sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Longe da folia - O que muitos cristãos esperam


Época de Carnaval é sempre, em países como o Brasil, um momento em que a população é literalmente bombardeada com comentários, imagens, notícias e obviamente músicas relacionadas a essa que é considerada uma das maiores festas populares do mundo.

Mas nem todas as pessoas apreciam Carnaval, samba, blocos de rua ou a conhecida folia típica desse período. Alguns se refugiam em hotéis e pousadas e se entregam ao descanso mesmo sem qualquer tipo de preocupação. Outros permanecem em casa tranquilos e ignoram completamente o evento. Fogem literalmente da algazarra que normalmente caracteriza o período carnavalesco.

Mas há grupos que, eu diria, fogem do Carnaval. Por outro lado, aproveitam o feriado prolongado para alguns objetivos bem diferentes. Sua postura é baseada no que aprenderam com os ensinos da Bíblia Sagrada. Isso faz toda a diferença na maneira como encaram o período de Carnaval ou qualquer outro aspecto da vida. Longe da folia, muitos cristãos esperam:

Estar mais em contato com o meio ambiente – Se há tempo livre, nada melhor do que se aproximar de Deus por meio da Sua criação. Jesus é um exemplo muito claro disso. Preferia fugir dos grandes centros de sua época e estar em meio aos lagos, rios e montanhas. O apóstolo Paulo, em uma visita à cidade de Filipos, manteve contato com as pessoas da cidade e falou a respeito de Cristo e Seu ministério à beira de um rio (Atos 16:3).

Evitar o barulho para ouvir melhor a voz de Deus – No mundo de múltiplas tarefas e estímulos, o barulho parece ter se tornado companheiro inseparável. Mas quem tem objetivos diferentes durante o Carnaval se retira para locais onde consegue ouvir um pouco melhor a voz de Deus por meio da oração e do estudo da Bíblia. Sem a gritaria das ruas, o som de tantas máquinas e meios de transporte e até o barulho de tiros e acidentes de trânsito, há ambiente propício para reflexão. O sábio autor de Eclesiastes já aconselhava a ouvir mais e falar menos ao sugerir que “não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus e tu, na terra..”(Eclesiastes 5: 2).

Apoiar outras pessoas para que tenham um encontro com Jesus – No meio da folia carnavalesca, é praticamente impossível se falar em apoio mútuo e ajuda. Em meio a bebedeiras e em festas ou blocos de rua onde há fortes estímulos para a promiscuidade sexual e até para a baderna, pouca ajuda se consegue dar para alguém. Principalmente o suporte necessário para a real felicidade das pessoas que definitivamente não está nos vícios ou prazeres passageiros. Longe da folia, os conselhos bíblicos e o fortalecimento espiritual podem ser assimilados de maneira plena e uma vida com mais qualidade se inicia. Isso se dá em acampamentos e retiros espirituais onde, além do merecido e necessário descanso, há muito espaço para conversas e momentos de reflexão em grupo.

Respeito quem prefere a folia, contudo estar longe das festividades carnavalescas não é uma forma de fuga, mas de parada para se pensar na vida. E quando falo de pensar na vida, refiro-me em relação a meus objetivos, à maneira como me relaciono com os que estão ao meu redor e evidentemente com Deus.

Para se fazer esse break estratégico, os dias do Carnaval são oportunos. É uma espécie de desintoxicação mental e física (nunca se esquecendo dos exercícios, boa alimentação e outros fatores pró-saúde) necessários, inclusive, para a sobrevivência espiritual em mundo cada vez mais desumano, egoísta e interessado em pular e suar sem se importar com o futuro. Melhor dizendo, com a eternidade.

Felipe Lemos - ASN

8 mulheres com quem um homem cristão não deve casar-se


Como estou aconselhando vários rapazes atualmente e tenho visto alguns deles se casarem nos últimos anos, não foi difícil esboçar essa lista. Aqui estão algumas mulheres que eu digo a meus filhos espirituais evitarem:

1. A incrédula. A Bíblia é absolutamente clara nesse ponto: Cristãos não devem se casar com incrédulos. 2 Coríntios 6:14 diz: “Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?”. Fora a decisão de seguir a Cristo, o casamento é a decisão mais importante que você tomará. Não estrague tudo por ignorar o que é óbvio. Você precisa de uma esposa que ame Jesus mais do que te ama. Coloque maturidade espiritual no topo de sua lista de qualidades que deseja em uma esposa.

2. A mimadinha. Um amigo meu estava namorando uma garota de uma família muito rica. Ele economizou algum dinheiro por meses para comprar um anel, mas quando a pediu em casamento, ela disse que ele precisava voltar à joalheria e comprar um diamante maior. Ela forçou seu noivo a se endividar por conta de um anel que alcançasse suas expectativas. Ela desejava um estilo de vida Tiffany com um orçamento de C&A. Eu alertei meu amigo de que eles estava caminhando rumo a problemas muito sérios. A não ser que você queira viver endividado pelo resto de sua vida, não se case com uma garota que tenha cifrões em seus olhos e oito cartões de crédito em sua bolsa da Gucci.

3. A diva. Alguns rapazes machões gostam de se achar e agirem como se fossem superiores às mulheres. Divas são a versão feminina desse pesadelo. Elas pensam que o mundo gira ao seu redor e não pensam duas vezes antes de machucar alguém para provarem seu argumento. Suas palavras são duras e seus estalos nos dedos para exigirem todo tipo de coisas são irracionais. Algumas dessas mulheres podem acabar assumindo posições de liderança na igreja, mas não se engane com seu papo de supercrente. Verdadeiros líderes são humildes. Se você não enxerga humildade piedosa na mulher que está namorando, se afaste e continue buscando.

4. A Dalila. Lembra-se de Sansão? Ele foi ungido por Deus com força sobre-humana, mas perdeu seus poderes quando uma mulher sedutora descobriu seu segredo e deu a seu homem o corte de cabelo mais famoso da história. Como Dalila, uma mulher que não submete sua sexualidade a Deus irá cegá-lo com seu charme, partir seu coração e te tirar do rumo. Se a mulher “cristã” que você conheceu na igreja se veste de forma provocativa, flerta com outros rapazes, posta comentários sexualmente inapropriados no Facebook ou te diz que não vê problemas no sexo antes do casamento, saia desse relacionamento antes que você caia em sua armadilha.

5. A mulher rixosa. Um jovem rapaz me disse recentemente que namorava uma garota que tinha sérios problemas de ressentimento em seu coração por conta de feridas passadas. “Antes de pedi-la em casamento, disse a minha noiva que ela precisava lidar com isso”, ele me disse. “Era pegar ou largar, mas houve avanços notáveis e agora vamos nos casar”. Esse rapaz percebeu que amargura não resolvida pode arruinar um casamento. Provérbios 21:9 diz que “Melhor é morar no canto do eirado do que junto com a mulher rixosa na mesma casa”. Se a mulher que você está namorando está afundada em raiva e falta de perdão, a vida de vocês será arruinada por brigas, batidas de portas e drama sem fim. Insista em orarem juntos e buscarem aconselhamento com pessoas mais experientes na fé.

6. A controladora. O casamento é uma parceria meio a meio, e a única forma de funcionar é quando tanto o marido quanto a mulher se submete um ao outro nos termos de Efésios 5:21. Assim como alguns rapazes pensam que podem levar o casamento como se fosse uma ditadura, algumas mulheres tentam manipular as decisões para realizarem suas vontades. É por isso que o aconselhamento pré-marital é tão importante! Você não quer esperar até estarem casados por duas semanas para descobrir que sua esposa não confia em você e quer tomar todas as decisões sozinha.

7. A filhinha da mamãe. É normal que uma mulher recém-casada ligue para sua mãe em busca de aconselhamento e suporte. Não é normal que ela fale com a mãe cinco vezes por dia sobre cada detalhe do casamento, inclusive sobre a vida sexual. Isso é bizarro. Entretanto, tenho aconselhado rapazes cujas esposas permitem que suas mães (ou pais) tenham total controle de suas vidas. Gênesis 2:24 diz que o homem deve deixar seus pais e viver com sua esposa. Os pais devem observar de longe o casamento de seus filhos. Se sua namorada não busca cortar o cordão umbilical, prossiga com cautela.

8. A viciada. Muitas pessoas na igreja hoje em dia não foram discipuladas apropriadamente. Muitos ainda lutam contra todo tipo de vícios – álcool, drogas ilícitas, remédios controlados ou pornografia – seja porque não confrontamos esses pecados do púlpito ou porque oferecemos apoio compassivo o suficiente para quem passa por isso. Jesus pode libertar completamente alguém desses hábitos, mas você não quer esperar até estar casado para descobrir que sua esposa não consegue ficar sóbria. Vocês podem até se casar futuramente, mas não é sábio juntarem as trouxas até que tenham enfrentado de forma séria esse tipo de problema.

A melhor regra a seguir ao escolher uma esposa está em Provérbios 31:30: “Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada”. Olhe além das qualidades exteriores que o mundo diz serem importantes, e olhe para o coração.

J. Lee Grady | Traduzido por Filipe Schulz | Reforma21.org | Original aqui

Sobrevivente do holocausto que inspirou curta indicado ao Oscar morre aos 110 anos


Alice Herz-Sommer, a mais velha sobrevivente do holocausto, cuja história foi retratada em documentário, morreu em Londres aos 110 anos, informou nesse domingo (23) a família. Judia oriunda de Praga, ela passou dois anos, durante a 2ª Guerra Mundial, no campo de concentração de Terezin, na atual República Tcheca, onde tocava piano, distraindo os colegas de prisão.

Alice Herz-Sommer morreu tranquilamente acompanhada pela família na manhã de domingo, disse o neto Ariel Sommer.

A vida dela, que foi amiga do escritor existencialista Franz Kafka, deu origem ao filme The Lady In Number 6: Music Saved My Life. Assista ao trailer:


O curta-metragem, de 38 minutos, no qual Alice conta a sua vida e mostra a importância da música e do riso para uma vida feliz, foi indicado nesse domingo para o Oscar de melhor documentário.

Cerca de 140 mil judeus foram deportados para o campo de Terezin e 33.430 morreram.

Fonte: EBC

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Adventistas usam modelo de House Church em São Paulo



House Church de Perdizes
Adorar a Deus em um templo é algo muito importante e necessário para muitos fiéis. É inegável que uma igreja bonita e aconchegante faz com que os membros sintam-se bem para congregarem, principalmente em comunidades mais tradicionais. Existem algumas pessoas que não se adaptam e não tem familiaridade com o estilo de culto que é realizado em igrejas mais convencionais.

Pensando nisso, existe um modelo que já é usado em alguns países, que se chama house church. Em português seria algo parecido como “igreja no lar”.

A zona oeste da capital paulista é a região da cidade que tem menos adventistas. Por esse motivo, um grupo de pessoas se reuniu e criou uma igreja nesse formato. O local fica no bairro de Perdizes, região que apresenta um perfil de pessoas que os responsáveis pelo projeto queriam atingir.

“Jesus não se reunia em um ambiente de templo. Ele ia para o templo, mas se reunia em casa. Por isso nós montamos isso dentro de uma casa, porque é um ambiente que todo mundo vai, é o lugar onde as pessoas residem e que se sentem bem”, declara o advogado e professor universitário Marco Aurélio Florêncio Filho, e um dos idealizadores do projeto em Perdizes.

Ele afirma ainda que o modelo de house church é uma forma de resgatar o que era a igreja primitiva. Na opinião dele, há muitas pessoas que não estão dispostas a irem congregar em um ambiente litúrgico e mais tradicional. Principalmente o público que eles querem alcançar, que são pessoas que estão bem sucedidas financeiramente, no trabalho e até socialmente. O advogado fala que falta Deus na vidas dessas pessoas, mas elas não percebem.

Jovens do CAJU reunidos
Uma iniciativa que também está dentro do modelo de missão global e de house church é o CAJU – Comunidade Adventista de Jovens Universitários. O projeto surgiu na cabeça de alguns jovens universitários que estudavam na USP (Universidade de São Paulo) e de outras universidades.

“O intuito maior do CAJU é quebrar preconceito sobre religião, porque nós tínhamos muita dificuldade em convidar os nossos amigos de dentro da universidade para irem em igrejas tradicionais que tem uma doxologia. É uma rotina bem normal para quem está acostumado, mas muito diferente para quem nunca viu isso. Por isso resolvemos trazer a igreja para dentro da nossa casa”, afirma Rodolfo Benevenuto, engenheiro eletricista, um dos diretores do projeto.

No início, começaram a realizar os cultos na república onde moravam. O número de pessoas foi aumentando e, hoje, eles realizam as programações em uma casa no bairro do Butantã. Os jovens iniciam as atividades no sábado às 10h40, a música é ao vivo, eles cantam, estudam a Bíblia e sentam em círculos. “Após a programação nós fazemos um almoço. Nós percebemos que a comida, o estar junto compartilhando uma refeição é um momento de socialização importante, onde as pessoas acabam conversando mais e se conhecendo melhor”, diz Simone Sanchez, pedagoga e uma das diretoras do CAJU. Para Rodolfo, o objetivo do projeto não é tirar os jovens adventistas da igreja, mas trazer mais jovens para a igreja adventista.

A ênfase do modelo de house church não está nos prédios, mas na convivência entre pessoas. “Não existe um modelo de igreja certo. Existe um modelo de igreja diferente, que precisa alcançar pessoas diferentes”, declara Marco Aurélio, da house church do bairro de Perdizes. 

Gêmeos adventistas aprovados em Medicina destacam a fé em jornal

O jornal A Gazeta circulou hoje com uma reportagem que conta a história de dois jovens adventistas da Grande Vitória. Jorlan e Jordan Souza de Andrade são gêmeos e foram aprovados no disputado vestibular para medicina, da Universidade Federal do Espírito Santo. A concorrência tinha 40 candidatos para cada vaga, e os futuros médicos contam que oraram agradecidos, logo após a verificação da aprovação. 

A reportagem destaca ainda os motivos pelos quais os irmãos desejam ser médicos: “A ideia da dupla era optar por Engenharia Civil, até que o valor humanitário da Medicina falou mais alto. ´Somos muito religiosos, adventistas. Depois que nos formarmos, vamos fazer trabalho voluntário, garante Jordan.´”

Faz pouco mais de dois anos que os garotos são adventistas. A mensagem chegou a eles há cerca de dez anos através da irmã por parte de pai. Ela também deu aos garotos um presente: uma Bíblia. Em uma viagem aos Estados Unidos, em 2009, um novo contato com os adventistas, através do tio que havia conhecido havia pouco tempo a igreja. Em uma segunda viagem, a decisão: foram batizados na Igreja Adventista, em Fort Lauderdale, na Flórida.

De volta ao Brasil, os irmãos procuraram a igreja e passaram a frequentar os cultos regularmente. Embora não tenham encontrado dificuldades de aceitação da decisão no ambiente familiar, Jordan conta que nos estudos foi diferente. “As aulas sobre discursiva da Ufes (a segunda fase) eram absolutamente todas aos sábados, e não fomos a nenhuma delas. Além disso todos os simulados e a prova do Enem ficávamos esperando trancados até o pôr-do-sol”, conta Jordan.

“Deus nos deu facilidade de aprender sem precisarmos estudar muito. Acredito que Ele não queria que nos preocupássemos tanto com escola e sobrasse tempo para Ele. Em meio a nossa conversão e obediência aos princípios bíblicos, acredito que Se agradou de nós e nos abençoou. O foco nunca foi estudar em primeiro lugar. Era estar bem espiritualmente”, salienta Jordan.

E é esta comunhão com Deus que os garotos acreditam que fará a diferença na pregação do evangelho para familiares e amigos. O testemunho da fidelidade, para eles, fala mais que palavras. “Meu pai está fazendo estudos bíblicos, e minha mãe e irmã estão enxergando que seguir a Deus é a solução de todos os problemas e começo de bênçãos”, conclui Jordan. Outros amigos também estão se interessando em conhecer mais sobre a fé dos irmãos. 

Desabafo de Fernanda Brum e Conselhos de Ellen White


Entretenimento ou adoração?

A cantora e pastora Fernanda Brum fez um desabafo público durante o Congresso Internacional de Missões (CIM) de 2013, e o vídeo com sua expressão de sentimentos está fazendo sucesso nas redes sociais.

No trecho específico que vem sendo compartilhado pelos internautas a cantora comenta sobre o atual cenário da música gospel, diversas vezes criticada por lideranças e formadores de opinião no meio evangélico por ser vista como apenas uma forma de entretenimento.

“Eu não sou entretenimento para a igreja”, queixa-se Fernanda, que na sequência enumera as dificuldades de desempenhar a função que ela abraça: “Cansa demais chegar diante da multidão, montar todos os equipamentos, gastar tempo diante de Deus buscando o céu, chamar durante dias a juventude, o povo, através dos maiores veículos de comunicação do Brasil, dos apoiadores, das prefeituras, de todos aqueles que estão entendendo que devem abanar a fogueira do Evangelho no Brasil, porque daqui a pouco, vamos ser cobrados pela liberdade que tivemos. E aí, quando eu chego diante de uma geração, começo a pregar, e a geração só quer ‘tirar o pé do chão’ e morrer de rir… Me dá vontade de se trancar no camarim para chorar”, desabafou a cantora.

Na sequência, a cantora usa personagens bíblicos do Velho Testamento para ilustrar a mensagem de que o tempo atual é oportuno para os fiéis dispostos a lutar pela causa do Evangelho: “Eu tenho falado, onde eu piso, que Deus está rejeitando Vasthi e chamando Ester. Eu não consigo parar de dizer isso! Uma geração linda, arrumada, brilhosa, famosa, que não quer vir pro Rei [...] Eu não quero mais ‘tirar o pé do chão’”. [Gospel+]

Assista ao desabafo de Fernanda Brum:


Conselhos de Ellen White

O desejo de exibição
"O entretenimento da música, que convenientemente conduzido não é prejudicial, torna-se muitas vezes fonte do mal. No presente estado da sociedade, com padrões morais tão baixos, não apenas dos jovens, mas dos que possuem mais idade e experiência, há um grande perigo de se tornar descuidado e dar atenção especial a favoritos criando assim inveja, ciúmes e suspeitas más. O talento musical não raro incentiva o orgulho e o desejo de exibição, e os cantores não dedicam senão pouca atenção para o culto a Deus. A música, em vez de levá-los a lembrar-se de Deus, leva-os com freqüência a esquecê-Lo." — A Fé Pela Qual eu Vivo [MM 1959], 242; Carta 6a, 1890.

Sentimentos impróprios
"Tive acesso a alguns de seus ensaios, e fui levada a ler os sentimentos que existiam no grupo, do qual você era líder. Havia mesquinhos ciúmes e invejas, ruins suspeitas e maledicências. … O culto de coração é o que Deus requer; o formalismo e o culto de lábios são como o metal que soa e o címbalo que tine. Seu cântico tem como objetivo a exibição, não louvar a Deus com o espírito e o entendimento. O estado do coração revela a qualidade da religião do que professa piedade." — Evangelismo, 507.

Sinceridade de coração
"Exibição não é religião nem santificação. Coisa alguma há mais ofensiva aos olhos de Deus do que uma exibição de música instrumental, quando os que nela tomam parte não são consagrados, e não estão fazendo em seu coração melodia para o Senhor. A oferta mais agradável aos olhos de Deus é um coração humilhado pela abnegação, pelo tomar a cruz e seguir a Jesus. {MI 61.1}

Não temos tempo para gastar agora em busca de coisas que agradam unicamente aos sentidos. É preciso um profundo esquadrinhar do coração. Necessitamos, com lágrimas e confissão partida de um coração quebrantado, aproximar-nos mais de Deus; e Ele Se aproximará de nós." — Evangelismo, 510.

Mais consagração e menos ostentação
"Aparelhamento faustoso, ótimo canto e música instrumental na igreja não convidam o coro angélico a cantar também. À vista de Deus, essas coisas são como os galhos da figueira infrutífera, que só mostrava folhas pretensiosas. Cristo espera fruto, princípios de bondade, simpatia e amor. Esses são os princípios do Céu, e quando se revelam na vida de seres humanos podemos saber que Cristo, a esperança da glória, está formado em nós. Pode uma congregação ser a mais pobre da Terra, sem música nem ostentação exterior, mas se ela possuir esses princípios, os membros poderão cantar, pois a alegria de Cristo está em sua alma, e esse canto podem eles dedicar como oferenda a Deus." — Evangelismo, 511, 512.

Música para o Senhor
"A música só é aceitável a Deus quando o coração é consagrado, enternecido e santificado por sua docilidade. Muitos, porém, que se deleitam na música não sabem coisa alguma sobre produzir melodia ao Senhor, em seu coração. Esses foram “após seus ídolos”. Ezequiel 6:9." — Evangelismo, 512.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

A volta do polêmico musical 'Jesus Cristo Superstar'

O ator Igor Rickli como Jesus
A Ópera-rock de Andrew Lloyd Webber aqui no Brasil é uma superprodução da Time For Fun (T4F) em parceria com a Takla Produções, duas das maiores produtoras de teatro musical do Brasil, que tem estréia prevista para 14 de março no teatro do Complexo Ohtake Cultural (Rua dos Coropés, 88 – Pinheiros / São Paulo). 

Desde a sua estréia mundial, em 1970, a obra Jesus Cristo Superstar revoltou cristãos fervorosos que consideram o espetáculo blasfemo. No Brasil não poderia ser diferente. Até mesmo os primeiros rumores na imprensa já previam tais ações, é o exemplo da primeira matéria sobre o musical publicada em 30 de novembro de 2013 no diário “O Estado de São Paulo”, do jornalista Ubiratan Brasil, que tinha como chamada “A volta do polêmico ‘Jesus Cristo Superstar’ – Musical considerado blasfemo ganha nova versão em 2014″.

A comoção que surgiu em grande escala em redes sociais durante essa semana trata-se de uma petição destinada ao Ministério da Cultura e a ministra da cultura Marta Suplicy que tem como argumento “Não se pode promover atentados contra a fé dos brasileiros sob pretexto de promover a Cultura!” (clique aqui para acessar o documento) que já tem mais de 28.000 assinaturas virtuais.

O musical que conta com Alírio Netto, Negra Li e Igor Rickli (clique aqui para elenco completo) tem a narrativa que apresenta a última semana de vida de Jesus Cristo, desde sua chegada em Jerusalém até o dia em que foi crucificado. Jesus Cristo, Judas Iscariotes e Maria Madalena são os personagens centrais nas questões políticas, religiosas e pessoais que são vividas pela humanidade até hoje, o que torna o musical tão atual.

“Esses tabus não envelhecem e talvez possamos enfrenta-los novamente” Jorge Takla, diretor do espetáculo para O Estado de São Paulo.

SBT mostra projeto adventista "Posso Orar por Você?"


Quem passou no último sábado (22) pelo centro da cidade de Maringá, região norte do Paraná, teve a oportunidade de receber uma oração feita por alunos do Instituto Adventista Paranaense (IAP) em parceria com os jovens da igreja Adventista Central de Maringá. Todos fazem parte do projeto Geração 148. Inspirados nos escritos bíblicos do apóstolo Paulo, esses jovens desejam fazer a diferença por onde passarem.

O lavador de ônibus, Nelson, seguia para mais um dia de trabalho quando foi abordado por duas jovens. Elas desejavam orar por suas dificuldades. Há anos, ele e a esposa lutam contra os vícios do filho mais velho. Nem mesmo a internação do jovem em clínica de recuperação para dependentes químicos, trouxera a solução. "Tem coisas que apenas serão possíveis para Deus. Quando as nossas forças acabam, creio que Ele pode agir", afirma.

A mesma fé de Nelson, invadiu o coração do evangelista Sérgio. Ele já rodou o mundo ensinando a Bíblia a pessoas de diferentes culturas. Nem mesmo as limitações físicas o empediram de falar sobre Jesus. Mas, atualmente, passa por dificuldades financeiras e emocionais. Ao perceber que o grupo orava pelas pessoas, se aproximou para pedir uma oração intercessora. "Por favor, orem por mim. Acredito no poder da oração realizada por outras pessoas em nosso favor", solicita.

Mais de três mil pessoas receberam livros missionários, folders e orações. Alguns motoristas recebiam orações enquanto aguardavam o semáforo sinalizar o livre acesso à avenida.

A iniciativa chamou atenção da imprensa local, que elaborou uma reportagem transmitida no jornal do meio dia da Rede Massa Maringá, afiliada do SBT. [Assista AQUI (gravado por Marcos Melo).]

Fonte: Portal da USB (por Carolina Perez)

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

“Deus” tira férias para curtir o carnaval em programa da Globo

Misturar humor e religião sempre gera polêmica, como aconteceu neste domingo (23) durante o programa Divertics, da Rede Globo.

No programa os humoristas encenaram uma viagem de Deus durante o Carnaval e mostraram que o Diabo ocuparia seu lugar neste período de folga. Os atores Luiz Fernando Guimarães, Maria Clara Gueiros e Leandro Hassum participaram do quadro como Deus, sua secretária e o Diabo, respectivamente.

A secretária estava curiosa sobre a viagem repentina e questionou porque o destino era o Rio de Janeiro e não o Vaticano. Ao lembrar o “todo-poderoso” que seria feriado de Carnaval, ele mostra uma fantasia e diz que participaria da festa dos “poderosos”. Assista:



Nota: Mais uma dentre muitas outras blasfêmias que temos visto ultimamente. Em Gálatas 6:7 lemos: "Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá."

Inscrições abertas para o III Congresso Adventista de Saúde


As inscrições para o III Congresso Adventista de Saúde estão abertas. O curso vai acontecer entre os dias 31 de outubro à 02 de novembro no Hotel Dall'Onder em Bento Gonçalves-RS.

A programação tem como objetivo agregar e atualizar conhecimentos científicos e teológicos sobre Saúde & Fé, e confraternizar, motivar, integrar e comprometer mais profissionais adventistas da área da saúde (PAS) na missão da IASD.

Interessados podem fazer as inscrições e parcelar o pagamento em 9 vezes através de boleto bancário. 

Convidados:
Dr. Peter Landless - Dir. do Ministério da Saúde da Associação Geral
Dr. Viriato Ferreira - Dir. Associação do Ministério da Saúde da Associação Geral
Pr. Marcos Bomfim - Dir. do Ministério da Saúde da Divisão Sul-Americana
Pr. José Santos - Líder do Departamento de Família da União Sul-Brasileira (USB)
Pr. Evandro Fávero - Secretário e Líder do Departamento de Saúde da USB
Dr. César Vasconcelos - Psiquiatra e integrante da TV Novo Tempo
Dr. Hélnio Nogueira - Nefrologista e Diretor Clínico da Clínica Adventista de Curitiba
Dr. João Vaz - Nutropata
Dr. Hélio Potim - Professor da Faculdade de Medicina de Santa Maria
Pr. Fernando Iglesias - IASD Central de Curitiba/PR
Joyce Zanardi - Cantora da Novo Tempo

Inscrições:
Telefone: (51) 32457036 
E-mail: yasmin.brasil@adventistas.org.br

O que um adventista gostaria de dizer a um católico


Olá, amigo Católico!

Poderás achar estranho eu me dirigir a ti como amigo, quando, sendo eu Adventista do Sétimo, já várias vezes deves ter ouvido dizer que nós, os Adventistas, pregamos (infelizmente não tanto como deveríamos) que o Papado romano é a besta (a primeira, se não estás muito familiarizado com o tema) de Apocalipse 13, um poder outrora e no futuro perseguidor dos verdadeiros crentes e filhos de Deus. Se estás surpreso, espero que esta minha mensagem te esclareça.

Sim, és meu amigo porque os Adventistas do Sétimo Dia não têm inimigos senão o inimigo das almas. Até na política, repara bem, existem pessoas com visões e ideologias bem diferentes, que não é por isso que deixam de ser amigos. Claro que não vamos ignorar as diferenças que nos separam – acredita que eu gostaria que essas diferenças fossem bem mais evidentes, mas a culpa disso é minha e não tua! – mas não precisamos olhar um para o outro como se estivéssemos a ponto de definir o mais forte para saber quem será o único que sobreviverá.

Quero dizer-te que a esmagadora maioria dos Católicos que conheço são pessoas excepcionais, respeitadoras e ajudadoras do seu próximo, honestas e diligentemente esforçadas no seu dia-a-dia, com famílias ordenadas e que educam os filhos o melhor que sabem e podem. Ao longo da vida, já conheci Católicos cuja integridade moral da sua consciência é admirável. Digo-te mesmo que a maioria deles é um melhor exemplo para a sociedade do que muitos Adventistas, eu incluído.

Mais ainda, e já no âmbito da crença pessoal, admiro profundamente a convicção de muitos Católicos – fazer votos de peregrinação e cumpri-los com um enorme desgaste físico e até emocional, como acontece quando se percorre centenas de quilómetros a pé, é mesmo só para quem vive intensamente a sua fé. Posso não concordar com o mérito da questão (e não concordo!) e até achar isso profundamente errado do ponto de vista bíblico (e acho!); mas que me espanta a fidelidade e devoção de milhares dentro daquilo que é a sua prática religiosa, isso não posso negar, ainda mais se o comparo, por exemplo, à preguiça e desleixo de alguns Adventistas para estarem pela manhã de Sábado na igreja com a pontualidade que se lhes pede.

No entanto, não penses que entre os Adventistas só há pessoas que como cidadãos e crentes são piores do que os Católicos ou até qualquer outra denominação religiosa. No fundo, penso que concordarás se te disser que também existem Adventistas que são um exemplo para alguns Católicos em vários aspetos das suas vidas.

Então, se aparentemente não existirão assim tantas diferenças entre Adventistas e Católicos, pelo menos quanto ao que é mais visível, por que razão eu sou um Adventista do Sétimo Dia tão convicto e convencido e escrevo e partilho algumas coisas que te parecem tão desagradáveis e deselegantes para com os Católicos?

Deixa-me dizer-te que eu sou Adventista do Sétimo Dia por causa do Adventismo do Sétimo Dia, e não por causa dos Adventistas do Sétimo Dia; e, eu não sou Católico por causa do Catolicismo, e não por causa dos Católicos.

Dito de outra forma, são os princípios, os valores, as crenças e os ensinamentos do Adventismo do Sétimo Dia que me tornam e motivam a ser, cada vez mais, um Adventista do Sétimo Dia; jamais encontro essa inspiração nos crentes Adventistas, que, juntamente comigo, não passam de um bando de farrapos pecadores necessitados de um Salvador e que, por si mesmos, em nada são melhores do que qualquer outra pessoa que viva neste mundo.

Na mesma linha, é também devido ao Catolicismo Romano que eu jamais poderia ser um Católico. Fosse a minha medida muitos dos crentes Católicos que conheço, abraçaria essa religião com todo o fervor; mas ao aferir pela Bíblia os princípios, os valores, as crenças e os ensinamentos do Catolicismo Romano, eu não posso em consciência, adotar uma religião que assumidamente não tem a Bíblia, a Palavra de Deus, como única regra de fé – sim, se não sabes, o próprio Catolicismo assume e admite que as suas bases vão muito para além da Bíblia, juntando-lhe a tradição de inspiração humana.

É por esta razão – fidelidade à Bíblia, a Sagrada Escritura – que eu tenho de afirmar que o Papado romano é a maior falsidade religiosa da História, o maior inimigo do cristianismo, a mais grotesca deturpação da verdade bíblica e um gigantesco sistema de engano no qual milhões de pessoas sinceras foram e estão a ser engolidas. É pela mesma razão que tenho de dizer que o Sábado do Sétimo Dia é o verdadeiro Dia do Senhor e que o domingo não passa de um dia de descanso e guarda falso, antibíblico e anticristão. E também é por isso que tenho de dizer que os mortos dormem e não sabem nada nem pensam coisa alguma e as almas não vão para lugar algum no momento da morte (incluindo as dos chamados santos). E, já agora, que Maria está morta aguardando o dia da ressurreição quando Jesus voltar.

Sim, apesar de por vezes parecer que algo mudou nos tempos recentes por haver muita conformidade quando deveria haver distinção, a verdade é que o Adventismo não abandonou a sua posição sobre a Igreja Romana. E também não abandonamos a nossa posição sobre o que é o crente Católico: alguém pecador que precisa de Cristo tanto quanto um Adventista, nem mais nem menos.

Por fim, e como gostamos de desejar o bem aos nossos amigos – mesmo que não me consideres como tal, eu irei sempre fazê-lo em relação a ti – faço-te um apelo: estuda a Bíblia e só a Bíblia.

Como nós Adventistas gostamos de dizer, não é a Igreja verdadeira que te dirá qual é a verdade; a verdade é que te dirá qual é a Igreja verdadeira. Então procura a verdade nas páginas das Escrituras, pois elas são tudo quanto precisas. E eu também.

Abraço em Cristo.

Texto de Filipe Reis

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Papa grava mensagem ecumênica às igrejas evangélicas


O Papa Francisco gravou um vídeo para uma comunidade pentecostal dos Estados Unidos falando da união dos cristãos dizendo que Deus irá fazer um milagre para unir católicos e protestantes.

“Nunca vi Deus iniciar um milagre que não concluísse bem e Ele vai concluir este milagre da unidade”, disse ele no vídeo publicado pela Agência Ecclesia, ligada ao Vaticano.

Francisco lembrou da história de José, que foi vendido por seus irmãos e se tornou copeiro de Faraó. Ele ligou essa história bíblica com a divisão dos cristãos dizendo que a separação das igrejas é fruto de um legado de pecado.

Ainda falando sobre José, o líder da Igreja Católica lembrou do reencontro da família com o irmão vendido que já era governador do Egito.

“Eles tinham dinheiro, mas não podiam comer o dinheiro. Foram ao Egito comprar comida, mas encontraram mais que comida, encontraram o irmão. Nós também temos dinheiro, o dinheiro da cultura, o dinheiro da nossa história, tantas riquezas culturais, riquezas religiosas, e temos diversas tradições. Mas temos de nos encontrar como irmãos. Temos de chorar juntos, como fez José. Estas lágrimas unir-nos-ão, as lágrimas do amor.”

O vídeo foi gravado para a igreja Kenneth Copeland Ministeries, liderado pelo pastor Kenneth Copeland, que realizava um encontro com a participação do bispo anglicano Tony Palmer, um grande amigo do Papa Francisco. Foi gravado de forma amadora e o discurso feito por ele foi de improviso, como ele mesmo citou. Depois de verem o vídeo, os evangélicos que estavam na igreja oraram pelo Papa e pela unidade dos cristãos.

Assista:



Fonte: Gospel Prime


Nota: Relembremos dois textos da pena inspirada de Ellen G. White:

“A vasta diversidade de crenças nas igrejas protestantes é por muitos considerada como prova decisiva de que jamais se poderá fazer esforço algum para se conseguir uma uniformidade obrigatória. Há anos, porém, que nas igrejas protestantes se vem manifestando poderoso e crescente sentimento em favor de uma união baseada em pontos comuns de doutrinas. Para conseguir tal união, deve-se necessariamente evitar toda discussão de assuntos em que não estejam todos de acordo, independentemente de sua importância do ponto de vista bíblico.” (O Grande Conflito, p. 444)

“Não conseguimos ver como a Igreja romana poderá desembaraçar-se da acusação de idolatria. … E esta é a religião que os protestantes estão começando a encarar com tanto agrado e que finalmente se unirá com o protestantismo. Esta união não será, porém, efetuada por uma mudança no catolicismo, pois Roma não muda. Ela declara possuir infalibilidade. É o protestantismo que mudará. A adoção de idéias liberais, de sua parte, o conduzirá ao ponto em que possa apertar a mão do catolicismo.” (Review and Herald, 1 de junho de 1886)

O que a igreja teria que aprender com o carnaval?


Seria lícito tomar o desfile do Carnaval como analogia de nossa caminhada cristã? Certamente, a maioria dirá que não. Afinal de contas, o Carnaval é a festa pagã por excelência, onde, além de toda promiscuidade, entidades pagãs são homenageadas.

Eu poderia gastar muitas linhas tecendo críticas justas a esta festa em que tantas famílias são desfeitas, e inúmeras vidas destruídas. Porém hoje, quero pegar a contramão. Por que será que os cristãos sempre enfatizam os aspectos ruins de qualquer manifestação cultural? Se vivêssemos nos tempos primitivos da igreja cristã, como reagiríamos ao fato de Paulo tomar as Olimpíadas como analogia da trajetória cristã neste mundo? Ora, os jogos olímpicos celebravam os deuses do Olimpo. Portanto, era uma festa idólatra. Os atletas competiam nus. Sem contar as orgias que se seguiam às competições. Sinceramente, não saberia dizer qual seria pior, as Olimpíadas ou o Carnaval. Porém Paulo soube enxergar alguma beleza por trás daquela manifestação cultural. A disposição dos atletas, além do seu preparo e empenho, foram destacados pelo apóstolo como virtudes a serem cultivadas pelos seguidores de Cristo. 

E quanto ao Carnaval? Haveria nele alguma beleza, alguma virtude que pudesse ser destacada do meio de tanta licenciosidade? Acredito que sim. Embora jamais tenha participado, talvez por ter nascido em berço evangélico tradicional, posso enxergar alguma ordem no meio do caos carnavalesco. Destaco a criatividade dos foliões, principalmente dos carnavalescos na composição das fantasias, dos carros alegóricos, do samba-enredo. Eles buscam a perfeição. Diz-se que o desfile do ano seguinte começa a ser preparado quando termina o Carnaval. É, de fato, um trabalho árduo que demanda muito empenho. 

Se houvesse por parte de muitos cristãos uma parcela da dedicação encontrada nos barracões de Escolas de Samba, faríamos um trabalho muito mais elaborado para Deus. Buscaríamos a excelência, em vez de nos contentar com tanta mediocridade. 

O desfile começa com a concentração. É ali que é dado o grito de guerra da Escola, seguido pelo aquecimento dos tamborins. A concentração equivale à congregação. Nosso lugar de culto (comumente chamado de “templo” ou “igreja”) é onde nos concentramos e aquecemos nosso espírito. Porém, a obra acontece lá fora, “na avenida” do mundo. Muitos cristãos acreditam ingenuamente que a guerra se dá na concentração. Por isso, a igreja atual é tão em-si-mesmada, isto é, voltada para dentro de si. Ela passou a ser um fim em si mesmo. A avenida nos espera! 

À frente vai a comissão de frente, seguida pelo carro alegórico abre-alas. Compete aos componentes dessa comissão a primeira impressão. A comissão de frente da igreja de Cristo é formada pelos que nos precederam, que abriram caminho para as novas gerações. Não podemos permitir que caiam no esquecimento. Também são os missionários, que deixam sua pátria para abrir caminho em outros rincões. Grande é sua responsabilidade, e alto é o preço que se dispõem a pagar para que o Evangelho de Cristo chegue à populações ainda não alcançadas. Paulo fazia parte da comissão de frente da igreja primitiva. Chegamos a esta conclusão quando lemos o que escreveu aos coríntios: “Para anunciar o evangelho nos lugares que estão além de vós, e não em campo de outrem” (2Co 10:16). Ele preferia pescar em alto mar, e não no aquário dos outros. 

No meio do desfile encontramos o casal de porta-bandeira. Eles exibem orgulhosamente o pavilhão da Escola. Seus gestos e passos são cuidadosamente combinados, para que a bandeira receba as honras devidas. É triste verificar o quanto a bandeira do Evangelho tem sido chacoalhada, pois os que a deveriam ostentar, são os primeiros a desonrá-la com seu mal testemunho. Os cristãos primitivos se dispunham a pagar com a própria vida para que seu testemunho de fé fosse validado e o nome de Cristo fosse honrado. 

Ao término do desfile chega o momento da dispersão. É hora de partir, levando a certeza de que todos deram o melhor de si. Alguns saem machucados, com os pés sangrando, com as forças exauridas. Mas todos saem alegres, esperançosos de que sua escola seja a campeã. Todos estamos a caminho do fim do desfile. O momento da dispersão está chegando, quando deixaremos este corpo, nossa fantasia, e seremos saudados pela Eternidade. Que diremos nesta hora? Não haverá novos desfiles. Terá chegado o fim de nossa trajetória? Não! Será apenas o começo de uma nova fase existencial. Deixaremos nossas fantasias, para nos revestirmos de novas vestes celestiais. Falaremos como Paulo em sua carta de despedida a Timóteo: 

“O tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda” (2Tm 4:6b-8). 

Aproveitemos os instantes em que estamos na avenida desta vida, celebremos a verdadeira alegria, infelizmente ainda desconhecida por muitos foliões, e que não terminará em cinzas. 

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

10 homens com quem uma mulher cristã não deve casar-se


Minha esposa e eu criamos quatro filhas – sem espingardas em casa! – e três delas já se casaram. Nós amamos nossos genros, e é óbvio que Deus escolheu a dedo cada um deles para combinar com os temperamentos e personalidades das nossas filhas.

Eu sempre achei que Deus gosta de agir como “casamenteiro”. Se Ele pôde fazer isso por minhas filhas, Ele pode fazer por você.

Hoje, eu conheço muitas amigas solteiras que gostariam bastante de encontrar o cara certo. Algumas me dizem que as opções são escassas em suas igrejas, então, então se aventurado no mundo dos encontros online. Outras desistem em desespero, imaginando se ainda resta algum cristão decente por aí. Elas começam a questionar se deveriam baixar seus padrões para encontrar um par.

Meu conselho permanece: não se conforme com menos que o melhor de Deus. Muitas cristãs têm terminado com um Ismael porque a impaciência as empurrou para um casamento infeliz. Por favor, aceite meu conselho paternal: você está muito melhor solteira do que com o cara errado!

Falando de “caras errados”, aqui estão os 10 tipos principais de homens que você deveria evitar ao procurar por um marido:

1. O incrédulo. Por favor, escreva 2 Coríntios 6:14 em um post-it e cole-o em seu computador do trabalho. O texto diz: “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?”.. Essa não é uma regra religiosa antiquada. É a Palavra de Deus para você hoje.

Não permita que o charme, o visual ou sucesso financeiro de um homem (ou a disposição dele de ir à igreja com você) te leve a comprometer o que você sabe que é certo. “Namoro missionário” nunca é uma estratégia sábia. Se o rapaz não é um cristão regenerado, risque-o da sua lista. Ele não é o certo para você. Ainda estou para encontrar uma mulher cristã que não se arrependeu de casar-se com um incrédulo.

2. O mentiroso. Se você descobrir que o homem com quem você namora tem mentido sobre o passado, ou que está sempre cobrindo seus rastros para esconder segredos de você, fuja para a saída mais próxima. Casamento deve ser construído sobre um fundamento de confiança. Se ele não pode ser confiável, termine agora antes que ele te engane com uma decepção ainda maior.

3. O playboy. Eu queria poder dizer que se você encontra um cara legal na igreja, pode assumir que ele vive em pureza sexual. Mas esse não é o caso hoje. Tenho ouvido histórias tenebrosas sobre solteiros que servem na equipe de música no domingo, mas agem como Casanovas durante a semana. Se você se casa com alguém que estava dormindo por aí antes do seu casamento, pode ter certeza de que ele estará dormindo por aí depois do casamento.

4. O caloteiro. Há muitos cristãos firmes que experimentaram o fracasso conjugal anos atrás. Desde o divórcio, eles vêm experimentando a restauração do Espírito Santo e, agora, desejam casar-se novamente. Segundos casamentos podem ser muitos felizes. Mas se você descobre que o homem com quem namora não tem cuidado de seus filhos de um casamento anterior, uma falha falta foi exposta. Qualquer homem que não pague por seus erros do passado ou sustente filhos de um casamento anterior não tratará você com responsabilidade.

5. O viciado. Homens de igreja que têm vícios com álcool ou drogas aprendem a esconder seus problemas – mas você não quer esperar até sua lua-de-mel para descobrir que ele é um bebum. Nunca se case com um homem que se recusa a pedir ajuda por seu vício. Insista que ele consiga ajuda profissional e afaste-se. E não entre em um relacionamento codependente em que ele afirma que precisa de você para ficar sóbrio. Você não pode consertá-lo.

6. O vagal. Eu tenho uma amiga que percebeu depois de casar-se com o namorado que ele não tinha planos de arrumar um emprego fixo. Ele tinha elaborado uma ótima estratégia: ele ficaria em casa o dia todo e jogaria videogame, enquanto sua esposa trabalhadora labutava e pagava todas as contas. O apóstolo Paulo disse aos tessalonicenses: “Se alguém não quiser trabalhar, não coma também.” (2 Ts 3:10) A mesma regra aplica-se aqui: se um homem não quer trabalhar, não merece casar com você.

7. O narcisista. Eu sinceramente espero que você encontre um rapaz que é bonito. Mas, seja cuidadosa: se seu namorado gasta seis horas por dia na academia e regularmente posta fotos de seus bíceps no Facebook, você tem um problema. Não se apaixone por um cara egocêntrico. Ele pode ser bonito, mas um homem que está apaixonado pela aparência e por suas próprias necessidades jamais conseguirá te amar sacrificialmente, como Cristo ama a igreja (Ef 5:25). O homem que está sempre se olhando no espelho nunca perceberá você.

8. O abusador. Homens com tendências abusivas não conseguem controlar sua raiva quando a situação esquenta. Se o rapaz que você namora tem a tendência de perder as estribeiras, seja com você ou com outros, não fique tentada a racionalizar seu comportamento. Ele tem um problema e, se você se casar com ela, terá de navegar por esse campo minado todos os dias evitando desencadear outra explosão. Homens irritados machucam mulheres – verbal e, às vezes, fisicamente. Procure um homem que seja gentil.

9. O crianção. Pode chamar-me de antiquado, mas eu suspeito de alguém de 35 anos que vive com seus pais. Se sua mãe ainda está fazendo a comida, a limpeza e passando as roupas dele, pode ter certeza de que ele está parado no tempo. Você está pedindo pro problemas se acha que pode ser esposa de um cara que não cresceu. Recue e, como amiga, encoraje-o a encontrar um mentor que possa ajudá-lo a amadurecer.

10. O controlador. Alguns cristãos pensam que casamento se trata de superioridade masculina. Eles podem citar a Escritura e soar super-espirituais, mas, por trás da fachada de autoridade há profunda insegurança e orgulho que pode transformar-se em abuso espritual. 1 Pedro 3:7 manda que os maridos tratem suas esposas como semelhantes. Se o homem com quem você namora te rebaixa, faz comentários degradantes sobre mulheres ou parece esmagar seus dons espirituais, recue agora. O poder lhe subiu à cabeça. Mulheres que casam controladores religiosos frequentemente terminam em um pesadelo de depressão.

Se você é uma mulher de Deus, não venda sua primogenitura espiritual casando-se com um rapaz que não merece você. A melhor decisão que você pode tomar na vida é esperar por um homem que se entregou a Jesus.

J. Lee Grady - Traduzido por Josaías Jr | Reforma21.org | Original aqui

Campanha emocionante da Noruega sobre ajudar o próximo


Incrível como as pequenas atitudes emocionam. Assim como essa campanha da Noruega, que mostra até onde as pessoas realmente se preocupam com as outras.

Não é preciso ir muito longe. Basta ligar a televisão, acessar a internet, abrir um jornal e pronto: somos convencidos de que a maldade das pessoas não tem mesmo limites. Mas de vez em quando aparece, também, alguém para nos lembrar que nem tudo está perdido e que ainda é possível acreditar na humanidade.

É o que faz esta ação realizada pela organização SOS Mayday na Noruega. A ideia era mostrar para as pessoas que ajudar alguém pode ser muito mais fácil do que se imagina.

No vídeo vemos um garoto chamado Johannes, que está sem agasalho e praticamente congelando em um ponto de ônibus. Para as pessoas que se aproximam dele, ele explica que durante uma excursão da escola seu casaco foi roubado. Cada pessoa tenta ajudar de uma forma diferente, alguns dando seu cachecol, casaco, luvas… Tudo para tentar fazer com que o menino se aqueça.

É interessante perceber que há diferentes graus de ajuda, com gente que prefere passar frio a ver alguém congelando. A mensagem que vem a seguir informa que, na Síria, há muitas crianças passando frio e que é possível ajudá-las doando um casaco.

Olha que legal o vídeo:



Organização SOS Mayday: http://www.sos-barnebyer.no/Mayday/Syria

Conheça o trabalho do CSA7 - Corpo de Saúde Adventista


Adeptos da inciativa desde 2013, o grupo de jovens voluntários da Igreja Adventista, denominados como CSA7 – Corpo de Saúde Adventista, formado por médicos e outros profissionais como: psicólogos, enfermeiros, nutricionistas, massoterapeutas, dentistas e um grupo de apoio, realizou no último domingo (16), mais um dia de atendimento em uma comunidade de Natal.

Cerca de 100 pessoas dos bairros de Nova Descoberta, Morro Branco e Potilândia compareceram à Escola Municipal Ulisses de Góis, para serem atendidas. O atendimento foi iniciado com uma triagem para descobrir para qual especialidade será encaminhando. Além das consultas, são dadas orientações básicas de saúde bucal, que é uma das maiores necessidades das populações de baixa renda. Segundo Diego Costa, estudante de enfermagem e voluntário do projeto, “o objetivo não é o reconhecimento pelo que fazemos, mas prestar um pouco de auxílio ao próximo.

Além do que, é gratificante saber que podemos ajudar. Isso nada mais é que seguir o que Jesus nos recomendou”, pontuou. O Corpo de Saúde Adventista pretende realizar outros atendimentos durante o ano, principalmente nas comunidades que têm mais dificuldade de acesso a médicos, clínicas e hospitais. Em Nova Descoberta, a ação social contou com o apoio da Igreja Adventista local e do Clube de Desbravadores Cordeiros de Sião. Para mais informações dos próximos locais de atendimento, ou caso queira ser um voluntário, acesse: 


quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Manifestante ucraniana tuita a própria morte


Uma manifestante ucraniana anunciou sua própria morte na rede social Vkontakte, bastante popular na Rússia e na Ucrânia. A mensagem de Olesya Zhukovskaya foi publicada por volta das 7h da manhã (horário de Brasília) desta quinta-feira (20). "Estou morrendo", escreveu. Depois de publicada, foi sincronizada com sua conta no Twitter. 


A mensagem rodou rapidamente a rede e foi vista pelos ativistas do movimento Euromaidan, que confirmaram a morte da manifestante. De acordo com os ativistas ela é uma paramédica de 21 anos e teria sido assassinada pela polícia durante os confrontos em Kiev.

Confrontos
Apesar da trégua estabelecida na noite de quarta-feira (19) entre o governo e oposição, mais de 20 pessoas morreram nesta quinta, segundo a agência de notícias Reuters. Desde terça-feira, já houve pelo menos 60 mortos nos confrontos entre a polícia ucraniana e os manifestantes antigoverno em Kiev. Este é período mais violento em 22 anos de história independente da Ucrânia. 

Deputados da oposição na Ucrânia foram ao Parlamento nesta quinta-feira (20) para participar de uma possível sessão de emergência para discutir formas de colocar fim à violência entre manifestantes e a polícia no centro de Kiev.

Fonte: RedeTV

Nota: "Os terríveis relatos que ouvimos de homicídios e roubos, e atos de violência, declaram que o fim de todas as coisas está próximo. Agora, agora mesmo, precisamos estar nos preparando para a segunda vinda do Senhor." Ellen G. White - Carta 308, 1907

ADRA ajuda vítimas da enchente do Rio Madeira em Porto Velho

Ação social foi divulgada, também, no Portal G1 da região
Em Porto Velho, a cheia do Rio Madeira já chegou a marca histórica de 17,81 metros, causando assim a maior enchente já registrada como consequência mais de mil famílias encontram-se desabrigadas. Várias ações solidárias estão sendo realizadas através de entidades filantrópicas, entre elas a ADRA – Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais e o “Grupo Ajudar”, organização não governamental apoiada pelo Ministério Público de Rondônia.

Uma das ações foi a distribuição de um sopão, realizada no Centro Salesiano do Menor, onde 64 famílias encontram-se abrigadas, logo em seguida o grupo de voluntários seguiu para outro abrigo, na escola Getúlio Vargas, onde mais 150 vítimas da enchente foram atendidas, totalizando mais de 350 pessoas em apenas uma noite. “Eu gosto de realizar trabalhos voluntários como esses, e atender essas pessoas me faz bem, eu me sinto realizada. E estamos prontos para atender ainda mais pessoas que precisem”, afirma a voluntária Sueli Luna.

A desempregada Jane Lopes da Silva, de 24 anos, conta que morava no Bairro Triângulo com os pais e os três filhos, de 7, 5 e 2 anos de idade. “No total, são cinco famílias de parentes meus que vieram pra cá, acho que umas quinze pessoas. Estamos contando só com a misericórdia de Deus e o apoio da população que não abandonou a gente aqui”, disse Jane, emocionada, enquanto dava sopa à filha caçula. A previsão pluviométrica é que ocorram mais chuvas e que o nível do Rio Madeira continue subindo. A tendência é que o número de desabrigados seja ainda maior, por isso a ADRA Rondônia já começou a campanha de arrecadação de alimentos, roupas, kits de higiene, entre outros donativos para atender as pessoas que estão sofrendo com as enchentes, não apenas de Porto Velho, mas de Guajará Mirim e Nova Mamoré, que são cidades do interior do estado que já estão isoladas. 

Equipe ASN, Leonardo Leite, com informações do G1/RO

Missão Urbana - Jovens adventistas distribuem marmitas no RJ


A meta dos cariocas em 2014 é abraçar diversos projetos sociais no Rio de Janeiro através do programa Missão Urbana. O movimento começou no mês de fevereiro com um grupo de jovens que foram às principais ruas do centro e fizeram de uma terça-feira (que seria uma data qualquer), um dia marcante, distribuíram água e quentinhas para os mendigos da cidade, falaram do amor de Deus e oraram com essas pessoas.

Levi Rodrigues da Silva, morador de rua, que perdeu 20 pessoas de sua família durante a tragédia das fortes chuvas em Teresópolis , tornou-se morador de rua. O senhor emocionado com a ação dos jovens, agradeceu pela comida e disse que quer conhecer sobre o amor de Jesus.

A juventude também foi aos supermercados para ajudar a empacotar as compras da população e carregaram os carrinhos até os carros. Também personalizaram pacotes de balas com mensagens sobre o amor de Jesus “Que Jesus adoce a sua vida” e distribuíram o livro “A Grande Esperança” aos motoristas que paravam nos sinais.

Os jovens estão motivados a fazer o diferencial e querem abreviar a volta de Jesus. Como diz Rafael Alves, envolver os desbravadores e aventureiros na proclamação da esperança com um projeto mais organizado e com uma idéia central é muito bom. “Porque assim desenvolvemos desde pequenos os nossos jovens no trabalho missionário”, destaca Alves.

Bruna Braga também está motivada ao trabalho missionário e já se prepara para a próxima ação. “Se cada pessoa aceitar o desafio e se envolver com a população vamos evoluindo gradativamente para uma cidade melhor, devemos mostrar nossa solidariedade ao próximo. São as ações em prol a comunidade que fazem a diferença”, diz Braga.

Missão Urbana
O líder do Ministério Jovem da Igreja Adventista no Rio de Janeiro, pastor Eduardo Batista, vem desenvolvendo diversos projetos juntamente com a juventude carioca. “Vivemos em uma época onde está cada vez mais desafiador abordar as pessoas acerca do evangelho, ou mesmo a igreja de um modo geral, no cumprimento da missão, especialmente se nossa missão é Urbana. Alguns pensamentos faz-nos refletir se precisamos reavaliar nosso caminho, por exemplo: ouvimos frequentemente irmãos vamos fazer trabalho missionário sábado a tarde nós encontraremos aqui em frente a igreja e sairemos para distribuir folhetos. A noção de pregar o evangelho restringiu-se, em alguns lugares, a trazer “pessoas para a igreja, ou seja, pregar o evangelho no meu bairro de 100 mil pessoas se resume a trazer 5 visitas, ou convidados, na igreja no sábado pela manhã ?! Se pregar o evangelho no meu bairro é trazer as pessoas do mesmo à igreja, por acaso vou conseguir colocar 100 mil pessoas em minha congregação? A questão não é trazê-los é irmos até onde eles estão! É fazermos missão urbana, como uma abordagem evangelística diferente, que vá envolver o ministério jovem como um todo. Lembre-se que a maioria de nossa igreja é jovem, isto significa pôr a igreja na rua. É certo que o jovem só permanece na igreja se ele for envolvido no trabalho da mesma. Imaginem comigo: Os jovens param em um semáforo, dezenas deles saem colocando balas nos retrovisores dos veículos parados diante do sinal vermelho, nos pequenos pacotes de balas está escrito: que Jesus adoce sua vida, Jovens Adventistas do Sétimo Dia”, destaca Batista. 

Acompanhe a reportagem: Missão Urbana no Rio de Janeiro