quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Novo site do Campori de Desbravadores Sul-Americano 2014


Está no ar o site oficial do Campori de Desbravadores 2014 "Encontro Marcado com a Eternidade". Em www.camporidsa.com será possível encontrar todas as informações necessárias sobre o evento, que acontece de 7 a 12 de janeiro do próximo ano na cidade de Barretos, região oeste de São Paulo. 

O Campori é um tradicional evento que reúne os clubes de desbravadores, mantidos pela Igreja Adventista e que são responsáveis por um trabalho permanente com crianças e adolescentes na faixa etária entre 10 e 15 anos nas áreas social, comunitária e religiosa. Em 2014, a ideia é reunir cerca de 30 mil pessoas no evento com participação de desbravadores de oito países da América do Sul. O total, no entanto, de desbravadores é de mais de 180 mil no território sul-americano, divididos em 7.844 clubes.

O pastor Udolcy Zukowski, coordenador geral do Campori, explica que as inscrições serão abertas no dia 1º de maio deste ano e serão realizadas apenas via Internet. "Não realizaremos inscrições na recepção do Campori e não será possível entrar e ficar no evento sem a respectiva inscrição", informa. Zukowski explica que, entre os objetivos desse grande evento, está o de inspirar os adolescentes e líderes ao serviço de Deus, a conservação da natureza e serviços práticos à comunidade.

Programação - Para que essa meta geral seja alcançada, a programação será bastante diversificada e levará em conta diversos aspectos e tarefas a serem cumpridas. Os clubes que realizam as tarefas propostas recebem pontuação e descumprimentos ou desobediências às regras implicarão punições administrativas. "Uma verdadeira cidade com jovens será montada em São Paulo e ali teremos um esquema de segurança e boa estrutura, para que eles se motivem em sua caminhada cristã", acrescenta o coordenador.

O evento também terá desafios interessantes. Um deles será a proposta que os desbravadores, depois de memorizarem versos da Bíblia, ajudem a escrever todo o conteúdo da Bíblia Sagrada em até cinco minutos. A ideia é que, com dinamismo e descontração, eles compreendam a importância de estudar o livro sagrado dos cristãos. 


Fonte: Portal USB

60% dos jovens cristãos estão se desviando na universidade


As estatísticas são sombrias. Alguns chegam a afirmar que em média, 60% dos jovens cristãos que adentram a universidade se afastam da comunhão dos santos e da igreja. Ora, seria simplista da minha parte afirmar de modo absoluto os reais motivos para a apostasia de nossos jovens, todavia, acredito que algumas razões são preponderantes para o esfriamento da fé da juventude cristã:

1- Nossos jovens não estão sendo preparados pela igreja para enfrentar as demandas sociais, comportamentais e filosóficas na universidade. Na verdade, afirmo sem a menor sombra de dúvidas de que a igreja não está oferecendo a sua juventude ferramentas necessárias para a desconstrução de valores absolutamente anticristãos. Por exemplo, as universidades públicas estão repletas de conceitos marxistas. Volta e meia eu recebo a informação de professores que em sala de aula zombam de Cristo, ridicularizando publicamente todos aqueles que se dizem cristãos. 

2- Nossos jovens não estão sendo preparados pelos pais com vistas ao enfrentamento cultural. Vivemos numa sociedade multifacetada, cujo os valores relacionados a sexo, família, trabalho, sucesso e moral foram relativizados. Nesta perspectiva não são poucos aqueles que ao longo dos anos tem sucumbido diante da avalanche de conceitos extremamente antagônicos aos pressupostos bíblicos-cristãos.

3- Nossos jovens não tem sido preparados pela igreja para responder as perguntas de uma sociedade sem Deus como também oferecer respostas àqueles que lhes questionam a razão da sua fé. Nesta perspectiva os conceitos "simplistas" de alguns dos nossos rapazes e moças tem sido facilmente desconstruídos num ambiente onde o ceticismo e a incredulidade se fazem presentes.

4- Nossos jovens tem sido influenciados negativamente pelo secularismo, hedonismo e satisfação pessoal. Sem sombra de dúvidas acredito que o secularismo é um grave problema em nossos dias. A Europa por exemplo transformou-se num continente secularista onde o que mais importa é o bem estar comum e a ausência de Deus. Nesta perspectiva vive-se para o prazer, nega-se uma fé transcendente quebrando todo e qualquer paradigma que nos faça lembrar de Cristo ou da igreja.

Diante deste funesto quadro surge a pergunta: O que fazer então?

1- A Igreja precisa fortalecer a família oferecendo aos casais ferramentas para a edificação de lares sólidos cujo fundamento é a infalível Palavra de Deus.

2- A Igreja precisa preparar os seus jovens para responder as perguntas da sociedade. Nessa perspectiva, deve-se investir numa formação apologética, cujo foco deve ser oferecer a juventude "armas" espirituais capazes de anular sofismas.

3- A Igreja precisa investir em universitários promovendo grupos de comunhão, debates, além de discussões teológicas, sociológicas e filosóficas, oferecendo a estes condições de responder aos seus inquiridores o porque da sua fé.

4- A Igreja precisa estudar teologia com os universitários. Questões relacionadas ao pecado, juízo eterno, salvação, morte e sofrimento além de tantos outros conceitos relacionados aos nossos dias precisam ser explicados e entendidos pelos nossos jovens.

5- A Igreja precisa preparar os seus jovens para se relacionarem com a cultura. O problema é que em virtude do maniqueísmo que nos é peculiar satanizamos o mundo bem como todas as suas vertentes culturais. Por outro lado, existem aqueles que em nome da contextualização "mundanizaram" a Igreja, levando o povo de Deus a um estilo de vida ineficaz cujos frutos não tem sido muito bons.

6- A Igreja precisa fomentar em seus jovens o desejo de conhecer a Deus e se relacionar com Ele. Jovens que se relacionam com Deus através da oração e das Escrituras Sagradas tornam-se mais fortes diante dos embates desta vida.

Que Deus nos ajude diante hercúlea missão e que pela graça do Senhor nossa juventude possa ser bênção da parte do Senhor na universidade.

Dez Dias de Reavivamento e Reforma - 1 a 10 de março


A busca pelo Espírito Santo é a nossa maior e mais urgente necessidade. Pensando nisso a Associação Geral (Igreja Adventista em âmbito mundial) separou 10 dias de oração e reavivamento espiritual. Esse projeto tem como título: "Dez Dias de Reavivamento e Reforma" e ocorrerá entre os dias 1 e 10 de Março. 

Trata-se de um período especial onde a igreja estará unida em famílias clamando pelo derramamento do Espírito Santo para cumprirmos com a missão que Ele nos confiou. "Quando eu penso na igreja mundial se reunindo com o propósito de clamar pelo derramamento do Espírito Santo, não consigo pensar em outra coisa senão em que Jesus estará voltando em breve. Necessitamos de um poder do alto para cumprirmos a missão!", salientou o Pr. André Flores, líder do programa para a Associação Catarinense. 

Os materiais para esse programa foram todos preparados pela União Sul Brasileira e já estão nas mãos dos líderes das igrejas. Se informe com o seu pastor local.



Fonte: Portal USB

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Calebes doam sangue para vítimas de Santa Maria


Todo o Brasil se comoveu com a tragédia desde último final de semana, dia 27 de janeiro, devido ao incêndio na Boate Kiss de Santa Maria. Várias vítimas em estado grave foram transferidas para hospitais em Porto Alegre e com isso houve a necessidade de reabastecer bancos de sangue da capital gaúcha. Os Calebes, juntamente com outros Jovens Adventistas envolvidos no projeto Vida por Vidas entraram em ação e se organizaram para a doação de sangue nos principais hemocentros da cidade. Os Calebes do Bairro Camaquã passaram a manhã de 29 de janeiro no Hemocentro Estadual do Rio Grande do Sul para doarem sangue.

Além disso, uma integrante desta equipe de Calebes se ofereceu como voluntária em postos de atendimentos. Natasha Plucani é estudante de Técnico em enfermagem e se disponibilizou no próprio hemocentro para ajudar conforme a necessidade do local. "Eu já havia decido ser voluntária na Missão Calebe e com o ocorrido do final de semana, eu também decidi não só doar o meu sangue, mas também ser voluntária na minha área de atuação como estudante de técnico de enfermagem", afirma Natasha.

"O Projeto Vida por Vidas começou aqui no Rio Grande do Sul e já faz parte da tradição dos Jovens gaúchos, neste momento de grande necessidade pelo sangue foi um prazer para a Missão Calebe ajudar os jovens que sofreram na tragédia de Santa Maria", destaca o líder dos jovens da região Leste do Rio Grande do Sul, pastor Ericson Danese.

Maria de Lourdes Pick Assistente Social e Coordenadora da Capacitação de Doares de Sangue do Hemocentro Estadual do Rio Grande do Sul agradece o ato dos Calebes, porém ressalta que a necessidade de doação é durante todo o ano. "O envolvimento da comunidade é muito importante para nós, principalmente neste período que aconteceu esta fatalidade, esta grande tristeza. Mas também temos que lembrar que durante todo o ano nós temos necessidade de doação e parcerias como hoje está acontecendo aqui com os Calebes. Nós temos uma necessidade mensal de 3 mil bolsas de sangue. Então gostaríamos de agradecer os Calebes que vieram aqui e a parceria da Igreja Adventista", enfatiza a assistente social. 

Fonte: Portal USB

Novela da Globo "Em nome do Pai" terá personagem evangélico

A próxima novela das nove que a Globo veiculará tem o título provisório de Em Nome do Pai, e está sendo escrita por Walcyr Carrasco.

O autor, que se manifestou reprovando os boicotes promovidos nas redes sociais contra as mais recentes produções da Globo, Salve Jorge e O Canto da Sereia, prometeu um personagem evangélico em sua trama, sem caricaturas.

“Meu tio era pastor presbiteriano e meu primo missionário na África. Falarei com amor sobre os evangélicos. Seja católico, evangélico, budista, espírita ou rosacruz como eu, a fé transforma. É sobre isso que vou falar na novela”, revelou o autor em seu Twitter.

Entre os assuntos tratados na novela, o autor destacará a discussão ocorrida em torno de erros médicos, de acordo com informações de Fernando Oliveira, no portal IG.

A previsão de estreia de Em Nome do Pai é dia 20/05

Fonte: Gospel+

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Calebes levam esperança para famílias enlutadas no RS


Esta segunda-feira, 28 de janeiro, foi de dor para as centenas de famílias das vítimas do incêndio que deixou pelo menos 231 mortos em Santa Maria (RS), cidade localizada a pouco mais de 300 km de Porto Alegre. Em meio ao clima de sofrimento, um grupo de jovens adventistas procurou levar palavras de esperança para as famílias enlutadas. Integrantes da Missão Calebe na região visitaram cemitérios da cidade e distribuíram cerca de mil livros "A Grande Esperança".

Na noite do último domingo, o grupo também foi até o Ginásio Esportivo Municipal, onde os corpos eram velados, a fim de confortar os parentes das vítimas com exemplares da obra.

Em parceria com administradores da Igreja Adventista na região, pastores adventistas, membros da igreja e integrantes do Clube de Desbravadores, foram praticadas também outras ações de solidariedade, como a entrega de 500 garrafas de água. "Ser calebe é ser relevante na comunidade", publicou no twitter o pastor Adriano Luz (@AdrianoLuzes), um dos voluntários.

Nesta segunda-feira, o líder de Jovens da Igreja Adventista para o Sul do Brasil, pastor Elmar Borges, também viajou para o interior do Rio Grande do Sul a fim de oferecer auxílio espiritual para famílias enlutadas e apoiar ações solidárias na região. Ao longo da semana, os integrantes do projeto Vida Por Vidas, continuarão a mobilizar voluntários para a doação de sangue.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Dois colportores da ANP morrem em acidentes de trânsito


A Associação Norte Paranaense (ANP) da Igreja Adventista do Sétimo Dia comunica com tristeza o falecimento do jovem colportor Henrique Espíndola. O rapaz estava realizando palestras motivacionais na região norte do Paraná desde dezembro.

"Perder um amigo é uma dor incomparável. Preciso me preparar para estar no céu e reencontrar este amigo. Henrique deixará muitas saudades. Este foi um grande colportor e se dedicou na obra de publicações", comentou o líder Josemar Campos, através do Facebook.

Estudante do curso de teologia, Henrique sofreu um acidente automobilístico na tarde do dia 22 de janeiro, no contorno sul de Apucarana. De acordo com o relato de testemunhas, o acidente ocorreu após o estouro de um pneu de outro veículo. Ambos os carros pegaram fogo. A notícia abalou os estudantes que participavam da campanha junto com o palestrante. Ontem ele comemoraria 30 anos de idade.

"No sábado (19) recebemos a triste notícia que o Jefferson Viana, ex-líder de colportagem, tinha falecido em um acidente grave. E na terça foi o Henrique. Dois amigos em menos de uma semana está sendo muito difícil. Todos estamos muito abalados", afirmou Jordana Perdoncini, amiga dos jovens.

A Igreja Adventista pede para que os membros orem pelas família enlutadas e também pela companha de colportagem que ainda acontece até o final de fevereiro. Muitos estudantes necessitam deste ministério para continuar os estudos e mesmo abalados precisam continuar. "O Henrique era um soldado de Cristo que tombou em batalha", afirmou com pesar o pastor Victor Perdoncini, líder de Publicações da ANP.

De tragédia em tragédia


É impossível não nos sensibilizarmos com a dor dos que perderam um filho, um irmão, um amigo na tragédia ocorrida na boate de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Centenas de jovens saíram de casa e podem ter ouvido um “divirta-se” ou “não volte muito tarde”, sem saber que aquilo significava um adeus. É claro que milhares de pessoas morrem todos os dias das mais diversas causas e nos mais diversos lugares, mas não se espera que jovens – tantos jovens (a maioria entre 16 e 20 anos, num total de mais de 230 pessoas) – se despeçam tão subitamente da vida quando acham que a estão “curtindo”. Os jovens raramente pensam que ao deixar suas casas podem estar se despedindo da vida. Na verdade, nenhum de nós costuma pensar que a vida é tão curta e frágil. Quase nunca pensamos que nosso carro ou nosso voo terminará envolvido numa tragédia, até que uma tragédia nos faz acordar para a realidade. 

Tragédias como essa ocorrida na madrugada de domingo (27) têm a força de nos fazer acordar para a triste realidade da vida. Nos mantêm suspensos num transe, é verdade, mas joga em nosso rosto a dura verdade de que somos mortais e vivemos aqui apenas de passagem – uma rápida passagem sem volta.

Muitos jovens entraram na boate com identidade falsa (era um baile para maiores de 18), os seguranças (segundo testemunhas) tentaram impedir que a multidão saísse pela porta principal, havia irregularidades no estabelecimento (segundo os bombeiros). Saber disso, agora, não significa muito para quem perdeu um querido. Também não é hora de condenar quem não deveria estar no lugar errado, na hora errada. É hora de solidariedade, de oração pelos que sofrem, de ajuda no que for possível.

É hora, também, de nos lembrarmos de que este mundo não é um lugar seguro para se viver. Que a morte nos ronda a cada instante. E que multidões descem à sepultura sem ouvir falar de um mundo em que o prazer será real, a vida será eterna e a dor não mais existirá. Enquanto isso, enquanto a vida-pesadelo segue seu ritmo pontuada de tragédias, devemos pensar mais na vida real, que é nossa por causa da promessa daquele que nunca mentiu: Jesus.

Essa tragédia em Santa Maria me faz pensar que há dois mil anos outra tragédia, presenciada por uma santa mulher chamada Maria (e outros santos), vitimou o Deus-homem que viveu fazendo o bem. E foi essa tragédia que conquistou para nós o direito de um dia viver livres para sempre das tragédias. Você já aceitou essa oferta de salvação?

Agora é hora de sofrermos com os que sofrem e falarmos de esperança, afinal, somos todos personagens de uma tragédia chamada pecado – que logo chegará ao grande e esperado “the end” (João 14:1-3).

Michelson Borges - Criacionismo

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Engenheiro adventista sofre grave acidente em missão

Linden Millist
Um engenheiro de aviação que está servindo em uma missão em Papua Nova Guiné sofreu queimaduras em 50 por cento de seu corpo nesta terça-feira, após um incêndio durante uma manutenção de rotina em um novo avião.

Linden Millist, engenheiro chefe da Adventist Aviation Services, sofreu queimaduras depois que um tanque de combustível pegou fogo no hangar da AAS, no aeroporto na cidade de Goroka, no Planalto Leste. Ele foi levado para Brisbane, na Austrália, onde permanece em estado grave durante o tratamento em um hospital.

Millist, 33, é filho do chefe executivo da AAS Roger Millist.

A AAS está trabalhando com a Comissão de Investigação de Acidentes do país para determinar a causa do incidente.

A AAS desempenha um papel-chave no trabalho da Igreja Adventista em Papua Nova Guiné. Pilotos transportam pastores, professores e materiais de construção nas terras altas isoladas e robustas ao longo dos sistemas Fly e Sepik River. Muitas das remotas aldeias estão a uma caminhada de dois dias pelas estradas principais. A AAS também auxilia com evacuações médicas.

O ministério possui dois aviões de 10 assentos e ofereceu mais de 1.000 voos de missão no ano passado. A AAS também faz trabalhos comerciais para ajudar a sustentar financeiramente o seu ministério.

Millist é um dos 13 funcionários da AAS, quatro dos quais são pilotos.

O presidente da Igreja Adventista da Missão em Papua Nova Guiné, Leigh Rice, está chamando os adventistas para orar por Millist e sua recuperação.

O que as pessoas consideram “pecado” hoje em dia?

Para os judeus existem centenas de pecados. Tradicionalmente, o catolicismo aponta os sete pecados “capitais”: inveja, gula, ira, soberba, luxúria, avareza e preguiça. Essa preocupação em estabelecer uma lista surgiu durante o Concílio de Trento (1545-1563), convocado por Felipe II, rei da Espanha, e coordenado pelo papa Paulo IV. O objetivo do concílio era fixar com clareza os dogmas da Igreja Católica.

Os tempos mudaram e parece que hoje em dia a lista de pecados é bem diferente. Um novo estudo do Instituto Barna examinou quais as tentações as pessoas parecem enfrentar mais comumente e como conseguem lidar com essas “iscas” morais e éticas. A pesquisa foi realizada em conjunto com um projeto de livro de Todd Hunter, chamado “Nossos Pecados Favoritos”.

Curiosamente, parece que a tecnologia tem gerado uma nova categoria de pecados. A pesquisa mostra quase metade dos entrevistados (44%) dizem que são tentados a gastar muito tempo com isso, incluindo vídeo games, internet, televisão e vídeo. Outra “nova” tentação relacionada à mídia é expressar raiva ou “detonar” alguém por mensagem de texto ou e-mail. Em geral, uma em cada nove pessoas (11%) diz que se sente tentado a fazer isso às vezes ou frequentemente.

Embora os pecados sexuais não sejam novos, ver pornografia online continua a crescer e assumir um papel de destaque. Cerca de um em cada cinco entrevistados (18%) diz que são tentados seguidamente a ver pornografia ou conteúdo sexual na internet. Os homens (28%) confessam sentirem-se mais tentados a ver pornografia que as mulheres (8%).

Não é de estranhar que os mais jovens, que nasceram em um mundo mais voltado à tecnologia, são mais propensos que a média a lidarem com essas tentações modernas. Mais da metade dos entrevistados com menos de 20 anos (53%) dizem que ser fortemente tentados a passar tempo demais online e um quarto (25%) diz sentir vontade de usar a tecnologia para expressar sua raiva contra as outras pessoas.

Pecados mais antigos como “comer muito” (gula) continua sendo um dos primeiros nas listas de tentações (55%). Já a conduta sexual imprópria é admitida por menos de um em cada dez pessoas (9%). Como era de se esperar, as pessoas mais velhas tem menos problemas com tentações relacionadas ao sexo (3%).

Por outro lado, cerca de um terço dos entrevistados admitem que gastam mais do que deviam (35%), um em cada quatro (26%), diz que fazer fofoca ou dizer coisas negativas sobre os outros é uma tentação comum. Inveja ou ciúme (24%) ainda é um pecado mais corriqueiro que mentir ou trapacear (12%) e logo após vem a tentação a usar álcool ou drogas (11%).

Enquanto as pessoas que viveram séculos atrás não considerariam a procrastinação e a ansiedade como atitudes pecaminosas, essas parecem ser as tentações que as pessoas estão mais propensas a admitir.

Três em cada cinco (60%) dizem que são tentados a se preocupar ou ficar ansiosos o tempo todo. O mesmo número diz que procrastinação é um grave tentação para eles. Na mesma linha, 41% admitem que são tentados a ser preguiçosos e não se dedicar tanto ao trabalho quanto deveriam. Curiosamente, nas tentações relacionadas com o trabalho, os evangélicos são mais propensos que os católicos a vê-las assim (57% dos protestantes acreditam que a procrastinação é uma tentação e 40% admitem ser preguiçosos os números de católicos são, respectivamente, 51% e 28%).


David Kinnaman, presidente do Grupo Barna, foi um dos lideres do estudo e fez uma breve análise dos resultados, destacando quatro pontos:

* Primeiro, o conceito de moralidade está passando por uma mudança. Um exemplo disso é a forma como a tentação “virtual” cresceu. Para os líderes religiosos, essa mudança reforça a importância da inclusão de tecnologia como parte de uma discussão mais ampla sobre a espiritualidade e mordomia do tempo.

* Segundo, os mais jovens parecem ter uma perspectiva moral distinta quando comparada com as gerações mais velhas. Aparentemente, eles não veem a tentação como algo a ser evitado, mas sim uma característica da vida moderna.

* Terceiro, problemas no trabalho está no topo da lista de tentações atualmente. Prova disso é que os entrevistados parecem mais preocupados com a procrastinação e produtividade, reforçando os conceitos de preguiça e inveja como “pecados capitais”.

* Por fim, apenas 1% das pessoas são capazes de perceber que ceder à tentação é, de fato, um pecado. A maioria dos entrevistados parecem ver a tentação mais como um fluxo constante de altos e baixos que as pessoas precisam lidar. Isso revela uma longa distância entre os conceitos bíblicos de pecado e de santidade e o pensamento moderno.


Fonte: Gospel Prime

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Clonagem de Jesus vira tema de filme

O cineasta Leoni Marucci já começou a divulgar o filme “The Power of Few”, um drama criminal que fala sobre o mistério em torno de uma clonagem de Jesus feita a partir do sangue do Santo Sudário.

O trailer em inglês já foi publicado na internet mostrando a participação de Christopher Walken (“Sete Psicopatas”) e Christian Slater (série “Breaking In”) que são os personagens principais.

A trama mostra cinco histórias diferentes que se entrelaçam no meio desse mistério que gira em torno da possível clonagem. Uma das frases do trailer diz que “tudo o que você acredita irá se despedaçar e cair”.

Para rodar “The Power of Few” foram gastos U$S 7,5 milhões, a estreia está prevista para o dia 15 de fevereiro nos Estados Unidos. Assista o trailer:



Fonte: Gospel Prime

Comissão da Teologia da Ordenação Adventista - 1ª sessão

Membros da Comissão de Estudo Sobre a Teologia da Ordenação (TOSC) completaram a sua primeira reunião, que foi realizada num local próximo da sede da Igreja em Silver Spring (Maryland, EUA), com uma nota otimista.

"Temos uma esperança real de que a Igreja seja capaz de encontrar um modo de resolver nossas diferenças sobre a questão da ordenação", disse o presidente da comissão Artur Stele, que é diretor do Instituto de Pesquisa Bíblica da Associação Geral , ao dirigir-se aos líderes mundiais da Igreja através de uma conferência telefônica no término da sessão. "Saímos da reunião com um sentimento muito otimista e confiantes de que Deus está nos guiando. Temos muitos motivos para agradecer ao Senhor”.

A Comissão Executiva da Associação Geral organizou a comissão em outubro de 2012 com a finalidade de estudar o conceito de ordenação a partir de uma perspectiva bíblica para determinar se a sua intenção é ser administrada a somente um sexo específico. A comissão de estudo inclui 106 membros, entre os quais se encontram teólogos, leigos, pastores e estudantes da Bíblia de cada uma das 13 divisões mundiais da Igreja. A Associação Geral designou Stele como presidente da comissão, Geoffrey Mbwana como vice-presidente e Karen Porter como secretária. As mulheres representam cerca de 25 por cento dos membros da comissão.

Kendra Haloviak-Valentine, professora-associada de religião da Universidade La Sierra, Mark Finley, assistente do presidente da Associação Geral, e Joel Musvosvi, que recentemente foi nomeado reitor da Universidade de Solusi, estavam encarregados das devoções diárias. Momentos foram dedicados à oração para invocar a presença e a liderança do Espírito Santo, e estes foram seguidos pela apresentação de trabalhos por indivíduos que tinham recebido a tarefa de vários aspectos da questão da ordenação. Estes estudos incluíam temas tais como o que fazer com as questões doutrinárias que surgem na Igreja, um histórico da ordenação, e a hermenêutica.

Após cada apresentação, era concedido tempo para análise do material apresentado a toda a comissão. No segundo dia do encontro, pequenos grupos se reuniam para refletir e elaborar sugestões e recomendações sobre o trabalho. Com base nas sugestões e recomendações dos grupos de trabalho, os apresentadores refinarão o seu trabalho, e em seguida, um segundo esboço será enviado a cada Comissão de Pesquisa Bíblica de cada uma das divisões e aos membros da TOSC para contribuições antes da próxima reunião.

Durante a segunda noite do encontro, foram expressas animadamente diferenças de opinião, segundo contou um dos integranes da comissão numa entrevista, "mas então o Pastor Stele fazia uma pausa e dizia: 'Oremos', e toda a atmosfera mudava. Havia um cálido espírito cristão, e nos sentimos livres para compartilhar nossos pontos de vista abertamente”.

Uma carta à Comissão Executiva da Associação Geral de parte do presidente, vice-presidente e secretário da comissão, em que é sintetizada a reunião, afirma em parte: "Os membros da comissão não podem deixar de expressar sua gratidão a Deus pelo suave espírito que prevaleceu nessas reuniões. Por favor, continuem orando pela comissão enquanto esta continua a trabalhar sob a orientação do Espírito Santo neste estudo".

A segunda das quatro sessões planejadas será realizada em julho de 2013, em Maryland.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Estudantes adventistas evangelizam aldeia indígena

As férias de verão de um grupo de estudantes do Instituto Adventista Paranaense, localizado no interior do estado, foram dedicadas para o voluntariado e evangelismo numa aldeia indígena do Tocantins. Os participantes fazem parte do programa Escola de Missões que, neste ano, realiza a "Missão Javaés".

Eles viajaram para a região Norte do País a fim de colocar em prática ações sociais na área da saúde e educação, bem como para levar uma mensagem de esperança aos moradores da comunidade indígena Boto Velho, situada na Ilha do Bananal. O projeto, que envolveu um grupo de 12 voluntários, permitiu o primeiro contato adventista com uma aldeia Javaé (os índios Javaé são um dos três subgrupos em que se subdividem os índios Karajá, conforme classificação da Fundação Nacional do Índio). A iniciativa resultou de uma parceria entre a Capelania do IAP e o Ministério Nativo do Tocantins, liderado pelo pastor Miraldo FágTanh.

Os estudantes, orientados pela doutora em Educação e Coordenadora de novos cursos na Faculdade Adventista Paranaense (FAP), Marta Balbé, e pelo capelão Douglas Reis, organizaram atividades para crianças, tais como teatro, pintura, brincadeiras e momentos para histórias bíblicas. Os moradores também tiveram acesso gratuito à orientação odontológica, verificação de pressão arterial e ações preventivas na área da saúde sob supervisão do enfermeiro Davisson Gonçalves, professor da FAP.

O IAP, que receberá em breve o curso de Teologia, oportuniza por meio da Escola de Missões que os jovens ingressem no campo missionário. Os voluntários encerraram as atividades no dia 20 de janeiro. 

The Walking Dead Church - Cristãos verdadeiros ou zumbis engravatados?


"Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Assim declara aquele que tem os sete espíritos de Deus e as estrelas: Conheço as tuas obras, que tens fama de estar vivo, mas de fato, estás morto. Sê alerta! E fortalece o que ainda resta e estava prestes a morrer; porque não tenho encontrado integridade em tuas obras diante do meu Deus. Portanto, lembra-te daquilo que tens recebido e ouvido; obedece e arrepende-te. Porquanto se não estiveres vigilante, virei como ladrão, e tu não saberás a que hora virei contra ti. Contudo, têm em Sardes algumas pessoas que não contaminaram as suas vestes; elas caminharão comigo, vestidas de branco, pois são dignas. Deste modo, o vencedor andará trajado com vestes brancas, e de modo algum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrario, reconhecerei o seu nome na presença do meu pai e dos seus anjos. Aquele que tem ouvidos compreenda o que o Espírito revela às igrejas." Apocalipse 3:1-10

Tenho observado que ao longo dos anos, tem havido sempre a atualização cinematográfica dos filmes classificados de terror e suspense, que tem como principais personagens o serial killer, Drácula ou vampiros, lobisomens, e os famosos zumbis. A série The Walking Dead, filmes como Van Helsing, Homens de Preto, Blade, Drácula, A volta dos mortos vivos, Eu sou a lenda, Zumbilândia, como também o filme nacional do cineasta gaúcho Davi de Oliveira “Porto dos Mortos”, ganham diariamente a atenção dos fãs do gênero, que esgotam os ingressos admirados com a inclusão tecnológica e a contextualização dos seres à realidade atual.

Deixando de lado os temíveis vampiros, o Drácula, o serial killer e o lobisomem, quero ater-me à preservada figura do zumbi, palavra que a principio pode confundir com o herói escravo do século XVIII, Zumbi dos Palmares. Refiro-me aos zumbis do tradicional vodu haitiano. “Zumbi ou zumbie”, no vodu haitiano é simplesmente um morto vivo, corpo sem alma a que se desenvolve a vida para ser empregado em trabalhos físicos.

A igreja de Sardes orgulhava-se de sua produção de lã e tinturaria. Era o centro de adoração à deusa Cibele (deusa da religião de mistérios cuja imoralidade e degeneração eram notáveis). Apesar de haver alguns naquela igreja que ainda permaneciam fiéis a Deus, retendo a fé e a vida piedosa como princípios fundamentais de sua religião. A maioria esmagadora estava insensível à espiritualidade, ao compromisso cristão. A falta de dedicação era notável. O ponto de apoio espiritual dos cristãos de Sardes era o inicio glorioso daquela igreja. Porém o Senhor conhecia as suas obras: conheço as tuas obras, que tens nome de quem vives, mas de fato estás morto. Estaria Deus falando a uma igreja de zumbis?

Nas tradições vodu, um zumbi é: Um ser humano a quem um bokor (sacerdote ou sacerdotisa) roubou o ti-bon-ange (alma menor). Este roubo é feito mediante técnicas de magia negra quando a pessoa está morrendo. Imediatamente depois de morrer o ti-bon-ange é conservado em uma garrafa pelo ladrão, que a partir desse momento tem controle absoluto do corpo da pessoa morta. Esta carece de pensamento e controle autônomo, de modo que pode ser manejada como um escravo total e absoluto por parte do ladrão. Com o passar do tempo, o zumbi vai deteriorando-se, como se apodrecesse, e finalmente seu corpo acaba por morrer também. O conceito do zumbi serve também como referência à servidão ou desgaste físico e doença.

Os zumbis são frequentemente temas de filmes, videogames, canções, livros e outras manifestações populares. Há uma comunidade no Brasil denominada “Zumbis Corporation” onde o tema zumbis/sobrevivência é debatido. Os membros dessa comunidade levam o assunto a serio. Mito ou realidade, esse tema permanece de alguma forma, crescente no imaginário popular.

O que Cristo veio propor à humanidade? Segundo o apostolo Paulo, o cristão é alguém que morreu para o mundo e agora vive para Deus.

"Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que atua agora nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nos andávamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza, filhos da ira, como também os demais. Mas Deus que é rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando vós mortos em delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, pela graça sois salvos, e juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus. Para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vos; é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas." Efésios 2:1-10

O verdadeiro cristão não é um zumbi. Alguém que morreu espiritualmente e foi reanimado para continuar entre os vivos, como vivo (embora permaneça morto). Cristo não veio nos reanimar, ele veio nos ressuscitar; gerar-nos outra vez; Fazer de nós novas criaturas, seres dotados de uma nova mentalidade para o oficio do bem.

Zumbis não tem sentimento. Não pensam criticamente, nem defendem suas convicções. Temos, como a igreja de Sardes, muitos zumbis entre nós, que não conseguem entender ainda a razão de sua existência; o propósito da manifestação do amor de Deus em favor deles. Nem sabem se foram ressuscitados ou apenas reanimados.

Não é difícil diferenciar um cristão genuíno de um zumbi com nome de cristão. O zumbi não sabe pra onde vai, o que faz; se está vivo ou morto; suas ações são aparentemente desconexas e desprovidas de responsabilidades, não avalia consequências, o que ele faz é somente com base no momento. O verdadeiro cristão em contrapartida reconhece sua filiação com o Deus pai. Sabe que um preço foi pago pela sua ressurreição espiritual e física no futuro. Sabe de suas responsabilidades como filho de Deus e como servo de Cristo. Manifesta o amor que por Deus lhe foi comunicado em questões espirituais e físicas. Sabe enfrentar as tribulações da vida, na certeza de que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, e que são chamados segundo o seu propósito.

AQUI VALE A ANÁLISE: O QUE TEMOS SIDO?

Cristãos verdadeiros, ou apenas zumbis engravatados?

Fonte: Metanoia

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Os 5 pastores mais ricos do Brasil


A revista americana Forbes publicou o ranking dos cinco pastores brasileiros mais ricos [Tradução minha. O original está aqui.).

"A religião sempre foi um negócio rentável. E se acontecer de você ser um pregador evangélico brasileiro, as chances de tirar a sorte celestial são realmente muito altas nestes dias. 

"[...] Uma das qualidades mais atrativas dos evangélicos é a sua crença de que os resultados materiais do progresso são um favor de Deus. 

"O valor do progresso material no evangelicalismo do Brasil é explícita e ativamente promovido. Aline Barros, cantora e pregadora que já ganhou o Grammy, diz assim: "O que você fez para o Reino de Deus? O que você tem produzido para Deus? Se você está vivo, você tem o fôlego de vida. Produza! "

"Isso parece estar funcionando. Como tem sido amplamente divulgado, o Brasil viveu um período de grande crescimento econômico ao longo dos últimos anos. O sucesso econômico do país não só tirou milhões de brasileiros da pobreza, mas também elevou as expectativas de uma nova classe média conhecido como a "classe C". A maioria dos evangélicos no Brasil encontraram na religião uma forma de ser grato por sua boa sorte, assim como uma justificativa para desfrutar de seu novo status na sociedade, sem culpa.

"Em outras palavras, eles estão ansiosos para devolver à igreja, talvez para ajudar com parte da carga. Isso acabou tornando algumas igrejas em negócios altamente lucrativos e fazendo alguns líderes multi-milionários. É a chamada "indústria da fé".

"Tome como exemplo o "bispo" Edir Macedo. Fundador e líder da Igreja Universal do Reino de Deus, que também tem templos nos Estados Unidos, Macedo é, de longe, o mais rico pastor no Brasil, com um patrimônio líquido estimado por várias revistas de negócios em torno de R$ 1 bilhão e 900 milhões*. Ele está constantemente envolvido em escândalos, principalmente devido a alegações de que sua organização havia desviado milhões de dólares de donativos destinados à caridade. Houve também acusações oficiais de fraude e lavagem de dinheiro. No entanto, Macedo conseguiu manter seu rebanho de seguidores ao longo dos anos". 

[Na verdade, segundo o Censo 2010, a Igreja Universal teve uma queda no número percentual de membros]

"Um dos pais da teologia da prosperidade moderna, Macedo ainda passou 11 dias na prisão em 1992 devido a acusações de charlatanismo. Macedo negou todas as acusações contra ele no Brasil, mas ele ainda está sendo processado por autoridades norte-americanas e venezuelanas.

"Como escritor evangélico, ele se destaca com mais de 10 milhões de livros vendidos. Seu grande lance foi no final de 1980, quando adquiriu o controle da Rede Record, atualmente no Brasil a segunda maior emissora. Seus outros ativos incluem um jornal, a Folha Universal, que tem uma circulação de mais de 2,5 milhões de exemplares no Brasil, um canal de notícias, Record News, as empresas selo musical, propriedades e um jato particular da Bombardier Global Express no valor de 45 milhões de dólares. O porta-voz de Macedo disse que não iria comentar assuntos pessoais.

"Seguindo os passos de Macedo está Valdemiro Santiago. Um ex-pastor da Igreja Universal do Reino de Deus, ele teria sido expulso da instituição depois de alguns desentendimentos com o seu patrão, de quem ele era um protegido. Isso foi o suficiente para ele para fundar sua igreja, a Igreja Mundial do Poder de Deus, que tem mais de 900 mil seguidores e 4.000 templos, muitos dos quais adornados com imagens dele em outdoors. Ele esteve nas manchetes no ano passado depois de supostamente ter pago 45 milhões dólares em um jato particular idêntico ao de Macedo. Várias revistas de negócios brasileiras estimam que seu patrimônio líquido é de R$ 450 milhões. Os e-mails para a igreja de Santiago não foram respondidos.

"O próximo é Silas Malafaia, um dos líderes da Assembleia de Deus, maior igreja pentecostal do Brasil. O mais sincero de seus colegas, Malafaia está constantemente envolvido em controvérsias relacionadas com a comunidade gay no Brasil, da qual ele se declara com orgulho de ser o maior inimigo. Em 2011, Malafaia, de patrimônio estimado em R$ 300 milhões, lançou uma campanha chamada "O Clube do UmMilhão de Almas", que pretende levantar R$ 1 bilhão para a sua igreja, a fim de criar um rede de televisão global com transmissões para 137 países. Os interessados ​​em contribuir com a campanha podem doar quantias a partir de R$ 1.000, também pago em prestações. Em troca, os doadores receberão um livro". 

[O doador ganha um certificado do clube e 4 livros de Mike Murdoch, entre eles, "7 Leis que você deve honrar para ter sucesso incomum"]

"Possivelmente, o mais ativo em multimídia entre os pregadores brasileiro é o tele-evangelista Romildo Ribeiro Soares, conhecido simplesmente como RR Soares. Fundador da Igreja Internacional da Graça de Deus, Soares é um dos rostos mais regulares na televisão brasileira. Também ex-membro da Igreja Universal do Reino de Deus, ele é cunhado de Edir Macedo. O autointitulado "missionário" Soares é considerado o mais humilde entre seus pares. Seu jato particular, um King Air 350, vale modestos 5 milhões de dólares. O patrimônio líquido estimado de Soares: R$ 250 milhões. O porta-voz de Soares não retornou as ligações ou e-mails.

"Os fundadores da Igreja Renascer em Cristo, o "apóstolo" Estevam Hernandes Filho e sua esposa, a "bispa" Sônia, supervisionam mais de 1.000 igrejas no Brasil e no exterior, incluindo várias na Flórida. Com um patrimônio líquido conjunto estimado em R$ 130 milhões, o casal frequentou as manchetes internacionais em 2007, quando eles foram presos em Miami, acusados de transportar mais de 56.000 dólares em dinheiro não declarado. Parte do dinheiro estava entre as páginas de sua Bíblia, de acordo com agentes alfandegários norte-americanos que detiveram o casal no aeroporto de Miami. Eles foram entregues ao Brasil um ano depois. Eles também são processados no Brasil por uma série de outros crimes, inclusive pela queda do teto de um de seus templos que causou nove mortes.

"A prisão e as alegações sistemáticas de desvio de fundos no Brasil ecoaram ruidosamente. Em dezembro de 2010, o astro do futebol brasileiro Kaká, que era amigo do casal Hernandes e membro de sua igreja, deixou a instituição, alegadamente por causa de sua gestão e mau uso do dinheiro. Kaká tinha teria doado mais de R$ 2 milhões para a igreja durante o tempo em que era um dos seus membros mais conhecidos. O porta-voz do casal Hernandes não respondeu aos e-mails e telefonemas.

"Tornar-se um pregador evangélico no Brasil é o sonho de muitos jovens de todo o país. Algumas igrejas neopentecostais, como a Igreja Universal do Reino de Deus, oferecem cursos intensivos para "produzir" pastores pela quantia de R$ 700 por alguns dias de aulas. A questão não é tanto o dinheiro (Malafaia paga até R$ 22.000 por mês para os membros mais talentosos de sua equipe, de acordo com a revista Veja SP) quanto o poder.

"Muitos pastores brasileiros receberam passaportes diplomáticos nos últimos anos. Alguns, especialmente aqueles que dirigem grandes igrejas, são cortejados pelos políticos em época de eleição, para não mencionar que no Brasil, como em muitos países ao redor do mundo, as igrejas são isentas de impostos, o que por vezes pode abrir uma lacuna muito conveniente.

"Como diz a Bíblia, a fé move montanhas. E o dinheiro, também".

* As estimativas para valores líquidos foram baseadas em números relatados pelo Ministério Público do Brasil, da União e da Polícia Federal, bem como estimativas do valor de investimentos privados de cada pastor, como relatado pela mídia brasileira, incluindo revistas Veja, Exame, IstoÉ, IstoÉ Dinheiro e os jornais Folha de S. Paulo, O Globo e O Estado de S. Paulo.

Joêzer Mendonça - Nota na Pauta

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

16 razões para fazer sexo diariamente


Você já deve ter escutado mais de uma vez essa famosa recomendação para o bem-estar físico e mental: fazer sexo. Aparentemente, o sexo pode ser a resposta para a longevidade, felicidade e um corpo saudável. 

Confira uma lista com os benefícios de saúde do sexo:

16. Desestressa
Sexo ajuda a reduzir o estresse. Quando exercícios de respiração profunda não funcionarem mais, parta para o sexo. Durante o sexo, seu corpo produz dopamina, uma substância que combate os hormônios do estresse, e endorfinas, ambos “hormônios da felicidade”, além de oxitocina, chamado de “hormônio do amor”, um hormônio secretado pela glândula pituitária que aumenta o desejo. Em um estudo publicado na Public Library of Science, três pesquisadores de neurociência realizaram um teste em ratos machos e verificaram que os sexualmente ativos eram menos ansiosos do que os animais que não acasalavam.

15. É uma ótima forma de exercício
Fazer amor é uma forma de atividade física. Durante a relação sexual, as mudanças fisiológicas em seu corpo são as mesmas de um treino físico. Você já deve ter notado que sua respiração fica ofegante, o que significa que você se cansa. Por isso, você queima calorias. Se você faz sexo três vezes por semana durante 15 minutos, queima cerca de 7.500 calorias em um ano. Isso é o equivalente a correr 120 quilômetros! Respiração pesada aumenta a quantidade de oxigênio em suas células, e a testosterona produzida durante o sexo mantém seus ossos e músculos fortes.

14. Reduz pressão arterial alta
Tanto abraços quanto sexo podem melhorar sua pressão arterial. Sexo comprovadamente reduz a pressão sanguínea diastólica, conforme descobriram pesquisadores da Universidade de Paisley.

13. Melhora a imunidade
Lutando contra resfriados? Sexo é o remédio. Segundo estudos, ele pode aumentar a sua imunidade. Imunoglobulina A, um antígeno que combate a gripe, por exemplo, aumenta quando a frequência de sexo também aumenta.

12. Faz você parecer mais jovem
Fazer sexo três vezes por semana pode fazer você parecer 10 anos mais jovem. “É bom para as pessoas fazer sexo”, diz David Weeks, neuropsicólogo clínico no Hospital Royal Edinburgh, cujo estudo sobre os efeitos do sexo sobre o envelhecimento aparece em seu livro, “Secrets of the Superyoung” (em português, “Segredos dos Superjovens).

11. Deixa seu coração saudável
Sexo ajuda a queimar calorias, e também pode melhorar sua saúde cardíaca. Cientistas do Instituto de Pesquisa de New England examinaram o efeito do sexo sobre o coração. O estudo concluiu que os homens são 45% menos propensos a sofrer doenças cardiovasculares quando fazem sexo regularmente. O efeito sobre o coração de uma mulher não é conhecido.

10. Alivia a dor
O prazer é a medida para vencer a dor. Você experimenta enxaquecas e dores no corpo? Sexo pode ser a resposta. O Dr. George E. Erlich, um especialista em artrite da Filadélfia (EUA), realizou um estudo sobre a ligação entre artrite e sexo. Os pacientes da pesquisa que se envolveram em sexo relataram sentir menos dor.

9. Constrói confiança e intimidade
O ato de fazer sexo libera o hormônio oxitocina, o hormônio responsável pela sua felicidade e amor. Por conta disso, pesquisadores especulam que sexo pode aproximar os casais. É bem documentado que o hormônio oxitocina aumenta a confiança e os laços íntimos.

8. Diminui suas chances de câncer
Ejaculação regular reduz as chances dos homens de desenvolver câncer de próstata. Em um estudo, homens australianos que ejacularam 21 vezes por mês foram menos propensos a desenvolver o câncer. Outras pesquisas também indicam que a relação sexual reduz o risco de câncer de próstata.

7. Fortalece os músculos pélvicos
Sexo envolve o uso de vários músculos. Por isso, relações sexuais regulares podem ajudar a desenvolver músculos pélvicos mais fortes. Também ajuda a fortalecer quadris, costas, etc. Através do sexo regular, você ainda pode manter uma bexiga forte e boa função intestinal.

6. Protege a próstata
A maior parte do fluido da ejaculação é secretada pela próstata. Sem ejaculação, o fluido permanece na glândula, que tende a inchar, causando muitos problemas. Ejaculação normal “lava” esses fluidos e garante o bem estar da próstata até a velhice. Problemas também podem ocorrer quando os homens mudam de repente a frequência de ejaculações.

5. Induz o sono
Sexo funciona da mesma maneira como o exercício: você dorme melhor quando pratica. O aumento da frequência cardíaca leva ao aumento de relaxamento pós-coito. Sexo pode ser um remédio para insônia. Além disso, quando os homens ejaculam, se tornam letárgicos, e isso pode torná-los sonolentos.

4. Regula o ciclo menstrual
Aparentemente, o sexo pode melhorar o ciclo menstrual feminino. Sexo regula hormônios, que por sua vez regulam o ciclo menstrual. Sexo também reduz o estresse, que é uma das razões para as mulheres desregularem sua menstruação.

3. Previne a disfunção erétil
50% dos homens com mais de 40 anos sofrem de disfunção erétil – e todos os homens jovens temem esse momento. O melhor remédio contra a impotência é… Sexo. Ereções mantêm o sangue fluindo através das artérias do pênis, de modo que o tecido permanece saudável. Além disso, os médicos comparam uma ereção a um reflexo atlético: quanto mais você treina, melhor é sua performance.

2. Alonga a vida
Coração saudável, músculos mais fortes, aumento da circulação de oxigênio e aumento da felicidade são alguns dos fatores que contribuem para o aumento da expectativa de vidacomo resultado de sexo regular. Um estudo publicado no British Medical Journal revela que os homens que fazem sexo com frequência vivem duas vezes mais do que os que raramente entram em ação.

1. Deixa o sêmen saudável
Se o casal está tentando engravidar, fazer sexo com frequência ajuda não só aumentando as probabilidades, mas melhorando a qualidade e o volume de sêmen. O sexo regular substitui espermatozoides velhos dos testículos. Se eles se acumulam, pode haver danos ao DNA.

Fonte: Hypescience

Nota: A expressão bíblica “tornando-se os dois uma só carne” (Gn 2:24) significa que o ato sexual entre marido e mulher, além de ser um meio reprodutivo, tem uma função psicológica, isto é, deve preencher as necessidades emocionais e afetivas do casal, e como vimos na matéria acima, também pode ser benéfico para a saúde. Na Bíblia, o sexo é apresentado como uma bênção divina que pode ser desfrutada de modo prazeroso e legítimo unicamente dentro dos sagrados laços do matrimônio.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Mocidade Alegre vai mostrar Deus como anfitrião de balada


O tema da escola de samba Mocidade Alegre para o Carnaval 2013 é a tentação e tanto o enredo quanto as alas vão levar o publico a se entregar ao pecado sem ser condenado ao inferno, pelo contrário, uma ala representará a redenção como uma balada.

“Haverá sete alas representando os sete pecados capitais, seguidas pelo céu, que é a própria redenção. O carro, porém, não vai mostrar um céu convencional. Ele vai virar uma balada para mostrar porque é tão gostoso pecar e ir para lá”, explica o carnavalesco Sidnei França ao portal G1.

Nesse céu haverá anjos DJs, guitarras no lugar de harpas, São Pedro como o responsável por checar o nome na lista e Deus como anfitrião da festa.

Mas mesmo tendo estes elementos ligados à religiosidade, a apresentação da escola paulista não está focada na fé e terá também personagens de contos infantis. Em uma das alas, a Chapeuzinho Vermelho será uma jovem “periguete”, o Lobo Mal será bom e a Vovózinha vira “dark”.

Outra história infantil desconstruída nessa apresentação carnavalesca será a da Branca de Neve. “Vamos ter uma Branca de Neve cozinhando criancinhas no caldeirão, com seus comparsas, os sete ladrões. É uma mistura de Branca de Neve com Família Addams, bem sombrio”, diz França.

A proposta do tema é questionar as verdades de histórias transmitidas de geração em geração e assim recriar dogmas da humanidade. “De tudo aquilo que nos foi contado ao longo dos tempos, até que ponto podemos ser donos dos nossos caminhos e das verdades que nos são apresentadas? Assim, a nossa proposta é nos tornarmos donos dessas histórias e mudarmos esses finais”, afirma o carnavalesco.

Fonte: Gospel Prime

O bispo mata-cachorros do Chile


Dezenas de cachorros apareceram mortos durante este final de semana nas ruas da pacata cidade de Punta Arenas, no extremo sul do Chile. Ainda não está claro como esses animais morreram, mas organizações denunciam possível envenenamento.

A matança vem apenas poucos dias depois das declarações de um bispo local que citou a Bíblia para justificar o assassinato de cães de rua. Em artigo no jornal regional Hoy por Hoy na última quarta-feira (09/01), dom Bernardo Bastres lembrou que existem cidades na Europa com autonomia para eliminar os cachorros de rua quando eles são um incômodo para a sociedade.

“Deus criou todas as coisas e as colocou à disposição do ser humano, esse é um princípio do Gênese, tudo está ao nosso serviço, e, portanto, também podemos nos desfazer problemas criados pela natureza”, afirmou o religioso. Ele queria que as autoridades chilenas sacrificassem os cães sem donos.

Revoltados com a morte dos cachorros, dezenas de pessoas se reuniram neste domingo (13/01) em frente à catedral da cidade e responsabilizaram o bispo pelo ocorrido. Os manifestantes impediram a realização da missa e informaram que vão se concentrar novamente nesta segunda (14/01) no local.

“Hoje (13/01), voluntários da nossa organização descobriram que havia cachorros mortos no centro de Punta Arenas e o que encontramos foi trágico e horroroso”, contou Valéria Muñoz, da UDDA (União de Defesa do Direito Animal na sigla em espanhol). 

Os corpos de dezenas de cães estavam empilhados em caminhões da polícia militar chilena. “Mais de 15 cachorros foram retirados do centro da cidade e do bairro de San Miguel. Segundo informaram os carabineiros, também se retiraram animais do bairro Pedro Aguirre Cerda”, acrescentou a ativista.

Dom Bernardo Bastres negou nesta segunda-feira (14/01) as acusações de que estaria envolvido com a matança e lamentou as possíveis consequências de suas declarações. "Eu acho que as pessoas que mataram esses animais são pessoas desequilibradas. Não existe espaço dentro de qualquer sistema democrático para o povo fazer a justiça em suas mãos", disse ele.

O religioso se reuniu nesta segunda (14/01) com grupos de defesa dos direitos animais. Ambos realizaram um comunicado conjunto, no qual repudiam a matança dos cães e também os danos infligidos à catedral no protesto deste domingo (13/1). Além disso, eles pedem a investigação das mortes.

“A presente mesa concorda com a necessidade de modificação da atual gestão de cães pela cidade e sugere a criação de um mecanismo de registro, cadastro e esterilização dos animais de rua, como também a fiscalização e possível punição para donos irresponsáveis”, diz o comunicado.

Segundo a Secretaria Regional da Província de Magallanes, existem aproximadamente 12 mil cachorros de rua na capital Punta Arenas, número bastante superior à média entre as capitais provinciais chilenas, de 7,5 mil – excluindo Punta Arenas, a média das capitais diminuiria para 5,5 mil, segundo a Secretaria.

Fonte: Opera Mundi

Nota: "O homem de bem se importa até com o bem-estar dos seus animais, mas no coração do perverso só há lugar para a maldade." Provérbios 12:10

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Acidente deixa 18 participantes da Missão Calebe feridos


Um acidente com uma van na tarde desta segunda-feira (14) deixou 18 turistas feridos na estrada principal da Ibituruna, em Governador Valadares, Leste de Minas Gerais. Os turistas seriam membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Os feridos foram levados para o Hospital Municipal da cidade. Duas pessoas foram lançadas para fora do automóvel no momento do capotamento.

"As informações que temos é que no veículo estavam 17 adultos e uma criança. Eles participavam de um projeto social da Igreja Adventista. As causa do acidente ainda estão sendo investigadas, mas a princípio a van teria perdido o freio e capotado algumas vezes", conta sargento Deyvson Linhares, da Polícia Militar.

Ainda de acordo com o sargento, a van estava irregular. "O veículo não era apropriado, de carga, não possuía assentos e será apreendido", garante o sargento Linhares.

Quatro ambulâncias do Corpo de Bombeiros e três do SAMU atuaram no socorro das vítimas. Dois carros de duas emissoras de TV também foram utilizados no resgate.

A criança que estava entre as vítimas é filha de um pastor da igreja. Ele estava na direção do veículo e teria dito a um dos policiais que a van perdeu o freio a alguns metros antes do local do acidente.

O automóvel tem placa de Governador Valadares, mas segundo uma das vítimas, pessoas de Itaobim, Almenara, Ipatinga e Caratinga estavam no carro.

O acidente aconteceu na chamada “curva da morte”, no estrada principal que leva ao Pico da Ibituruna, um dos principais pontos turísticos do leste mineiro.

Com 1.123 metros de altitude em relação ao nível do mar e 990 metros em relação ao nível do Rio Doce, o pico atrai principalmente amantes de voo livre.

Fonte: G1

Nota: Vamos orar pela recuperação desses jovens adventistas. Eles estavam indo para a Missão Calebe.

Número de terremotos e erupções cresce em todo o mundo


Terremotos e erupções vulcânicas sempre estiveram intimamente relacionados. Por exemplo, se uma pessoa olhar um “mapa dos terremotos” em todo o mundo e compará-lo com um “mapa de vulcões”, verá como eles se correspondem. Ambos ocorrem nos limites de placas tectônicas, que compõem a superfície da Terra. Estima-se que existem cerca de 1.500 vulcões ativos no mundo, 50 a 60 entram em erupção a cada ano, expelindo vapor, cinzas, gás e lava.

Terremotos são causados ​​pela libertação da pressão construída quando as placas se afastam, movem-se ou ficam uma sob a outra. O magma, ou lava, surge dos limites da placa, e sobe para a superfície, formando os vulcões. Nos últimos meses, os terremotos têm aumentado exponencialmente em todo o mundo, preocupando alguns pesquisadores.

Durante décadas, terremotos e atividade vulcânica no Pacífico foram mantidos em segredo, com o governo soviético não falando sobre o assunto. A pesquisa mais recente mostrou que a península de Kamchatka e as ilhas Kurilas tem um grande potencial para provocar tsunamis que seriam um grande risco para países ao longo do Oceano Pacífico.

Terremotos de magnitude maior que 8 na escala Richter atingiram a região em 2006 e 2007. Ambos produziram grandes tsunamis locais, com ondas de quase 30 metros. Em 2009, O vulcão Sarychev explodiu, interrompendo o tráfego aéreo sobre o Pacífico Norte.

Muito tem se falado nos últimos 10 anos sobre os perigos de novos tsunamis e outros eventos de repercussão mundial, mas os analistas ainda acreditam ser muito difícil prever quando esses grandes eventos irão ocorrer. O fato é que não existe uma compreensão de porque a atividade sísmica vem aumentando no mundo, embora a grande maioria dos tremores nem seja percebido pela população.

Nas últimas semanas, dados sobre terremotos em todo o mundo indicam um aumento na magnitude (maior que 5,5) e, ao mesmo tempo, um crescimento significativo na frequência em que ocorrem.

Gráficos atuais mostram claramente uma tendência alarmante em todo o mundo sobre a crescente força dos terremotos. Estes resultados podem ser vistos na página da USGS, que monitora os sismos mais fortes (> 5,0).

Ao mesmo tempo, as tendências também mostram que a profundidade dos sismos diminuiu. Atualmente eles ocorrem mais perto da superfície da Terra. Isso pode ser um fator que contribui para desencadear de outros terremotos.

Em resumo, hoje há maior disponibilidade de dados e atenção da mídia sobre essas catástrofes. Estranhamente, nenhum governo ou órgão de mídia tem mostrado preocupação com o crescimento desses eventos, que podem em questão de dias, matar direta ou indiretamente milhares de pessoas.

Fonte: Gospel Prime

Nota: "Antes que o Filho do homem apareça nas nuvens do céu, tudo na Natureza estará em convulsão. Raios do céu unindo-se ao fogo na Terra farão com que as montanhas queimem como uma fornalha e lancem suas torrentes de lava sobre aldeias e cidades. Massas derretidas de rochas lançadas na água pela sublevação das coisas ocultas na Terra farão ferver a água e arremessarão pedras e terra. Haverá fortes terremotos e grande destruição de vidas humanas." The Seventh-day Adventist Bible Commentary, vol. 7, pág. 946.