome originou-se do costume que tinham os colportores valdenses de levar os escritos sagrados debaixo da roupa, ou numa bolsa que pendia do pescoço.

Colportar é um termo empregado pelas Igrejas Evangélicas para a atividade de vender literatura religiosa, via de regra de porta em porta, ao tempo em que realiza pregação.

No livro Colportor Evangelista, Ellen White diz: "O Senhor chama nossos jovens para trabalharem como colportores e evangelistas, para que façam de casa em casa a obra nos lugares que até agora não ouviram a verdade. Os que saírem para a obra sob a direção de Deus serão maravilhosamente abençoados. Os que nesta vida fazem o melhor podem serão capacitados para a futura vida imortal." 

A colportagem oferece uma oportunidade de aprendizado de comunicação, contato com pessoas de diferentes níveis intelectuais e culturais, desenvolve liderança, desinibição, perseverança e disciplina com foco nas metas. Segundo Ellen White, escritora cujos livros de saúde e de educação são vendidos há mais de 100 anos pelos colportores da Igreja Adventista do Sétimo Dia, esse trabalho é uma verdadeira escola para a vida, além de ajudar ganhar almas para o Céu.



Para maiores informações acesse BLOG DA COLPORTAGEM

Os Deuses Modernos


Diferentes dos deuses da antiguidade, a nossa sociedade possui deuses disfarçados que muitas vezes são mais perigosos que Baal, Astarote, Bel etc. Esses "deuses modernos" aparecem como filosofias, idéias ou conceitos que vão de encontro aos mandamentos do verdadeiro Senhor. 

Conheça-os abaixo:

PÓS-MODERNISMO 
Não existe verdade absoluta
O conceito do pós-modernismo é extremamente prejudicial a sociedade, pois segundo essa corrente, não existe verdade absoluta, cada um possui a sua "verdade". Dessa maneira as opiniões são fluídas, pois ninguém consegue defender convictamente nada. Essa idéia vai contra a inerrância da Bíblia, a pessoa de Deus e os princípios da moral da lei do Senhor.

SEXO E PORNOGRAFIA 
A busca intensa pelo prazer
Podemos dizer que a libertinagem sexual em que vivemos hoje está pior do que nos dias de Sodoma e Gomorra, pois sua influência é generalizada no planeta. De diversas formas é manifesta: erotismo, pornografia, sensualismo, homossexualismo, pedofilia e outros. O pior, que por causa dessa influência vivemos a ditadura do culto ao corpo, impondo padrões estéticos inatingíveis às pessoas. 

GANÂNCIA 
Vivendo o poder das riquezas
Jesus mencionou por várias vezes no Evangelho o perigo daqueles que confiam nas riquezas, pois elas passam a ser o deus deles. Com a teologia da prosperidade, esse mal passou a se infiltrar dentro das igrejas onde os fiéis vão até aos cultos não para louvar a Deus, mas para serem abençoados materialmente. Ter dinheiro não é errado em si, porém o seu uso deve ser feito para a glória do Senhor.

ENTRETENIMENTO 
Emoção e diversão a todo o custo
O entretenimento hoje é uma forma de manter as pessoas sempre ocupadas até mesmo em seus momentos de folga. Ao invés de deixar as pessoas descansadas, o entretenimento as torna mais eufóricas. Cada dia, a indústria do entretenimento vem consumindo a vida da nossa juventude, até entrando com muita força dentro de muitas igrejas. O apelo a emoção faz que o entretenimento ocupe o lugar de Deus na vida do indivíduo.

LEI DA ATRAÇÃO 
A energia do cosmos está com você
Uma heresia milenar que renasceu com tudo foi o poder do pensamento positivo ou lei da atração. Segundo seus adeptos, cada pessoa é responsável pelas coisas boas ou ruins que vive, pois é resultado do tipo de pensamento que tem. A Lei da Atração é totalmente contra os ensinos bíblicos, porque o ser humano é quem define o seu destino e rebaixa Deus a um mero espectador ou a uma energia universal inconsciente.

HUMANISMO 
O homem é o centro do universo
Humanismo é a filosofia moral que coloca os humanos como principais, numa escala de importância. É uma perspectiva comum a uma grande variedade de posturas éticas que atribuem a maior importância à dignidade, aspirações e capacidades humanas, particularmente a racionalidade. A glória de Deus é colocada de lado, tudo é feito pensando no prazer humano. 

ECUMENISMO 
Todas religiões com o mesmo objetivo
Trata-se de um movimento mundial abrangente desde tempos imemoráveis. O movimento ecumênico acontece paralelamente à mudança geral de valores da sociedade humana e tem pontos de contato com as palavras mágicas do “Ocidente cristão”: tolerância, paz, humanidade, justiça e preservação da natureza. É preciso criar um novo “Deus”, que seja adequado a todos os desejos e às condições imaginadas por todos homens da terra.

FAMA E INDIVIDUALISMO 
O desejo de ser venerado pelos outros
A juventude moderna mais do que qualquer coisa busca ser reconhecido pelos outros, serem famosos a qualquer custo. Esse tipo de comportamento gera pessoas extremamente individualistas, que procuram bem-estar próprio acima dos outros, esquecendo as vezes até da própria família. Jesus sempre foi contrário a isto e ensinou que devemos servir uns aos outros.

Veja que interessante: 

"Porque me deixaram, e queimaram incenso perante outros deuses, para me provocarem à ira com todas as obras das suas mãos; portanto o meu furor se derramou sobre este lugar, e não se apagará" (2 Crônicas 34:25)

Garota de programa oferece dinheiro para a construção do Templo de Salomão da IURD

A campanha de doação de ofertas para a construção do Templo de Salomão está movimentando pessoas de todas as idades e classes sociais. Prova disso é o vídeo do programa Duelo dos Deuses que mostra o depoimento de uma garota de programa que se compromete trabalhar por uma semana para entregar uma oferta para esse propósito.

Identificada como Gisele, a jovem de 34 anos relata que mora na Nova Zelândia há sete anos, mas que trabalha como garota de programa há dez anos. Ela mudou de país para mudar de vida e não conseguiu, por isso está disposta a ter sua vida transformada entregando essa doação.

“Eu acredito naquilo que o bispo Macedo disse que todos que fizerem a doação e contribuírem com o templo vão ficar ricos. Eu acredito que não vou continuar com essa vida, bispo, tenho certeza”, disse.

Gisele falava com o bispo Guaracy Santos por videoconferência contando que teve uma vida muito pobre e que a alternativa para fugir da situação foi se prostituir, isso ainda no Brasil, mesmo fora do país a condição financeira não mudou e ela não consegue mais acreditar que sua vida pode melhorar.

Ao dizer isso o bispo profetiza que depois da doação ela vai voltar a falar com ele para relatar que sua vida foi transformada. “Essa oferta sincera que você está dando para construção do templo, vai ser um diferencial daquilo que você precisa para mudar de vida, porque você se mostrou disposta a construir casa pra Deus. Deus vai construir casa pra você”.

Internautas condenam a posição do bispo de aceitar a oferta

O vídeo postado no dia 24 de julho já recebeu mais de 3200 acessos e gerou muita polêmica, já que o bispo não faz oposição a origem do dinheiro que será doado.

Entre os comentários deixados no vídeo encontramos o versículo de Deuteronômio 23:18 que diz: “Não trarás o salário da prostituta nem preço de um sodomita à casa do Senhor teu Deus por qualquer voto; porque ambos são igualmente abominação ao Senhor teu Deus”.

O usuário que assina como kebrabaal ainda comenta “Edir Macedo – o defensor de assassinos de crianças – não perde uma oportunidade de lucro”.

Outro usuário comenta citando Amós 5:21-23 e Mateus 5:23 e 24 e afirma: “Quando o povo está impuro, Deus não lhe aceita a oferta.

Assista:


Fonte: Gospel Prime

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Reflexão óbvia sobre os palavrões


Sempre tive uma certa simpatia para com palavrões, confesso. Inspirava-me não só na óbvia associação de seu uso a um espírito de espontaneidade e rebeldia, mas nos ditames de minha formação lingüística e literária, segundo a qual "todas as palavras são boas e utilizáveis". Tinha como certo que um profissional da palavra deveria se manter isento de melindres para com o principal instrumento de seu métier. Porém, como qualquer pessoa civilizada e também ciente da noção de registro – a adequação da linguagem a cada situação – , sempre os evitei em público, recorrendo a eles quando sozinha ou com amigos mais próximos. Mantive assim a boca razoavelmente "suja" sem questionamentos até que me converti, aos 24 anos. Perdi quase todos os meus amigos não-cristãos, que de modo natural começaram a se afastar, e por força do meio decidi suprimir todas as palavras feias de uma vez só, desde as mais simples às mais cabeludas. No que fui bem-sucedida.

Um dia, surpreendi-me comigo mesma quando, conversando com uma irmã após o culto, ouvi-a dizer m**** em meio a um discurso irritado. Não deixei que ela percebesse, mas aquele palavrão provocou em mim uma reação tão forte que não hesitei em classificá-lo como um nada previsível escândalo. Veio então o escândalo do escândalo: horrorizada por ter ficado tão escandalizada com um simples m****, resolvi, dali em diante, revogar a decisão anterior. Recomecei a dizer palavrões normalmente, não com a mesma freqüência que no período pré-conversão, mas com regularidade quando sozinha e em companhia de cristãos tão "descolados" quanto eu.

Depois de algum tempo, porém, comecei a me sentir incomodada com o recurso freqüente aos palavrões. Sozinha, bastava ficar irritada, que lá vinha um bem cabeludo, e em voz alta. Inquietava-me diante de Deus e também diante de um possível “flagra” dos homens: e se algum pastor, dentre meus conhecidos, passasse na rua exatamente em um momento desses? Somava-se a essas considerações uma vergonha especial: eu, não só profissional da palavra, mas uma missionária de idéias segundo minha própria definição, ciosa por abençoar a igreja com o que digo e escrevo, poria muito a perder com uma boca destemperada. Além disso, o ato de praguejar, longe de servir como vazão à raiva, apenas contribuía para confirmar a disposição errada de espírito. Tudo estava errado, mas eu ainda não me convencia totalmente de que deveria voltar a me abster dos palavrões.

Comecei então a orar a Deus sobre isso, até me dar conta do óbvio-mais-que-óbvio, algo de uma obviedade tão grande que passa despercebida da maioria dos simpatizantes de palavrões. Percebi que todos os palavrões, dos menores aos maiores, têm algo em comum: remetem invariavelmente ao sexo. São menções aos genitais, a coitos indesejados e/ou ilícitos, prostitutas e filhos de prostitutas, materiais fecais etc. A lógica do palavrão é estranha: ele une o ato de esbravejar e xingar aos dejetos do corpo ou ao ato sexual. E, mais estranho ainda, os palavrões que tratam de dejetos são bem menos fortes e mais tolerados socialmente que os que tratam do ato sexual. Palavrões, portanto, em suas formas mais pesadas, associam o sexo a explosões de raiva, a punições, ao descontrole entre pessoas que não se amam. 

E a conclusão é inevitável e aterradora: palavrões são formas de perversão. Se Deus criou o sexo como a expressão máxima do amor perpétuo, compromissado, entre um homem e uma mulher, é de um profundo desamor que nascem as aberrações sexuais – a masturbação, o "sexo casual", o aviltamento de partes do corpo até que se estraguem. Palavrões são cristalizações, no idioma, da alienação total de si e do outro pela busca de um prazer sempre deslocado, desgarrado, fora da alma: um prazer masoquista, misturado a ódio e desespero. Por que essas expressões tão opostas ao amor de Deus deveriam povoar a linguagem de um cristão?

Depois dessas reflexões decidi, não por pressão do meio, mas por mim mesma, que não quero que nada do que digo tenha parte nisso. Nem quando eu estiver sozinha, nem em pensamento. 

Grécia expulsa atleta olímpica por comentário racista no Twitter


A atleta grega Voula Papachristou foi excluída da equipe olímpica de seu país, nesta quarta-feira (25), por publicar um comentário racista no Twitter, ato considerado “incompatível com os valores olímpicos” pelo Comitê Olímpico Grego.

A atleta do salto triplo, campeã nacional na modalidade, fez comentários dirigidos aos africanos, principalmente aos egípcios: “Com tantos africanos na Grécia, pelo menos os mosquitos do Nilo Ocidental comerão comida caseira!”.

Segundo o jornal britânico Daily Mail, ela fez referência a um surto de vírus do Nilo Ocidental, doença potencialmente fatal transmitida por mosquitos de origem africana, em Atenas, capital grega, neste verão.

Voula também retuitou uma frase de Ilias Kasidiaris, um político do Golden Dawn, partido com inclinações nazistas, criticando a política grega sobre imigração.

Os comentários foram feitos no momento em que o país de Voula é amplamente afetado pela crise econômica e financeira, com aumento significativo de incidentes racistas e de intolerância.

A atleta quis se justificar nesta quarta-feira, dizendo que só “retuitou” uma mensagem postada anteriormente no site. “Não quis ofender ninguém. Respeito todos sem levar em conta a cor da pele. Não tenho qualquer relação com a política, só me interessa o atletismo”, disse ao site “Contra.gr”.

Ainda há cristãos na Europa


O avanço do secularismo e do islamismo na Europa faz a gente ter a impressão de que há cada vez menos cristãos por lá, apesar de muitos europeus se declararem - pelo menos nominalmente - católicos ou protestantes.

Não deixa de ser interessante, portanto, que algumas manifestações tenham sido feitas nos últimos meses e anos em concentrações públicas (seguindo a linha do flash mob), para anunciar que ainda há cristãos no continente.

O maior movimento se chama "Up To Faith", mas há algumas variações locais como o francês "Un Coeur pour Lyon". Há vários vídeos no youtube, dos quais destacamos: 

O primeiro é o "Rise Up" de Berna, na Suíça. O segundo é o "Un Couer pour Lyon", em Lyon, na França. E o terceiro é em Budapeste, na Hungria: 

 

 


quarta-feira, 25 de julho de 2012

70.000 cristãos estão em campos de concentração na Coreia do Norte

Kim Jong Un
Quando Kim Jong Un sucedeu seu pai, Kim Jong Il, a comunidade internacional esperava que a Coreia do Norte diminuísse ou eliminasse de vez uma série de restrições para os cidadãos do país. 

A posse de Kim Jong II como ditador foi marcada por intensa perseguição e execuções dos cristãos e quando Kim Jong Un assumiu, o mesmo não se repetiu, passando uma mensagem de esperança de um futuro de tolerância no país.

De fato, proibições sobre alimentos ocidentais, como pizza e batatas fritas, e as restrições ao uso de telefones celulares, por exemplo, chegaram ao fim, explica Ryan Morgan, analista do International Christian Concern.

“O novo governante foi mostrado na televisão estatal, sorrindo estranhamente e visitando um parque de diversões”, disse Morgan.

No entanto, os habitantes dessa nação comunista isolada não possuem nenhuma evidência de qualquer melhoria na condição da igreja perseguida. “Não ouvimos qualquer relato de melhora para os cristãos no país e não temos motivos para acreditar que alguma coisa mudou”, revela.

“O regime norte-coreano ainda tem mais de 70.000 cristãos aprisionados em campos de concentração”.

Morgan explicou que um cristão fiel e toda sua família podem ir para a prisão por toda a vida apenas pelo “crime” de possuir uma Bíblia. O analista diz ainda que um recente relatório da Comissão Sobre a Liberdade Religiosa Internacional afirma que o regime norte-coreano está cada vez mais tratando as crenças religiosas como “ameaças potenciais à segurança do país”.

O relatório diz que o regime oferece recompensas para quem fornecer informações que levem à prisão de pessoas envolvidas na distribuição de literatura cristã. O ministério Portas Abertas relata que a segurança nas fronteiras com a China e a Coreia do Sul não é mais a responsabilidade do exército.

“O serviço secreto assumiu a responsabilidade de guardar as fronteiras. Eles pegam os contrabandistas e os forçam a espionar as redes de cristãos na China, especialmente aquelas que ajudam os refugiados”, disse um representante do Portas Abertas.

Os crentes na Coreia do Norte continuam sendo extremamente cuidadosos por causa da perseguição, mas afirmam estarem mais preocupados com seus ministérios do que com o novo ditador. “Os cristãos prestam atenção em Kim Jong Un, mas estão mais preocupados em fazer a obra de Deus”, disse a fonte. “Nosso trabalho não tem sido afetado por estas novas resoluções”. O Portas Abertas indica que a Coreia do Norte ainda está em primeiro lugar na lista dos maiores perseguidores dos cristãos no mundo.

“Acredita-se que pelo menos 25% dos cristãos estejam definhando em campos de trabalho forçados por que se recusaram a adorar o fundador da Coreia do Norte, Kim II-Sung [avô do atual líder].

Qualquer forma de adoração a outra pessoa além do ‘Grande Líder’ (Kim II-Sung) e do “líder supremo” (Kim Jong-II) é visto como traição. Cristãos norte-coreanos são frequentemente presos, torturados ou até mortos por sua fé em Jesus Cristo”, afirma o relatório da organização.

“Metade da população vive no norte, perto da China, onde existe a maior redes de igrejas subterrâneas. Em todo o país, cerca de dez milhões de habitantes estão desnutridos, com milhares de pessoas sobrevivendo apenas comendo grama e cascas de árvore”, finaliza o Portas Abertas.

Traduzido de WND

Fonte: Gospel Prime

Crônica – Ela queria casar virgem


Os vidros embaçados denunciavam para quem estava fora que o clima era quente ali dentro. Próprio da idade, diriam alguns. Uma “sem-vergonhice”, provavelmente pensariam os pais da garota encantada com os beijos e os efeitos colaterais que eles provocavam. Era seu primeiro namorado, mas não assumiam de todo. Não era cool namorar, só ficar. A falta de compromisso era tida no meio como a regra de conduta geral fora da qual não havia vida ou aceitação. Então, mesmo sonhando com namoro, ela aceitava a ditadura do “fico”. Aquele “fico” sem muita vontade e dividido, como o imperador faria dois séculos antes. Na verdade ela até tinha delírios com uma certa marcha, flores, vestido branco. Epa, epa, epa!

Enquanto desfrutava das ondas de calor e arrepio daquela situação, ela pensava mesmo já estar se tornando adulta. Era o mais longe que seu flerte a havia levado e agora, bem antes da maioridade, se sentia grande. As mãos deles em lugares que até então eram só dela é que incomodavam um pouco, todavia se ajeitava como podia para não desagradar aquele que supunha ser a própria fábula se materializando em sua frente, mais ao lado, fungando no pescoço se enrolando em seu delgado corpo. Ela queria olhar nos olhos, fazer charminho, mas não dava tempo. A impaciência do rapaz em beijar e apalpar o máximo possível era como a de um faminto ao se deparar como comida pela primeira vez depois da longa abstinência. Nem o mais fino ou delicado prato poderia ser apreciado, somente engolido para aplacar o que julgava uma necessidade urgente.

Gastronomicamente, a comparação até faz certo sentido. A garotinha de faces rubras, esforçando-se por parecer adulta era um prato sofisticado, bem preparado que levara horas ao forno. Nada contra a profissão, todavia não era a refeição merecidamente apropriada para um pedreiro saído de sua exaustiva jornada de trabalho. Ela queria ser apreciada, elogiada, como o querem todas as mulheres, livres ou não do peso da idade. Ele, no entanto, só queria matar a fome e serviria qualquer refeição. Até um pão murcho com mortadela supria. Não havia respeito com o cuidado do chef, com a escolha dos ingredientes…

Tempos de cozimento à parte, lá estava a encruzilhada na qual chegariam quando ele levantou seu vestido e foi logo colocando os cinco dedinhos em regiões antes desabitadas. Parou! Ué, o que estaria errado, pensava o garanhão que nunca antes reconhecera um não. Se possível fosse, mais vermelha ela ficaria ao dizer que não estava pronta. Era um eufemismo pra dizer que não estava pensando em trocar as delicadas calcinhas de algodão, com bichinhos e flores, por lingeries sensuais. Não, eu não quero transar. Sim, eu quero casar virgem. Compreensão talvez esperasse.

O espanto, seguido de raiva e logo um deboche. “Virgem, em pleno século 21?!” agora era ela que se surpreendia. Em sua casa estes valores andavam bem na moda e, a despeito das amigas que já não tinham tanto apreço pelo status, ela se orgulhava, no íntimo, de ser virgem. Se hoje todos são livres pra pensar, agir e se vestir como quiser, por que a menosprezam por seus valores? Era um contra-senso na sua cabeça. Como assim tinha que respeitar as maiores maluquices de todos e ninguém respeitava sua decisão? Então não era num mundo livre que vivia e sim numa disfarçada e opressora ditadura onde só valiam bebedeiras, drogas, prostituição e orgias as mais impronunciáveis. Sexo não era opção, era obrigação de todos, pouco importando se mal entrados estivessem na puberdade!

“Desce do carro!” era o príncipe virando sapo, bem ali na sua frente. A carruagem era de novo abóbora, os sapatinhos se esfarelavam em seus pés. Nem eles restaram para lembrar da magia. Não era vergonha, nem decepção. No curto caminho pra casa nem deu tempo de processar o que era. Talvez medo. Não dele, imagine. Dele sentia uma mistura de repulsa com pena. Ah, o que é a vida sem o encanto! Era medo talvez de não poder mais sustentar o que acreditava, de defender o que valia a pena. Medo por todos que ainda a ridicularizariam e por não saber ao certo quanto tempo aguentaria a pressão. Medo de perder seu bem mais precioso e vê-lo entregue nas mãos de qualquer um pra ser aceita. Um terrível e pesado medo em viver num totalitarismo cruel onde não pudesse ser respeitada só porque tinha um sonho, um valor: casar virgem. 

Fabiana Bertotti - Meu Cantinho