quinta-feira, 31 de julho de 2014

Humorista do Hermes & Renato é encontrado morto em SP - Existe esperança para os suicídas?


O comediante Fausto Fanti, o Renato do grupo de humor Hermes & Renato, foi encontrado morto em seu apartamento em Perdizes, na Zona Oeste de São Paulo, nesta quarta-feira (30), segundo o 23º Distrito Policial. O corpo de Fanti, que tinha 35 anos, foi encontrado pelo amigo Adriano Silva, que interpreta o personagem Joselito, segundo o investigador do caso. Ainda segundo a Polícia Civil, o corpo tinha um cinto no pescoço. No boletim de ocorrência, a morte foi tratada inicialmente como suicídio. O investigador disse que o comediante estava se separando da mulher e tinha uma filha de oito anos. [...] (G1)

Três personagens bíblicos se suicidaram em circunstâncias que não oferecem esperança de salvação. Um deles foi Aitofel, conselheiro de Davi, que, pela sua traição e suicídio, é considerado o Judas do Antigo Testamento (2Sm 17:23). Saul desobedeceu às ordens divinas em várias ocasiões, e o Espírito do Senhor apartou-se dele. Após consultar uma médium, Saul pelejou contra os filisteus e durante a batalha cometeu suicídio (1Sm 31). Judas, após trair o Mestre, devolveu as trinta moedas de prata aos sacerdotes e enforcou-se.

Entretanto, como diz o Dr. Calvin Rock, “há pessoas que sofrem de depressão e se suicidam devido a um desequilíbrio químico não resultante de um estilo de vida errôneo. Será que Deus responsabilizará uma pessoa que tomou tal decisão tendo suas faculdades mentais seriamente enfraquecidas? Muitos cristãos saudáveis e lúcidos são tão afetados por um acidente, doença ou velhice que perdem sua lucidez e podem cometer suicídio. Meu conceito do amor de Deus não exclui a possibilidade de sua salvação” (Adventist Review, 8 de junho, 1989, p. 13).

Se você tem algum parente ou amigo que cometeu esse ato extremo, não se desespere. Deus saberá julgá-lo com a mesma misericórdia que teve com outros seres humanos.

"Rendei graças ao Senhor, porque Ele é bom, porque a Sua misericórdia dura para sempre." 
Salmo 136:1

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Brasil se torna líder mundial em cirurgias plásticas - Precisamos delas?


Pela primeira vez, o Brasil superou os Estados Unidos e se tornou líder mundial na realização de procedimentos cirúrgicos estéticos, de acordo com relatório divulgado pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps). Os dados, referentes a 2013, apontaram que o país foi responsável por 1,49 milhão de cirurgias no ano passado, 12,9% do total mundial, que foi de 11,5 milhões.

Dos 19 tipos de operações analisados, o Brasil liderou dez, como o rejuvenescimento vaginal (13.683 casos), a cirurgia plástica abdominal (129.601) e o transplante de cabelo (8.319). O país ficou na primeira posição na realização de lipoaspiração (227.896), que retira gordura de regiões específicas do corpo, aumento das mamas (226.090) – técnica mais procurada no Brasil – e a correção de seios caídos (139.835). Na categoria de procedimentos estéticos não-cirúrgicos, como a aplicação de toxina botulínica, composto aplicado para ajudar a suavizar marcas e linhas de expressão no rosto, os Estados Unidos lideram o ranking com 21,4% dos 11.874.937 casos de 2013. O Brasil fica em segundo lugar, com 5,5% do total. [...] (G1)

Como todo procedimento cirúrgico, essas operações trazem riscos à saúde, que vão desde pequenas infecções, na correção do tamanho das orelhas, por exemplo; até ao óbito, no caso de lipoaspirações. Também são comuns a insatisfação e os sentimentos de frustração quando os resultados não alcançam as expectativas. 

Por outro lado, há casos em que as cirurgias plásticas deixam de ser somente estéticas e são justificadas e necessárias, como após um acidente, em caso de doenças congênitas, grandes deformidades ou imperfeições que prejudicam o funcionamento do corpo. Nesses casos, os benefícios superam os riscos. 

Antes de se decidir por qualquer procedimento, é necessária muita reflexão sobre o assunto e cuidado para não agir por impulso ou pelas emoções. Procure identificar quais as reais motivações que levam você a pensar em se submeter a cirurgias. Você possui um "defeito" real e significativo, ou está criando tempestade em copo d'água por causa de uma pequena imperfeição? 

Podemos aprender com a história de Salomão: "Absorveu-se tanto com a ostentação exterior, que se esqueceu de elevar a mente pela constante ligação com o Deus da sabedoria. A perfeição e a beleza de caráter foram passadas por alto em sua tentativa de alcançar a beleza exterior. Vendeu a honra e a integridade do caráter na busca de glorificação própria diante do mundo (...) Primeiro, corrompeu-se no coração, depois se afastou de Deus e se tornou por fim adorador de ídolos." (Ellen G. White, Testemunhos para a Igreja, v. 4, pág. 628) 

Esse sofrimento é completamente evitável. Pense nisso e lembre-se de que a verdadeira beleza está no caráter. Enquanto o padrão de beleza muda a cada ano, o valor do caráter nunca sai de moda.

Templo de Salomão da Universal será inaugurado (Mateus 7:20-23)


Erguido a um custo de R$ 680 milhões, segundo a Igreja Universal do Reino de Deus, a aguardada inauguração do gigantesco Templo de Salomão, em São Paulo, ocorrerá amanhã (31). Além da presidente Dilma Rousseff, que já confirmou presença, parlamentares do PRB, pertencente à igreja, também devem estar presentes no evento - dez deputados federais e o senador Marcelo Crivella, candidato ao governo do Rio de Janeiro.

A ambiciosa ideia do todo-poderoso da igreja, o bispo Edir Macedo, não custou barato. Para colocar de pé os 35 mil metros quadrados de área construída (a Basílica de Aparecida tem 18 mil metros), o primeiro passo foi dar um novo uso a um estacionamento de 100 mil metros quadrados. Depois, os fiéis da Universal bancaram a importação de pedras de Hebron, em Israel, 10 mil cadeiras da Espanha e até pés de oliveiras. 

O bispo assegura que o espaço é uma réplica fiel do templo em Jerusalém, construído pelo próprio rei Salomão, filho de Davi, centenas de anos antes do nascimento de Cristo. Destruído pelo império babilônico, foi reconstruído no ano 160 a.C., mas aí foi a vez de os romanos colocá-lo abaixo 70 anos d.C.

Enquanto durar o calendário oficial de inauguração, pelo menos 60 delegações internacionais devem visitar o prédio. A condição é que, até o fim deste período, visitantes desembolsem até R$ 45 para embarcarem em caravanas organizadas pela própria Universal, que vai contratar uma empresa de ônibus de turismo para cuidar do serviço. (iG)

Nota: Uma coisa intrigante é que Deus não permitiu que Davi construísse o Templo, mas permitiu que Davi preparasse tudo para que seu filho Salomão o construísse. Agora, quem deu permissão para essa denominação construir um "Templo" que contradiz os ensinamentos da Bíblia no Novo Testamento? Tenho certeza que esta obra faraônica será usada apenas para servir de fachada de uma igreja onde, infelizmente, as pessoas são enganadas através de interpretações erradas da Palavra de Deus. Mas Jesus já havia predito isso no Sermão da Montanha (Mt 7:20-23). 

terça-feira, 29 de julho de 2014

Francisco é o 1º papa a visitar uma igreja evangélica pentecostal


O papa Francisco tornou-se, nesta segunda-feira (28), o primeiro líder da Igreja Católica a fazer visita a uma igreja evangélica pentecostal - ramo do protestantismo considerado grande “competidor” dos católicos na disputa por novos fiéis no mundo.

Francisco viajou de helicóptero à cidade de Caserta, no sul da Itália, e foi à Igreja Evangélica da Reconciliação, cujo prédio ainda está em obras. O papa também se reuniu privadamente com o pastor evangélico Giovanni Traettino, amigo de longa data.

Falando nesta segunda a cerca de 350 fiéis na igreja evangélica, o pontífice pediu desculpas pela perseguição católica aos pentecostais durante o regime fascista na Itália (1922-1943), quando a prática de sua fé era proibida. “Entre os que perseguiam e denunciavam pentecostais, quase como se fossem pessoas loucas tentando destruir a raça [humana], havia também católicos”, discursou. “Eu sou o pastor dos católicos e peço o seu perdão por aqueles irmãos e irmãs católicos que não compreenderam e foram tentados pelo Diabo”, acrescentou o papa.

Francisco também citou o ineditismo da visita. “Alguém vai se surpreender: ‘O papa foi visitar os evangélicos?”. Mas ele foi ver seus irmãos.” O papa defendeu ainda a “unidade na diversidade” dentro do cristianismo. “O Espírito Santo cria diversidade na igreja. A diversidade é bela, mas o próprio Espírito Santo também cria unidade, para que a igreja esteja unida na diversidade: (…) uma diversidade reconciliadora.”

Com informações da Folha de S. Paulo

Seis jovens adventistas morrem afogados em retiro na Bahia


Seis jovens adventistas foram vítimas de afogamento na manhã deste domingo, 27, no Rio São Francisco, trecho de Serra do Ramalho no oeste da Bahia. Até a manhã desta segunda-feira, 28, apenas três corpos foram localizados.

Segundo o investigador da 24ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), Wilson Guimarães, as seis vítimas, todos rapazes, faziam parte de um grupo da Igreja Adventista e participavam de um retiro no Povoado de Passos.

Os jovens tinham entre 14 e 25 anos e jogavam futebol às margens do rio, quando a bola caiu na água e um deles se arriscou a buscar. Ao ver que o colega se afogava, os demais tentaram salvá-lo, mas acabaram sendo arrastados pela correnteza.

Quatro das seis vítimas do afogamento
O acidente aconteceu por volta das 10h da manhã e o primeiro corpo foi localizado 1h30 após o registro. Até o momento três corpos foram encontrados. O Corpo de Bombeiros, a Marinha e pescadores do povoado realizam buscas no local para encontrar os outros corpos.

As vítimas residiam no bairro de Agrovila 20, em Serra do Ramalho, e familiares se encontram no local aguardando informações e notícias das buscas.

Os corpos estão sendo encaminhados para o Hospital Municipal Vanderlei Farias.

Foram localizados até o momento: José Eldo da Silva Guedes, 15 anos, Cesar Augusto Souza Prado, 20 anos, e Derilton de Castro Lima, 20 anos. Estão sendo procurados Ramom de Castro Lima, 15 anos (Irmão de Derilton), Rogério Pereira Machado, 15 anos, e Dieison Andrade Silva, 16 anos. 

Com informações do Portal A Tarde UOL

segunda-feira, 28 de julho de 2014

100 anos da 1ª Guerra Mundial - Invenções e Nova Ordem Mundial


Há 100 anos, em 28 de julho de 1914, começava a Primeira Guerra Mundial, assim conhecida por ter envolvido as maiores potências mundiais. O conflito iria terminar somente quatro anos depois, em novembro de 1918, e foi classificado como a guerra das guerras, pela dimensão da tragédia, pelo uso de tecnologias modernas na ação de matar e por ter deixado quase 9 milhões de mortos entre os combatentes. 

As dificuldades causadas durante o conflito também resultaram em grandes inventos, sem os quais não podemos imaginar a vida hoje: zíper, absorvente, lenços de papel e raio-x, por exemplo. A Primeira Guerra Mundial também causou importantes mudanças geopolíticas e econômicas nos países europeus, suas colônias e aliados – estabelecendo uma nova ordem mundial que diz muito sobre a atualidade. 

Confira as invenções e consequências da Primeira Guerra Mundial, que mudaram para sempre a vida dentro e fora dos campos de batalha:

Absorvente
Quando entraram na guerra, em 1917, as tropas americanas levaram para o fronte o cellucotton, material com alta capacidade de absorção do sangue, usado em curativos. As enfermeiras logo perceberam que o material servia para conter o fluxo menstrual e, por absorver mais sangue com camadas mais finas, era bem mais confortável que algodão ou pano. Ao saber do uso dado pelas enfermeiras ao cellucotton, a fabricante americana das bandagens passou a comercializá-las como absorventes. Com o mesmo material, na década de 1920, foi lançado o lenço de papel.

Zíper
O zíper não foi inventado durante a guerra, mas se popularizou por causa dela. Criado em meados do século 19 pelo americano Whitcomb Judson, foi aperfeiçoado em 1913 pelo engenheiro sueco Gideon Sundback. As tropas dos Estados Unidos usaram zíperes em suas roupas e equipamentos durante a 1ª Guerra e, nos anos 20, esse tipo de fecho passou a ser aplicado em todos os tipos de roupas, calçados e bolsas.

Raio-x portátil
Com a descoberta da radioatividade no fim do século 19, a radiografia ainda era uma tecnologia recente quando a 1ª Guerra começou. Os aparelhos eram muito grandes e não podiam ser levados até os hospitais de campanha. A cientista polonesa radicada na França Marie Curie, pioneira nos estudos sobre radioatividade, desenvolveu para o exército francês aparelhos menores, que permitiram a realização de exames nos soldados feridos. O avanço foi de grande utilidade para a medicina civil.

Relógio de pulso
A Primeira Guerra contribuiu para a popularização do uso dos relógios de pulso, até então considerados demasiado afeminados pelos homens. Saber a hora era fundamental para sincronizar as operações de guerra, porém os relógios de bolso não eram muito práticos para os campos de batalha. Além disso, o aparelho atado ao pulso permitia dirigir tanques e pilotar aviões sem perder a hora – o que o tornou equipamento militar obrigatório.

Quimioterapia
A quimioterapia teve origem nas armas químicas da 1ª Guerra. Com a guerra de trincheiras, tornou-se comum o uso de gases tóxicos para atingir maior número de inimigos. Um deles era o gás mostarda, desenvolvido pelos alemães. Décadas mais tarde, médicos viram que a substância daquele gás poderia ser usada contra o câncer, pois desacelerava a produção de sangue. A descoberta serviria como base para o desenvolvimento da quimioterapia.

Rádio sem fio
Apesar dos sistemas de comunicação usados durante a guerra parecerem primitivos comparados com os de hoje, foi durante o conflito que houve grandes avanços na área. Na época surgiu o rádio sem fio, que permitiu a comunicação rápida entre diferentes grupos no campo de batalha – até então eram usados mensageiros ou pombos-correio. O sistema também foi usado por pilotos da Royal Air Force para comunicar os movimentos das tropas que observavam do alto.

Aviação
Na 1ª Guerra, os soldados começaram a temer o perigo que vinha do céu. Nos quatro anos de conflito, foram desenvolvidos aviões mais velozes e resistentes. Inicialmente usados apenas para observação, eles foram equipados com bombas e metralhadoras e passaram a ser usados em combates. As melhorias criadas no período foram determinantes na evolução da aviação civil nos anos seguintes. Os voos comerciais só se tornariam comuns após a 2ª Guerra Mundial.

Armas químicas
A 1ª Guerra marcou o início do uso de armas químicas. Mesmo sendo responsáveis por apenas 1% das mortes no conflito, elas aterrorizavam os combatentes. Gases tóxicos foram utilizados a primeira vez pelos alemães, em abril de 1915, na batalha de Ypes (Bélgica). Tomados pelo pânico, cegos ou asfixiados, milhares morreram sob um sofrimento cruel. Para se defenderam, os soldados usavam óculos e máscaras de proteção, ou improvisavam, cobrindo o rosto com panos molhados.

Tanques e metralhadoras
Foi na 1ª Guerra que se usou pela primeira vez armamentos que até hoje formam parte dos arsenais dos exércitos. O tanque de guerra foi testado pelos britânicos em 1914 e utilizado em combate pela primeira vez na Batalha de Somme, em 1916. Mas foram os franceses que aperfeiçoaram o veículo blindado, essencial para a vitória na guerra. As metralhadoras também aumentaram o poder de fogo no fronte. Os australianos usaram as Lewis, que pesavam 12 kg e podiam disparar até 500 balas por minuto – o equivalente a 50 atiradores com rifles.

EUA, uma nova potência
Com participação importante na 1ª Guerra, principalmente na campanha que levou à vitória final, em 1918, os Estados Unidos se estabeleceram como uma potência militar – que é até hoje. No pós-guerra, lucraram ajudando na reconstrução dos países afetados. Ao longo da década de 1920, a economia americana se aqueceu com a produção destinada aos países europeus. Porém, quando a rescontrução acabou, já não havia mais demanda para a produção dos Estados Unidos, o que resultou no crack da bolsa em 1929.

Revolução Russa
A participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial afetou a economia do país e resultou em muitas mortes. A insatisfação dos russos com essas consequências deu origem à Revolução Russa, em 1917. Houve uma guerra civil no país que causou ainda mais destruição e perdas de vidas ao país. Porém, os bolcheviques venceram o conflito interno, levando assim à criação da União Soviética, o primeiro país socialista da história.

Com informações da Gazeta do Povo e G1

Versão irônica da Bíblia faz sucesso entre religiosos na Comic-Con 2014

Do lado de fora do pavilhão onde acontece a Comic-Con 2014, em San Diego, religiosos com microfones da Madonna exortam os frequentadores do evento, dizendo que "a punição para o pecado é a morte" e que sua idolatria os levará para o inferno. Do outro lado, em um dos salões internos do evento, um pastor batista elogia uma versão resumida e irônica da Bíblia que acaba de ser lançada.

Escrita pelo autor Mark Russell e ilustrada pelo cartunista Shannon Wheeler, famoso por seus desenhos na revista "The New Yorker", "God Is Disappointed in You" ("Deus Está Decepcionado Com Você", em tradução livre) resume todos os livros bíblicos em poucas páginas, "poupando os leitores de genealogias intermináveis e da linguagem rebuscada para explicar apenas o essencial de cada história", segundo as palavras do autor. Cada livro bíblico também vem acompanhado de um cartoon ilustrativo.

O livro de Jó, por exemplo, que na Bíblia tem cerca de 40 capítulos, fica apenas com uma página, a qual diz que Deus e o Diabo fizeram um "aposta louca" para testar a fé do personagem. "Foi com o livro de Jó que tivemos a ideia do livro. Estávamos em um bar e o Shannon me disse que não entendia essa história. Aí eu expliquei para ele em poucas palavras", conta Russell.


Os autores disseram que esperavam uma péssima repercussão entre religiosos, mas dizem que muitos os têm procurado para comprar cópias para os amigos. Segundo ele, muitas pessoas falam da Bíblia, mas nunca nem sequer leram o livro. "E tem aquelas que usam os versos para apoiar seus pensamentos e para justificar todo tipo de perseguição. O livro ajuda essas pessoas a ir direto ao essencial."

O ilustrador diz ainda que o livro está agradando até mesmo os hipsters, que criticam o trabalho sem conhecimento sobre o assunto porque "nunca tiveram paciência para lê-lo". "O importante é que as pessoas entenderam que não estamos ridicularizando as escrituras, mas tornando-as acessíveis para religioso e não religiosos com uma linguagem contemporânea." 

O pastor batista Mike Parnell, que estava presente ao debate sobre o livro, elogiou a versão abertamente para seus autores. "É um livro que promove o diálogo, e muitos religioso não estão abertos a isso. Eu vejo por meio desse livro o que muitas pessoas se recusam a ver. A igreja tem machucado muita gente ao longo dos anos. E esse não é nosso papel. A igreja é um local de acolhimento e amor. Quando você diz que está certo e que o outro está errado, não há diálogo. Tem gente mais preocupada em impor seu ponto de vista que transformar as pessoas em discípulos de Cristo. Há uma diferença entre ser bom e estar certo", disse ele.

Parnell disse ainda que já frequenta a Comic Con há alguns anos porque reconhece a cultura pop como parte do ser humano. "O que traz as pessoas aqui é o mesmo que leva as pessoas à igreja. O senso de comunidade, de aceitação e de pertencimento. Claro que não concordo com tudo que está no livro do Mark, mas isso não significa que ele esteja errado." (UOL)

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Cristãos protegem palestinos de Gaza em igreja ortodoxa


A Faixa de Gaza possui uma única Igreja Ortodoxa. Diante do extensivo bombardeio das Forças Armadas israelenses, o templo religioso agora tem uma nova função: servir de abrigo para palestinos forçados a abandonar suas casas sob o medo de perderem não só os bens, mas a vida. Eles poderiam se refugiar em um das 69 escolas da ONU na Faixa de Gaza, mas cada uma delas abriga, na média, 17 mil pessoas.

— Quando escapávamos dos bombardeios encontramos gente da Igreja Ortodoxa e eles disseram que nos refugiássemos no templo —disse Hiyazi ao jornal “El Mundo”.

Como ele, muitos outros vizinhos receberam alertas do Exército israelense avisando que suas casas seriam bombardeadas.

— Nos telefonaram e disseram: vocês escondem gente da resistência palestina, têm cinco minutos para sair de casa — disse Hiyazi, que nega a acusação, sem direito de defesa, feita por Israel.

Na Igreja de São Porfírio o arcebispo Alexios explica sua atitude ao jornal espanhol.

— Necessitavam de ajuda e nós dissemos que daríamos porque, se ofereces amor, vencerás. Damos o mínimo, amor, água, comida, medicamentos — disse o religioso.

Fátima, uma refugiada na Igreja, lamenta não poder ter retribuído a ajuda quando corria para se abrigar.

— Enquanto corríamos, havia gente ferida na rua, jogada no chão, mas nós só podíamos ajudar a nós mesmos. Não podíamos resgatar ninguém e há quatro dias estamos com a mesma roupa — conta ela ao “El Mundo”.

Muitas crianças viram primos, parentes serem literalmente explodidos pelas bombas israelenses. Segundo a ONU, 116 mil delas precisam de ajuda psicológica. De dentro da igreja é possível ouvir as bombas, o zumbido dos aviões não tripulados de Israel e dos tiros.

— Muçulmanos ou cristãos, somos um mesmo povo. Todos sob as bombas. Todos somos um — diz Hiyazi.

Fonte: O Globo

As "panelinhas" na igreja


Imagine algo que não combine com a igreja cristã: "panelinha" (conforme o dicionário Aurélio, é conluio para fins pouco sérios; grupo de políticos que, no poder, procuram obter vantagens individuais; qualquer grupo muito fechado).

Agora, se pudéssemos criar um novo termo (panelão), que traduzisse a atitude dos seguidores de Cristo ao desfrutar a unidade (Jo 17:23), o amor fraternal (1Pe 3:8) e a imparcialidade (Tg 3:17), talvez assim se adequasse melhor a Cristo e à Sua igreja.

Em repúdio às panelinhas, disse o apóstolo Paulo aos gálatas: "Não pode haver judeu nem grego; escravo nem liberto; nem homem nem mulher, porque todos vós sois um em Cristo Jesus (Gl 3:28). A relação de Cristo com Sua igreja pode ser ilustrada pelo eixo e os raios de uma roda de bicicleta: quanto mais perto de Jesus estiverem, mais unidos serão os cristãos.

Quando as "panelinhas" surgem na igreja, causam problemas porque não condizem com ela. A panelinha em si já é uma anomalia, um indicador de que Jesus não está por perto (sem Jesus, o indivíduo está condenado, perdido).

Outro prejuízo das panelinhas é a condenação das pessoas não cristãs, por não se sentirem atraídas ao cristianismo. Disse Ellen G. White: "Muitos há que olham para vocês, para ver o que a religião pode fazer por vocês." Filhos e Filhas de Deus - MM 1956, pág. 262. 

"O apóstolo exorta seus irmãos a manifestar em sua vida o poder da verdade que ele lhes apresentara. Por sua mansidão e bondade, paciência e amor, deviam exemplificar o caráter de Cristo e as bênçãos de Sua salvação. Divisões na igreja desonram a religião de Cristo ante o mundo, e dão ocasião aos inimigos da verdade para justificar seu procedimento". Testemunhos Seletos, v. 2, p. 80

A cada momento, devemos convidar Jesus para estar perto de nós, de modo que Sua presença desaconselhe expressões seletivas ou sectaristas, e promova no ambiente de nosso convívio uma atmosfera afetuosa e convidativa. (Revista Adventista)

A jornalista e escritora Fabiana Bertotti também deixa sua posição neste vídeo:

Papa Francisco "convoca estrelas" para jogo inter-religioso pela paz


No próximo dia 1º de setembro, o Estádio Olímpico de Roma será sede da primeira partida inter-religiosa de futebol pela paz, iniciativa que o jogador de futebol Javier Zanetti transmitiu ao Papa Francisco para reunir os craques de futebol de diferentes religiões em um jogo. Entre eles estarão jogadores como Zinedine Zidane, Samuel Eto’o, Lionel Messi, o próprio Zanetti, Gianluigi Buffon, Roberto Baggio, Andrea Pirlo, Yuto Nagatomo, entre outros. 

O encontro está sendo organizado por Scholas Occurrentes e pela Fundação P.U.P.I. A ideia surgiu em abril de 2013 quando o Papa recebeu em audiência no Vaticano as seleções de futebol da Itália e da Argentina, no final de um jogo beneficente. Naquela ocasião, o pontífice partilhou com o jogador Javier Zanetti a ideia de organizar um jogo em que participassem pessoas de várias religiões a fim de promover a fraternidade e a partilha através do esporte. Um ano depois a ideia tomou forma. Os bilhetes serão vendidos a partir de hoje e o dinheiro arrecadado será inteiramente destinado a finalidades caritativas. (Aliança FM)

Terra pode estar no meio de 'onda de extinção'


Enquanto o número de seres humanos na Terra quase dobrou nas últimas quatro décadas, o número de insetos, lesmas, minhocas e crustáceos recuou 45%, revelaram cientistas nesta quinta-feira (24). Além disso, a maior perda de espécies selvagens grandes ou pequenas em todo o planeta pode ser uma importante causa da crescente violência e inquietação, destacou outra pesquisa publicada pela revista "Science", como parte de uma edição especial sobre o desaparecimento dos animais.

Os invertebrados são importantes para o planeta porque polinizam cultivos, controlam pragas, filtram a água e transportam nutrientes no solo. Entre os animais vertebrados que vivem no solo, 322 espécies desapareceram nos últimos cinco séculos e as espécies remanescentes tiveram um declínio de cerca de 25%, destacou o estudo.

"Ficamos chocados ao encontrar perdas similares nos invertebrados como nos animais maiores, pois pensávamos anteriormente que os invertebrados fossem mais resilientes", disse Ben Collen, da Universidade College de Londres. Os cientistas atribuem o declínio de invertebrados a dois principais fatores: a perda de habitat e as mudanças climáticas globais.

Segundo eles, este declínio planetário de espécies selvagens pode estar provocando mais conflitos violentos, crime organizado e trabalho infantil ao redor do mundo.

As razões para esta intensificação se devem à escassez de alimentos e à perda de empregos, resultando em mais tráfico de pessoas e outros crimes, destacou o estudo, realizado por cientistas da Universidade da Califórnia em Berkeley.

"Este artigo identifica o declínio da vida selvagem como uma fonte de conflitos sociais e não um sintoma", disse o principal autor do estudo, Justin Brashares, professor associado de ecologia e preservação da UC Berkeley. "Bilhões de pessoas dependem direta e indiretamente de fontes silvestres de carne para seu sustento e este recurso está diminuindo", acrescentou. [...]

"Não estamos apenas perdendo espécies. Estamos perdendo crianças, dividindo comunidades e incentivando o crime. Isso torna a preservação de espécies selvagens um trabalho mais importante que nunca", concluiu.

Fonte: G1

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Trailer de 50 Tons de Cinza, sadomasoquismo e a decadência de valores

A Universal Pictures divulgou na manhã desta quinta (24 de julho) o primeiro trailer do filme ’Cinquenta Tons de Cinza’, que tem estreia prevista para fevereiro de 2015. Adaptação do primeiro livro da trilogia escrita pela britânica E. L. James, a trama tem foco na relação entre o milionário sadomasoquista Christian Grey (Jamie Dornan) e a repórter Anastasia Steele (Dakota Johnson). Quando Anastasia vai ao escritório de Christian fazer uma reportagem sobre o seu sucesso, ele cria um interesse imediato por ela e os dois começam a se envolver até ele revelar seus gostos peculiares e convencê-la a prová-los.

O trailer está disponível aqui para quem quiser analisar.

Como bem observou o filósofo inglês John Salisbury, no século XIII, "a licenciosidade crescente e avassaladora sempre caracterizou os períodos de decadência das grandes civilizações." De fato, sempre foi assim. A queda moral invariavelmente antecedeu a destruição completa de povos inteiros. Pode-se dizer que ela prenunciava a extinção iminente de reinos e impérios. Era o sinal de que aquelas civilizações haviam chegado ao fim… Alguém supõe que agora, em nossa época, o processo seja diferente?

Enquanto os animais fazem uso do sexo de uma forma natural, o ser humano tornou-se escravo de seu instinto sexual artificialmente aumentado, principalmente pelos instrumentos da mídia, cuja ênfase é a subversão de valores tradicionais da sociedade.

Originalmente a palavra "perversão" significava todo comportamento humano contrário às normas sociais existentes. Assim, a corrupção, o mau caráter e a marginalização também seriam perversões. Contudo, como a humanidade se especializou em inventar os mais escabrosos artifícios em torno da liberação seu instinto sexual, perversão passou a ser atualmente sinônimo de desvio sexual. E um deles, abordado no filme em questão, é o sadomasoquismo, sobre o qual veremos algumas explicações pertinentes:

Sadomasoquismo: Tecnicamente chamada de algolagnia, refere-se à pessoa que só sente satisfação sexual através de uma dor experimentada por ela mesma ou infligida a outrem. Um indivíduo pode ser sádico, masoquista, ou ambos. Podemos nos poupar aqui de detalhes dos rituais sadomasoquistas; mencionaremos apenas que para suportar os atos de violência física e moral muitos masoquistas fazem uso de drogas, e não é raro a ocorrência de morte em conseqüência das agressões sofridas.

Os estudos psiquiátricos sobre o comportamento dos pervertidos sexuais são unânimes em afirmar que os pacientes, sem exceção, insistem que não vêem nenhum motivo para escândalo em relação à sua maneira de ser. Na visão deles, suas preferências eróticas são superiores à sexualidade trivial das pessoas comuns…

O modelo social propagado hoje, baseado no hedonismo (prioridade do prazer pessoal), favorece a busca das novidades em torno de novas sensações. Aumenta dia a dia o número de pessoas que perdem completamente o controle sobre os seus impulsos sexuais. Já há mesmo clínicas especializadas em tratar os chamados "viciados em sexo", e grupos de "sexahólicos anônimos", nos mesmos moldes dos alcoólicos anônimos.

Devemos estar atentos como defensores de princípios bíblicos-cristãos, que o maior problema, que não é recente, é a tentativa mais uma vez de colocar o homem como centro - onipotente. E a retirada de Deus do controle e autoridade sobre nossas atitudes e ações. Infelizmente nossas maiores vitimas são os mais jovens, vitimas de verdadeira enxurrada de apelos aos impulsos, desejos e sensações. 

Cinquenta Tons de Cinza é mais uma obra a dar sua contribuição para a decadência dos valores que ainda lutam para se manter em pé, como o casamento, a virgindade, a pureza conjugal, a sexualidade sadia e equilibrada e o respeito pelo sexo oposto.

Vem aí a primeira TV Ateísta do mundo


O jornalista Peter Foster, em seu blog no The Telegraph, anuncia a chegada da primeira estação de televisão inteiramente dedicada ao ateísmo no mundo: a Atheist TV.

O lançamento da TV Ateísta está previsto para o dia 29 de julho de 2014, em Nova York, com 24 horas diárias de programação específica sobre os temas mais caros aos ateus.

A transmissão do sinal será via internet, através do serviço de streaming Roku, que permite que os telespectadores vejam seu canal da internet diretamente no seu aparelho de TV.

No seu blog, Foster relaciona Brad Pitt e Mark Zukerberger entre os apoiadores do movimento neoateísta, embora a TV Ateísta seja formalmente promovida pela organização American Atheists.

No vídeo abaixo, você poderá ver a chamada para o lançamento do novo canal:




quarta-feira, 23 de julho de 2014

30 mil pessoas estão isoladas na China por causa da peste bubônica


Algumas regiões da cidade de Yumen, na China, estão isoladas por causa do risco de um surto de peste bubônica, informou a agência de notícias Reuters. Em razão disso, cerca de 30 mil dos 100 mil habitantes da cidade estão trancados nos limites impostos pelas autoridades chinesas, que garantem haver alimento para suprir essa população durante 30 dias.
 
A restrição começou depois que um homem de 38 anos morreu no dia 16 de julho em consequência da doença, também conhecida como peste negra. Ele teria adquirido a bactéria causadora da patologia quando entrou em contato com uma marmota infectada.

Os moradores de Yumen contaram que não podem sair da área de isolamento e que a polícia fez barricadas para impedir que outras pessoas entrem nas regiões de risco. Além disso, 151 pessoas foram colocadas em quarentena por terem entrado em contato com o homem que morreu, mas felizmente nenhuma delas apresentou sintomas da doença.

O departamento de saúde de Pequim garante que, no momento, o risco de propagação da peste bubônica na capital é mínimo. Surtos dessa doença são considerados raros na China, sendo que a maioria aconteceu em áreas rurais distantes das regiões mais centrais.

A peste bubônica é uma doença contagiosa transmitida por pulgas e roedores selvagens, como as marmotas. Embora haja um tratamento eficaz, os pacientes podem morrer em até 24 horas depois do contágio, segundo a OMS. A pandemia mais famosa da peste negra aconteceu no fim da Idade Média, vitimando um terço de toda a população da Europa.

Um dos sintomas típicos da doença é o inchaço das glândulas linfáticas, que ficam doloridas e formam os “bubões”, normalmente localizados nas axilas, virilhas e pescoço. Outro sintoma famoso da doença é a gangrena das extremidades do corpo como dedos das mãos e pés, lábios e nariz.

Fonte: EM RESUMO - Leia mais em THE VERGE, REUTERS e AVMA

Líder adventista holandesa trocou bilhete do avião derrubado na Ucrânia

Frieda Souhuwat-Tomasoa
Uma líder da Igreja Adventista da Holanda trocou no último minuto seu bilhete da Malaysian Airlines derrubado por um míssil no leste da Ucrânia com 298 mortes.

A líder Frieda Souhuwat-Tomasoa tinha comprado um bilhete do vôo 17 da Malaysian Airlines de Amsterdã para a capital da Malásia, Kuala Lumpur, em 17 de julho, de acordo com Wim Altink, Presidente da União Adventista na Holanda. "Como ela queria chegar antes em seu destino, adiantou seu vôo em um dia pela linha Emirates", disse Altink.

Souhuwat-Tomasoa, membro do conselho executivo da União Adventista na Holanda e anciã de igreja da congregação adventista do norte de Rotterdam, estava viajando para Ambon, na Indonésia, para participar de um mandato de reconciliação das Nações Unidas em um conflito sectário de décadas. Ela viaja regularmente para Ambon, Ilhas Molucas, a leste da ilha de Sulawesi, como uma participante ativa no programa da ONU, disse que Altink. 

Dois terços dos passageiros eram holandeses. Nenhum membro da Igreja Adventista estava a bordo, disse Altink, que verificou os nomes da lista de passageiros com os líderes adventistas de outros países.

Na Holanda, a comunidade adventista e outros cidadãos estão chocados, porque quase todo mundo conhece pelo menos um dos passageiros, direta ou indiretamente, disse Altink. "Nosso país está de luto", disse ele. "Este evento tem tido um grande impacto. Todo mundo é afetado. "

Os líderes adventistas locais oraram durante a reunião semanal de 21 de Julho por aqueles que perderam entes queridos, disse a União Adventista Holandesa em um comunicado. As igrejas adventistas na Holanda realizaram um serviço de oração especial no culto de adoração do sábado passado.

"Estamos profundamente tristes pelo sofrimento sem precedentes causado por esta catástrofe no vôo MH017 no leste da Ucrânia", disse Altink em sua declaração. "Oremos pedindo a Deus força e conforto para aqueles que foram afetados."

Andrew McChesney, CD EUDnews - Adventist News Network

Mensagem do Vaticano sobre a morte de Tony Palmer e análises


O Conselho do Vaticano para a Unidade dos Cristãos enviou uma mensagem de condolências após a morte súbita de um líder evangélico com quem o papa Francisco mantinha amizade desde seu tempo como arcebispo de Buenos Aires. O bispo anglicano Tony Palmer morreu no domingo, após um acidente de moto perto de sua casa, no sul da Inglaterra. Na mensagem para a viúva, o presidente do Conselho, cardeal Kurt Koch, diz que as reuniões do bispo Palmer com o papa Francisco nos últimos meses “deram grande impulso às relações ecumênicas entre a Igreja Católica e os cristãos evangélicos”. De sua fé forte e sua paixão pela unidade, o Cardeal diz: “Chegou a uma audiência global de cristãos com a mensagem de que não há tempo para ser desperdiçado na divisão, o tempo para a unidade é agora.”

Durante uma de suas visitas ao Vaticano, em fevereiro deste ano, Palmer gravou uma mensagem no iPhone que o papa Francisco queria enviar para uma reunião do grupo pentecostal nos Estados Unidos. Nessa mensagem, o papa fala francamente de seu desejo de unidade e reconciliação, dizendo que todos os cristãos compartilham a culpa pelos pecados da divisão.

Dom Juan Usma Gomez lidera o Pontifício Conselho para as relações com pentecostais, evangélicos e grupos carismáticos. Ele falou sobre o impacto significativo que a amizade do bispo Palmer com o papa Francisco teve sobre o movimento ecumênico mundial, dizendo que eles se encontraram pela primeira vez na Argentina, quando Tony Palmer fazia parte de uma delegação dos pentecostais e evangélicos que estava em conversações com a Igreja Católica em Buenos Aires.

Usma Gomez diz que o papa Francisco nos ensina “a trabalhar pela unidade dos cristãos [e] que você precisa fraternidade [...] e você percebe que todos os amigos que tinha na Argentina continuam a ser seus amigos [...] ele está tentando construir não só as relações de amizade, mas também relações de igrejas tentando olhar para a promoção da unidade dos cristãos”.

Ele diz que a mensagem gravada pelo bispo Palmer em seu iPhone para a comunidade pentecostal “abriu uma porta porque atingiu um número muito significativo de pessoas [...] é uma aventura que o papa Francisco está nos pedindo para estabelecer [...] ele começou, ele está muito à frente de nós e nós estamos tentando seguir esse padrão!”



terça-feira, 22 de julho de 2014

Corpo de professor adventista é encontrado boiando em MT

A Polícia Judiciária Civil (PJC) investiga um homicídio ocorrido neste final de semana em Tangará da Serra, MT. O corpo do professor adventista Orleison Silva Chagas, 30 anos, foi encontrado boiando às margens do Rio Sepotuba, local onde estava pescando. A vítima foi morta com um golpe na região da nuca.

O investigador Lázaro Ribeiro, informou que a vítima saiu de casa por volta das 19h de sábado e no domingo não havia retornado. Familiares preocupados foram até o local e encontraram somente os objetos e o veículo de Orleison. Diante disto a Polícia foi acionada.

Os investigadores, conforme Ribeiro, avistaram manchas de sangue e posteriormente por volta das 14h deste domingo, encontraram o corpo da vítima boiando. “Orleison era evangélico de boa índole e sempre ia pescar no Sepotuba”, disse o investigador, afirmando que em razão disso, descarta a possibilidade de um acerto de contas ou latrocínio, levando em consideração que todos os objetos pessoais dele estavam no local.

O professor Orleison ministrava aulas na escola municipal Joana D´árc que decretrou luto pela sua morte. Seu corpo foi velado na Igreja Adventista do 7º dia localizada na Rua 13, nº 781 E - Centro. O sepultamento ocorreu às 17h desta segunda-feira (21).

Com informações do Barra do Bugres News

Nota: Nossas condolências e orações aos familiares e amigos enlutados.

“E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas” Apocalipse 21:4

Há 185 anos nascia John Andrews, pioneiro do adventismo

No dia 22 de julho de 1829, na cidade de Poland, nos Estados Unidos, nascia John Andrews, considerado um dos quatro grandes pioneiros da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Ele pertencia a uma família muito religiosa e, desde pequeno, gostava muito de ler a Bíblia, o que o levou a aprender grego e hebraico, buscando estudar a Bíblia em seus idiomas originais.

Ainda jovem conheceu Ellen e Thiago White, também pioneiros do movimento adventista. Segundo o teólogo Renato Stencel, diretor do Centro de Pesquisas Ellen White Brasil e estudioso da história da Igreja Adventista, “ele desenvolveu uma amizade profunda com o casal, mas, sobretudo com Tiago White. Viajaram muitas vezes em projetos missionários e trabalharam arduamente para o estabelecimento da Editora Review and Herald”, relata.

Aos quinze anos, em 22 de outubro de 1844, passou pela experiência do Grande Desapontamento, um dia que que alguns religiosos americanos, inspirados em profecias bíblicas, esperavam a segunda vinda de Jesus. Não acontecendo o que era aguardado, ao invés de desistir de sua crença, Andrews voltou a analisar a Bíblia e chegou à conclusão de que os estudos anteriores estavam equivocados, explicando que a intepretação das profecias não se referia ao retorno de Jesus, mas à purificação do Santuário Celestial.

Sobre esse assunto, Stencel explica que “após esse evento, Andrews não passou apenas a amar a mensagem do advento, mas a compreender as razões de sua fé. Ele esteve entre os primeiros adventistas que presenciaram o cumprimento profético da mensagem de Apocalipse 14 e a necessidade dos mandamentos serem resgatados à luz da Palavra de Deus, sobretudo o sábado”. ​

Legado
Dentre as suas contribuições de Andrews para o adventismo, está a definição de um horário para a observância do sábado. Em seus estudos ele chegou à conclusão, baseado na Bíblia, de que o período que deveria ser reservado pelos cristãos como dia de adoração a Deus era do pôr-do-sol de sexta-feira até o pôr-do-sol de sábado.

Ele também organizou a Instituição para que fosse considerada um órgão legalizado diante da lei dos homens. Entre os anos de 1867 a 1869 assumiu a presidência da Igreja Adventista Mundial. “O pastor Andrews não se destacou como um grande administrador, mas sim, como um profundo conhecedor das Escrituras Sagradas e essa foi a marca registrada de seu ministério. Andrews foi um grande estrategista que elaborava grandes planos para o avanço da Igreja Adventista”, declara Stencel.

John Andrews foi o primeiro pastor adventista enviado de forma oficial a outros países para falar da mensagem bíblica. “Seu espírito missionário moveu a Igreja Adventista para avançar rumo ao oeste dos Estados Unidos, onde alcançou grandes vitórias missionárias, isso sem falar do avanço além-mar”, enfatiza Stencel. No dia 15 de setembro de 1874, ele embarcou no navio Atlas rumo a Suíça. Permaneceu na Europa por nove anos e durante esse período escreveu centenas de artigos, lançou três novos periódicos em alemão, italiano e romeno e fundou uma revista mensal intitulada Les Signes des Temps que foi distribuída pela Europa e para outros vinte e quatro países em quatro continentes do mundo.

Um pouco antes de morrer o missionário pediu lápis e papel para assinar seu testamento, onde declarava que seus últimos 500 dólares deveriam ser doados para a Missão Européia. Após dedicar sua vida para a pregação do evangelho e o estabelecimento da Igreja, John N. Andrews morreu em 21 de outubro de 1883, deixando como legado sua atuação no estabelecimento de uma instituição que, atualmente, tem mais de 17 milhões de membros em todo o mundo. Uma das principais universidades adventistas do mundo leva seu nome e está localizado em Barrien Springs, Michigan, nos Estados Unidos. 

Arautos do Rei lança novo DVD 360° para jovens


O grupo Arautos do Rei, que está com a atual formação desde 2010, lança o DVD 360°. Este nome foi dado para mostrar que assim como a abrangência de um círculo não tem fim, o amor de Deus é infinito, e esta mensagem deve alcançar a todas as pessoas independentemente da idade, raça ou denominação.

O projeto está cheio de novidades com músicas inéditas e regravações com novos arranjos. Uma das novas músicas, “Tenho Paz”, se destaca pelo arranjo alegre e a harmonia do instrumento ukulelê.

O quarteto existe há 52 anos e já gravou CD para crianças, para adultos (com temas mais profundos e teológicos) e agora, lança um projeto para jovens. O objetivo é motivar e animar a vida cristã das pessoas com o espírito alegre e motivador dos jovens.

Foi com essa alegria que aconteceu a gravação do clipe Tenho Paz (veja aqui a chamada), na cidade de Salesópolis/SP. As filmagens foram feitas dos dias 30 de junho a 03 de julho deste ano, com roteiro, produção e direção do departamento de Marketing da Rede Novo Tempo. Um clipe descontraído, com situações do cotidiano e a estreia de Jairo Souza, o barítono do quarteto, na direção de um Jipe.

O clipe da música terá lançamento oficial no dia 28 de julho, no programa Caixa de Música da TV Novo Tempo juntamente com a Rádio e Web simultaneamente. 

Assista a reportagem sobre a Gravação do novo DVD 360º:

E se Deus decidisse se relacionar com a humanidade pelo Facebook?


Fico imaginando como seria se Deus decidisse se relacionar com a humanidade pelo Facebook. Os tempos mudaram, afinal, e hoje em dia há quem diga ser impossível não fazer parte da comunidade dos que têm Face (pronuncia-se “fêisse”). Todo mundo tem Face e, se “todo mundo tem”, diz a lógica dos nossos tempos que “todo mundo tem que ter”. Essa torna-se, então, uma razão irrefutável para que o Altíssimo também tenha. Assim, Deus, certo dia, decide que precisa ingressar na pós-modernidade e criar um perfil no Face, para não ficar deslocado. Claro que isso traria uma mudança na forma de Ele se relacionar com a humanidade, pois, se essa página de web conseguiu mudar a forma de milhões de pessoas se relacionarem umas com as outras, por que não mudaria também a do Todo-poderoso? Com base no que tenho visto acontecer ao meu redor, proponho fazermos um exercício de imaginação para tentar visualizar como seria a entrada do Senhor nas redes sociais. Você já vai entender por quê.

Para começar, acabariam as orações e a leitura da Bíblia. Porque esses são os meios que Deus criou para ter relacionamento e criar intimidade com a humanidade: nós falamos com Ele pela oração; Ele fala conosco pela Palavra. Mas, com o Face, isso não ocorrerá mais. Oração e Bíblia tornam-se meios antiquados de dialogar. O Senhor decretaria, então, que quem quisesse falar com Ele teria de mandar um scrap e esperar que o Altíssimo postasse uma resposta na linha do tempo. Jeová agora seria um de nós, trocando ideias on-line: um Deus da moda, antenado. Claro que isso nos afastaria dEle, tornaria nossos contatos muito menos pessoais, mas… quem se importaria? Com o advento das redes sociais, em grande parte as pessoas já não se telefonam mais mesmo, não se visitam mais, não mandam cartões no Natal, fazem tudo pelo Face: convites de aniversários, marcação de encontros, votos de parabéns em datas festivas… não se gasta mais tanto tempo conversando, afinal. É só postar umas palavrinhas ali e está resolvido. Então, como já estamos acostumados a essa nova maneira de relacionamento, quando Deus passar a interagir assim conosco não estranharemos muito. Seria até uma economia de tempo: em vez de uma hora de joelhos, um scrap resolveria tudo. Vigílias, cultos de intercessão, madrugadas orando… tudo cairia no esquecimento. Um scrap só e pronto. Um novo tempo. Tem funcionado conosco, por que não funcionaria com Deus? Peraí… tem funcionado, não tem?

Outra consequência de o Senhor passar a se relacionar com a humanidade pelo Face é que isso simplificaria em enormes proporções a adoração. Em vez de passarmos 40 minutos de um culto louvando ao Senhor, tudo o que precisaríamos fazer seria escrever um comentário numa postagem dEle. E o que escreveríamos seria algo que, no mundo virtual, parece servir para dizer absolutamente tudo: “Lindo!”. É interessante isso, porque “Lindo!” passou a significar qualquer coisa, já reparou? Você põe uma foto sua com seu carro novo e vinte amigos escrevem “Lindo!”. Ou você publica uma foto das suas unhas com a cor nova do seu esmalte. O que todos têm a dizer? “Linda!” Festa de amigo oculto do pessoal do seu trabalho ou da escola: “Lindos!” Viagem de férias: “Lindo!”. Você abraçado com seu cachorro novo: “Lindos!”. Sua filha vestida de Rapunzel: “Linda!”. E por aí vai. Todos os outros adjetivos do vernáculo parecem ter sido abolidos graças ao Facebook, mas “Lindo!” ganhou um profundo e abrangente significado. Ao mesmo tempo não significa nada, mas significa tudo. Então, como todo mundo já entende essa nova forma de comunicar, para que desperdiçar um tempo precioso falando que o Senhor é onipotente, onisciente, onipresente, justo, bondoso, amoroso, fiel, maravilhoso, gracioso, eterno, rei, soberano, altíssimo, esplendoroso, forte, misericordioso, compassivo, amigo, restaurador, regenerador, disciplinador, cuidadoso, pacificador e tantas e tantas outras coisas… se bastaria pôr nos comentários um “Lindo!”?

Haveria muitas outras vantagens da entrada de Deus no Face. Quando ele iluminasse algum pregador para proclamar uma mensagem à igreja, a coisa seria infinitamente mais simples. Repare: o pastor publicaria na linha do tempo do Senhor a pregação, que, naturalmente, teria no máximo três parágrafos (pois na internet ninguém tem paciência de ler textos maiores do que isso). Aí, quando você chegasse ao final, sabe o que teria de fazer? Nada mais de se derramar em lágrimas, orar em contrição por longos períodos, passar um tempo refletindo sobre o que foi pregado, mudar de atitude… nada dessas coisas antiquadas, ultrapassadas. O ouvinte (no caso, o leitor) da mensagem simplesmente curtiria o texto. Olha que prático! “Curtir” resolve tudo. Assim como o “Lindo!”, “curti” não explica muito bem o que se quer dizer, mas sugere superficialmente uma certa simpatia por aquilo que foi postado. Nem é preciso dizer algo, basta clicar no botão “curtir” e… voilà! Seja lá o que “curti” signifique, fato é que fecha a questão. “Arrependa-se dos seus pecados!”: curti. “Ame o próximo”: curti. “Perdoe quem te fez mal”: curti. “Jesus está voltando”: curti. “Deus é amor”: curti. “Negue-se a si mesmo”: Hmmm… isso eu não curti muito não.

Outra vantagem da adesão do Divino ao Face seria que, finalmente, Deus não precisaria se dedicar muito tempo a longos processos de transformação na vida de uma pessoa: bastaria postar uma frase de efeito. Jesus fez grandes discursos para dizer o que queria quando caminhou sobre a terra, mas, agora, basta pegar uma daquelas frases feitas de famosos, emolduradas num visual legal, e postar. Assim, o Todo-poderoso não levantaria profetas, mas postaria uma frase de Cazuza ou Clarice Lispector, dizendo algo como “Você foi feito para voar, abra as asas e se lance no vazio”. Ao ler isso, sua vida nunca mais seria a mesma. Ou “O amor é uma estrada de mão única” e pronto, todo os problemas da sua vida afetiva estariam resolvidos. Autoajuda e frases feitas seriam a nova tônica do Deus 2.0. Profundidade e reflexão para que, se uma frase resolveria tudo e você poderia “curtir” ao final?

E o Diabo? Como ficaria diante da modernização do Todo-poderoso? Como é um imitador, naturalmente ele criaria um perfil fake do Senhor, para tentar enganar, se possível, até os escolhidos. Contra ele, então, nada mais de exorcismos, oração, jejum, Palavra, nada disso. Bastaria formalizar uma reclamação junto à ouvidoria do Face e o Maligno não acabaria mais seus dias no lago de fogo e enxofre, mas teria seu perfil bloqueado pelo Facebook. Você consegue imaginar algum castigo mais terrível e assustador?

Infelizmente o Senhor não poderia dar acesso a ninguém ao seu álbum de fotos do Face. Afinal, fotografias em redes sociais têm como um de seus principais objetivos mostrar para os outros como nós somos (ou desejamos aparentar ser) incessantemente felizes e irremediavelmente sorridentes, mas, para Deus, isso não seria muito útil. Que vantagem haveria para o Senhor postar, por exemplo, uma foto dEle nadando numa lagoa em Ibitipoca? Ou abraçado aos amigos na festa de casamento? Não faz muito o estilo de Jeová. O mais provável é que Ele publicaria fotos relevantes, como de Jesus sendo torturado e pregado numa cruz, dos mártires sendo estraçalhados por leões no Coliseu, dos missionários cristãos sendo mortos hoje em dia na Indonésia, dos irmãos da China sendo presos e torturados por pregar o evangelho, e outras realidades do gênero. Só que esse tipo de fotos não combina muito com a felicidade que todos buscamos encontrar e exibir no Face, por isso teriam tão poucas curtidas que nem valeria a pena publicar. Já Jesus sorrindo, empolgado, abraçado aos apóstolos na festa das bodas de Caná… ah, isso sim! E todos nós escreveríamos nos comentários da foto: “Lindos!”.

Pensemos:

A Bíblia diz em Êxodo 33:11: “Falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala a seu amigo”. Hoje em dia esse versículo soa defasado. Não se fala mais com os amigos face a face, mas “fêisse” a “fêisse”. O modo que o Senhor escolheu para se relacionar com seu amigo Moisés está caindo em desuso – e não creio que seja por razões divinas, mas sim humanas. Bem humanas, aliás. Em Peniel, Jacó viu o Todo-poderoso face a face e sua vida foi salva (Gn 32:30); atualmente Jacó teria recebido um inbox. Se isso salvaria sua vida ou não só Deus sabe. Confesso que o prejuízo ao contato humano causado pelo advento do Facebook e das demais redes sociais me deixa entre o triste e o melancólico. Em especial porque vejo na Bíblia que uma das maiores alegrias do cristão está na oportunidade de estar face a face – com Deus, com o próximo, com verdades eternas. “Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face” (1Co 13:12).

Nesta vida, o que mais podemos desejar é dizer como Jó: “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem” (Jó 42:5). Isso nada mais é que ter intimidade com Deus, o alvo principal de nossa existência. E, na eternidade, o que poderíamos desejar mais do que o cumprimento de Salmos 11:7: “Os retos lhe contemplarão a face”? Pois, no final, “Os seus servos o servirão, contemplarão a sua face” (Ap 22:4). É impressionante como a Bíblia valoriza o estar face a face, você já percebeu isso? A presença, o contato, o olho no olho sempre são apresentados nas Escrituras como o padrão mais elevado e desejável.

Estar face a face é uma necessidade do cristão. Já estar no Face… sei lá, em dois mil anos de cristianismo não me parece ter sido tão essencial assim. Apesar de o marketing da empresa Facebook ter conseguido convencer as multidões de que não estar no Face é algo como não fazer parte da raça humana, isso não passa de propaganda enganosa. Como neste mundo o capitalismo, em geral, vence os bons argumentos, o Facebook e as redes sociais são um fenômeno de nossos tempos e devem durar ainda um bom período – quem se importa se o Face desumaniza as relações se, em um trimestre, seu faturamento com publicidade chega a US$ 1,24 bilhão? Enquanto o dinheiro entra, não se costuma fazer muitos questionamentos. E não será um blogueiro como eu que mudará isso. Aliás, quem critica práticas que as pessoas adoram passa a ser visto como um chato antiquado – afinal, o Face te ajuda a reencontrar amigos de infância, quem ousaria dizer algo contra um argumento imbatível desses?!

O Orkut, o Second Life e o MSN morreram, daqui a um tempo o Face também vai passar, mas não tenho nenhuma dúvida de que novas formas de comunicação superficial surgirão. E que fique claro: esses softwares em si não representam nenhum problema, são só brinquedinhos de gente grande. Mas a forma como os temos usado revela muito sobre quem nós somos, como vemos a vida, o que valorizamos e como nos relacionamos com o próximo. Queremos ser vistos, ganhar popularidade, expor nossas alegrias para o mundo, compartilhar nossa vida, fuxicar a vida alheia e fazer parte de alguma comunidade (por mais impessoal e superficial que ela seja). Tudo isso são anseios do ser humano, que fazem parte da nossa natureza. O problema é: como os expressamos?

Sim, me chame de careta, antiquado ou o que for. Mas o fato é que sinto saudades de as pessoas se telefonarem para perguntar como estão e gastarem um tempo na velha e embolorada arte do diálogo. De quererem desejar feliz aniversário com um abraço apertado em vez de um scrap. De gastarem horas e horas batendo papo. Sinto falta do cheiro de gente, sabe? Meu notebook tem um calor muito pouco humano e ele é desajeitado na hora de enxugar minhas lágrimas. Tampouco consigo enxugar as de ninguém pelo inbox. E, por mais que eu passe tempo com meu iPad, o mal-educado não me responde…

Poucos anos atrás, antes da febre das redes sociais, era comum se receber dezenas de telefonemas no Natal, quando não visitas pessoais. Eu, particularmente, este ano recebi um telefonema só. Um. Tento lembrar qual foi a última vez que alguém bateu na porta da minha casa, dizendo “Oi, vim te visitar”. Isso acontecia com muita frequência no passado, mas, na era da desumanização, foge-me da lembrança quando isso ocorreu pela última vez. Como não estou no Facebook, já algumas vezes conhecidos vieram me cobrar porque não compareci a um determinado evento. Quando digo que não fui convidado, invariavelmente escuto um “mas eu postei o convite no Face”. Hm. Isso sem falar das vezes em que você sai com amigos e eles não desgrudam os olhos de seus iPads e iPhones, antenados ao onipresente Face. Dá vontade de gritar: “Alo-ou, estou aqui!”. Comunhão é um conceito essencial ao cristianismo, mas que está sendo grandemente transformado graças ao advento das redes sociais. Em minha opinião, para pior. Aonde isso vai nos levar enquanto seres humanos… só Deus sabe.

Você não precisa chegar ao extremo de abandonar as redes sociais, como eu fiz. Mas seria extremamente útil refletir sobre de que modo elas têm afetado sua humanidade e sua espiritualidade. A pergunta que deve nortear sua reflexão é: você gostaria que Deus priorizasse o relacionamento com você pelo Face? A resposta a isso leva automaticamente a outra pergunta: se sua resposta foi “não”, por que mesmo deveria ser diferente com o seu próximo?

Como eu disse no início deste texto, hoje em dia há quem diga ser impossível não fazer parte da comunidade dos que têm Face. Em outras palavras, parece ter se tornado impossível viver restrito ao contato humano que seja de fato humano, próximo e… face a face. Felizmente, “para Deus não haverá impossíveis” (Lc 1:37).

Voz. Cheiro. Olho no olho. Lágrima. Sorriso. Abraço. Beijo. Carinho. Desculpem, não quero perder nada disso, porque ser gente que se relaciona com gente, que toca gente, que sente calor humano… é bom demais. E tudo o que nos rouba qualquer uma dessas coisas arranca um pedaço daquilo que faz de nós seres criados à imagem e semelhança de Deus.

Paz a todos vocês que estão em Cristo,

Maurício Zágari - Apenas (Título Original: Face a face)

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Morre Tony Palmer, amigo do papa e "embaixador" do Ecumenismo


Evangélicos e outros cristãos em todo o mundo estão de luto pela morte súbita de um bispo de uma igreja anglicana separatista que se tornou amigo pessoal do papa Francisco. De origem britânica, Tony Palmer morreu no hospital depois de horas de cirurgia, após um acidente de moto no Reino Unido. Ele se mudou com a família para a África do Sul, quando tinha dez anos, mas vivia com a esposa e dois filhos em Trowbridge, Wiltshire. [...] 

Em janeiro deste ano, o papa Francisco enviou o bispo Palmer a uma conferência organizada pelo carismático evangelista televisivo Kenneth Copeland, na qual Palmer apresentou um vídeo do papa com uma mensagem sobre unidade e amor. A notícia da morte de Palmer foi divulgada pelo arcebispo Charles Hill [...], que escreveu no Facebook ontem (20): “Estamos em oração pela família do bispo Tony Palmer, que sofreu um acidente de motocicleta nesta manhã, no Reino Unido. Depois de horas de cirurgia, ele foi para casa para estar com o Senhor [sic]. Ele era um bom amigo e irmão na vinha.” [...]

Rick Wiles relata que uma delegação [de líderes evangélicos] chefiada pelo bispo Tony Palmer viajou para Roma e se encontrou com o papa Francisco por três horas [confira aqui]. [...] “Essa reunião é ainda mais notável levando em conta que não muito tempo atrás os evangélicos conservadores na América do Norte estavam inclinados a ver a Igreja Católica como a ‘grande prostituta de Babilônia’ e o papa como o anticristo. Os líderes evangélicos foram não só impressionados com a simplicidade e o calor das boas-vindas do papa Francisco, mas eles tiveram claramente uma comunhão em Cristo que acabou faltando no passado.”

Ele disse que a verdadeira divisão no cristianismo não era agora entre católicos e protestantes, mas entre aqueles cristãos que acreditam em uma religião revelada e aqueles que acreditam em uma religião relativa. “A verdadeira divisão é entre progressistas que desejam alterar a fé histórica de acordo com o espírito da época, e aqueles que acreditam que o espírito da época deve ser desafiado pela verdade eterna e imutável do evangelho cristão.”


Veja também no site oficial da comunidade de Palmer: The Ark Community

Nota do blog Criacionismo: Tony Palmer vinha desempenhando um papel vital no processo de aproximação entre as igrejas protestantes e a Igreja Católica, agindo como uma espécie de “arauto” do papa Francisco. Foi Palmer quem disse num encontro de líderes pentecostais nos EUA que o “protesto terminou”, ou seja, que o protestantismo não teria mais razão de existir, e que estaria aberto o caminho para a concretização dos propósitos ecumênicos da Igreja Católica, segundo a qual os membros de outras igrejas se tratam de “irmãos separados”. No vídeo gravado por Palmer, o papa chegou a se comparar a José que recebeu no Egito seus irmãos num abraço fraterno. Fiquemos atentos aos desdobramentos da morte desse importante líder religioso. Talvez a morte dele possa ajudar a impulsionar ainda mais a causa que havia abraçado. [Michelson Borges]

Nota do blog Criacionista Consciente: Quais serão as implicações da morte do principal articulador entre católicos e evangélicos rumo ao ecumenismo (em detrimento às doutrinas bíblicas e aos que realmente preservam as Leis de Deus)? Não sabemos. Se esse processo de união vai se acelerar em homenagem a Tony Palmer ou vai se estagnar um pouco por causa da falta de um articulador como ele, só Deus sabe. Oremos a Deus para que nos dê mais tempo para pregar o evangelho eterno da salvação a todos, na forma das três mensagens angélicas de Apocalipse 14:6-12. [André Luiz Marques]