quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Como vão votar os adventistas nos Estados Unidos?


Uma amostra aleatória de professores e funcionários em escolas e universidades adventistas do sétimo dia nos Estados Unidos revela que eles estão tão divididos e confusos como o público em geral. Adventistas claramente não têm uma visão política bem definida, pelo menos sobre as questões quentes do ano da eleição. 

Cerca de 28 por cento dos entrevistados se identificam com o Partido Republicano, 38 por cento com o Partido Democrata e um terço são independentes. Perguntado sobre como eles votaram em 2008, 59 por cento disseram que votaram em Barack Obama, 36 por cento em John McCain e cinco por cento em outros candidatos. Não muito diferente do resultado da votação geral para a nação. 

Nove em cada dez entrevistados indicaram que pretendem votar em novembro. Questionado sobre as questões mais importantes que irão moldar o seu voto, 71 por cento escolheu a saúde, 69 por cento a economia, 56 por cento a educação, 55 por cento o trabalho, 50 por cento o déficit orçamental federal e 45 por cento os impostos. Várias outras questões foram consideradas importantes, mas com números bem menores. 

Um total de 77 por cento se opõem a qualquer lei que permita igrejas fazerem campanha para candidatos políticos e esta visão reflete uma posição adventista de longa data sobre a separação da Igreja e do Estado. Talvez o mais surpreendente, 72 por cento se opõem à continuação dos cortes de impostos para os ricos introduzido por George Bush quando ele era presidente. E 69 por cento se opõem às guerras no Iraque e no Afeganistão. 

Uma maioria (55 por cento) se opõem ao financiamento do governo para os serviços sociais prestados por organizações baseadas na fé, apesar do fato de que as instituições que os empregam, todas obterem quantidades significativas de financiamento da educação no âmbito de acordos semelhantes. 

De particular interesse são as atitudes sobre as posições de adventistas históricos a respeito do serviço militar. Uma pequena maioria de adventistas se opõem aos que servem como combatentes nas forças armadas, enquanto 22 por cento realmente são a favor. Ao mesmo tempo, quase dois terços (64 por cento) apoiam reduções significativas nos gastos militares do governo dos EUA. Ao perguntar especificamente sobre a justificação moral para a guerra, apenas oito por cento disseram que acham que a maioria das guerras são moralmente justificadas, enquanto 68 por cento disseram que raramente são justificadas e 15 por cento disseram que nunca são moralmente justificadas. Parece que os pontos de vista dos adventistas americanos migraram da posição da paz da igreja (Menonita), realizada na fundação da denominação, para uma posição mais próxima à da teologia católica da "guerra justa". 

Saúde tem sido um foco importante para os adventistas. A grande maioria (59 por cento) é a favor de que se estenda o seguro de saúde a todos os americanos. Também pode ser relacionado a quase dois terços (63 por cento) os que são a favor de financiamento do governo para a pesquisa médica com células-tronco. Perguntado especificamente sobre Obamacare, quase metade (48 por cento) o apoia, um pouco mais de um terço (38 por cento) se opõem a ela e 14 por cento não se posicionaram. 

Perguntado se é de responsabilidade do Governo Federal, dar a certeza de que todos os americanos tenham cobertura de saúde, 54 por cento responderam "sim" e 38 por cento disseram "não". Em resposta a uma pergunta sobre a recente decisão do Supremo Tribunal em defesa do Obamacare, 56 por cento disseram que era uma coisa boa, 27 por cento disseram que era um má decisão e 17 por cento não deram opinião. 

Aborto é um tema quente entre os cristãos na América e a opinião adventista é claramente influenciada por alguns dos debates que ouviram ao seu redor. Um terço acredita que o aborto deveria ser inteiramente de escolha da mulher, 52 por cento acreditam que é aceitável em casos de estupro e incesto, ou quando há uma ameaça à vida da mãe. Outros nove por cento se opõem ao aborto em qualquer circunstância e cinco por cento ainda não tem certeza sobre o que pensar sobre este tema. 

Perguntado sobre como reduzir a dívida federal, 45 por cento são a favor de aumento de impostos, 43 por cento se opõem a qualquer aumento de impostos e 12 por cento não têm certeza. Cortes de gastos são mais populares, a favor com 82 por cento, com oposição de apenas nove por cento, com outros inseguros nove por cento. 

Os entrevistados para esta pesquisa têm altos níveis de participação cívica. No ano passado, 60 por cento trabalhou em algum tipo de projeto comunitário, 48 por cento eram membros de um clube de serviço ou outra organização cívica, e 30 por cento contactaram um funcionário público sobre algum problema ou preocupação. 

A pesquisa teve uma amostra de 617 entrevistados, e incluiu todos os colégios e universidades adventistas nos Estados Unidos. Ele foi concebido e realizado por uma equipe de professores da Universidade Andrews e da Universidade Adventista de Washington, presidida por John Gavin, que tem compromisso acadêmico em ambas as instituições. Um relatório completo está sendo publicado no Spectrum, o maior periódico para acadêmicos adventistas.

Dia da Reforma Protestante - 495 anos


Para alguns, Lutero é um ogro que destruiu a unidade da Igreja Católica Romana, uma besta selvagem, um monge renegado determinado a acabar com os fundamentos da vida monástica. Para outros, ele é o grande herói que liderou a pregação do evangelho puro de Jesus e da Bíblia, o reformador de uma igreja corrupta.

Em 31 de outubro de 1517, véspera da festa católica de Todos os Santos, Martinho Lutero anunciou suas teses, e o impacto foi tal que a data é apontada como o início da Reforma Protestante.

Poucas pessoas na história do cristianismo têm sido discutidas tão acaloradamente como Lutero. Ele mudou o curso da história pela coragem, desafiando o poder do papado e do império, mantendo pontos de vista contrários à prática e preceitos da religião estabelecida, o catolicismo romano, por serem conflitantes ao conteúdo da Bíblia.

O principal ensinamento do Evangelho contra o qual Lutero se rebelou foi o da penitência. A salvação é graça de Deus e não pagamos nada por isso. A centelha que se acendeu no ex- monge provavelmente veio em 1515, quando Lutero começou a dar palestras sobre a carta de Paulo aos Romanos. Como ele mesmo disse, foi logo no primeiro capítulo do livro que Lutero encontrou a resposta às suas dificuldades.

Por conseguinte, o monge passa a comentar sobre sua descoberta: “Senti que nasci de novo e que eu havia sido carimbado para entrar no paraíso. Toda a Escritura teve um novo significado. E desde então 'a justiça de Deus' passou a indescritivelmente doce para mim estava sob um grande amor “.

Lutero parece ter sido um homem relativamente calmo, dedicado aos seus estudos e com lutas espirituais. Sua grande descoberta – ele trouxe uma nova compreensão da Palavra de Deus – não o levou imediatamente a protestar contra a forma como a Igreja Católica Romana ainda compreende a fé cristã. Pelo contrário, o monge dedicado continuou os seus ensinamentos e pastorais e, embora haja evidências de que mostrou sua nova teologia, não tinha intenção de se opor ao que ensinavam no catolicismo romano.

Em 1517, quando Lutero pregou – a forma de se divulgar os fatos na época – suas famosas 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, não tinha a intenção de criar uma turbulência religiosa. Ele anunciou as teses na véspera da festa de Todos os Santos e o impacto foi tal que marcou a data de 31 de outubro, como o início da Reforma Protestante e da reafirmação da palavra Deus.

As 95 teses estão condenadas pela Igreja Católica Romana desde 15 de junho de 1520. Lutero, então, abertamente em conflito com a Igreja Católica Romana, foi excomungado no início do ano seguinte. O papa Leão X exigiu que Lutero se retratasse pelo menos de 41 de sua teses, mas o monge alemão, já famoso em toda a Europa, rejeitou publicamente. Foi o último passo para o que se tornaria a Reforma Protestante.

Propaganda de bar põe 'Jesus e Maria' na cama

O bar Chapel, em Auckland (Nova Zelândia), resolveu provocar na comemoração dos seus sete anos de vida noturna. 

A propaganda, assinada pela agência Ogilvy New Zealand, mostra o que seriam ”Jesus” e “Maria” na cama, depois de uma suposta noite de prazer.

Esta não é a primeira vez que o Chapel usa imagens sagradas. Em outras campanhas polêmica, o restaurante pintou em copos as imagens de Jesus e Maria com pizzas como se fossem halos sobre a cabeça e já imprimiu o cardápio como se fosse uma escritura sagrada.

E tem dado certo. O Chapel vem arregimentando muitos clientes e gozando de fama em Auckland.


Nota: Mais uma dentre muitas outras blasfêmias que temos visto ultimamente.

Deve um cristão comemorar o Halloween?

A maioria das pessoas consideram o Halloween como uma festa inofensiva para os seus filhos, que lhes permite ter uma noite de “fantasia e diversão.”

Mas será que este padrão é válido para os cristãos? Vestir-se como fantasmas, demônios e bruxas “não é grande coisa”? Ou fazer isto é estar glorificando e dando poderes a Satanás?

Se temos verdadeiramente empenhado nossos corações e nossas vidas a Cristo, nós devemos nos propor a estarmos separados do mundo, como pessoas que procuram refletir a bondade e o amor de Deus. 

O apóstolo Paulo em Filipenses 4:8 aconselha os cristãos a preencherem continuamente suas mentes com o que é bom. Um olhar cuidadoso e honesto sobre o Halloween revela que pouco ou nada é bom nesta festa. Pelo contrário, é um dia que aponta para o satanismo, para o medo, e para a gula.
"Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo?" (2 Coríntios 6:14-15)
Embora a palavra Halloween signifique “santo ou noite sagrada”, a história mostra que nada poderia estar mais longe da verdade do que esta festa. Halloween é claramente uma relíquia dos tempos pagãos, e ela nunca refletiu nenhuma verdade ou virtudes cristãs.

Os costumes ligados ao Halloween estão comumente ligados a uma festa celebrada pelos sacerdotes druidas, das tribos Celticas que ocuparam o norte e oeste da Europa. Esta festa, que remonta muitos séculos antes de Cristo, começou em 31 de outubro de cada ano e foi chamada de festival de Samhain, o senhor da morte.

Como parte de sua adoração à Samhain, os sacerdotes druidas construíram grandes fogueiras nas quais tanto seres humanos como animais eram sacrificados. Esta prática bárbara continuou abertamente durante centenas de anos, até Roma conquistar a Bretanha e bani-la.

Anos se passaram, e Roma continuou a conquistar novos territórios aumentando seu poder. O povo de cada nação conquistada não só eram obrigados a tornarem-se cidadãos de Roma, como também se tornarem membros da Igreja Romana. Como você pode imaginar, estes novos “convertidos” pouco se importavam com o cristianismo e continuaram tenazmente agarrados as suas amadas práticas pagãs.

Portanto, uma vez que a Igreja Romana não foi capaz de fazer as pessoas abandonarem os seus festivais pagãos, ela decidiu então “santificar” alguns deles. A celebração druida em honra ao senhor da morte tornou-se o Dia de Todos os Santos, e passou a ser observado por todas as igrejas.

Oficialmente, ela foi proclamada como um dia para se homenagear todos os santos que tinham morrido, conhecidos ou desconhecidos. Mas, na prática, permaneceu o que era verdadeiramente, uma festa pagã do “Dia dos Mortos”.

Ao longo da sua história, o Halloween tem sido lembrado como o momento em que as forças sobrenaturais do mal prevalecem. Anton Lavey, autor de “A Bíblia Satânica” e sumo sacerdote da Igreja de Satanás, diz que o Dia das Bruxas é considerado pelos satanistas e ocultistas o mais importante dia do ano. Ele diz que, nesta noite, a magia e o poder chegam a seu nível mais alto de potência, e que qualquer bruxa ou ocultista que tenha tido dificuldade com algum feitiço ou maldição normalmente podem alcançar o sucesso em 31 de outubro, porque Satanás e os seus poderes estão no auge nesta noite..

Os adivinhos também acreditam alcançar os mais altos poderes no dia de Halloween, uma vez que as pessoas ficam ansiosas para saber o que pode acontecer a elas no próximo ano. Ainda hoje, as previsões de videntes e astrólogos são liberadas logo após o Halloween.

Claramente, os ritos e símbolos deste feriado revelam que este é um dia que glorifica a Satanás. Olhe ao seu redor. Ainda q 31 de outubro esteja distante, você provavelmente poderá ver evidências de que se aproxima o Dia das Bruxas. Fotos de fantasmas, demônios, gnomos, esqueletos, abóboras e máscaras de diabo aparecem nas vitrines das lojas em toda a parte. Filmes de terror são promovidos na televisão e nos cinemas, livrarias passam a dar mais ênfase aos livros que lidam com assuntos sobre a morte e o oculto.

Como cristãos, não devemos estar associados às coisas de Satanás. Cristo nos diz que :
“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro…” (Mateus 6:24)
"Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação." (2 Timóteo 1:7)
Desde o seu início, a festa de Halloween tem jogado sobre o medo que as pessoas sentem. Os celtas acreditavam que na noite de 31 de outubro, demônios, bruxas, e os espíritos de todos aqueles que tinham morrido perambulavam livremente. A maioria das pessoas tinham medo de sair de suas casas nesta noite. Aqueles que tinham realmente que sair usavam máscaras grotescas e fantasias aterrorizantes. Eles acreditavam que se eles estivessem horríveis o suficiente, os espíritos iriam pensar que eram um deles e não lhes fariam qualquer mal!

Como percebemos, o medo faz parte das grandes e modernas comemorações do Halloween. Decorações sombrias, filmes de terror, e casas mal-assombradas causam uma sensação muito real sobre as crianças pequenas. É alguma surpresa a quantidade de jovens que têm tido pesadelos ou estão com medo de ficarem sozinhos no escuro? Satanás se delicia em preencher as mentes das pessoas com pensamentos de medo, morte e destruição. É uma tática que ele tem utilizado durante séculos para manter a humanidade sob o seu controle.

Deus, por outro lado, deseja dar a paz a Seus filhos. Ele não quer que sejamos paralisados pelos nossos medos. Cristo morreu para nos livrar do pavor da morte.
"Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo, e livrasse todos que,pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida." (Hebreus 2:14-15)
"Portanto, quando vocês comem, ou bebem, ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus." (1 Coríntios 10:31)
Vários dias antes da festa começar, os sacerdotes druidas iam de casa em casa exigindo alimentos ou outros itens que pudessem utilizar em seus cultos a Samhain, o senhor da morte. Se um aldeão se recusasse a dar aquilo que eles queriam, o sacerdote lançaria uma maldição demoníaca sobre a casa. Esta não era uma vã ameaça, geralmente alguém da casa morria no decorrer do ano. É a partir desta prática abominável que o nosso presente detrick-or-treat “Travessuras ou gostosuras” evoluiu.

Embora seja verdade que trick-or-treat “Travessuras ou gostosuras” já não é mais essencialmente sobre maldições, trata-se de gula. As crianças vão de casa em casa, a mercearia enchendo sacolas com doces e, em seguida, voltam para casa com seu grande tesouro consumindo grandes quantidades destas gostosuras.

Mesmo esse elemento do Halloween, que pode parecer inofensivo em comparação aos outros, em nada glorifica a Deus. A Bíblia diz que o corpo é o templo do Espírito Santo. Não devíamos poluir o templo com alimentos que embotem nossas percepções de Deus e nos leve para longe dEle.
"E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as." (Efésios 5:1)
Satanás fica sem dúvida jubiloso ao ver uma grande parte da “nação cristã”comemorando um feriado em sua homenagem, como algo que fosse um inofensivo divertimento. Será que por nossa negligência, estamos contribuindo para o extraordinário poder que Satanás parece ter no dia 31 de outubro?

Não importa quão excitante ou divertido que possa parecer, nenhuma festa de Halloween é para ter cristãos participando. Se verdadeiramente buscamos glorificar a Deus, então como é que podemos dedicar um dia do ano para adorar Satanás? Nós não podemos !

A Bíblia diz:
"Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;" (1 Pedro 2:9)
Este texto é uma tradução do artigo: Should Christians Celebrate Halloween? by Debra J. Hicks, publicado no site Amazing Facts. 

Crédito da Tradução: Sétimo Dia

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Milhões de adventistas farão movimento de oração em 2013

Wiliane Marroni
Líder do Ministério da Mulher DSA
Em 2013, os mais de dois milhões de membros adventistas sul-americanos vão se dedicar, durante dez dias, para interceder por vários motivos e pessoas. De 28 de fevereiro a 09 de março, a ideia é que adventistas e amigos estejam unidos para orar por assuntos como a condição espiritual, confissão, perdão, busca do Espírito Santo, entre outros assuntos.

No dia 9, um sábado, a ideia é que haja programas especiais com oração e jejum durante pelo menos dez horas seguidas. “Sugerimos que as pessoas realizem tendas de oração junto à comunidade, façam programas com louvor e estudo da Bíblia também na igreja, que se orem pelos vizinhos, enfim, atividades de motivação para marcar bem essa data”, explica Wiliane Marroni, coordenadora sul-americana do programa. 

“Se nós cremos em comunhão como um elemento importante para o desenvolvimento de nossa fé, precisamos nos envolver fortemente com isso e colocar em prática esse tipo de projeto”, ressaltou o pastor Erton Köhler, líder sul-americano da Igreja Adventista do Sétimo Dia, aos mais de 120 líderes de oito países sul-americanos na manhã desta segunda-feira, 29.

O programa dos dez dias de oração e jejum é a primeira de uma série de estratégias para crescimento espiritual dos membros e amigos dos adventistas. Além dos temas gerais propostos, a ideia é que, em cada congregação, a comunidade local interceda por suas próprias necessidades.

Semana Santa – Os dias de oração e jejum serão uma antecipação para dois outros programas que foram apresentados na sequência. É o dia 23 de março, considerado o Dia dos Amigos de Esperança, quando as mais de 20 mil congregações adventistas abrirão suas portas para receber de uma maneira especial pessoas que simpatizam com a denominação e querem aprender mais sobre a Bíblia Sagrada e sobre Deus. 

No dia seguinte, começa o tradicional programa de Semana Santa com o tema Marcas de Esperança que mensagens especiais sobre a morte de Jesus Cristo. Mais uma vez, a exemplo do que aconteceu em 2011, os adventistas incentivam se reunirão para compartilhar essas mensagens nas casas e somente nos últimos três dias da semana a programação deverá ser feita nas igrejas. 

Equipe ASN, Felipe Lemos - Portal Adventista

“Prefiro morrer cristã do que sair da prisão muçulmana”

Condenada a morte desde 2010, a paquistanesa Asia Bibi continua aguardando a decisão final para saber se será ou não enforcada por cometer o crime de blasfêmia. A cristã de quase 40 anos se envolveu em uma discussão religiosa com mulheres muçulmanas quando saia do trabalho.

Suas colegas tentavam forçá-la a voltar a servir Ala, mas Asia rebateu usando frases que foram entendidas como ofensivas: “Jesus está vivo, mas Maomé morto. O nosso Cristo é o verdadeiro profeta de Deus. Maomé não é real. Jesus morreu na cruz pelos pecados da humanidade, e Maomé, o que fez por vocês?”.

A polícia foi chamada e em 8 de novembro de 2010 Asia Bibi se tornou a primeira mulher a ser condenada à pena de morte por enforcamento no Paquistão, um crime que já condenou 45 pessoas nos últimos anos sendo que 43 destes já foram executados.

Há poucas informações sobre Asia, também chamada de Aasiya Noreen, mas o Portas Abertas relembra que duas pessoas já morreram por tentar defendê-la da morte, entre elas o Salman Taseer, muçulmano liberal, ex-governador da província de Punjab, ele foi assassinado pelo seu guarda pessoal depois que se manifestou em defesa da mulher.

O site Portas Abertas pede para que os cristãos enxerguem Asia Bibi não como uma mulher condenada, mas como uma esposa, mãe que está proibida de conviver com sua família. “Asia não é apenas uma pobre figura atrás das grades. Ela é uma mulher, uma esposa, uma mãe, uma irmã, e uma filha. A Igreja que ora por ela precisa se lembrar que ela é uma mulher real, e que tudo o que enfrenta no seu cotidiano é real”.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Estilo de Vida Cristã Adventista - Novo Documento

Os membros da Comissão Diretiva aprovaram, na tarde deste domingo, 28, um documento intitulado Estilo de Vida Cristã Adventista. 

O objetivo do documento é o de deixar registrado o caminho espiritual que os adventistas do sétimo dia entendem que seja o desejado por Deus para seguir conforme a Bíblia Sagrada. 

“Quando você olha para os últimos acontecimentos do mundo, você consegue enxergar uma igreja mais alinhada com o comportamento geral da sociedade ou mais diferenciada?”, questionou o pastor Erton Köhler, líder sul-americano adventista. As congregações adventistas estão sendo motivadas a apresentar, dia 9 de março de 2013 (dia especial de jejum e oração), um vídeo que apresenta o conteúdo do documento lido por diferentes líderes adventistas.

O pastor Reinaldo Siqueira, que redigiu o documento, explicou que procurou enfatizar a essência da missão adventista e apresentou os conceitos bíblicos que embasam o texto. Na introdução, foi dito que “isso pressupõe que um estilo de vida específico, ordenado por Deus, é um aspecto importante no cumprimento da missão do mensageiro profético que prepara a vinda do Senhor”. 

O material terá duas versões: uma para os adultos e outra para os adolescentes com uma linguagem mais apropriada para a faixa etária. O documento foi elaborado a partir das orientações sobre o tema que aparecem no próprio Manual da Igreja Adventista do Sétimo Dia e esteve sob a coordenação dos pastores Bruno Raso, vice-presidente sul-americano adventista, e pastor Reinaldo Siqueira, reitor do Seminário Adventista Latino Americano de Teologia (SALT).

São pelo menos oito áreas com destaque nesse material do Estilo de Vida Cristã Adventista: vida de santificação, crescimento espiritual, pureza moral, recreação e mídia, vestuário, joias e ornamentos, sexualidade humana e saúde. No trecho que fala de recreação e mídia, por exemplo, é sugerido que “o cristão deve evitar livros e revistas, programas de rádio, televisão, internet ou qualquer outro tipo de mídia, jogos ou equipamentos modernos cujo conteúdo possa poluir mente e coração”. 

Ainda sobre a mesma temática de recreação e mídia, a definição do que pode poluir é tudo aquilo que “induza ao mal e promova violência, desonestidade, desrespeito, adultério, pornografia, vícios de toda sorte, descrença, uso de palavrões e linguagem obscena, entre outras coisas”.

O documento recomenda que alguns lugares públicos são considerados inadequados para o cristão adventista como estádios esportivos, teatros e cinemas. A base para tal declaração está na Bíblia Sagrada e mesmo em ensinamentos detalhados em vários livros de Ellen White. Também afirma, falando de comportamento referente a vestuário, que “o cristão deve se vestir com modéstia, decência, bom-senso, evitando a sensualidade provocativa tão comum da moda, e sem ostentação de ouro, pérolas ou pedras preciosas, ou vestuário dispendioso”. Em breve, assim que passar por uma última revisão dos líderes sul-americanos, o documento será disponibilizado em formato eletrônico. 

Equipe ASN, Felipe Lemos - Portal Adventista

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Jovens adventistas falam sobre virgindade no Jornal Hoje

Giovanna e mais quatro amigas resolveram se guardar para o casamento. 
Elas acreditam que o sexo deve ser feito apenas com uma pessoa.

Giovanna Bonilha tem 21 anos e cursa o terceiro ano de Publicidade na Universidade Adventista de São Paulo. Lá o sistema é de internato e a jovem mora com mais quatro amigas, todas virgens.

Segundo ela, a vontade de esperar pelo casamento para ter relações sexuais é uma questão de “princípio e religião”.

Sempre que as garotas se reúnem para conversar, o assunto surge e acaba virando motivo de risada, pois todas têm seus desejos e impressões sobre como será a relação, mas nenhuma delas tem experiência.

Veja o vídeo e conheça Giovanna Bonilha e sua amiga Nina Amado.

Fonte: Jornal Hoje

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Dia do Pastor e das Vocações Ministeriais 2012



No próximo sábado, 27 de outubro, os pastores das igrejas e grupos adventistas em oito países da América do Sul serão homenageados. O dia do pastor é comemorado todos os anos sempre no quarto sábado de outubro. O objetivo desta data é dar aos membros da igreja a oportunidade de manifestar amizade e reconhecimento para a pessoa que aceitou dedicar a vida ao trabalho de liderar e servir a igreja.

Um pastor com paixão ama Jesus, depende dEle e pode dizer como o apóstolo Paulo: "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim" (Gálatas 2:20).

Neste dia especial, valorizemos e oremos por nossos pastores.

Abaixo seguem sugestões de mensagens para homenagear o seu pastor:

Feliz Dia do Pastor
A grande responsabilidade do Ministério,
Os inúmeros problemas para resolver,
As críticas, as noites mal dormidas...
Tudo isso não é o suficiente para te fazer desistir do teu maior sonho: 
Levar as ovelhas a Cristo. 

Parece injusto desejar-te um feliz dia do pastor, quando seu ministério é dia-a-dia. 
Queremos de forma especial, relembrar os bons momentos que pastoreou essa Igreja e a importância de seu ofício. É por isto que você merece esta homenagem hoje e sempre por aquilo que Deus fez você para ser. E por aquilo que você faz... revelando Jesus ao Rebanho.

Querido Pastor!
Hoje é um dia especial. É um dia para recordar decisões, vitórias, para lembrar também das falhas e aperfeiçoar as qualidades, para renovar votos, para curtir o tempo que passou, para relembrar bons momentos, para sorrir ou chorar...
Mas acima de tudo, hoje é o dia de saber que você foi escolhido por Deus!
Toda a história de sua vida, todos os momentos, as oportunidades, em todas as noites difíceis e também nas mais tranquilas, Deus esteve presente. 
Ele sabe quem é você. Conhece-o desde o ventre. Sempre teve um plano para você!
E Jesus morreu por você... Ele disse “Eu Sou o bom Pastor. O bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas...”. 
Querido pastor, nunca esqueça que apesar de ser pastor, você também é ovelha. E o seu Pastor é alguém maravilhoso e benigno. O seu Pastor é tardio em irar-se e guiará você por veredas tranquilas. Parabéns Pastor! Que a alegria deste chamado brilhe mais e mais em seu coração. E que outras ovelhas sintam a influência positiva de uma vida transformada. Não por esforços humanos, mas pelo seu grande amigo Jesus!
Estamos com você! Conte conosco nesse ministério especial.
Com carinho,
A Igreja.

Oração pelo Pastor
Graça te damos, ó Deus, porque temos um pastor.
Ensina-nos a perdoar suas faltas, de modo que o ajudemos a carregar a cruz de Cristo.
Dá-lhe um espírito superior, para que não dê curso à maledicência.
Uma resistência moral, para suportar o fardo de apascentar o teu rebanho.
Forças sobre-humanas, para fazer a tua vontade.
Queremos ver-te, Senhor, através do nosso pastor.
Toma-o em tuas mãos, como evangelista, para ensinar que Cristo é a verdade; como pastor, para testemunhar que Cristo é a vida; que ele saiba, pelo poder do Espírito Santo, confortar o aflito, sofrer com o que sofre, abater a soberba dos orgulhosos.
Identifica-o com aqueles sinais de quem permanece em contato íntimo com o Senhor Jesus, a fim de que possamos imitá-lo, como imitador de Teu Filho.
Dá-lhe autoridade para corrigir, sabedoria para dirigir e humildade para servir a todos quantos necessitam.
Que o fascínio da cruz seja a inspiração na alma do Teu servo.
Aumenta a capacidade de dar-se a si mesmo, para a glória do teu nome.
Santifica-o, para que ele seja estímulo perene de energia espiritual, irradiando as belezas do Evangelho da graça e pregando bem alto a lei suprema do amor entre os homens. Por Cristo, Teu Fiho amado, nós te suplicamos. Amém.

Existe alguém
Existe alguém que sendo homem, luta com todas as forças para seguir as pisadas do Grande Mestre para ser semelhante a Ele.
Que se esmera no cumprimento do dever para dar bom exemplo.
Que está sempre pronto a ofertar uma palavra orientadora, e transmitir santos ensinamentos.
Que vibra com o progresso da causa e se emociona quando novos adeptos se unem a ela.
Que procura ficar humilde quando poderia se exaltar.
Que muitas vezes passa noites mal dormidas, preocupado com as responsabilidades que lhe pesam sobre os ombros.
Que quase sempre deixa de desfrutar a companhia da esposa e dos filhos para cumprir a tempo e a hora os compromissos que a causa lhe impõe.
Que muitas vezes é incompreendido, chamado de radical ou desatualizado ao procurar cumprir com zelo às ordens de Seu Mestre.
Que, com o coração pesaroso, muitas vezes, precisa tomar atitudes que não agradam a todos.
Que por ser humano e sensível, muitas vezes sente com tristeza a ausência do afeto e do respeito que alguns lhe negam.
Esse homem é você, querido pastor, que neste dia, sua esposa, filhos e igreja, querem homenagear!

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Mulher adventista é assassinada em Nova York

Vindalee Smith, 38 anos, que frequentava a Igreja Adventista do Sétimo Dia Nova Dimensão, na Rua Winthrop, no bairro de Brownsville, em Nova York, foi encontrada morta na manhã de 20 de outubro em seu apartamento, de acordo com o jornal The New York Times. 

Ela estava grávida de oito meses e programava para se casar no dia seguinte (21 de outubro). De acordo com a polícia, o feto também morreu. Como é rotina em investigações de assassinatos, a polícia procurou o noivo de Vindalee Smith, falaram com ele e não o consideraram um suspeito.

Os investigadores se recusaram especular para os jornalistas sobre o que aconteceu. No sábado, amigos e membros da igreja mantiveram uma vigília em frente à casa de Vindalee Smith. "Eles se abraçaram e oraram," The New York Times declarou. Eles cantaram hinos e falaram com os repórteres. "Quando ela encontrava as pessoas na rua, sempre falava a eles sobre o Senhor", disse Edith Thomas, irmão da igreja. 

O noivo não é, evidentemente, um membro da igreja, de acordo com comentários de amigos. Eles disseram a repórteres que ela conheceu o homem há um ano, e que ela tinha outros quatro filhos, incluindo dois na faculdade. 

Quando os médicos legistas removeram o corpo de Vindalee Smith, perto do pôr do sol, cerca de 100 pessoas cantaram "Amazing Grace". Quando o veículo oficial deixou o cena, eles caminharam até a igreja, a poucos quarteirões de distância. 

A Igreja Nova Dimensão faz parte da Conferência do Nordeste e tem cerca de 375 membros. Elder Ferron Franics é o pastor. 

Esta história foi incluída no noticiário nacional de televisão na noite de domingo. 

Japonês vence leilão da virgindade de brasileira com lance de R$ 1,5 milhão

Com um lance de US$ 780 mil (equivalente a mais de R$ 1,5 milhão), um japonês venceu o leilão online da virgindade da brasileira Catarina Migliorini, 20 anos. O leilão, que faz parte do documentário do cineasta australiano Justin Sisely, foi encerrado nesta quarta-feira.

O japonês foi identificado apenas como Natsuo. Ele bateu lances feitos por brasileiros, americanos, um australiano e um indiano. 

A brasileira e o russo Alexander Stepanov, 21 anos, foram selecionados há cerca de dois anos por Sisely, idealizador de "Virgins Wanted". Ambos estão na Austrália. O documentário, que segue o formato reality show, contará a história dos dois jovens, que terão suas primeiras relações sexuais com o vencedor dos leilões.

A virgindade de Stepanov foi arrematada por "Nene B", do Brasil, que fez um lance de US$ 3 mil (equivalente a R$ 6 mil).

Em entrevista à Fox News em 2011, Sisely disse que os virgens ficarão com todo o dinheiro dos lances, para que ele não possa ser acusado de ganhar dinheiro com a iniciativa. Na mesma entrevista, o cineasta disse não se preocupar com a polêmica. "Considero que isto é arte, não prostituição", afirmou.

Em entrevista ao jornal australiano Herald Sun, Catarina garantiu que não foi pressionada a participar do projeto. "Vou seguir até o fim com o leilão", disse ela. "Espero encontrar alguém depois, porque o leilão é uma oportunidade de negócio, e não uma oportunidade amorosa."

De acordo com as regras do leilão, publicadas na internet, a relação sexual acontecerá até dez dias depois de o vencedor ser definido. Catarina terá de passar por um exame médico que garanta sua virgindade ao comprador.

Por sua vez, o vencedor do leilão terá de passar por um exame médico para mostrar que não possui doenças sexualmente transmissíveis. As regras definem que, durante a relação sexual, o comprador não poderá estar drogado, envolver uma terceira pessoa, beijar a virgem, realizar qualquer fantasia ou fetiche, usar brinquedos eróticos, telefone ou qualquer aparelho de gravação. A duração mínima da relação sexual é de uma hora.

Só uma relação sexual é exigida e nenhuma outra pessoa além do comprador e da virgem poderão entrar no local. Não haverá filmagem deste momento.

Mantenham seus garfos a postos!


Uma jovem, diagnosticada com uma doença terminal, conversou com seu pastor sobre seus desejos para o enterro: a música que seria cantada, os versículos bíblicos a serem lidos, as roupas que vestiria. No final, sem hesitar, revelou um desejo inusitado:

- Gostaria de ser enterrada com um garfo na mão direita.

Questionada pelo pastor, abriu um sorriso e começou a contar: 

- Quando eu era pequena, em todas as refeições em família, alguém sempre se levantava e exclamava: “Mantenham seus garfos a postos!” Isso acontecia quando já estávamos terminando o prato principal. Era a parte da refeição de que eu mais gostava, um sinal de que o melhor estava por vir: uma deliciosa sobremesa! Comíamos um maravilhoso bolo de chocolate, um suculento e enorme pedaço de torta de maçã. Então, quero que no meu velório as pessoas olhem para mim no caixão, vejam esse garfo e fiquem espantadas, ao ponto de perguntarem ao senhor: “Mas por que ela está com um garfo na mão?” E quero que o senhor responda: “Mantenham seus garfos a postos, o melhor está por vir.”

E assim foi feito… 

Naquele funeral, muitos souberam o que a morte significava para essa moça.

“Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida,
somos os mais infelizes de todos os homens.” 
(I Coríntios 15:19)

terça-feira, 23 de outubro de 2012

A “explosão” de megatemplos no Brasil


A inauguração da maior igreja católica do Brasil e possivelmente de todo o continente sul-americano, um projeto do padre Marcelo Rossi, reacende a discussão sobre as megaigrejas no país.

Os megatemplos, que se multiplicam especialmente nas grandes cidades, atraem multidões que só eram vistas em shows musicais e jogos de futebol. Elas podem ser vistas como monumentos que atestam o vigor do cristianismo brasileiro, em especial do segmento evangélico. Do ponto de vista social, refletem o grande desejo de participar que atrai as multidões de fiéis a cada culto ou missa.

Rossi, possivelmente o padre mais famoso do Brasil, quer atrair cerca de 80 mil fieis para as missas na Igreja Theotokos (Mãe de Deus). A estrutura terá 500 banheiros e um estacionamento para milhares de carros e ônibus. Para efeito de comparação, atualmente o mais santuário católico brasileiro é a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, com capacidade para 35 mil pessoas.

“Se Deus está presente onde duas ou três pessoas se reúnem em seu nome, como diz a Bíblia, a sua presença será ainda mais intensa quando se reunirem 30 mil, 50 mil, 100 mil”, afirma o padre cantor. “Os brasileiros precisam de grandes basílicas e catedrais, de lugares imensos para se reunir e rezar”, acredita.

Com o término do santuário “Mãe de Deus”, a Igreja Católica parece retomar a competição que trava no Brasil com as Igrejas pentecostais para ver quem reúne mais gente.

“Erguer uma igreja grandiosa é uma forma para se impor às outras denominações religiosas e demonstrar que somente aqui você encontra Deus”, explica Brenda Carranza, socióloga da PUC-Campinas.

Investimento caro

É difícil calcular o quanto de dinheiro está sendo investido nesse tipo de empreendimento. Calcula-se que o templo do padre Marcelo custou mais de R$ 50 milhões. A empreiteira Sobrosa está construindo o Templo do Rei Salomão, da Igreja Universal do Reino de Deus, ao custo aproximado de R$ 350 milhões.

A obra de 74 mil metros quadrados, e que só deverá ficar pronto em 2014, terá colunas com quase o dobro da altura do Cristo Redentor, capacidade para mais de 10 mil pessoas sentadas, vagas para 1,2 mil veículos e será totalmente revestido de pedras importadas de Israel.

A cidade de São Paulo já tem outros templos gigantes, como a sede nacional da Igreja Deus é Amor, com capacidade para receber mais de 60 mil pessoas (metade sentada). Perto dali, a Assembleia de Deus está construindo uma espécie de ginásio para abrigar cerca de 10 mil fieis por culto. A fachada de vidro promete ser o destaque do projeto, que deve servir também para a realização de convenções estaduais da denominação.

A cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo, abriga a maior igreja evangélica do país, da Igreja Mundial do Reino de Deus, com capacidade para 150 mil pessoas. Mesmo assim, ainda perde para a Winners Chapel (Capela dos Vencedores) da Nigéria, com capacidade para 250 mil, considerado a maior igreja do mundo.

Brasil afora

Mas outros imponentes lugares de culto estão sendo construídos ou planejados para quase todas as capitais. O fato de o país viver um bom momento econômico tem influenciado esse tipo de investimento.

Por exemplo, em Recife, a Assembleia de Deus está construindo um templo capaz de reunir 30 mil pessoas. Em Belo Horizonte existe o projeto (para até 2014) da Catedral Cristo Rei, capaz de reunir 25 mil fieis católicos. Na mesma cidade, a igreja Batista de Lagoinha tem um projeto para um novo templo com capacidade para mais de 30 mil.

O “fenômeno” dos templos gigantes começou na década de 1970, nos Estados Unidos. No Brasil, começou uma década mais tarde, quando as igrejas evangélicas começaram a comprar cinemas desativados, com capacidade para até 2 mil pessoas. Na década de 1990, surgiram os primeiros espaços chamados de megaigrejas, como a Catedral Mundial da Fé, sede da Igreja Universal do Reino de Deus, no Rio de Janeiro, que abriga 15 mil fiéis.

Efeitos sobre a fé

Brenda Carranza, que é autora de um livro sobre cristianismo midiático entende que: “Com os megatemplos, a Igreja, seja evangélica ou católica, mostra de forma simbólica que não é um movimento religioso efêmero. E, depois, a fé cristã não existe para ser vivida apenas individualmente”.

Contudo, o sociólogo da religião, Ricardo Mariano, é categórico ao afirmar que essa estratégia pode fazer com que as pessoas percam o “senso de comunidade”. Uma das explicações para a Igreja Universal do Reino de Deus ter experimentado um decréscimo de cerca de 10% no número de adeptos nos últimos anos é que seus megatemplos e redes de TV desfavorecem uma “sociabilidade fraterna e comunitária”. 

As informações são de Folha de SP, Revista Época e Diário de Maringá.

Fonte: Gospel Prime

Troque Halloween por Jesusween


Halloween – noite sagrada (hallow evening, em inglês) é celebrado entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e o nascer do dia 1° de novembro. A tradição diz que o mundo dos vivos e o mundo dos mortos se uniam em uma coisa só (veja aqui mais detalhadamente sua origem). Por isso a imagem mais comum é a de fantasmas, bruxas e monstros indo de casa em casa pedindo comida. 

Com o tempo, a comida servida deu lugar aos doces que as crianças vestidas de monstros pedem ao longo da noite. A comemoração do Halloween foi se popularizando e hoje já é lembrada em vários países, inclusive no Brasil.

Um grupo cristão canadense tenta mudar a história, incentivando as pessoas a doarem Bíblias e presentes cristãos como “uma forma amigável de lembrar às crianças que Jesus venceu a morte." Por isso o nome da festa para eles deveria ser Jesus Ween [um trocadilho com win, vencer em inglês]. 

O projeto Jesus Ween foi criado pelo pastor Paul Ade, que vive em Calgary, Canadá. Ele tem feito seminários em diversas igrejas da América do Norte tentando mobilizar cristãos de todas as denominações a levarem a sério essa iniciativa.

Desde 2002, mais de um milhão de presentes cristãos foram dados a vizinhos, estranhos e amigos em 31 de outubro. O Projeto Jesus Ween atua nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, África e Brasil.

Mais informações no Facebook e o no site Jesus Ween

Easy Life - A Nova Ditadura

Vou te contar um coisa, mas é meio segredo ainda, tá? Já reparou que vivemos no império do fácil? É verdade, não é coisa da minha cabeça! Meus pais me criaram com alguns princípios que para eles são fundamentais e um deles é: trabalho duro. Aprendi que não há sucesso sem trabalho e trabalho árduo, diga-se. Mas isto parece ser mesmo coisa do passado ou de gente desatualizada. 

Minha mãe, por exemplo, me fazia comer vegetais crus e mastigá-los bem antes de engolir. Já mastigou cenoura e beterraba crus? Dá o maior trabalho! Nem preciso dizer que na minha casa de infância não tinha controle remoto, nem nada que facilitasse muito nossa simples existência. Muito ultrapassado.

Hoje a tônica é: faça o mínimo e ganhe o máximo. Está em tudo quanto é livro e “vareia” das dietas ao empreendedorismo. Outro dia um livro me chamou a atenção propondo ficar rico trabalhando apenas 4 horas por semana! Tem também os manuais que ensinam como ter o casamento dos sonhos, de maneira fácil. A comida, bem, a comida é a mais fácil que tem. Tudo branco, refinado, cheio de açúcar e gordura para ficar molinho. Daí você mastiga menos, seu corpo gasta menos energia para processar… o excesso de sabores também segue nesta linha, assim você é superexcitado sem fazer esforço algum de percepção. Comer legumes crus e alimentos integrais, definitivamente não combinam com este estilo muito easy.

Este foi o nome que dei. Achei mais bonito em inglês, parece importante, né?! É a Easy Life, a nova ditadura. Meu marido achou mais bonito italiano Vita Facile, mas não gostei. Achei mais fácil na língua dos yankees mesmo. É um movimento sorrateiro, inventado sei lá por quem, mas aderido por quase todos nós. Aí, como sou meio rebelde, resolvi que vou cair fora. Mas é difícil, já vou avisando. No Easy Life você não constrói ou nutre relacionamentos, você usa as pessoas e quando elas incomodam, joga fora. Também é altamente condenável fazer esforços honestos para vencer na vida, o esquema é usar de métodos fáceis, ainda que duvidosos, sem falar que esta história de êxito é muito trabalhosa, então a maioria fica com a mediocridade mesmo.

Mas se você é do tipo que adora fast food, controle remoto pra tudo, carro até para ir à esquina, não aguenta uma conversa séria e estudar ou trabalhar horas a fio, ou ainda ama ficar largado no sofá sob domínio da TV e internet, não se preocupe, na verdade você está mais adequado ao status quo do que imagina. É só não se esforçar e fazer exatamente isto: nada. É que eu sou meio revoltadinha mesmo, sabe, por isto que dei nome ao movimento e estou num esquema secreto para tentar cooptar alguns adeptos. Estou começando lentamente para não levantar suspeitas e se você se interessou comece desligando a TV por alguns dias, entrando de cabeça numa leitura boa e comendo alguns vegetais crus que dão trabalho. É quase uma rebelião de guerra, hein, então cuidado para não levantar suspeitas, ok? Câmbio, desligo.

Fabiana Bertotti - Meu Cantinho (Título Original: Nova Ordem Mundial)

Nota: Fabiana Bertotti é autora do livro "Submissa? Todos têm um dono". Imagine todas aquelas perguntas que você tem vergonha de fazer? Sexo, vaidade, relacionamentos, conduta cristã e os pecados mais escondidos! Tem de tudo num texto leve e descontraído cuja última palavra é sempre a da Bíblia. Para adquiri-lo clique aqui.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

22 de Outubro - O Grande Desapontamento



Por volta de 1840, muitos pregadores pelo mundo estavam proclamando que Jesus estava para voltar. O pesquisador Le Roy Edwin Froom indica que entre esses pregadores, de várias denominações cristãs, havia brancos, negros, mulheres e até mesmo crianças. Houve uma garota do campo na Europa que atraiu de três a quatro mil pessoas ao pregar sobre o fim do mundo. Grande foi o impacto que ela exerceu na vida de muitos.1

Nos Estados Unidos, foi a pregação e os escritos de Guilherme Miller, um fazendeiro que se tornou pregador, que despertou a paixão tanto de crentes quanto de descrentes. Miller e seus associados proclamavam a seguinte mensagem: “Assim como o primeiro advento de Jesus Cristo foi predito em Daniel 9, Seu segundo advento é identificado em Daniel 8:14. Visto que a terra deve ser o ‘santuário' a ser ‘purificado', isso vai acontecer por meio do fogo quando Jesus voltar. Começando com 457 a.C., a profecia dos 2300 dias/anos de Daniel 8:14 culminará ao redor de 1843-1844. Jesus virá outra vez por volta desse tempo. Portanto, prepare-se para encontrá-Lo! Sua volta será um evento literal e visível que precederá o milênio.” Essa era a essência da proclamação milerita.

Vinte e dois de outubro de 1844 foi finalmente estabelecido como o dia em que a profecia terminaria. Aquele era o dia em que a terra seria purificada pelo retorno de Jesus. Milhares de mileritas, vários milhares, aguardaram pacientemente, fervorosamente, até que o dia chegou. Então eles esperaram o dia inteiro, mas Jesus não veio, deixando-os profundamente desapontados. Eles foram forçados a admitir que alguma coisa havia saído errado.

Uns poucos dentre os desapontados estudaram as Escrituras ainda com mais fervor. Não demorou para que aprendessem que embora a data de 22 de outubro de 1844 estivesse correta, o evento estava errado. Esses crentes entenderam que o santuário a ser purificado não estava na terra, mas no céu. Jesus havia entrado no santo dos santos do santuário celestial para dar início a Sua obra de julgamento. Como Ellen White mais tarde declarou: “O assunto do santuário foi a chave que desvendou o mistério do desapontamento de 1844.”2

Ángel Manuel Rodríguez comenta: “Tendo completado na terra a obra para a qual viera (João 17:4, 5; 19:30), Cristo ‘foi elevado ao céu' (Atos 1:11) para ‘salvar definitivamente aqueles que, por meio dEle, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles' (Hebreus 7:25), até que em Sua segunda vinda Ele vai aparecer ‘não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que O aguardam' (Hebreus 9:28). Entre esses dois pólos, a cruz e o glorioso retorno do Senhor, Cristo atua como sacerdote real ‘no santuário, no verdadeiro tabernáculo que o Senhor erigiu, e não o homem' (Hebreus 8:2), o advogado (I João 2:1) e intercessor daqueles que nEle crêem (Romanos 8:34). Como nosso Sumo Sacerdote, Cristo está ministrando os benefícios de Seu sacrifício àqueles que vêm a Ele, um ministério tão essencial à nossa salvação como Sua morte substitutiva.”3

Assim, o grande desapontamento de 22 de outubro de 1844 se tornou uma poderosa mensagem. É verdade que Jesus não veio como os mileritas pensavam. Mas, um pequeno grupo de crentes desapontados descobriram nova luz bíblica – a verdade de que Cristo entrou na fase final de Seu ministério sumo-sacerdotal no santuário celestial, após o qual Ele vai finalmente voltar para redimir Seu povo. Assim nasceu a Igreja Adventista do Sétimo Dia, com sua fé firmemente ancorada no breve retorno de Jesus e com o compromisso de pregar toda a verdade em Jesus. O ano de 1844 é, de fato, importante para o nascimento do adventismo.

Mas, 1844 é de interesse em outras áreas também. Movimentos surpreendentes e destrutivos à fé surgiram no panorama mundial na mesma época, formando um cenário de desafio e urgência para a proclamação adventista, e chamando os habitantes do mundo a olhar para a genuína verdade acerca de Deus e Seu papel no final da história humana (marxismo, dispensacionalismo, evolucionismo, espiritismo moderno).

Deus, em Sua graça e providência, sempre tem levantado um pequeno, mas corajoso, grupo de crentes na Bíblia para descobrir a verdade em sua plenitude e torná-la sua prioridade de missão global e testemunho. Não, 1844 e o surgimento do adventismo não são meros acidentes! São o plano de Deus para manter viva a chama da verdade em meio às trevas de engano que envolveram a história humana por volta da mesma época.

O ano de 1844 e sua grande importância não podem jamais ser minimizados ou esquecidos. O conselho de Ellen White é oportuno: “Ao recapitular a nossa história passada, havendo percorrido todos os passos de nosso progresso até ao nosso estado atual, posso dizer: Louvado seja Deus! Quando vejo o que Deus tem executado, encho-me de admiração e de confiança na liderança de Cristo. Nada temos que recear quanto ao futuro, a menos que esqueçamos a maneira em que o Senhor nos tem guiado, e os ensinos que nos ministrou no passado.”4

1. Veja Le Roy Edwin Froom. The Prophetic Faith of Our Fathers: The Historical Development of Prophetic Interpretation. Washington, D.C.: Review and Herald Publ. Assn., 1954, vol. 4. pp. 443-718 (veja especialmente pp. 699-718).

2. Ellen G. White. O Grande Conflito. 42. ed. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2004. p. 423. 

3. Ángel Manuel Rodríguez. Handbook of Seventh-day Adventist Theology. Hagerstown, Maryland: Review and Herald Publ. Assn., 2000. p. 375.

4. Ellen G. White. Mensagens Escolhidas. 3. ed. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 1987, vol. 3. p. 196.

Salve Jorge - A verdadeira história


Em torno do século III D.C., quando Diocleciano era imperador de Roma, havia nos domínios do seu vasto Império um jovem soldado chamado Jorge de Anicii. Filho de pais cristãos, converteu-se a Cristo ainda na infância, quando passou a temer a Deus e a crer em Jesus como seu único e suficiente salvador pessoal. Nascido na antiga Capadócia, região que atualmente pertence à Turquia, Jorge mudou-se para a Palestina com sua mãe, após a morte de seu pai. Tendo ingressado para o serviço militar, distinguiu-se por sua inteligência, coragem, capacidade organizativa, força física e porte nobre. Foi promovido a capitão do exército romano devido a sua dedicação e habilidade. 

Tantas qualidades chamaram a atenção do próprio Imperador, que decidiu lhe conferir o título de Conde. Com a idade de 23 anos passou a residir na corte imperial em Roma, exercendo altas funções. Nessa mesma época, o Imperador Diocleciano traçou planos para exterminar os cristãos. No dia marcado para o senado confirmar o decreto imperial, Jorge levantou-se no meio da reunião declarando-se espantado com aquela decisão, e afirmou que os os ídolos adorados nos templos pagãos eram falsos deuses. Todos ficaram atônitos ao ouvirem estas palavras de um membro da suprema corte romana, defendendo com grande coragem sua fé em Jesus Cristo como Senhor e salvador dos homens.

Indagado por um cônsul sobre a origem desta ousadia, Jorge prontamente respondeu-lhe que era por causa da VERDADE. O tal cônsul, não satisfeito, quis saber: "O QUE É A VERDADE?". Jorge respondeu: "A verdade é meu Senhor Jesus Cristo, a quem vós perseguis, e eu sou servo de meu redentor Jesus Cristo, e nEle confiado me pus no meio de vós para dar testemunho da Verdade." Como Jorge mantinha-se fiel a Jesus, o Imperador tentou fazê-lo desistir da fé torturando-o de vários modos. E, após cada tortura, era levado perante o Imperador, que lhe perguntava se renegaria a Jesus para adorar os ídolos. Porém, este santo homem de DEUS jamais abriu mão de suas convicções e de seu amor ao SENHOR Jesus. Todas as vezes em que foi interrogado, sempre declarou-se servo do DEUS Vivo, mantendo seu firme posicionamento de somente a Ele temer e adorar.

Em seu coração, Jorge de Capadócia discernia claramente o propósito de tudo o que lhe ocorria: “... vos hão de prender e perseguir, entregando-vos às sinagogas e aos cárceres, e conduzindo-vos à presença de reis e governadores, por causa do meu nome. Isso vos acontecerá para que deis testemunho”. (Lucas 21.12:13). A fé deste servo de DEUS era tamanha que muitas pessoas passaram a crer em Jesus e confessá-Lo como SENHOR por intermédio da pregação do jovem soldado romano. Durante seu martírio, Jorge mostrou-se tão confiante em Cristo Jesus e na obra redentora da cruz, que a própria Imperatriz alcançou a Graça da salvação eterna, ao entregar sua vida ao SENHOR. Seu testemunho de fidelidade e amor a DEUS arrebatou uma geração de incrédulos e idólatras romanos.

Por fim, Diocleciano mandou degolar o jovem e fiel discípulo de Jesus, em 23 de abril de 303. Logo a devoção a “São” Jorge tornou-se popular. Celebrações e petições a imagens que o representavam se espalharam pelo Oriente e, depois das Cruzadas, tiveram grande entrada no Ocidente. Além disso, muitas lendas foram se somando a sua história, inclusive aquela que diz que ele enfrentou e amansou um dragão que atormentava uma cidade...

Em 494, a idolatria era tamanha que a Igreja Católica o canonizou, estabelecendo cultos e rituais a serem prestados em homenagem a sua memória. Assim, confirmou-se a adoração a Jorge, até hoje largamente difundida, inclusive em grandes centros urbanos, como a cidade do Rio de Janeiro, onde desde 2002 faz-se feriado municipal na data comemorativa de sua morte.

Jorge é cultuado através de imagens produzidas em esculturas, medalhas e cartazes, onde se vê um homem vestindo uma capa vermelha, montado sobre um cavalo branco, atacando um dragão com uma lança. E ironicamente, o que motivou o martírio deste homem foi justamente sua batalha contra a adoração a ídolos...

Apesar dos engano e da cegueira espiritual das gerações seguintes, o fato é que Jorge de Capadócia obteve um testemunho reto e santo, que causou impacto e ganhou muitas almas para o SENHOR. Por amor ao Evangelho, ele não se preocupou em preservar a sua própria vida; em seu íntimo, guardava a Palavra: “ ...Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte” (Filipenses 1.20). Deste modo, cumpriu integralmente o propósito eterno para o qual havia nascido: manifestou o caráter do SENHOR e atraiu homens e mulheres para Cristo, estendendo a salvação a muitos perdidos.

Se você é devoto deste celebrado mártir da fé cristã, faça como ele e atribua toda honra, glória e louvor exclusivamente a Jesus Cristo, por quem Jorge de Capadócia viveu e morreu. Para além das lendas que envolvem seu nome, o grande dragão combatido por ele foi a idolatria que infelizmente hoje impera em torno de seu nome.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Desafio Bíblico - Valendo: 1 Milhão de Dólares


Desafio Bíblico

Valendo: 1 Milhão de Dólares (US$ 1.000.000,00), pelo câmbio oficial e do dia. 

Isso mesmo: o Portal IASD Em Foco – subvencionado por amigos empresários e profissionais liberais – dará Um Milhão de Dólares a quem encontrar, na Bíblia, um texto [basta apenas um] que ordene a guarda do domingo

Regras e Critérios do Desafio Bíblico

1. O desafio bíblico é aberto a todas as pessoas – pastores, padres, bispos, missionários, “apóstolos”, capelães, reverendos, fiéis de todas as igrejas [cristãs ou não], ateus, agnósticos, etc. Não precisa pagar nada para participar.

2. Podem ser usadas todas as edições e/ou versões da Bíblia cristã (Bíblias católicas, “evangélicas”, das Testemunhas de Jeová, etc. A Comissão Julgadora, formada por eminentes teólogos de diversas confissões religiosas, se valerá, sempre, dos exemplares de Bíblias impressos no Brasil pela SBB – Sociedade Bíblica do Brasil. 

3. Em casos de empate, mais de uma pessoa acertando, o prêmio será entregue à pessoa que tiver enviado primeiro a resposta certa e/ou solução para o “Desafio Bíblico”. Neste caso, os critérios obedecidos serão a ordem de chegada pelo correio eletrônico e, conseqüente, avaliação pela Comissão Julgadora. 

4. Enfatizamos: Este prêmio, 1 Milhão de Dólares (US$ 1.000.0000), será entregue em espécie ou cheque bancário pelo câmbio oficial do dia. 

5. Só valerão as respostas dadas ao “Desafio Bíblico” enviados para o nosso e-mail oficial: iasdemfoco@iasdemfoco.net constando o nome do participante, endereço residencial, e a menção ao texto Bíblico [tipo: Êxodo 20, versos de 8 a 11 ou Êxodo 20:8-11] seguidos do texto por extenso e da versão da Bíblia utilizada; por exemplo: VARA – Versão Almeida Revista e Atualizada. 

6. Este concurso, “Desafio Bíblico”, vai durar até que seja proclamado oficialmente um vencedor – tendo, portanto, um prazo indefinido pelos patrocinadores. 

7. Para efeito de evitar perda de tempo – por parte dos participantes e da Comissão Julgadora – nós recomendamos a todos que, antes de enviarem qualquer colaboração ou possível “resposta” ao “Desafio Bíblico”, leiam e examinem exaustivamente os textos “Acreditei em Coisas Que Não Estavam na Bíblia – Parte 1” e os demais artigos sugeridos através dos links ao final de cada assunto. 

Foi dada a largada para o Grande “Desafio Bíblico!” Busque ajuda do seu pastor, padre, presbíteros ou demais líderes espirituais! Não fique de fora, participe!

PRODUÇÃO: IASD EM FOCO.NET

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Hellbound? - Filme sobre o inferno gera polêmica

O ator Kevin Miller ficou conhecido mundialmente ao encarnar o vilão Lex Luthor na série SmallVille. Agora, aos 41, Miller escreveu e dirigiu um longa-metragem que está em cartaz em mais de 20 cinemas da América do Norte.

“Hellbound?” [Quem vai para o inferno?] custou US$ 350.000 e o início de suas filmagens no ano passado coincidiram com o lançamento do livro polêmico do pastor evangélico Rob Bell, “O Amor vence”.

As visões não convencionais do inferno deram a Bell a capa da revista Time e cercaram o lançamento de polêmica. O canadense Miller nasceu em uma família cristã e acredita ter sido salvo aos 9 anos de idade quando seguiu o ensinamento de seus pais e confessou Jesus como salvador durante um acampamento da igreja. Mesmo assim, afirma que sempre ficou intrigado com a ideia do que acontece com as pessoas após a morte.

“É um lugar horrível para uma criança imaginar”, disse Miller em uma entrevista que precedeu o lançamento do filme. “Um medo que ficou infiltrado sob a minha fé ao longo de toda a minha vida.”

Apesar de Bell se recusar a aparecer em “Hellbound?”, Miller disse que o livro foi o que mais o inspirou a escrever o roteiro do longa. As perguntas do filme/documentário de 85 minutos são basicamente “Existe inferno?” e “Se existe, quem vai para lá?”.

Jornada de fé de Miller o fez participar de várias denominações até se decidir pela Anglicana, que lhe deu uma visão mais “suave” do inferno e que demonstra no filme: o universalismo. Basicamente, essa posição teológica não considera o inferno um lugar de tormento eterno e defende que todas as almas serão salvas de alguma maneira.

Para a irritação dos que poderiam esperar uma visão mais tradicional, com fogo, enxofre e ranger de dentes, o filme de Miller dá muito espaço a cristãos que rejeitam a ideia de punição eterna, como o autor Brad Jersak.

Porém, ele também ouviu adeptos da visão mais comum do inferno, incluindo Mark Driscoll, pastor da megaigreja Mars Hill de Seattle. Em sua tentativa de ouvir várias vozes, ele filmou uma conversa com membros da Igreja Batista de Westboro, famosos por fazer manifestações com cartazes que lembram a todos que Deus os mandará para o inferno.

Miller conversou com os manifestantes da Igreja de Westboro e contrasta a compreensão desse grupo com a sua, que vê a Deus como uma divindade mais clemente e amorosa.

“Se eu pudesse dizer que acredito no inferno, é o inferno que criamos, perpetuando o ciclo de violência retributiva que está ligada ao fato de andarmos para longe do ideal que Cristo nos ensina, assim acho que entramos em um inferno”, explica Miller.

Em “Hellbound?” o diretor procura abrir as conversas sobre o tema leva os espectadores a ouvir os argumentos de um exorcista e mostra como é um show de death metal, onde as bandas e fãs usam chifres e invocam o diabo.

No momento em que entrevista estudiosos do tema, ele apresenta três maneiras sobre como o inferno é visto: tormento eterno, universalismo e aniquilacionismo (as almas boas vão para o céu, as más simplesmente desaparecer), sempre mostrando versículos da Bíblia que as defendem.

O conhecido evangelista Ray Comfort disse que não viu “Hellbound?”, mas discorda de sua defesa do universalismo. “Essa crença pode ser atraente para muitos, mas não é bíblica”, disse Comfort ao site Religion News Service. “Se não há justiça final e o inferno não é um lugar de castigo justo, então Deus é mau, comparável ao juiz que ao olhar para um assassinato no tribunal ignora que ele cometeu um crime,” disse Comfort.

Assista o trailer:



Fonte: Gospel Prime