terça-feira, 30 de setembro de 2014

Há 562 anos, surgia o primeiro livro impresso: A Bíblia de Gutenberg


No dia 30 de setembro de 1452, foi publicado o primeiro livro impresso do mundo: a Bíblia impressa por Joahnnes Gutenberg. O livro impresso permitiu a propagação do conhecimento para todos e é um símbolo-chave de um momento de transição da história humana.

A Bíblia era, nesse tempo, o livro mais caro, porque sua transcrição manual ocupava o trabalho de muitas pessoas. Muito apropriadamente, o primeiro grande produto da imprensa de Gutenberg foi uma edição magnificente da Bíblia. O texto foi a Vulgata Latina de São Jerônimo. Era uma grande Bíblia de 1282 páginas – também conhecida como a Bíblia de 42 linhas, porque em cada página havia duas colunas com este número de linhas. Outros ainda a denominam Bíblia de Mazarino (nome do cardeal, em cuja biblioteca foi descoberto, em 1760 um volume da obra). A tarefa da impressão da Bíblia foi extenuante e quase além das limitadas possibilidades humanas do século XV.

Na revista da Sociedade Bíblica lemos:

“Durante quase três anos – de 1452 até 1455 – Gutenberg trabalhou na impressão da Bíblia. Para imprimir o Livro dos livros foi necessário o trabalho de uma grande equipe: Além de Gutenberg, 6 impressores, 12 tipógrafos e mais 20 auxiliares. O primeiro livro impresso, já então era muito caro e, para adquirir naquela época, precisar-se-ia de quatro vezes o ordenado anual de um escrivão de livros manuscritos.

“O material empregado para Bíblia impressa por Gutenberg foi o pergaminho, e para as suas 30 primeiras Bíblias ele precisou da pele de 5.000 cabras. Ao todo foram impressas cerca de 180 Bíblias por Gutenberg.” (A Bíblia no Brasil, Nov. e Dez. de 1980, p. 13).

Davi d’Angers ao fazer a estátua de Gutenberg, que se encontra em Estrasburgo, ele o apresenta no momento de retirar da prensa uma folha, em que estão impressas estas palavras: “E a luz se fez”.

Do vale do Reno a imprensa expandiu-se pela Europa com grande velocidade. Esta difusão contribuiu para que a Bíblia (a luz que vem de Deus) se tornasse conhecida rapidamente em muitos países da Europa. 

Antes de 1500, Bíblias tinham sido impressas em várias das principais línguas vernáculas da Europa Ocidental, como a francesa, a alemã e a italiana.

Extraído de História do Texto Bíblico, Capítulo 13, de Pedro Apolinário

Menino - de família adventista - emociona narrando histórias bíblicas


Nos últimos meses o evangélico Elias Leite tem postado em seu canal do Youtube alguns vídeos onde o seu filho, Benício Rios, aparece contando histórias bíblicas.

O garotinho narra histórias como a criação do mundo, a passagem bíblica sobre Davi e Golias, a história de Noé e outras, sempre de uma forma simples onde adultos e crianças conseguem compreender.

Os vídeos estão sendo compartilhados nas redes sociais e emocionando pessoas de todo o Brasil. O vídeo mais visto conta com mais de 60 mil visualizações que é a história do Filho Pródigo, filmada em um parque.

A família de Benício frequenta a Igreja Adventista do Sétimo Dia em Recife (PE), denominação que tem até ajudado a promover os vídeos em seu site (aqui).

O primeiro vídeo de Benício foi postado há cinco meses com a história de Davi e Golias. Depois deste vídeo, o pai do garoto publicou mais seis histórias, juntas elas somam mais de 112 mil visualizações no Youtube e milhares de comentários.

Muitos dos internautas deixam registrado que estão usando os vídeos de Benício Rios para ensinar crianças nas igrejas e em suas casas. “Apresentei esse vídeo na EBD para os meus alunos e foi uma benção. Eles ficaram vidrados prestando atenção, já havia passado vários vídeos, mas nenhum tinha prendido tanto a atenção deles como esse”, disse uma internauta.

A família do pequeno criou uma página no Facebook para divulgar imagens e os vídeos, para acompanhar acesse www.facebook.com/benicioriosr.

Assista:


Fonte: Gospel Prime

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

11 de Outubro - Dia de Oração pelas Vítimas do Ebola


O Presidente da Igreja Adventista do Sétimo Dia Ted N. C. Wilson emitiu a seguinte declaração:

Em nome da liderança e dos membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia em suas 13 divisões mundiais, e de fato aos mais de 18 milhões de membros em 215 países, eu gostaria de expressar a minha profunda preocupação com o povo da África Ocidental que está vivendo sob a ameaça do vírus Ebola, particularmente nos países de Guiné, Serra Leoa, Libéria, Senegal e Nigéria. 

Estou urgentemente implorando a todos adventistas do sétimo dia ao redor deste mundo para tornar o sábado, 11 outubro de 2014, um dia especial de oração para nossos irmãos e irmãs na África Ocidental e para toda a população daquela região, à medida que enfrentam esta tragédia quase sem precedentes. Oremos para que Deus ponha fim à propagação deste vírus malígno. 

Tendo tido o privilégio maravilhoso de ter vivido e servido na África Ocidental com minha esposa e família por nove anos, os nossos corações estão com as famílias das mais de 2.800 pessoas que já morreram por causa da epidemia. Após a notícia dos Centros para Controle de Doenças dos EUA, que projetam que até janeiro os casos poderiam alcançar um número entre 550 mil e 1,4 milhões, juntamente com uma taxa de mortalidade de 71% de acordo com a Organização Mundial de Saúde, seríamos devastados pelo potencial deste surto que destrói vidas. 

Eu particularmente quero que a Igreja Adventista do Sétimo Dia a nível mundial e, especificamente, os membros da Igreja da Divisão Centro-Ocidental da África, saibam que nós, que servimos na sede da Igreja, estamos orando por vocês, e estamos unidos por uma família global que acredita no poder de Deus para salvar. 

Existem muitas iniciativas que estão ocorrendo por parte da Igreja Adventista do Sétimo Dia e suas entidades para ajudar nesta crise extremamente desafiadora na África Ocidental. Você vai ver ou ouvir sobre elas através da ANN, Adventist Review, Adventist World, Hope Channel, Rádio Mundial Adventista e em outros lugares. 

Na quinta-feira, 25 setembro de 2014, a ADRA sediou um evento de oração no saguão do prédio da Conferência Geral juntando-se a muitos outros via Google Hangout. 

Em 01 de outubro de 2014, a Associação Ministerial da Conferência Geral vai lançar uma campanha global de oração para aqueles afetados pelo vírus Ebola. Pessoas de todo o mundo estão expressando o seu apoio pela mídia social através da hashtag #UnitedinPrayer. 

Em 11 de outubro, durante o Concílio Anual de 2014, haverá uma conexão ao vivo entre os muitos líderes mundiais que se reunirão na sede da Conferência Geral em Silver Spring, Maryland e o Pastor James Golay, presidente da União do Oeste Africano, em Monróvia, Libéria. Ele vai ficar na Libéria com nossos membros da igreja para incentivá-los e apoiá-los durante este momento muito traumático, em vez de assistir ao Concílio Anual, mas estará conectado eletronicamente com as reuniões. Ele vai compartilhar com a liderança mundial um relatório em primeira mão sobre a situação crítica em seu território da Guiné, Serra Leoa e Libéria, onde temos 33.000 adventistas do sétimo dia. Após o relatório do Pastor Golay, haverá uma oração especial dando ênfase para aqueles que estão enfrentando esta situação devastadora. 

Por favor, lembrem-se do dia especial de oração no sábado, 11 outubro de 2014, para a África Ocidental cuja população enfrenta este desafio da rápida expansão do Ebola. 

Com tudo isso, queremos que as pessoas na África Ocidental saibam que, não só durante o Sábado de Oração, mas no dia-a-dia, hora-a-hora, as pessoas afetadas por esta crise serão erguidas em oração ao nosso Criador, Salvador e Médico Mestre. Vamos orar sinceramente para a chuva serôdia do Espírito Santo e a proclamação das três mensagens angélicas, que irão apontar às pessoas a próxima vinda de Cristo, quando a doença, o vírus Ebola, o medo e a morte serão conquistados através do poder onipotente de Deus para salvar para a eternidade. Sendo assim, vem Senhor Jesus! 

Ted N. C. Wilson - Presidente da Associação Geral dos Adventistas do Sétimo Dia

Com informações de Adventist News Network

Vestibular Teologia 2015 - Instituto Adventista Paranaense


O vestibular para os cursos de Teologia, Administração e Enfermagem do Instituto Adventistas Paranaense (IAP) está com as inscrições abertas. Os candidatos têm até 7 de outubro para se inscrever pela internet ou até o dia 10 para realizar o procedimento diretamente na secretaria do ensino superior na instituição.

O processo seletivo acontece no dia 12 de outubro. A prova será aplicada das 14h às 18h. Os vestibulandos do curso de Teologia passam ainda por uma entrevista na mesma data, das 8h às 12h. As duas etapas poderão ser realizadas no campus do IAP ou nos polos cadastrados.

O exame é composto de questões de múltipla escolha nas áreas de Língua Portuguesa, Inglês, Conhecimentos Gerais e Atualidades, Ciências Naturais, Matemática e Redação. Para os candidatos ao curso de Teologia, o exame inclui ainda perguntas sobre Conhecimentos Bíblicos e Teológicos.

Os inscritos devem comparecer ao local de provas com pelo menos uma hora de antecedência.

Para realizar a inscrição online, acesse www.iap.org.br/vestibular/. O acesso à página fica indisponível das 18h de sexta-feira às 20h de sábado. 

Com informações de Notícias Adventistas

Cid Moreira: ‘Você começa a ler a Bíblia e as coisas vão acontecendo’


Cid Moreira, que apresentou o “Jornal Nacional” durante 27 anos, entre 1969 e 1996, diz que segue em sua “fase bíblica”. Ele falou com a Folha na noite de entrega do Prêmio Comunique-se, na terça-feira (23/09).

Folha – O que o senhor tem feito ultimamente? Tem trabalhado em projeto pessoal?
Cid Moreira - Olha, a minha vida é de fases. Tive fase do rádio, fase de cinema, fase de TV, e agora estou na fase bíblica. Estou divulgando a Bíblia. Tenho conseguido resultados maravilhosos. Por exemplo, a Bíblia que eu gravei, com trilha de cinema, efeitos, personagens, vamos dizer assim, o cego vê as imagens. A intenção é que as pessoas vejam. Essa Bíblia foi incluída num aplicativo que tem acesso de mais de cem milhões de pessoas no mundo.

Em várias línguas?
Não. Em português é a minha gravação. E é gratuito [o aplicativo], claro.

O senhor é muito religioso?
Não era, mas agora eu sou.

O que mudou?
Milagre da Bíblia. Você começa a ler a Bíblia, trabalhar com a Bíblia, e as coisas vão acontecendo.

Quando começou a ler?
No início da década de 1990, quando gravei salmos. A Globo me ajudou muito. Gravei vários clipes, trechos da Bíblia, enfim, começou a fase que vai ser a minha fase derradeira e gloriosa. Estou completando no final do mês 70 anos de carreira.

O que mais gostou de fazer?
O que estou fazendo agora.

O senhor acha que mudou muita coisa na televisão?
Sim, melhorou muito. Não só a imagem, que é digital, mas mesmo os apresentadores estão mais soltos, mais informais. Está ótimo. Nota dez.

Era mais difícil na sua época?
Era, claro. Era mais formal.

O senhor sente vontade de voltar a fazer televisão?
Minha filha, com 87 anos, pelo amor de Deus!

Fonte: Pavablog

Nota: “Mensagens de Paz e Esperança” é uma série de estudos bíblicos em áudio. É uma excelente ferramenta missionária para você partilhar o amor de Deus e os princípios bíblicos com amigos, parentes e vizinhos. Os textos foram escritos pelo pastor Paulo Godinho e narrados pelo ex-apresentador do Jornal Nacional Cid Moreira, que gratuitamente participou do projeto.

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Miley Cyrus e a Segunda Vinda de Jesus


Sempre que um popstar vem ao Brasil, a história se repete: correria pelos ingressos e acampamentos de semanas para pegar um lugar privilegiado na grade. Desta vez são os fãs de Miley Cyrus que estão fazendo loucuras pelo ídolo. Cerca de 150 jovens estão acampados desde 18 de agosto na entrada do Anhembi, em São Paulo, para o show da cantora, que rola nesta sexta-feira (26). Um rapaz relatou que estava em grupo se revezando para guardar lugar na fila, todos acampados próximo ao portão de entrada. Um espetáculo para aproximadamente 30 mil pessoas verem e ouvirem uma pessoa e sua trupe por poucas horas.

Mas o maior de todos os eventos na história da humanidade ainda está por vir, evento onde o “astro” maior, Jesus Cristo, será visto e ouvido por todos. Não haverá jogo de luzes, apenas a Sua glória, mais forte que o sol do meio dia. Será também um evento mundial, pois todos participarão, não importa onde estiverem, verão o rosto de Cristo (Apocalipse 1:7). Enquanto Miley Cyrus faz o show e vai embora, sem ter quase nenhum contato pessoal com os fãs, Cristo vem e leva junto com Ele todos os que se prepararam devidamente para o momento. Que diferença!

Como para qualquer grande acontecimento é necessário preparo antecipado e cuidadoso, nenhum detalhe pode ser deixado de lado, pois um leve deslize porá tudo a perder. Na parábola das “Dez Virgens” (Mateus 25:1-13), Cristo mostrou que uma mistura de esquecimento e autossuficiência impediram cinco moças de participarem do banquete de casamento. Como estão seus preparativos para este dia? Para este evento, o preparo e a participação são individuais e ninguém poderá guardar lugar para você.

Dia Nacional dos Surdos - Conheça o Ministério Adventista dos Surdos


A Comunidade Surda Brasileira comemora hoje o Dia Nacional dos Surdos, data em que são relembradas as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania para eles.

No Brasil, o dia 26 de setembro é celebrado devido ao fato desta data lembrar a inauguração da primeira escola para surdos no país, em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).

Toda a história começou em 26 de setembro de 1857, durante o Império de D. Pedro II, quando o professor francês Hernest Huet (que era surdo) fundou o Imperial Instituto de Surdos Mudos. Na época, o instituto era um asilo, onde só eram aceitos surdos do sexo masculino. Eles vinham de todos os pontos do país e muitos eram abandonados pelas famílias.

Materiais em vídeo com tradução em Libras
Os adventistas se preocupam em levar as verdades bíblicas para todas as pessoas. No caso dos surdos, a igreja desenvolve materiais evangelísticos em libras, linguagem de sinais. 

Em 2006, Wellington Romagnoli se juntou ao surdo Paulo Siqueira em um projeto pioneiro. Eles começaram a produzir uma Lição da Escola Sabatina voltada aos surdos. Até então, não havia nenhum material em vídeo voltado para os deficientes auditivos adventistas.

A produção, inicialmente sem grandes aspirações – o objetivo era atender somente os surdos da região – ganhou fôlego e relevância. Em 2009, um ano após a sede administrativa da Igreja Adventista em oito países sul-americanos oficializar o Ministério Adventista dos Surdos (MAS) como parte do departamento de Missão Global, a Lição da Escola Sabatina em Libras começou a ser produzida trimestralmente e distribuída para todo o Brasil.

Outro importante material, um livro especial para crianças surdas, vai ser lançado no dia 15 de novembro de 2014. Todo ilustrado em língua de sinais. Mais informações aqui.

Mais informações no site Surdos Adventistas.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Psicóloga conta sua relação com menino doente pelo ebola na Libéria


A psicóloga Ane Bjøru Fjeldsæter, de 31 anos, ficou um mês trabalhando em Monróvia, na Libéria, pelo Médicos Sem Fronteiras. O país é mais afetado pelo ebola, com 1.677 óbitos em 3.280 casos registrados (até 24 de setembro).

Moradora de Trondheim, na Noruega, ela conta em depoimento uma das experiências que mais marcaram durante a estadia na área afetada pelo vírus.

Veja abaixo:

Meu amigo do outro lado da cerca
A Libéria está dividida por uma cerca dupla laranja. Construímos isso para manter a doença sob controle. Construímos para nos separar (os saudáveis, os privilegiados) deles (os doentes, os necessitados). Construímos a cerca para nos sentirmos menos mortais. A fizemos com um nobre propósito de barreira sanitária.

Patrick está no interior da cerca, eu, do lado de fora. Eu o vejo todos os dias e nós sorrimos e acenamos um para o outro. Ele é apenas uma criança, mas está brincando com meninos cinco vezes mais velhos, como se estivesse tentando compensar o fato de ser jovem demais para morrer.

Eles jogam dama e pôquer quando têm energia para isto e escutam a BBC Africa pelo rádio que eu trouxe um dia na minha roupa de “invasora espacial”. Patrick tem um sorriso torto, tímido, e um hematoma perto do olho direito. Acaba de perder sua mãe, mas seu pai está com ele neste lugar horrível.

Todo dia eu digo a mim mesma: Ane, não perca o seu coração para esta criança que logo não estará mais entre os vivos. Ele está aqui por uma semana e, então, terá partido para sempre. Como você vai fazer o seu trabalho quando ele se for? Você não sabe com o que está lidando? “Isso é coisa do ebola”, como dizem no rádio. Taxa de mortalidade de 90%. As pessoas que estão daquele lado da cerca não voltam para este lado. Você sabe que é perigoso se aproximar.

Digo isso a mim mesma todos os dias e nunca ouço. É impossível não olhar para o sorriso torto dele quando eu chego ao trabalho pela manhã. É impossível não notar as pequenas mudanças diárias em seus níveis de energia. Não resisto em acenar para ele ou verificar seu rosto e seu prontuário médico por qualquer indicação, qualquer uma que me permita ter esperança de que ele vai melhorar.

Tudo que me permita ter esperança de que vamos jogar pôquer juntos um dia, sem todo o incômodo de eu ter que usar máscara, óculos de proteção e luvas duplas.

Efeito ebola
Então, a manhã horrível chegou. Aquela para a qual eu tinha tentado me preparar. A manhã na qual Patrick não acenava mais. Eu olho através da cerca e o vi deitado em um colchão na sombra. Seus amigos mais velhos o rodeiam, na ponta dos pés, preocupados.

Eu me visto. Temo o pior. Faço o meu caminho passando pela enfermaria. Seu pai me diz que Patrick se queixou de dores no estômago durante toda a noite. O menino tem os lábios ressecados, febre, olhos brilhantes e nada da sua energia habitual. Ele tenta sorrir quando me vê.

- Patrick, meu amigo, você não parece tão bem. Me preocupa te ver assim. Posso fazer alguma coisa por você?

Ele olha para cima, sussurra alguma coisa. Eu me inclino em minha “roupa espacial”. O que ele disse?

- Eu disse, você pode me arranjar uma bicicleta?

Oh, Patrick, onde você andaria de bicicleta? Você amava sua mãe e estava perto dela quando ela ficou doente. Agora você está rodeado por cercas laranjas e nunca vai aprender a andar de bicicleta. Você acha que isso é apenas uma dor de estômago? Seus amigos mais velhos não te falaram sobre o ebola? Ou será que eles abaixaram o volume quando na BBC África falaram que, em breve, você estaria evacuando sangue?

Saio do lugar. Não quero começar a chorar dentro dos meus óculos de proteção. Eu me odeio por ter conhecido esse garoto. Por que eu nunca fico em casa?

Tiro o resto do dia de folga. Prometo a mim mesma que vou procurar um emprego normal.

Na manhã seguinte, algo me leva de volta. Quero estar lá pelo pai de Patrick, não importa o que ele estiver passando. Ele parece cansado, mas sorri assim que me vê do outro lado da cerca. Assim que sento numa cadeira ao seu lado, alguém me manda um sorriso torto e tímido. Acenamos.

Vejo que Patrick não tem energia para sair da cadeira, então me visto com a roupa especial para entrar na área de isolamento. Apesar de ver apenas uma fração do meu rosto, ele me reconhece:

- Vejo minha amiga. Não vejo minha bicicleta!

Não posso contar a ele que não achava que sobreviveria até o dia seguinte. Tento encontrar as palavras certas. Posso dizer que me esqueci? Patrick olha para mim com firmeza.

- A mulher esquece, mas o homem não!

Patrick, de onde você tira essas coisas? Esse é o tipo de conversa que você ouve do seu grupo? Prometa que vai começar a brincar com crianças da sua idade um dia.

Patrick recebeu alta no domingo passado com o pai. Ambos pareciam cansados. Eu mal podia acreditar que Patrick tinha se curado do ebola antes que o hematoma perto de seu olho direito desaparecesse. Ele tinha emagrecido tanto, que tivemos de amarrar suas calças com um pedaço de barbante.

Receber alta do centro de tratamento é algo confuso. Depois de semanas nas quais as pessoas têm medo de chegar perto de você, de repente, elas querem te abraçar e te beijar. Isso pode confundir qualquer um, até mesmo um jovem experiente como Patrick.

Nas raras ocasiões em que alguém se recupera, fornecemos um certificado que comprova sua cura. Patrick Poopel, de pé aqui do meu lado da cerca, sorrindo timidamente e segurando certificado de cura de ebola, pronto para aprender a andar de bicicleta.

Ao contrário do que se poderia pensar, Patrick, isso é algo que a mulher nunca vai se esquecer.

Fonte: G1

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Jovens Adventistas realizam campanha eleitoral - Vote em Jesus Cristo!


O Centro de Araucária, na região metropolitana de Curitiba, percebeu uma movimentação diferente neste fim de semana. Na manhã do último sábado, 20 de setembro, mais de 50 jovens escolheram o local para realizar uma campanha política um tanto incomum. Ao invés de chamar a atenção da comunidade para os conhecidos políticos, a figura principal desta campanha foi o próprio Jesus Cristo. A ação foi organizada pelos jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

“Nós mandamos fazer 2.500 santinhos, mais de 200 botons, faixas, cartazes e mobilizamos os jovens que fazem parte da base de Geração 148 de Araucária para participar da ação e assim apresentar um candidato que jamais irá nos desapontar”, conta Raquel Brandt, organizadora do programa. Segundo ela, a ideia surgiu ao observar a descrença que existe em relação à política, então o grupo decidiu montar um stand na Praça Central do município, distribuir diversos materiais e levar esperança por meio do candidato mais poderoso e confiável de todos.

Além de entregarem os panfletos da campanha, os participantes também convidavam os transeuntes para responder uma pesquisa e ganhar o boton especial da campanha. “A proposta foi descobrir o que as pessoas sabiam a respeito de Jesus e incentivá-las a aprenderem mais sobre nosso candidato”, informou Raquel.

De acordo com ela, muitos aceitaram o convite, e o objetivo foi alcançado. Agora, o grupo promete continuar a ação dia 4 de outubro, um dia antes das eleições. “Até lá, todos são convidados a acessar nossa página no Facebook, conhecer mais sobre o grupo e participar com a gente. O endereço eletrônico é www.facebook.com/g148araucaria”, finaliza.

Conheça o Geração148 - O grupo reúne adolescentes, jovens e adultos com o objetivo de colocar em prática Romanos 14:8, onde está escrito “quer vivamos ou morramos, somos do Senhor”. Para isso, eles realizam ações sociais, educativas e levam esperança à comunidade com o objetivo de transformar sua região.

Com informações do Portal da USB

Igreja Adventista na Nigéria foi destruída pelo Boko Haram


Um líder da Igreja Adventista do Sétimo Dia no norte da Nigéria disse que o grupo terrorista Boko Haram destruiu uma Igreja Adventista no mês passado, depois que os membros fugiram da área. 

A Igreja Adventista de Magar, no nordeste do estado de Borno, foi queimada no sábado, 23 de agosto, disse Stephen H. Bindas, presidente da Conferência da União Norte da Nigéria, com sede em Abuja. O incidente aconteceu depois dos 67 membros da congregação terem saído da área para escapar das ameaças do Boko Haram, disse Bindas. 

Magar é uma aldeia perto de Maiduguri, capital do Estado de Borno. A congregação adventista é uma das sete igrejas rurais construídas em 2009 com fundos fornecidos pela Missão Global da denominação, disse Bindas. 

Bindas disse que o paradeiro de muitos membros é desconhecido. Alguns foram tão longe como a cidade de Jos, no centro do país, e agora estão na sede da Conferência Nordeste da Nigéria. 

Igreja cristã destruída pelo grupo Boko Haram na Nigéria (fonte)
"No momento, os insurgentes assumiram suas casas, alimentos e camas," disse Bindas em um e-mail. Embora nenhuma das igrejas adventistas na região tivesse sido ameaçada, muitos outros grupos cristãos estão enfrentando o mesmo destino, disse ele. 

"Pedimos à igreja mundial para lembrar do norte da Nigéria em suas orações e ajudar no que for preciso para restaurar a esperança destes membros e suas famílias que estão fugindo ", disse.


Com informações de Adventist News Network

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Os urubus cristãos da internet

Tenho visto essa categoria aumentar a cada dia, e tenho que confessar que preciso lutar contra mim mesmo para não me tornar um deles!

Os profetas sempre tiveram um papel fundamental no judaísmo e, no cristianismo, são como torres de vigias. Quase nunca se encaixam nos padrões dos “sacerdotes” e estão lá para falar na cara os erros dos falsos profetas, dos sacerdotes, dos intérpretes, os erros do povo de Deus. 

Mas existe uma grande diferença entre um profeta e um cara que só gosta de criticar. O profeta é um cara que não se conforma com o erro, mas que ama muito quem está criticando.

Certa vez ouvi a história de uma profetisa que entrou no gabinete pastoral e falou: “Pastor, Deus vai destruir a nossa cidade esta semana por causa dos nossos pecados!”. O pastor se levantou, olhou nos seus olhos e declarou: “Isso que você está profetizando é falso!”. Com os olhos arregalados, ela perguntou por quê. Ele respondeu: “Porque, se você fosse profetisa de Deus e esta mensagem fosse dEle, você falaria isso com lágrimas nos olhos!”.

Não sei se essa história é verdadeira, mas ela ensina algo que é muito verdadeiro: o profeta sente dor em mostrar os erros dos que são da sua casa. Não é prazeroso para ele, mas ele o faz porque Deus mandou e não tem saída. Ele tenta sempre trazer o conserto e a reconciliação.

Com a internet, os que não eram ouvidos ganharam voz, mas com esta oportunidade veio todo tipo de “profeta” e frustrados religiosos.

Se você varre a casa e joga o lixo fora, você é uma pessoa que está se importando apenas com a casa limpa. Mas, se você leva o lixo até o lixão e fica por lá observando os outros lixos, então você deixou de se importar com a casa e se encantou pelo lixo.

É isso que tenho visto em alguns blogs, vídeos, twitters aqui na internet. Pessoas que já saíram de casa para morar no lixão, onde ficam mexendo nos lixos cristãos para encontrar os mais fedorentos e guardar para sua coleção. Assim, ficam o tempo todo mostrando aberrações “cristãs” e se divertindo com aquilo com que Deus Se entristece.

Apenas urubus gostam de ficar o tempo todo em lixões ao redor das carniças. Este tipo de material não traz vida, não traz mudança social ou religiosa, mas sim entretenimento bizarro, e isso os profetas nunca fizeram.

Tenho que confessar que sou por criação um cara muito crítico, mas não quero transformar meu blog, meu Twitter, minhas peças ou pregações em um lixão em que não me importe mais com a limpeza da casa, e sim em sobreviver da carcaça de quem já esta morto. Deus me ajude a advertir e aconselhar com amor e a não perder o foco!


Marcos Botelho é pastor de jovens e missionário da missão Jovens da Verdade e da Sepal – Servindo aos Pastores e Líderes. Retirado do blog Vida cristã fora da caixa; publicado no livro Vida cristã fora da caixa (Viçosa, MG: Ultimato, 2013), p. 96-97. O texto acima combina as duas versões e apresenta pequenas adaptações.

A Primavera e a Volta de Jesus


Olá! Já perceberam que o dia amanheceu diferente hoje?

Há uma mudança no ar! Os pássaros cantam com entusiasmo, pequeninas borboletas coloridas voam de um lado para outro fazendo uma verdadeira festa. Os beija-flores e as abelhas comemoram a variedade de opções em seu cardápio, em algumas regiões mais frias a neve começa a derreter-se, animais que passaram um longo período adormecidos despertam, espreguiçam e saem para celebrar. Que bom! A primavera chegou! A estação da flor, da cor e do amor!

O cinza do inverno dá lugar ao colorido das flores que desabrocham louvando com sua beleza o Criador. A mudança de estação altera também o comportamento das pessoas. O mundo da moda já lançou as novas tendências, os tecidos pesados e neutros deram lugar aos leves e coloridos, alguns restaurantes já incluíram flores em vários pratos de seus cardápios.

As mudanças também nos dão oportunidades de refazermos planos e renovarmos as esperanças.

Infelizmente nem todos estão apercebidos da chegada desta estação tão linda. O corre-corre, as preocupações do dia-a-dia faz com que deixemos de visualizar as coisas bonitas da vida. A nossa sensibilidade está duramente comprometida, mas quer estivéssemos esperando ou não, o fato é que a primavera chegou!

Não é diferente com o episódio que envolve a volta de Jesus. Mesmo aqueles que se julgam estudiosos da Bíblia e seguidores de Jesus, na sua grande maioria, estão tão absortos com os objetivos traçados para esta vida que esquecem de planejar a vida eterna.

Quem sabe poderíamos aproveitar esta mudança de estação para fazermos mudanças em nossa vida espiritual também?

É uma oportunidade de aprender com a natureza e com os pássaros a cantarmos louvores, e proclamar as boas novas da salvação. Com os beija-flores e as abelhas a acreditar que não precisamos andar tão ansiosos pelo dia de amanhã, pois, o nosso Deus é poderoso para suprir as nossas necessidades. E com as flores, a aprendermos que Ele nos ama e que temos uma missão a cumprir.

As flores não se importam se vão brilhar por algum tempo e depois serão lançadas pelo vento. O importante é cumprir o seu papel de colorir, alegrar e perfumar.

Quando somos crianças aprendemos a cantar uma musica que diz “sou uma florzinha de Jesus…”, e acreditamos que realmente é assim que Jesus nos vê – como flores em seu jardim. Mas quando crescemos, parece que já não nos visualizamos mais no jardim de Deus. Assim, deixamos de cumprir o nosso papel de perfumar o mundo com o perfume de Jesus.

Eu não sei se os jardineiros preparam-se ou não para receber a primavera. O que eu sei é que ela chegou.

Jesus está voltando e vai nos levar para o céu. Lá não teremos dias tristes chuvosos e frios, mas todos os dias serão primaveris.

Estar lá ou não só depende de nós!
“Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora. Amém! Vem, Senhor Jesus!” Apocalipse 22:20

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Pastor adventista é atropelado ao tentar ajudar em acidente na estrada

Pr. Antonio Moreira - Ministerial da USB
Uma tragédia na BR-376 deixou uma pessoa morta e outra gravemente ferida na noite da última quinta-feira (18). O acidente, que chocou a cidade de Ponta Grossa (PR), aconteceu próximo ao viaduto de acesso ao bairro Santa Terezinha. 

Alcides Patrício, de 48 anos, foi arrastado por mais de 100 metros e atropelado diversas vezes por motoristas que trafegavam na via. Ele morreu ainda no local. O Pastor Ministerial da União Sul Brasileira, Antonio Alberto Guedes de Moreira, que teria parado para ajudar o rapaz, também acabou atropelado e foi encaminhado em estado gravíssimo ao Hospital Santa Casa de Misericórdia.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Alcides acabou perdendo o controle e rodando na pista enquanto seguia para Curitiba. O pastor Antonio Moreira presenciou a situação e parou para ajudar o rapaz a sinalizar o trecho, quando uma caminhonete Land Rover, conduzida por Roberto Viera Junior, acabou atropelando os dois. Chovia muito no momento do acidente, o que dificultou a visão dos motoristas.


Com o choque, Alcides foi lançado na pista contrária e arrastado por cerca de 100 metros e atropelado várias vezes por outros veículos. O acidente mobilizou equipes da PRF, socorristas da CCR RodoNorte (concessionária que administra o trecho) e o Instituto Médico Legal (IML). Antonio Moreira foi encaminhado às pressas para a Santa Casa, com risco de morte.

Segundo Amilton Patrício, irmão de Alcides, ele teria saído ileso após rodar o carro e acabou ligando para a esposa, avisando sobre o ocorrido e que demoraria para chegar em casa. Amilton, sabendo do que aconteceu, foi até o local para ajudar o irmão e, quando chegou, recebeu a notícia que ele havia morrido.

Pastor Antonio Moreira apresenta melhoras
Segundo informações da Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa, o pastor Antonio Moreira, segue internado, mas apresentou melhoras e já foi transferido para um dos quartos do hospital. 

Com informações de Jornal da Manhã e A Rede

Nota: Oremos pelos amigos e familiares da vítima e pela recuperação do Pr. Antonio Moreira. 

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Dia Nacional do Teatro - Como ele era na época de Ellen White?


O Dia Nacional do Teatro é celebrado no dia 19 de Setembro. A primeira forma de teatro surgiu no Oriente, apesar de ser um conceito de teatro relacionado com rituais religiosos. O teatro como forma de arte surgiu na Grécia Antiga. No Brasil, o teatro nasceu no século XVI, e tinha como objetivo espalhar a crença religiosa. Mais tarde, esta manifestação artística sofreu um retrocesso significativo por causa da censura imposta pela ditadura militar. O fim da ditadura militar significou um novo fôlego e uma nova relevância para os artistas e para o teatro. 

Como eram os "teatros" da época de Ellen White?


Ellen White condenava veementemente o teatro. Segundo ela, "entre os mais perigosos lugares de diversão, encontra-se o teatro. Em vez de ser uma escola de moralidade e virtude, como muitas vezes se pretende, é um verdadeiro celeiro de imoralidade". Ela o associava a "cantigas baixas, [...] gestos, expressões e atitudes indecentes" (Conselhos aos pais, professores e estudantes, p. 334) e "tolices vulgares” (idem, p. 541). Para ela, o teatro “estimula ao extremo todas as paixões" (Parábolas de Jesus, p. 54), "desperta a paixão e glorifica o vício" e a "satisfação sensual" (Patriarcas e Profetas, p. 336).

Estudos históricos mostram que no teatro da época predominavam imoralidade, humor vulgar e sentimentalismo baixo. Na verdade, o teatro não era muito melhor do que um bordel (veja Benjamim McArthur, "Amusing the masses", em Gary Land, ed., The World of Ellen G. White [Review and Herald, 1987], p. 177-191. Na época de Ellen White, o que era popular nos EUA era o chamado teatro "Vaudeville" (ou "teatro de variedades", como era conhecido na Europa). Ele era caracterizado por reunir uma dezena de artistas, entre cantores, dançarinas, atores, ilusionistas e acrobatas, numa sequência de atos geralmente independentes que misturavam música, comédia e mágica. Geralmente dirigidos a audiências masculinas, eles exploravam temas grosseiros e obscenos. 

Abaixo está o trecho de um espetáculo "Vaudeville". Levando-se em consideração que o biquíni só foi lançado em 1946, essas cenas são realmente chocantes para a época (especialmente a partir de 2min20).

Como as orientações de Ellen White não condenam as encenações em si, a IASD não é contra o uso desse recurso na igreja. Veja Alberto R. Timm, “O uso de dramatizações na igreja”; e Arthur L. White, "Dramatic productions in SDA institutions".

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Professor do Unasp leva projeto comunitário ao Programa do Jô

Em seus 90 anos de existência, talvez, essa tenha sido uma das grandes conquistas da Corporação Musical 24 de Junho, a famosa ‘banda’ de Artur Nogueira, que se apresentou na última terça-feira (16) no Programa do Jô, na Rede Globo.

Ao todo, 72 músicos nogueirenses participaram e abriram o programa com a música tema do filme A Pantera Cor-de-Rosa. A Corporação tocou ao lado do saxofonista Derico Sciotti e foi aplaudida pelo apresentador e pela plateia.

O “Projeto Retreta” nasceu em 2010, a partir da iniciativa do maestro e professor do Unasp-EC Ricardo Michelino em formalizar um programa de desenvolvimento musical para os alunos da rede municipal de ensino. O objetivo é inserir socialmente crianças, jovens e adultos, por meio da música, visando a sua interação sócio-comunitária. 

Para Michelino, a música tem um papel importante no contexto social. “A música tem um papel social muito grande de resgate social. É isso que fazemos no projeto Retreta”, explica. 

Segundo Michelino, Derico Sciotti ficou encantado com o desempenho do grupo, quando estes se encontraram na comemoração dos 90 anos da corporação musical de Arthur Nogueira. “Cerca de uma semana depois fomos convidados para nos apresentarmos no programa do Jô”, conta. 


Com informações de UNASP e Nogueirense

Educação Adventista foi destaque em revista sobre negócios


O Colégio Adventista de Joinville, Unidade Costa e Silva, foi um dos exemplos usados pela revista Negócios & Empreendimentos numa reportagem sobre o ensino em período integral. A matéria que saiu no periódico com circulação no estado de Santa Catarina cita que a instituição adventista implantou o período integral em 2011 e oferece aos alunos aulas de inglês, italiano, libras, música, culinária, etiqueta à mesa, horta, jardinagem, artes e educação ambiental.

A reportagem menciona também a espiritualidade presente no atendimento às crianças com o chamado “momento com Deus”. No depoimento da diretora Odete Pasold, ela expressou a alegria de poder ver o resultado da filosofia da escola no bem-estar das famílias dos alunos. 

Procura-se um Pastor

"Acateis com apreço os que [...] vos presidem no Senhor e vos admoestam." 
1 Tessalonicenses 5:12

A meditação de hoje é um texto que traduzi e adaptei. Trata-se da ficção de uma igreja que teria feito entrevistas com vários candidatos e, então, descreve o perfil dos entrevistados, para que outras igrejas não percam tempo com esses desclassificados:

Noé: Tem a experiência de 120 anos de pregação, mas sem nenhum converso, exceto alguns membros da própria família. Não agradaria a Associação.

Moisés: Gagueja ao falar e sua congregação anterior afirma que ele se exaspera com facilidade. Além disso, já é muito velho.

Salomão: Tem a fama de sábio, mas falha em praticar aquilo que prega.

Elias: Personalidade depressiva e inconstante. É conhecido por desanimar-se sob pressão e deixar-se intimidar sob ameaças femininas.

Oseias: Vida familiar em sérias dificuldades. Seria um embaraço para a igreja.

Jeremias: Muito emotivo e alarmista. Uma personalidade problemática. Incomoda as pessoas com suas lamentações.

Amós: Suas origens não o recomendam. Vem da zona rural, e julgamos que é melhor que ele continue colhendo figos bravos.

João Batista: Diz ser batista, mas não tem muito tato com as pessoas e veste-se como um hippie. Deixaria os membros constrangidos.

Pedro: Desequilibrado emocionalmente. Além disso, ouvimos dizer que ele anda negando a Cristo publicamente.

Paulo: Também falta-lhe tato. Muito duro no que diz e escreve. Além do mais, sua aparência não o recomenda. Seus sermões são muito longos.

Timóteo: Apresenta algum potencial, mas é ainda muito jovem.

Jesus: Tende a ofender os membros, especialmente os tradicionais e eruditos. Além disso, é muito controverso e falta-Lhe diplomacia. Chegou mesmo a criar mal-estar entre os membros de nossa comissão administrativa com Suas perguntas desconcertantes.

Judas: Esse foi o único que julgamos adequado para a função pastoral. Prático, veste-se com requinte. Demonstra habilidade na administração dos recursos; preocupa-se com os pobres e é bem relacionado.

Isso me faz pensar: Que tipo de pessoas temos valorizado? Quem temos considerado apto a realizar a obra de Deus?

Título Original: Em busca de um Pastor

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

A vergonhosa indústria gospel de boatos


É constrangedor constatar a que ponto o arraial gospel brasileiro chegou. Os que se dizem portadores da verdade libertadora do evangelho, agora recorrem à mentira deslavada para assegurar a eleição de seus candidatos no próximo pleito.

No início desta semana, surgiu a notícia de que uma mãe teria confessado ser lésbica e amante de sua própria filha. Isso se alastrou como fogo em capim seco. A cada vez que a notícia fake era compartilhada, comentários do tipo "isso é o fim do mundo" vinham acompanhados de mensagens de apelo para que a igreja se manifestasse contrária a esta deturpação da família apoiando candidatos evangélicos, arautos dos valores familiares. 

Logo que li a notícia, tive a impressão que se tratava de mais um boato, mas preferi não me manifestar. Até que hoje chegou-me outro artigo revelando que a notícia se tratava mesmo de um hoax. Mesmo compartilhando a informação, sei que será impossível desfazer o mal que esta mentira causou, divulgando inclusive a foto de mãe e filha que nada têm a ver com isso. 

Outra notícia fake que se alastrou pela internet afirmava que durante entrevista à rádio CBN, o deputado federal Jean Wyllys, desafeto dos ilustres deputados da bancada evangélica, teria afirmado que a pedofilia teria papel fundamental no desenvolvimento sexual da criança. Ele teria dito em cadeia nacional de rádio: “Precisamos abrir nossas mentes. O pedófilo pode ter papel fundamental no desenvolvimento sexual do menino, ensinando uma sexualidade sadia e livre de preconceitos. A etimologia da palavra pedófilo em grego quer dizer ‘amigo da criança.'”

Obviamente, o texto gerou revolta entre as pessoas mais conservadoras. No período em que houve uma grande disputa entre Wyllys e o deputado Marco Feliciano dentro da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara (CDHM), o boato ganhou força avassaladora.

A própria CBN veio a público denunciar a calúnia que vem circulando nas redes sociais contra o deputado do PSOL. Segundo a emissora, tal declaração nunca foi feita na CBN. O referido deputado também negou que tenha dado tal declaração, e afirmou tratar-se de uma campanha difamatória contra ele. 

Não é a primeira vez que o deputado enfrenta uma onda de difamações como esta. Além de ser acusado de apoiar a pedofilia, é possível encontrar textos afirmando que Wyllys teria dito que cristãos são doentes, que a Bíblia é uma piada, entre outras acusações.

O fato de discordarmos de algum posicionamento de alguém, não nos confere o direito de difamá-lo. A verdade jamais precisou recorrer à mentira. Aliás, segundo Jesus, o pai da mentira é ninguém menos que o diabo. Portanto, quem assim procede, faz-se filho do dito cujo. 

Antes de compartilhar algo em suas redes sociais, procure saber as fontes. Mesmo que tenha sido divulgado por algum grande canal, não significa que seja verdadeiro. Será que Jesus espalharia boatos contra Herodes e Pilatos para fazer prevalecer a verdade do evangelho?

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Facebook Fast Food


Quando você lê - Coisa boa, coisa ruim, coisa engraçada: há uma absurdamente veloz alternância de assuntos na Timeline. Você fica no máximo 10 segundos lendo cada publicação e suas emoções seguem o fluxo. Resultado: você nunca pensa nem reage profundamente. Perceba qual o seu estado mental descendo o mouse: em menos de um minuto você lê "Ufa, cheguei cedo hoje!", "Olha que lindo esse vídeo do gatinho!" e "Comunico a todos que nossa irmã faleceu de madrugada". Por estarem sempre na montanha russa, as emoções suscitadas pelo FB acabam buscando um modo mais estável, e esse modo é a insensibilidade.

Quando você escreve - No Facebook, tudo o que passa pela sua cabeça durante o dia é passível de publicação: desde torcer para o seu time, até reflexões filosóficas sobre um tema preferido. Escrever pensando em publicar no Face significa que você vai ajustar o que pensa para o modo "fast food" - não só pelo pouco espaço disponível, mas porque tem todo tipo de gente na sua Timeline e você quer que todos leiam e reajam imediatamente, se não, escreveria em outro lugar. Percebe o automatismo? Preparar "comida" para todo mundo, a todo momento, gera banalização. E, quanto mais você passa seu tempo no Facebook, mais você desenvolve a mania de exteriorizar para esse faceless public tudo o que você pensa. Logo você começa a pensar exclusivamente no "modo Facebook", e todos os seus pensamentos viram fast food. Sua vida interior, em vez de Estação Gourmet, vira barraquinha de hambúrguer. 

E o lado positivo? - Por sua própria estrutura, o Facebook acaba treinando você para a insensibilidade e a banalização das relações. Isso é o contrário do que ele se propõe a fazer. Mas, é claro, há aspectos positivos na rede social: encontrar gente que não se vê há muito tempo, manter contato com leitores (no meu caso), centralizar conversas em torno de temas de interesse etc. O problema é que é muito fácil cair na armadilha da compulsão, quando todos os aspectos negativos superam os positivos.

Então, eu tenho que sair do Face? - Não acho que necessariamente você deva sair do Face. Mas, se você já consegue identificar insensibilidade e superficialidade nas suas interações facebookianas, é urgente o movimento inverso: o Facebook precisa sair de dentro de você.

Mas o que eu faço? - Dedique menos tempo ao Facebook. Não esqueça da vida rolando o mouse para baixo, nem pense em publicar toda hora. Perca a compulsão pelas reações imediatas dos leitores: os melhores pratos precisam de tempo para ser preparados e degustados. Se você gosta de escrever, mantenha um caderno só para você e busque registrar reflexões mais longas e pausadas. Preserve sua vida interior e dedique-se mais a quem você pode encontrar pessoalmente. Se está em casa com a família ou amigos, evite o Facebook e dê-lhes a máxima atenção. Ao sair com alguém, não fique consultando o celular a cada minuto; de preferência, coloque no silencioso e esqueça-o. Sempre que sobrar um tempinho de lazer, não corra para o Facebook, mas leia um livro. E, se der vontade de compartilhar tudo o que você está lendo no Facebook, anote no próprio livro seus pensamentos e depois, se achar pertinente, publique - mas depois de já ter lido um bom pedaço. Assim como ir ao McDonald's, o Facebook deve ser exceção na sua vida, não regra.

Para ler mais (em inglês): até o Steve Jobs controlava o uso da internet em casa. Ele conhecia de perto os danos do vício em computadores. Artigo inspirador!

Deus no meio da rua


Desde sempre o ser humano busca saber onde encontrar Deus. Antes de Cristo nascer, por exemplo, a nação de Israel possuía um lugar definido para a manifestação do Todo-poderoso. Por isso, certa vez uma mulher perguntou para Jesus qual era o lugar certo para encontrar Deus (Jo 4:20). Logo após o período de formação do cristianismo, mais e mais a resposta a essa pergunta passou a limitar o contato do homem com Deus a um prédio. 

Resultado: nos últimos séculos, aprisionamos Deus em um local. Limitamos a experiência religiosa ao horário do culto em uma igreja-prédio. Sendo assim, visitamos o Eterno de vez em quando e, depois, voltamos para o nosso dia a dia no qual Deus, aparentemente, não está.

Nas últimas décadas, principalmente no lado ocidental do planeta, uma mudança de postura filosófica liderou a descrença em instituições, inclusive nas religiosas. O que chamamos de igreja tem ficado sob suspeita para muitos. Um efeito positivo de tudo isso é que começamos a rever a pergunta: onde encontramos Deus? 

De repente, notamos que por toda a narrativa bíblica Deus também aparece em lugares comuns, pitorescos e até estranhos. Lugares que não são vistos como sagrados. Na Bíblia, Deus Se comunicou com a humanidade num jardim, no topo de uma montanha, na barriga de um peixe, numa caverna, num arbusto velho e seco, e até numa balada tipo rave (é verdade que Ele não apareceu lá para dançar, e sim comunicar Sua desaprovação – veja Daniel 5). 

O que começamos a perceber é que o que chamamos de espiritualidade cristã é o encontro entre eu e Deus. Muitos parecem imaginar e até ensinar a outros que esse encontro pode apenas acontecer em certos lugares sagrados. Mas o que torna um lugar sagrado? Apenas dizermos que é sagrado ou a presença dAquele que é santo? 

A Bíblia diz que quando Deus apareceu em um arbusto meio abandonado e seco mandou Moisés tirar as sandálias porque aquele lugar tinha se tornado santo. O princípio da espiritualidade que funciona no século 21 e urbano é o de redescobrir que onde Deus Se encontra com as pessoas se torna um lugar santo. Redescobrir essa presença de Deus que pode ser percebida em qualquer lugar e hora.

Por isso, de súbito, lugares “comuns” podem se tornar lugares de encontro com Deus e de transformação significativa para o homem. O Deus no meio da rua pode ser encontrado na praça, no metrô, no ponto de ônibus, no engarrafamento, no pátio da escola ou no banheiro do escritório. 

Ele está acessível em qualquer lugar e horário em que a saudade apertar, a insegurança aparecer, a alegria brotar, o medo se revelar e a verdadeira fragilidade humana se mostrar em sua feição mais nua. Essa é a hora de você se refugiar em alegria ou em busca de proteção no lugar sagrado: Deus. 

E esse exercício espiritual depende tanto de fé quanto da imaginação. Isso mesmo! Imaginação nos foi dada por Deus para construirmos nossos templos móveis onde podemos nos encontrar com Ele e ficar em paz, a qualquer hora, em qualquer lugar. Experimente!

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Esposo de Marina Silva é batizado na Igreja Adventista de Santos


No último sábado, dia 13/09, ocorreu a cerimônia de batismo de Fábio Vaz de Lima, esposo da candidata à Presidência da República, Marina Silva, na Igreja Adventista do Sétimo Dia - Central de Santos. O pastor Crislem Marlon oficializou o batismo. Esteve presente também na ocasião o pastor Anderson Oliveira Santos, da Associação Paulistana.


Fábio Vaz de Lima nasceu em Santos (SP), mas vive no Acre desde o começo de 1980, depois de se formar como técnico agrícola no interior de São Paulo. Casou-se com Marina Silva em 1986 e tiveram duas filhas, Moara e Mayara.