sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Imagem de Barack Obama crucificado irrita cristãos


O ator Jamie Foxx declarou recentemente durante uma premiação de música que o presidente Barack Obama era “nosso Senhor e Salvador”. Criticado por associações católicas e evangélicas americanos, na mesma semana o artista plástico Michael D’Antuono chocou muita gente ao mostrar seu quadro intitulado de “A Verdade”.

Originalmente programado para ser apresentado na cidade de Nova York, em 2009, ele teve de cancelar a exibição devido aos protestos de grupos cristãos. Mas a obra que retrata Barack crucificado será exibida numa galeria de arte em Boston. A imagem de “Jesus Obama” inclui uma coroa de espinhos e os braços abertos puxando as cortinas.

D’Antuono disse à Fox News que sua paciência valeu a pena e que a tela é importante para ele. “Eu sempre lamentei ter de cancelar minha exposição em Nova York, pois sinto que meus direitos de livre expressão foram menos importantes que a mágoa de alguém”, disse ele.

“Deveríamos celebrar o fato de vivermos em um país onde temos a liberdade de nos expressar. E agora temos a possibilidade de corrigir um erro”.

Durante a entrevista, D’Antuono rejeitou os argumentos de seus críticos e da mídia conservadores, os quais afirmam que a pintura é uma blasfêmia. Ele nega que tente “promover a idéia liberal acreditam que o presidente, seja, literalmente, o salvador.”

“A crucificação do presidente foi feito metaforicamente”, disse ele. “Minha intenção não foi compará-lo a Jesus”. Lembrou ainda os cerca de 4 mil e-mails que recebeu em 2009, a maioria dele enviados por cristãos lhe fazendo ameaças. Ele diz não temer que o mesmo aconteça de novo este ano.

Ao ser questionado sobre a declaração de Jamie Foxx , ele sentenciou: “Bem, hoje temos a foto para provar”. 

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

01/12 - #pray4togo - Dia de Oração e Jejum Mundial

O pastor Antonio Monteiro e o membro da igreja Bruno Amah estão detidos há oito meses em Togo, mesmo sem evidências de culpa. O pastor Monteiro é de Cabo Verde e foi preso sob falsas acusações de feitiçaria. O homem que o acusou foi declarado mentalmente instável e psicopata, pelo o médico forense. 

Com exceção do “testemunho” desse indivíduo, não existe absolutamente nada que incrimine o pastor. Até mesmo o juiz do caso falou que o dossiê está vazio, mas ele alega ter as mãos atadas para liberar o pastor. 

O presidente de Cabo Verde se encontrou com o presidente do Togo e pediu a liberação do pastor. Mas até hoje nada foi feito.

O presidente mundial da Igreja Adventista, pastor Ted Wilson, esteve em Togo há algumas semanas, mas o presidente togolês não o recebeu, apesar do pedido oficial da Igreja. O pastor Wilson visitou o pastor Monteiro na prisão e, ao voltar à sede mundial da Igreja, nos Estados Unidos, fez um apelo mundial para que 1º de dezembro seja um dia de oração e jejum em favor da liberdade dos dois adventistas.

O que você pode fazer:

1. Programe-se para orar e jejuar no dia 1º de dezembro de 2012.

2. Clique aqui e assine a Petição. Precisamos de 500 mil assinaturas na Petição, por isso, divulgue essa campanha entre seus amigos e familiares.
- No Facebook, utilize os banners que estão disponíveis em nossa página do Pinterest.
- No Twitter, utilize a hashtag #Pray4Togo.

Mais informações aqui e aqui.

Confira também este evento criado no Facebook e assista ao vídeo abaixo, apresentado pelo Pr. Erton Köhler.

Evangelismo Viral Adventista



O Pr. Diego Barreto é podcaster do blog http://confissoespastorais.com.br e ministro da igreja adventista. Neste vídeo ele dá dicas de como tornar virais as suas ações de evangelismo na internet.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Criação do Caos e da Guerra


No princípio era a Terra e ela tinha forma e beleza. E o homem habitava as planícies e vales da terra. E disse o homem: "Edifiquemos prédios neste belo lugar." E construiu cidades e encheu a Terra de aço e concreto. E as campinas desapareceram. E viu o homem que isso era bom.

No segundo dia, o homem olhou as águas da Terra. E disse: "Joguemos nossos refugos nas águas para acabar com o lixo." E assim fez. E as águas se tornaram poluídas e seu odor fétido. E viu o homem que isso era bom.

No terceiro dia, o homem olhou as florestas da terra e viu que eram exuberantes. E disse: "Serremos madeira para as nossas casas e cortemos lenha para nosso uso." E assim fez o homem. E as árvores desapareceram e a Terra se tornou árida. E viu o homem que isso era bom.

No quarto dia, o homem viu que os animais corriam livremente pelos campos e brincavam ao Sol. E disse: "Enjaulemos os animais para nosso divertimento e os matemos por esporte." E assim fez o homem. E não havia mais animais sobre a face da Terra. E viu o homem que isso era bom.

No quinto dia, o homem respirou o ar da Terra. E disse: "Espalhemos nossos detritos pelo ar, pois os ventos o dissiparão." E assim fez o homem. E o ar se impregnou de fumo e gases que não podiam ser eliminados. A atmosfera se tornou pesada com a fumaça que sufocava e ardia. E viu o homem que isso era bom.

No sexto dia, o homem olhou o próprio homem. E ouvindo as muitas línguas e vendo as diferenças raciais, temeu e sentiu ódio. E disse: "Façamos grandes máquinas para destruir a estes, antes que nos destruam." E construiu enormes máquinas e a Terra foi convulsionada com a fúria das grandes guerras. E viu o homem que isso era bom.

No sétimo dia, havendo o homem terminado toda a sua obra, descansou. E a Terra estava silenciosa e vazia, pois já o homem não habitava sobre a face da Terra.

E isto foi bom!

Pr. Enoch de Oliveira (Ano 2000 – Angustia ou Esperança)

Feliz Natal Digital


Como as Redes Sociais, a web e o mobile contam a história do nascimento de Jesus. 
O Natal através do Facebook, Twitter, YouTube, Google, Wikipedia, Google Maps, GMail, Foursquare, Amazon...

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Superinteressante: Jesus era moreno, baixinho e não foi traído por Judas

Não é a primeira vez que a revista Superinteressante trás em suas edições, temas que, além de "interessantes" são polêmicos. Na edição de julho de 2011, a revista trouxe em sua capa "Os anos ocultos de Jesus", o que não chamou tanto a atenção, afinal, a Bíblia oculta boa parte da vida do Homem de Nazaré.

Depois de mais de um ano, Jesus volta a estampar a capa da Super, agora, a edição 312 de dezembro / 2012, trás o titulo "Jesus - A verdade por trás do Mito". Se não bastasse o titulo ser bastante ousado, a descrição da matéria chama ainda mais a atenção dos leitores: "Ele era moreno, baixinho e de cabelo curto. Não Foi traído por Judas. Nem nasceu no Natal. Conheça a verdadeira face de Cristo".


Primeiro ponto "Ele não nasceu em Belém, nem no Natal". Que Cristo não nasceu em 25 de dezembro, isso já foi relatado em diversas mídias e até é aceito por alguns cristãos, mas a revista vai mais além, e afirma que Jesus não nasceu em Belém. Segundo o Teólogo americano John Dominic Crossan, tudo foi forjado com o objetivo de dizer que Jesus era o novo Rei Davi: "'Tanto Mateus quanto Lucas dizem que Jesus nasceu em Belém com o objetivo de dizer metaforicamente, simbolicamente, que Ele é o novo Rei Davi'', e para concluir o seu ponto de vista, o historiador completa "O motivo que Lucas dá para José e Maria terem ido a Belém nunca existiu" diz.

O segundo ponto abordado na revista é ainda mais chamativo, se não hilariante: "Os três reis magos não eram reis. Nem eram três". De um ponto de vista histórico, os editores da revista afirmam que acreditar na existência de três reis magos é apenas uma questão de fé, afinal, nem a Bíblia os define como reis, nem muito menos que eram três: "Acreditar nela ou não é uma questão de fé. Mesmo assim, alguns elementos dessa fé distanciaram-se do que está na Bíblia. Por exemplo: não há menção a "reis"(...) O evangelho, aliás, nem diz que eles eram três: só se sabe que eram mais de um, já que são mencionados no plural.".

O terceiro ponto trata do Jesus Físico: "Ele era moreno, baixinho e cabelo curto". Já que a Bíblia não relata a aparência de Cristo, coube a cada um usar da imaginação para defini-Lo. Porém, para uma matéria desse porte, não é levada em consideração apenas a imaginação, precisa-se recorrer a ciência, e foi exatamente o que aconteceu: "Esqueletos de Judeus do século I indicam que a altura média deles era era mais ou menos 1,55 m. E que a maioria não pesava muito mais do que 50 quilos. E mesmo se fosse bem alto para a época, com 1,65 m, por exemplo, ainda seria pequeno para os padrões de hoje(...) Usando como base 3 crânios do seculo I, 'cientistas' lançaram mão de softwares de modelagem 3D para determinar qual seria o formato do nariz, dos olhos, da boca... Enfim, do rosto de um adulto tipico da época". 

Já para a cor da pele, usaram apenas uma "hipótese" que no caso seria da cor morena, "como era e continua sendo, a da maior parte das pessoas do Oriente Médio". Mais uma vez, Ciência e Bíblia se misturam aqui para descrever o cabelo de Jesus, usando a passagem do livro bíblico I Coríntios, onde Paulo diz que "cabelo comprido é uma desonra para o homem".

O quarto ponto: "Jesus era só mais um entre vários profetas". Muitos exageros tomam conta desse tópico que menciona várias personalidades da época, como sendo iguais, se não maiores que Jesus. Um dos mencionados é João Batista, que o texto declara como concorrente de Cristo.

"Mateus, Marcos, Lucas e João não são os autores dos evangelhos?" Pela tradição cristã, eles são os autores dos quatros evangelhos do novo testamento. Mas para a Superinteressante, isso é um mito. Ninguém sabe quem escreveu os livros" afirmam os editores. Para sustentar essa tese, complementam: "Hoje, qualquer um pode ser autor, porque todo mundo sabe ler e escrever. Há 2 mil anos, não." Eles acreditam que o mais provável é que as comunidades cristãs tenham encomendado esse trabalho.

O penúltimo ponto é inacreditável à primeira vista: "Judas pode não ter sido um traidor". Segundo o texto, Judas Iscariotes não traiu o mestre, e sim atendeu a um pedido dEle: "Judas teria apenas acatado um pedido de Jesus ao entregá-Lo as autoridades romanas", isso com base em uma cópia de um manuscrito encontrado em 2006, mais conhecido como "Evangelho de Judas".

O ultimo, mas não menos impontante ponto: "O Reino dos Céus na Terra". O texto começa cômico, usando uma das canções de Roberto Carlos. No entanto, a seriedade começa ainda no primeiro paragrafo, onde afirma que "O Reino de Deus que Jesus pregava iria acontecer aqui". 

Dia Nacional de Combate ao Câncer - Como prevenir?

O Dia Nacional de Combate ao Câncer foi criado em 1988 para ampliar o conhecimento da população sobre o tratamento e, principalmente, sobre a prevenção da doença.
Recentemente, uma de minhas pacientes com câncer me disse: "O oncologista falou que se eu operar e fizer quimioterapia e radioterapia, provavelmente terei uma boa sobrevida. Mas eu quero VIDA, doutor, e não sobrevida!" 

O câncer é uma doença que traz consigo um estigma terrível, e é difícil encontrar pessoas que não tenham medo de desenvolver a doença. As estatísticas atuais mostram que uma em cada seis vidas no Brasil estão sendo consumidas pelo câncer.

Todos os anos, são publicados milhares de artigos científicos mostrando as mais novas e fanstásticas descobertas sobre a doença, abrindo portas para o desenvolvimento de novas terapias e dando esperança para milhões de pessoas que lutam diariamente para prolongar a vida. Porém, apesar de todos os esforços, as taxas de mortalidade para alguns tipos de câncer continuam aumentando.

Nesse cenário desanimador, uma coisa é certa: seus hábitos de vida podem determinar se você vai ou não fazer parte dessa estatística. Afinal, sempre é melhor prevenir do que remediar! Conheça as boas-novas sobre o câncer e como evitá-lo.

1. Coma de cinco a nove porções de frutas e verduras ao dia. Pelo menos uma fruta ou verdura deve ser rica em vitamina C e uma em vitamina A. Coma pelo menos uma porção de vegetais crucíferos por semana (brócolis, couve-flor, repolho). "Mas, doutor, eu não gosto de frutas e verduras!" Sem problemas, em duas a três semanas você consegue reeducar as papilas gustativas da sua língua para sentir prazer em comer um belo prato de brócolis.

2. Coma de seis a 11 porções de grãos integrais (pão integral, cereal ou massa) e leguminosas (feijões) ao dia. "Mas, doutor, eu não consigo comer arroz integral, eu sempre comi arroz branco desde a infância!" Que tal incrementar o arroz integral com cenoura picada, alho, milho e ervilhas? Vai ficar mais colorido e apetitoso!

3. Mantenha o peso ideal. Para atingi-lo, diminua a quantidade de alimentos que você ingere à noite, faça do café da manhã a sua principal refeição, evite gorduras e frituras, faça exercícios físicos diariamente e evite beliscar entre as refeições. Aqui, perseverança é a chave! O excesso de peso que você acumulou ao longo de anos de maus hábitos não vai ser eliminado da noite para o dia. Tenha paciência e pense a longo prazo.

4. Adote uma dieta vegetariana. A combinação das proteínas presentes nos grãos integrais, feijões, nozes e sementes substituem perfeitamente a proteína de origem animal.

5. Tenha uma dieta rica em fibras. As fibras absorvem água como uma esponja, ajudam a encher o intestino e estimulam a atividade intestinal. Elas diminuem o tempo que o alimento permanece dentro do corpo para 24 a 36 horas. Dessa maneira, todas as toxinas e substâncias irritativas, associadas ao câncer de intestino, são evacuadas mais rapidamente, diminuindo a chance de se formarem lesões cancerosas.

6. Tome sol de 15 a 20 minutos por dia.

7. Evite café, chás cafeinados, cigarros e bebidas alcoólicas.

Não tenha medo do câncer! 

Faça a escolha certa hoje e adote um estilo de vida que pode evitá-lo.

Luiz Fernando Sella - Outra Leitura

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Ator de "Two and a Half Men" agora é adventista

Você provavelmente conhece o seriado de TV "Two and a Half Men". Acontece que Angus T. Jones, o ator que interpreta o personagem Jacob David Harper - ou simplesmente Jake - desde seus 9 anos, fez uma revelação no mínimo surpreendente: ele se tornou adventista do sétimo dia. Isso mesmo. Surpreendente porque, sendo uma celebridade mundial, não é comum escolher estudar a Bíblia, conhecer os conselhos divinos reconhecer o Criador como seu mestre e Senhor, reconhecer como seu Salvador pessoal, e resolver obedecê-Lo conforme os ensinos bíblicos ansiando a 2ª vinda de Jesus, conforme diz a Bíblia. Aliás, isso é o que significa ser um adventista.

No dia 8 de outubro, data de seu aniversário de 19 anos, Angus gravou uma entrevista para o programa “Turning Point” da Hope Channel, uma espécie de TV Novo Tempo para os Estados Unidos, dando o seu depoimento e relatando como foi que ele conheceu a Bíblia, conheceu a Jesus e se tornou adventista. Apesar de o seriado que ele faz parte não ser religioso, Angus vê sua associação com o programa como uma oportunidade de compartilhar sua fé com pessoas que de outra forma nunca poderiam conhecer o que as verdades bíblicas revelam sobre Jesus. 

Segue abaixo, a entrevista gravada em outubro com a apresentadora Connie Vandeman Jeffery, que irá ao ar em 2013:



Fonte: VOP / The Adventist Channel

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Jim Caviezel, de “A Paixão de Cristo”, afirma que o papel arruinou sua carreira, mas pontua: “Não me arrependo”

O ator Jim Caviezel, intérprete do papel de Jesus no filme “A Paixão de Cristo”, dirigido por Mel Gibson em 2004, declarou recentemente que sua participação nessa produção arruinou sua carreira como ator.

Caviezel, 42 anos, declarou durante entrevista ao jornal Daily Mail que não se arrepende da escolha feita, e que faria tudo novamente.

- Fazer esse papel com Mel destruiu a minha carreira, mas eu não me arrependo em nada por ter aceito. Ao contrário, aquela oportunidade fortaleceu a minha fé – revelou o ator.

Segundo o ator, que participou de apenas oito produções desde 2004, sua participação no filme motivou retaliações de outros produtores em Hollywood, e de apontado como promessa de grande ator, passou a rejeitado: “Gibson tinha me avisado que seria difícil. Ainda durante as filmagens, fui atingido por um raio e desloquei um ombro em uma cena da crucificação. Mas o pior ainda estava por vir”, relatou. “Cada vez mais pessoas em Hollywood fecharam as portas na minha cara, deixando-me do lado de fora. Assim, lentamente, me vi às margens do cinema. Eu estava consciente do fato de que minha participação poderia acarretar e não me arrependo da escolha que fiz. Como católico e como ator”, pontuou.

Segundo o ator, a culpa dessas consequências recai sobre as polêmicas em que o diretor Mel Gibson, considerado antissemita, se envolve: “Muitos meios de comunicação me atacaram por ter participado do filme, e a poderosa Jewish Anti-Defamation League me rotulou de antissemita por ter aceitado o papel. Gibson também tinha me avisado disso…”, disse o ator, que garante ter tomado a decisão de participar do “A Paixão de Cristo” consciente dos riscos.

Jim Caviezel afirmou ainda que considera Gibson “um pecador, mas justamente por isso precisa das nossas orações mais do que dos nossos julgamentos”.

Fonte: Gospel+

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Hoje é Dia de Ação de Graças


Hoje se comemora o maior feriado americano: O Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day). Considerado mais importante até do que o 4 de Julho (Independence Day) e o Natal, quando o País inteiro pára para agradecer a Deus.

Os primeiros Dias de Ação de Graças eram festivais de gratidão a Deus pelas boas colheitas anuais. Por esta razão, o Dia de Ação de Graças é festejado no outono, após a colheita ter sido recolhida.

O primeiro deles foi celebrado em 1621 em Plymouth, Massachusetts, pelos colonos cristãos, fundadores da vila. Após péssimas colheitas e um inverno rigoroso, os colonos tiveram uma boa colheita de milho no verão de 1621. Por ordem do governador, uma festividade foi marcada no início do outono de 1621 em comemoração ao sucesso da última colheita, em comparação às anteriores. Os homens de Plymouth mataram patos e perus. Outras comidas que fizeram parte do cardápio foram peixes e milho. Cerca de 90 índios atenderam ao convite dos colonos e participaram da festividade. Todos comiam ao ar livre, em grandes mesas.

Porém, por muitos anos, o Dia de Ação de Graças não foi instituído como feriado nacional, sendo observado como tal em apenas certos Estados americanos como Nova York, Massachusetts e Virgínia. Em 1863, o então presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, declarou que a quarta e quinta-feira da terceira semana do mês de novembro seria o dia nacional de Ação de Graças.

Mas em 1939, o presidente Franklin Delano Roosevelt instituiu que esse dia seria celebrado na terceira semana de novembro, com o intuito de ajudar o comércio, aumentando o tempo disponível para propagandas e compras antes do Natal (À época, era considerado inapropriado fazer propagandas de produtos à venda antes do Dia de Ação de Graças). Como a declaração de Roosevelt não era mandatória, 23 Estados adotaram a medida instituída por Roosevelt, e 22 não o fizeram, com o restante tomando ambas a quinta-feira da terceira e da quarta semana de novembro como Dia de Ação de Graças. O Congresso americano, para resolver este impasse, instituiu então que o Dia de Ação de Graças seria comemorado definitivamente na quinta-feira da quarta semana de novembro, e que seria um feriado nacional.

O Dia de Ação de Graças no Brasil 

No Brasil, o presidente Gaspar Dutra instituiu o Dia Nacional de Ação de Graças, através da lei 781, de 17 de agosto de 1949, por sugestão do embaixador Joaquim Nabuco, entusiasmado com as comemorações que vira em 1909, na Catedral de São Patrício, quando embaixador em Washington. Em 1966, a lei 5110 estabeleceu que a comemoração de Ação de Graças se daria na quarta quinta-feira de novembro. Esta data é comemorada por muitas famílias de origem americana, igrejas cristãs, universidades confessionais metodistas e cursos de inglês.

Interessante notar que enquanto o Halloween (Conhecido como Festa das Bruxas) está cada vez mais popular no Brasil, o Dia de Ação de Graças não conseguiu emplacar.

Seria interessante se as igrejas cristãs estimulassem seus fiéis a celebrarem, aproveitando a data já estabelecida.

Assim como no Natal, há uma atmosfera diferente envolvendo esse feriado. Os familiares se deslocam de onde estiverem para poderem se reunir. Pais e filhos gastam mais tempo juntos. E o mais importante: relembram a misericórdia de Deus que lhes pôs pão em suas mesas durante todo o ano.

É claro que muitos enxergam esse feriado apenas como mais um estímulo às vendas no comércio, assim como o Natal. Apesar disso, continua valendo a pena relembrar dos cuidados que Deus tem dispensado aos homens.

Inspirado no primeiro Dia de Ação de Graças, em que os colonos convidaram os índios para tomarem parte na festividade, gostaria de sugerir que as igrejas convidassem os diferentes, pessoas de outros credos, principalmente os mais necessitados, para tomarem parte em seu banquete de gratidão.

E que os americanos aproveitassem a ocasião para refletir no quanto sua sociedade tem desperdiçado, e considerassem estender as mãos aos povos mais pobres do mundo, compartilhando-lhes seu pão.

Hermes C. Fernandes - Cristianismo Subversivo

01/12 - Dia de Oração pela libertação de adventistas presos no Togo

Presidente Ted N. C. Wilson
O presidente mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Ted N. C. Wilson, apelou para que 1º de dezembro seja designado Dia Internacional de Oração e Jejum para obter apoio para a libertação de dois adventistas atualmente presos no Togo, país do Oeste Africano.

Wilson e executivos de topo da Igreja que votaram no dia de ênfase em reunião administrativa em 20 de novembro, disseram que o evento vai aumentar a conscientização sobre a situação de Antonio dos Anjos Monteiro, diretor de Escola Sabatina e Ministério Pessoal para a União Missão da Igreja, com sede em Lomé, e Bruno Amah, um adventista leigo e empresário em Lomé.

Advogados adventistas e ativistas de direitos humanos têm pedido a libertação de ambos os homens desde que foram detidos em março por conspiração para cometer assassinato. Um homem togolês implicou Monteiro e Amah como conspiradores numa alegada rede de tráfico de sangue, mas uma busca policial na casa de Monteiro e na sede local da Igreja não produziu provas. Desde então, as autoridades locais reconheceram a inocência de ambos.

Antonio dos Anjos Monteiro
Os esforços diplomáticos para assegurar a libertação de ambos devem continuar. Dirigentes da Igreja criaram um grupo de trabalho para supervisionar os esforços liderados por John Graz, diretor de Relações Públicas e Liberdade Religiosa para a Igreja Adventista a nível mundial. Os líderes da Igreja estão buscando obter o apoio de membros em todo o mundo para aumentar a conscientização através de uma campanha por mídia social para promover o dia 1º de dezembro como Dia de Oração.

"Estamos pedindo aos adventistas do sétimo dia por todo o mundo para se unirem em oração e jejum em 1º. de dezembro", disse Wilson. O líder mundial da IASD se reuniu com os dois homens na prisão no início deste mês, durante uma turnê pela África Ocidental.

"Estes são membros da Igreja inocentes, falsamente acusados, e estamos suplicando ao Senhor a Sua intervenção, para que possam se reunir com suas famílias e continuar o seu trabalho", disse ele.

Twitter - #Pray4Togo 

Comprometa o seu apoio - Change.org | Criar uma Petição

Bento 16 afirma que fé cristã é aliada da razão e da ciência


Bento 16 afirmou ontem (21) que, diferentemente do que apregoam “alguns pensadores modernos”, a fé não é incompatível com a razão e a ciência. “É falso o preconceito segundo o qual os dogmas da fé bloqueiam a razão humana”, disse o papa em português em uma audiência para fiéis lusófonos.

Ele argumentou que a fé é uma aliada da ciência porque lhe fornece “critérios basilares para que promova o bem de todos, pedindo a renúncia só dos experimentos que, opondo-se ao projeto originário de Deus, possam produzir efeitos que se virem contra o próprio homem”. 

O papa citou São Tomás de Aquino (1225-1274), que, em um debate, mostrou a “fecunda vitalidade racional” que o pensamento humano pode adquirir com os “princípios” e a “verdade” da fé cristã. 

Ele falou que, desde o início, “a tradição católica rejeitou o fideísmo” (vontade de crer contra a razão). Argumentou que a expressão credo quia absurdum (creio porque é absurdo) não faz parte do glossário da fé católica. 

Por isso, disse o papa, a Igreja incentiva as pesquisas que sejam a “serviço da vida”, como as da cura de doenças e as que se propõem a descobrir “os segredos” do universo. 

Com informação da Agência Ecclesia.

Fonte: Paulopes

Nota: Leia este excelente artigo do Sétimo Dia: "Fé e Ciência podem coexistir?"

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

"Amanhecer - Parte II" - Pastor chama de "Lixo Fenomenal"


O lançamento do último filme da saga Crepúsculo, “Amanhecer – Parte II” motivou um artigo do pastor Mark Driscoll com duras críticas aos pais que permitem que seus filhos assistam aos filmes da saga.

De acordo com o pastor, o conteúdo dos filmes é um “lixo fenomenal” que arrecadou mais de US$ 2,5 bilhões em todo o mundo. A estreia no último fim de semana levou o filme ao primeiro lugar das bilheterias em todo o mundo.

A história fictícia, em resumo, apresenta o romance de uma jovem com um vampiro, e o desejo dela em viver ao lado dele eternamente, o que a obrigaria abrir mão de sua mortalidade e tornar-se vampira.

Em seu artigo, Driscoll afirma que a mensagem transmitida pela história da saga é igual à pornografia: “Crepúsculo é para as garotas adolescentes o que a pornografia é para os meninos adolescentes: algo doente, distorcido, maligno, perigoso, enganador e popular”.

O pastor é pai de uma menina de quinze anos e lamentou que a cultura da imposição da beleza prevaleça na sociedade: “Tragicamente, muitos serão levados ao cinema por seus pais, incluindo algumas mães que incentivam a verdadeira obsessão de suas filhas por belos jovens do sexo masculino”, pontuou, de acordo com informações do site da revista Christian Today.

A preocupação de Driscoll se estendeu ao campo espiritual, afirmando que há referências malignas no conteúdo da história: “Essas histórias oferecem uma eternidade sem Deus e sem salvação; no lugar do sangue derramado por Jesus, meninas e meninos derramaram seu próprio sangue para serem despertados para sua própria salvação, de uma nova forma de vida espiritual, cheia de sexo e de comportamento ocultista”, observou o pastor, que apontou para a necessidade de precaução em relação ao entretenimento.

- Nós não tratamos filmes, livros e programas de TV voltados para jovens como diversão inofensiva, mas sim uma ameaça potencial para o bem-estar espiritual de nossos filhos [...] Como pastor e pai, estou particularmente preocupado com os pais cristãos que permitem ingenuamente que esta sujeira entre na vida de seus filhos. Pais não comprem esses livros nem levem suas crianças para ver esses filmes. ‘Esta é a minha oração: que o amor de vocês aumente cada vez mais em conhecimento e em toda a percepção, para discernirem o que é melhor, a fim de serem puros e irrepreensíveis até o dia de Cristo, cheios do fruto da justiça, fruto que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus’ Filipenses 1:9-11 – exortou Mark Driscoll.

Fonte: Gospel+

Hope Channel adventista recebe prêmio nos EUA

Quatro programas da Hope Channel (Canal da Esperança) receberam reconhecimento nacional do Telly Awards.

"Este reconhecimento pelo Hope Channel é importante porque esses prêmios acrescentam credibilidade instantânea para a enorme tarefa da igreja no mundo. Isso é importante, à medida que tentamos expandir nossa distribuição nacional [nos EUA]. As companhias a cabo vão perceber que o Hope Channel tem programação premiada", disse o presidente do Hope Channel, Brad Thorp.

"Este tipo de reconhecimento também ajuda a construir pontes para aqueles que não têm inclinação espiritual, encorajando-os a ver estes e outros programas que, eventualmente, levam a um relacionamento profundo e duradouro com Jesus", acrescentou.

Telly Awards é o maior prêmio que honra o melhor filme e produções de vídeo e programas de televisão local, regional e a cabo. Os participantes não competem entre si. Em vez disso, os candidatos são avaliados de acordo com um nível elevado de mérito.

Os juízes, que incluem profissionais de alto nível em publicidade e produção, qualificam os concorrentes em uma escala de desempenho e, em seguida, poderão receber um Prêmio de Bronze ou Prata.

A cada ano, cerca de 14.000 agências de publicidade, empresas de produção, redes de televisão, companhias de cabo e empresas de todo o mundo entram em competição.

"É uma honra para a Hope Channel ganhar esses prêmios e o reconhecimento que representa para a indústria de televisão", diz Thorp. "Esses prêmios demonstram que a qualidade da programação que vem do Canal Hope e dos centros de produção é igual à dos melhores e maiores produtores de TV dos EUA"

Neste ano, os ganhadores dos prêmios são:

· Parker's Puzzle (Quebra-cabeça do Parker) é uma produção infantil original da Hope Channel. O papagaio Parker e seu amigo, Sr. Ritchie, cobrem 28 "divertidas" crenças fundamentais da Bíblia em 28 episódios diferentes.

· Dawn of Hope (Aurora de Esperança) narra a vida de médicos missionários e seus pacientes no Hospital Maluti no Lesoto.

· World of Hope (Mundo de Esperança) apresenta histórias de esperança e inspiração para os telespectadores do Hope Channel juntamente com ideias sobre o ministério global da Hope Channel. Este é o segundo prêmio Telly para o programa.

· Vital Signs (Sinais Vitais) , em co-produção com a Faculdade de Medicina da Universidade de Loma Linda, descreve a vida dos internos de medicina e notícias características desta instituição médica de renome internacional.

Outros programas da Hope Channel que receberam o Telly Awards no passado foram Cooking Vegetarian (Culinária Vegetariana), My Story, My Song (Minha História, Minha Canção) - Austrália , e Life's Beat (Batida da Vida).

Histórico 1º programa de rádio adventista vai ao ar na Índia


Uma estação de rádio FM com transmissão da Igreja Adventista do Sétimo Dia na Índia foi ao ar pela primeira vez no país esta semana.

Produzido pela Rádio Mundial Adventista (sigla em inglês AWR), o programa foi gravado em língua telugu e foi ao ar na cidade de Hyderabad, no centro-leste da Índia, onde é falado esse idioma.

Anteriormente, os ouvintes indianos só conseguiam ouvir a programação da Rádio Mundial Adventista através de rádio de ondas curtas, sob demanda, e podcasts gravados em 13 idiomas falados no país.

O ministério de rádio da IASD assinou recentemente um contrato com uma agência de transmissão na Índia para uma série inicial de 11 programas Telugu. Oficiais da AWR disseram que transmissões adicionais em hindi e inglês estão previstas para as principais cidades, como Mumbai, Bangalore e Délhi.

Em Hyderabad vivem mais de 9 milhões de pessoas. Depois da China, a Índia é o país mais povoado no mundo.

"Este é um passo muito significativo para alcançar as grandes cidades da Índia, que ocorre depois de dois anos de intenso trabalho de negociação com órgãos relacionados e preparação dos programas", disse o presidente da AWR, Dowell Chow.

A Igreja Adventista está presentemente dando enfoque à missão para as cidades, onde a metade da população do mundo vive agora. Mubai é um das dezenas de grandes centros urbanos em todo o mundo que a Igreja identificou para evangelismo integrado, começando com Nova York no próximo ano.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Da Cracolândia para a Igreja Adventista

O programa A Grande Esperança, com transmissão via satélite, web e rádio até o próximo sábado, 24, é uma oportunidade de compartilhar a Palavra de Deus. O efeito disso se vê em experiências espirituais de pessoas de origens diferentes. Semelhantes experiências de vida fizeram com que Luciano Dias Pereira e José Vandie, presentes ao programa se unissem como amigos de fé e dupla missionária. 

Assim como Vandie, Luciano também entrou para o mundo da criminalidade através do uso e tráfico de vários tipos de drogas. Frequentando ruas e vielas da Cracolândia – região do centro de São Paulo conhecida pelo intenso tráfico de drogas – Luciano não só perdeu amigos e familiares, bem como 26 anos de sua vida. “Perdi meu emprego, minha liberdade, perdi tudo. Só não perdi minha vida porque acredito que Deus tinha um propósito para ela”, conta emocionado. 

Luciano conheceu a Igreja Adventista através de uma senhora missionária que realizou uma série de estudos bíblicos com ele. Aceitando publicamente a mensagem bíblica através do batismo e experimentando a transformação que Deus fez em sua vida, Luciano hoje sai às ruas para mostrar a outros viciados o que Deus fez em sua vida.

“Eu tento mostrar com a minha experiência que o que o mundo oferece é uma grande ilusão e não traz felicidade alguma”, avalia. “Nós (ele e o Vandie) temos o respeito destas pessoas porque já estivemos onde elas estão. Hoje acredito que levar esta mensagem a outros viciados é o propósito de Deus para minha vida”.

Dia da Consciência Negra - 5 filmes sobre o racismo


Feriado em São Paulo e no Rio de Janeiro, dentre várias cidades brasileiras, o Dia da Consciência Negra existe desde 2003. A data faz referência à morte de Zumbi, morto em 20 de novembro de 1695. No ano passado, a presidente Dilma instituiu o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra

Líder do Quilombo dos Palmares, que ficava no Estado de Alagoas, Zumbi é considerado um símbolo de resistência à escravidão. Para lembrar e comemorar a data, separamos cinco filmes contundentes que abordam o tema racial. Confira.

1. Malcolm X, de Spike Lee

Cinebiografia de 1992 que trata da vida de Malcolm Little (Malcolm X). O longa mostra a sua infância de crimes, o interesse pelo Islamismo e transformação do jovem em um dos maiores líderes negros dos Estados Unidos. Denzel Washington, no papel título, recebeu o Urso de Ouro no Festival de Berlim e foi indicado ao Oscar de melhor ator.



2. A Outra História Americana, de Tony Kaye

O longa conta a história de Derek Vinyard (Edward Norton), cujo pai é morto por marginais em um bairro negro e passa a lideram um grupo de violentos skinheads. Ele mata um rapaz negro, vai para a cadeia e, lá, reflete sobre seus preconceitos e sua raiva.



3. Adivinhe Quem Vem para Jantar, de Stanley Kramer

No drama de 1967, o casal Matt (Spencer Tracy) e Christina (Katharine Hepburn) terão de rever todos conceitos e valores após sua filha lhes apresentar o noivo, que é negro, interpretado por Sidney Poitier. O longa recebeu 10 indicações ao Oscar e levou dois prêmios: melhor atriz para Hepburn e melhor roteiro original.



4. Hotel Ruanda, de Terry George

A produção conta a história real de Paul Rusesabagina (Don Cheadle), um gerente de hotel que abrigou mais de mil refugiados Tutsi durante sua luta contra a milícia Hutu em Ruanda. Cheadle recebeu uma indicação ao Oscar pelo papel.



5. A Cor Púrpura, de Steven Spielberg

A própria autora Alice Walker adaptou seu livro para o cinema em 1985. No Estado sulista norte-americano da Geórgia, acompanhamos a história de Celie Johnson (Whoopi Goldberg) enquanto temas como o racismo, o machismo e amor surgem na tela. O longa foi premiado com o Globo de Ouro de melhor filme de drama e Spielberg recebeu o prêmio do Sindicato dos Diretores (DGA). No Oscar, A Cor Púrpura recebeu 11 indicações, mas não venceu em nenhuma categoria.


Fonte: Estadão

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Os adventistas que queriam ser apenas evangélicos


Houve um debate necessário dentro do adventismo, o qual consistia em perguntar qual era a relação do movimento com as demais igrejas evangélicas. Corria a década de 1950s. Talvez o esforço exagerado em aproximar adventistas de evangélicos tenha rendido frutos negativos de lá para cá. A bem da verdade, temos de compreender o termo evangélico antes de um juízo de valores.

O evangelho é a boa nova de Jesus, que consiste em compreender fatos históricos associados com a obra salvadora do Deus-homem e seus decorrentes benefícios. Evangélico não é apenas quem diz crer nesse conjunto de verdades: torna-se um termo mais amplo, quando pensamos na gama de tendências abrigadas sob sua nomenclatura: protestantes históricos - quer calvinistas ou arminianos, luteranos ou episcopais - e pentecostais - de todas as ondas, com diferentes ênfases, como glossolalia, exorcismo ou teologia da prosperidade e confissão positiva. O leque de opções oferecido pelo vocábulo "evangélico" é de tal amplitude que confunde mesmo...

Com o fundamentalismo cristão unindo denominações divergentes em causas comuns, a atuação do movimento das mega-igrejas e, mais recentemente, com o movimento da igreja emergente (cristãos pós-modernos), os evangélicos estão mais unidos e próximos do que antes. Para além de confissões, placas de igreja e lideranças beligerantes, ser evangélico é um conceito monolítico. A razão para isso: hoje os evangélicos estão mais unidos em torno do louvorzão, dos shows gospel e de uma experiência religiosa altamente emocional do que em torno de coisas como doutrinas, esforços evangelísticos e posições morais claras. Antes, os evangélicos batiam de porta em porta para convidar para seus cultos. Hoje, eles vão ao festival talento da Globo ou aparecem nos telejornais organizando efusivas edições da Marcha para Jesus.

Muitos adventistas queriam abrir mão de suas doutrinas, diagramas proféticos e cultos onde se estuda a Bíblia para adotarem o entusiasmo dos carismáticos e os acordes dos mega-shows evangélicos. A grama da congregação ao lado parece mais verde. Os métodos dos líderes que enchem suas igrejas encantam pastores adventistas. Participar de Homecoming de Bill Gaither é o sonho dos cantores adventistas "das antigas" - os mais novos adorariam excursionar com Hill Song ou viver deworships...

Hoje, para muitos parece uma atitude "fechada" manter nossa identidade de movimento com cara de século XIX em plena época de internet e consumismo. Querem reforma. Não revivamento e reforma - mas uma espécie de reforma que torne o adventismo o que os evangélicos, grosso modo, estão se tornando - um movimento que se preocupou tanto em se contextualizar que se aculturou.

Confesso meu temor com esse desejo, principalmente porque, como se diz, o que se quer pode se tornar realidade. Infelizmente, esse parece ser o rumo - a despeito disso, há um Deus trabalhando com Seu Espírito entre nós. Que Ele tenha misericórdia de Seu povo. Que Ele nos guie à Verdade (Jo 17:17). E antes que as coisas piorem...

Israel X Palestina - A verdade está na Bíblia


Mais um confronto entre Israel e os palestinos. Desde que Ismael nasceu, houve desconforto na casa de Abraão. Desde que Isaque nasceu, depois de Ismael, há conflito entre eles e os povos que deles descenderam.

Reza o Velho Testamento que Abraão recebeu de Deus, por volta dos 75 anos de idade, o chamado para se mudar de mala e cuia para os rincões de Canaã, com a promessa de que seus descendentes dariam origem ali a uma grande nação. Dez anos depois, porém, já estabelecido na nova terra, o longevo migrante ainda não havia conseguido gerar a tão esperada prole. Sara, a esposa, o instigou a desposar sua serva, a egípcia Agar, para fazer valer o desígnio divino – união que produziu o menino Ismael. Quando o rapagote completava seu 13º aniversário, Abraão, já com 99 anos, teve outro encontro com Deus, que reiterou a promessa feita anteriormente e garantiu que a posteridade de Abraão sairia das entranhas de Sara. Dito e feito: no ano seguinte veio ao mundo Isaac, filho do centenário porém fecundo patriarca.

Na festa de apresentação de Isaac, contudo, Sara viu o primogênito zombando do caçula, e ordenou ao marido que expulsasse Agar e Ismael de seus domínios. A idéia de desterrar o sangue do seu sangue não agradou a Abraão, que apenas levou a cabo a ação por ter a garantia de Deus que seu filho com a escrava também teria um destino fabuloso, iniciando outra grande nação. Assim, fornecendo um pão e um odre de água a Agar e Ismael, o patriarca mostrou-lhes o caminho da rua logo na manhã seguinte. Ambos erraram por algum tempo pelo deserto da Bersabéia, até que Ismael se fixou no deserto da Arábia, produzindo doze filhos – as doze tribos ismaelitas, ancestrais do povo árabe. Do outro lado da família, em Canaã, seu irmão Isaac teve como prole Esaú e Jacó. Os doze herdeiros deste último (rebatizado mais tarde de Israel) compuseram as doze tribos que deram origem ao povo hebreu.

Agora vemos uma guerra absurda e muito cruel, irracional, movida a ira. Israel, que perdeu seus referenciais morais que DEUS lhe dera, como estado moderno, tem uma estratégia para conflitos, não para a paz. Os palestinos, tem uma estratégia idêntica, e não pensam em paz. Por quê isso? Simples, eles se odeiam, um quer ver o outro banido do mapa. Eles são uma família, mas nunca conviverão. Eles jamais se sentarão numa reunião para um acordo de paz. Se o fizerem, será para pouco depois empunharem suas armas na busca de eliminar um ao outro. Um povo detesta o outro povo. Querem eliminar-se mutuamente.

Os palestinos da Faixa de Gaza, em torno de 1,5 milhão de pessoas, vivem num território que mede uns 45 km de comprimento por 6 km a 12 km de largura. Um pequeno pedaço de terra para muita gente. É uma das maiores densidades demográficas do mundo. Imagine lançar bombas num lugar assim densamente habitado. Morrem civis, crianças, mulheres, idosos. E os feridos são sempre em elevado número. Os viúvos, as viúvas, os órfãos que restam, sofrem, seus parentes e conhecidos desejam vingança. Isso leva a quê? A mais medo e mais ódio. Se matarem todos os militantes do Hamas, outros virão, pois a operação só aumentará a ira.

O que Israel conseguiu com a operação no Líbano, nos anos 80, contra a OLP de Yasser Arafat? Resultou no surgimento do Hesbollah, mais um grupo de radicais dispostos a se matarem contra um inimigo invencível. Aliás, esses dois povos, são um para o outro, inimigos invencíveis e irreconciliáveis. Eles jamais se perdoarão. Jamais um aceitará o outro, jamais coexistirão em paz. 

Então, o que fazer? Ninguém sabe. Naquela terra, onde JESUS nasceu, onde está Jerusalém, cidade do Templo de Salomão, de onde deveria iluminar a paz ao mundo, onde nasceu o menino JESUS, Rei da Paz, enquanto houver habitantes não haverá paz. De lá vem o espírito de guerra sobre o mundo. Irônico, mas trágico e real. Um retrato dos efeitos do pecado sobre o ser humano.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Globo realiza reunião com lideranças evangélicas no Projac


A aproximação entre a TV Globo e as lideranças evangélicas tem sido cada vez maior e mais intensa, e visando um estreitamento da relação para o próximo ano, foi realizada no dia 12/11, uma reunião entre Amauri Soares, diretor de projetos e eventos especiais da emissora e responsável pelo Festival Promessas, e 17 líderes evangélicos, no Projac.

A informação foi divulgada pelo jornalista Lauro Jardim, em sua coluna Radar On-Line, na revista Veja. Entre os líderes evangélicos, estavam o bispo Robson Rodovalho, da Comunidade Sara Nossa Terra e mencionado por Jardim, além do apóstolo Edmilson Oliveira, da Igreja Evangélica em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e o pastor Wilton Acosta, presidente do FENASP, além de outros catorze integrantes da Confederação dos Conselhos de Pastores e Evangélicos do Brasil (CONCEPAB). Estes últimos não foram mencionados pelo jornalista da revista Veja.

No Twitter, o apóstolo Edmilson Oliveira e o pastor Wilton Acosta divulgaram a informação sobre a realização da reunião. Oliveira revelou que o tema era a aproximação entre as partes e o evento musical da emissora: “Reunião na Globo com o diretor de projetos. Tema: aproximação com os evangélicos. Festival Promessas nos estados”, publicou, sem dar maiores detalhes.

Tweet do pastor Wilton Acosta sobre a realização da reunião entre os
 líderes evangélicos e a TV Globo
Lauro Jardim afirma em sua nota publicada ontem, 13/11, que todas as lideranças evangélicas são bem-vindas ao projeto, exceto o bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus, por razões óbvias. Macedo é proprietário da principal concorrente da emissora, a TV Record, e trava uma guerra há anos com a Globo.

As Organizações Globo anunciaram, através da subsidiária GEO Eventos, que a partir de 2013 realizará uma feira voltada para o público evangélico, nos moldes da Expocristã. O evento se chamará Feira Internacional Cristã e tentará tomar o lugar ocupado pela Expocristã, considerada a maior feira no setor em toda a América Latina.

Fonte: Gospel+

Twitcam especial – #EsperançaMob


Evangelistas a postos em seus computadores, tablets ou celulares! Nesta sexta-feira, 16/11, às 19, teremos nossa mobilização pela esperança nas redes sociais!

Como vai funcionar?

Estaremos todos on-line nesta sexta a partir das 19h (horário de Brasília). Teremos uma Twitcam especial com a equipe do EvangelismoWeb e Rádio Novo Tempo onde vamos dar dicas de evangelismo, de materiais para serem compartilhados, informaremos o que está sendo feito Brasil afora na mobilização e daremos brindes! A transmissão será feita no site: www.esperanca.com.br 

Quem pode participar?

Todos os evangelistas on-line estão convidados e convocados! Chame seus amigos e vamos juntos =)

O que vamos divulgar?

Materiais que falem da volta de Jesus: fotos, músicas, artigos, etc. Todos os materiais estarão disponíveis no site evangelismoweb.com, na página no Facebook (clique aqui para ver a página) e no perfil do Twitter (@evangelismoweb)

Fique ligado! Estaremos divulgando informações a todo momento nesses endereços.

Podemos contar com você?

terça-feira, 13 de novembro de 2012

13/11/1833 - A Grande Chuva de Meteoros e os Adventistas

Há 179 anos no mês de novembro, uma espetacular chuva de meteoros caiu sobre a América do Norte. Os estudantes da profecia bíblica, viram neste evento, o cumprimento das palavras de Cristo em Marcos 13:25-26: “As estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados. Então, verão o Filho do Homem vir nas nuvens, com grande poder e glória”.

Este dramático evento astronômico prendeu a imaginação popular como nenhum outro, exceto talvez, pelas missões lunares da Apolo e o cometa Halley. As palavras do Apocalipse descreveram literalmente o que dezenas de milhares de pessoas viram: “E as estrelas do céu caíram sobre a Terra, como quando a figueira lança de si os seus figos verdes, abalada por um vento forte” (Apoc. 6:13). Ellen White escreveu: “Esta profecia teve cumprimento surpreendente e impressionante na grande chuva meteórica de 13 de novembro de 1833. Aquela foi a mais extensa e maravilhosa exibição de estrelas cadentes que já se tem registrado” (O Grande Conflito, pág. 333).

William Miller já estivera pregando a profecia bíblica por vários anos quando esta ocorrência espetacular concentrou atenção adicional em sua mensagem.

Numerosas testemunhas testificaram a natureza incomum do evento. O Professor Denison Olmsted, de Yale, escreveu: “Para formar uma idéia do fenômeno, o leitor pode imaginar uma constante sucessão de bolas de fogo, semelhantes à foguetes, irradiando em todas as direções a partir de um ponto no céu. . . [Houve] meteoros de vários tamanhos e graus de esplendor: alguns simples pontos, mas outros eram maiores e mais brilhantes do que Júpiter ou Vênus”. (1)

O Dr. Humphreys, presidente do St. John’s College em Annapolis, declarou: “Durante o período imediatamente anterior ao amanhecer, o evento foi observado por muitas pessoas inteligentes na cidade, cujas declarações coincidem mais perfeitamente, quanto ao número quase infinito de meteoros. Nas palavras da maioria dos observadores, eles caíram como flocos de neve”. (2)

Embora muitas vezes os meteoros fossem observados, a sua causa foi mal compreendida até o final do século XVIII. Repercutindo séculos de superstição na interpretação dos fenômenos naturais, muitos cientistas não estavam dispostos a aceitar os relatórios populares, independentemente de quão bem documentados eles fossem. Por exemplo, quando a Academia Francesa de Ciências enviou uma comissão para Luce para examinar as circunstâncias da queda de um meteorito, apesar do testemunho unânime de numerosas testemunhas oculares, a Comissão concluiu que a pedra não caiu do céu, mas foi atingida por um raio. (3)

Thomas Jefferson disse que ele preferia acreditar que um professor Yankee mentiria do que acreditar que as pedras pudessem cair do céu (4). No entanto, ao início do século XIX os cientistas reconheceram a natureza geral dos meteoros como massas de pedra ou metálicas aquecidas a temperaturas incandescentes pelo atrito com a atmosfera.
Iniciado o Estudo Científico

O chuveiro meteórico de 1833 marcou não só o cumprimento de uma profecia bíblica, mas foi o evento que lançou o início do estudo científico de meteoros de uma forma abrangente. Muitos observadores dessa chuva de meteoros observaram que as trilhas dos meteoros pareciam irradiar de um ponto comum no céu, perto do pescoço da constelação de Leo ( o Leão). Este indício levou os primeiros pesquisadores a idéia de que o evento resultou de um conjunto disperso de detritos interplanetários cuja órbita atravessou a órbita da Terra. A radiação visível de um ponto no céu foi causada pela perspectiva terrena de observar o fenômeno numa alta altitude. Os cientistas perceberam que a órbita da Terra e os meteoros poderiam se cruzar várias vezes, e que o chuveiro meteórico poderia ser um evento períodico.

Uma similar, porém bem menos divulgada chuva de meteoros, tinha ocorrido na América do Sul em 1799. O bem-conhecido cientista e viajante Humboldt, referiu-se á “milhares de meteoros e bolas de fogo, que se deslocam regularmente de norte a sul, com nenhuma parte do céu tão grande como duas vezes o diâmetro da lua, não preenchida a cada instante pelos meteoros” (5)

Outro viajante no mar ao largo do Cabo da Florida escreveu sobre a chuva de meteoros de 1799: “O fenômeno foi grande e impressionante, o céu inteiro parecia como que iluminado por foguetes. . . que apareciam a todo instante tão numerosos quanto as estrelas” (6) . Relatos de nativos da América do Sul indicaram que uma queda semelhante ocorria a cada 33 ou 25 anos. Baseados nisso, os primeiros pesquisadores vincularam este chuveiro com outros registrados já há muito tempo em 585 DC. (7)

Este grupo de meteoros foi nomeado de Leónidas devido a constelação Leo, da qual eles pareciam irradiar em sua queda no outono de 1833. Foi uma ocasião feliz quando esse fenômeno voltou a ocorrer, como previsto em 1866. No entanto, o número de Leónidas observado em 1866 foi significativamente menor do que os observados em 1833 ou 1799.

Os observadores sofreram agudo desapontamento quando em 1899, a chuva de meteoros não ocorreu conforme o esperado. O autor do livro Meteors escreveu: “É a opinião pessoal do escritor que o fracasso do retorno das Leónidas em 1899 foi o pior golpe já sofrido pela astronomia aos olhos do público”. (8)

Apesar de um bom chuveiro de Leónidas visto em 1932 (embora menos intenso do que 1866) o interesse público pelo fenômeno foi em grande parte perdido. Era suposto por alguns que a repetida interação gravitacional entre o enxame de meteoros e outros planetas tinha removido seu caminho da órbita da Terra e que futuras grandes quedas seriam improváveis (9). Em 16 de novembro de 1966, a noite do próximo retorno programado, meteoros começaram a chegar em uma intensidade moderada de cerca de 50 por hora. Então, pouco antes do amanhecer, o espetacular aconteceu de novo: “A taxa continuou a aumentar, então vimos uma chuva de meteoros se transformar em uma saraiva de meteoros e finalmente tornar-se uma tempestade de meteoros demasiado numerosos para se contar. … O céu cintilante parecia um rádio espintariscópio, e, instintivamente, procuramos nos proteger virando o rosto dos imaginários escombros celestes” (10).

O jornal especializado Sky and Telescope observou: “Esta brilhante exibição rivalizou com o histórico chuveiro de Leónidas de 12 de novembro de 1799, no Peru, e o de 13 de novembro de 1833″ (11).

Para comparar as chuvas de 1833 e 1966, temos de depender mais de descrições qualitativas, uma vez que nenhum único observador viu ambos os eventos. Algumas estimativas quantitativas foram feitas para a queda de 1833 entre 10.000 e 35.000 meteoros por hora (12). Por um intervalo de uma hora antes do amanhecer, em 1966, numerosos observadores treinados apresentaram taxas de 90 mil à 140 mil meteoros por hora (13). O chuveiro de 1966 rivalizava com a célebre queda de 1833.

Certamente este chuveiro nunca entrou na consciência de massa da forma como o seu antecessor fez. Na verdade, o New York Times, para essas datas, não reportou nada sobre o espetáculo celeste visto no oeste dos Estados Unidos.

A queda de 1966 passou despercebida, porque geralmente era vista apenas no Arizona, Colorado, Novo México e Texas, estados de baixa densidade populacional. No Oriente, haviam nuvens. O Sul, quando claro, perdeu o pico da chuva na madrugada, e a Costa Oeste estava nublada. Além disso, o público entendia a natureza dos meteoros melhor do que as pessoas do século XIX, portanto, o evento parecia menos misterioso, além de ser ofuscado pelas notícias de eventos sobre o homem no espaço.

Como podemos entender tais fenômenos naturais em um contexto profético? Um evento natural é visto tendo significado sobrenatural quando o Espírito leva a comunidade de crentes para vê-lo como tal. Alguns podem objetar que esse ponto de vista é muito subjetivo.

Por outro lado, poderíamos supor que um evento natural têm significado profético sempre que for o mais singular evento que se encaixa no esquema profético. Além de ser circular, este ponto de vista corre o risco de invalidar o entendimento profético dos crentes, como a ocorrência de novos eventos ou a descoberta de eventos anteriormente desconhecidos.

Tal visão poderia remover dos crentes, a experiência de reconhecimento de cumprimento profético, colocando-os nas mãos de cientistas e historiadores. A profecia é para os crentes. Exigir que as questões de fé sejam empiricamente demonstráveis é arriscar a fé numa fundação sujeita a ser bombardeada por todo vento e onda de investigação.

Devemos considerar o contexto dos versos bíblicos citados a partir dos Evangelhos e do Apocalipse. Eles não foram ditos exclusivamente para nosso tempo, mas deveriam ter sido compreendidos, de dentro de um patrimônio da literatura apocalíptica, da qual estas imagens foram delineadas por Cristo e João. Os judeus do primeiro século não olhavam para os acontecimentos naturais no meio científico como nós o fazemos. Em uma inversão interessante, sua visão de mundo via os fenômenos físicos como metáforas para a realidade de Deus.

Deus um dia nos colocará para além da condição humana de incerteza e, pessoalmente, visivelmente se manifestará no mundo. Estas palavras proféticas podem ter um significado pessoal para nós, da mesma maneira elas trazem esperança para a interpretação histórica adventista que indica que a vinda de Cristo está próxima, mesmo às portas.

Os primeiros estudantes adventistas da Bíblia viram um significado especial na queda de meteoros de 1833, porque ocorreu em um tempo e lugar onde a atenção especial estava sendo dada aos sinais proféticos do retorno de Cristo. Para eles, o chuveiro meteórico confirmou-lhes a fé, porque viram que ocorreu na seqüência bíblica, após um grande terremoto (1755) e um dia escuro (1780), e perto da conclusão do período de 1260 anos proféticos.

Pode ser que mais uma vez o Espírito vai usar esse elegante evento astronômico para nos lembrar de nossa situação precária neste planeta. Deus graciosamente permitiu-nos tempo para preparar o mundo para seu retorno e nos tem dado avisos de que o evento se aproxima.

Referências
1) ‘Denison Olmsted, Silliman’s Journal, 25:354-431 and 26:132-174, quoted in Charles P. Olivier, Meteors (Baltimore: Williams & Wilkins Co., 1925), p. 24.
2) Humphreys, American Journal of Science, 25:372, quoted inEverett Dick, “The Falling of the Stars,” The Advent Review and Sabbath Herald, Nov. 2, 1933, p. 11.
3) Olivier, op. cit., p. 5.
4) Fritz Heide, Meteorites, trans. by Edward Anders and Eugene DuFresne (Chicago: University of Chicago Press, 1964), p. 66.
5) A. C. B. Lovell, Meteor Astronomy (Oxford: Clarendon Press, 1954), p. 337.
6) Olivier, op. cit., pp. 23, 24.
7) ‘Lovell, toe. cit.
8) Olivier, op. cit., p. 38,
9) ‘Lovell, op. cit., p. 338.
10) Capen, quoted in editorial staff,” Great Leonic Meteor Shower of 1966,” Sky and Telescope, January, 1967, p. 6.
11) Ibid., p. 4.
12) Olivier, op. cit., p. 25. The author also notes on page 40: “It is very easy to overestimate the number of meteors.
13) Capen, op. cit., p. 6; “Leonids Fulfill Promise,” Science News, Nov. 26, 1966, p.453.

Artigo extraído da Adventist Review de 24 de novembro de 1983. 

Crédito da tradução: Blog Sétimo Dia