quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Estado Islâmico planeja ataque nuclear: maior limpeza religiosa da história


O grupo terrorista Estado Islâmico planeja um holocausto nuclear para matar milhões de pessoas, contou um jornalista que passou 10 dias com o grupo na Síria. Segundo o alemão Jurgen Todenhofer, de 75 anos, o EI quer fazer a "maior limpeza religiosa da história", publicou o "Mirror" nesta quarta-feira. Os terroristas pretendem que o ataque seja um "tsunami nuclear". 

"Os terroristas planejam matar centenas de milhões de pessoas. O Ocidente está subestimando drasticamente o poder do Estado Islâmico", conta ele em seu livro, lançado recentemente, "Dentro do EI — Dez dias no Estado Islâmico".

O alemão já foi político e trabalhou com a chanceler Angela Merkel, mas abandonou a carreira para se dedicar ao jornalismo. Ele contou que negociou a visita aos terroristas via Skype e que viajou com medo. Em sua passagem por Mosul, ele conheceu o assassino Mohammed Emwazi, conhecido como "Jihadi John". Alguns críticos afirmam que o jornalista só teve acesso a informações do EI porque falou contra a política estrangeira no Iraque e Afeganistão.

"As decaptações são estratégias para provocar medo nos inimigos e têm funcionado bem. Observe a captura de Mosul (Iraque) feita com menos de 400 homens", afirmou. "Eles são o inimigo mais brutal e perigoso que já vi na vida. Não vejo ninguém que tenha uma chance real de pará-los", falou Jurgen. "Apenas os árabes podem parar o Estado Islâmico. Voltei muito pessimista", completou.

Com informações de iG

Abandonem o cristianismo!!!


Abandonem o cristianismo que se esqueceu da Bíblia, que não lê, que não ouve, que não medita e que não obedece a Palavra de Deus.

Abandonem o cristianismo que fez da oração um negócio, uma troca, e não uma comunhão constante com o nosso Pai onde a maior benção é o próprio Deus.

Abandonem o cristianismo da grande omissão, onde não há proclamação, não há testemunho, não há discipulado

Abandonem o cristianismo sem cruz, sem renúncia, sem perdas, sem entrega, sem morte.

Abandonem o cristianismo de fim de semana, só da aparência; o cristianismo teatral que vai a igreja, mas não sabe ser a própria igreja.

Abandonem o cristianismo dos eventos que trazem novidades, mas não produzem santidade, que fazem movimento, fazem barulho, mas não produzem comprometimento.

Abandonem o cristianismo que transformou o culto em show, que transformou o homem no centro e na razão do culto.

Abandonem o cristianismo onde Jesus não é mais o Senhor, a cabeça do corpo, onde quem manda são líderes mal intencionados, as famílias mais antigas ou maiores da igreja.

Abandonem o cristianismo onde as pessoas buscam títulos, cargos, posições privilegiadas, e não querem o mais nobre título “servos de Jesus Cristo”.

Abandonem o cristianismo onde as pessoas não são transformadas, não mudam seu jeito de falar, seu comportamento, suas ações e reações.

Por favor, faço um apelo que abandonem esse “cristianismo” vivido por pessoas que querem ser chamadas de “evangélicas”, mas não de cristãos, não mais de discípulos de Cristo, não mais de servos.

Abandonem esse Cristianismo, ou melhor, voltemos ao Evangelho puro e simples de Jesus Cristo!

Pr. Samuel Amaro dos Santos

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Jovem jornalista adventista produz programa de TV - Canal 15 da NET


O jovem adventista e jornalista Altair Godoy estreou neste mês de setembro um programa de TV dominical chamado Inspire-se pela TVC, via canal 15 da NET.

Segundo o jornalista, o programa é um prato cheio para quem busca crescimento e aperfeiçoamento. O objetivo do programa, segundo Altair é inspirar. ”Estamos com uma equipe legal, empolgada e inspirada, pretendemos sempre trazer profissionais competentes e conteúdo comovente de sucesso para inspirar todo tipo de pessoa” comenta.

“No segundo programa entrevistamos um coach e consultor que tem uma história fascinante de superação. Ele contou como superou o desafio de quase ficar tetraplégico, ficar uma ano em coma e lidar com várias sequelas. Várias pessoas ficaram inspiradas com a história dele”, acrescenta Altair.

Para o professor de oratória/palestrante e administrador José Fernandes, o programa é um estimulo a inspiração e a inteligência. “Parabéns ao nobre Altair Godoy pelo Programa Inspire-se, um estimulo a criatividade e a inspiração, fonte donde surgirão: O belo, o bom e o bem. Frutos da inteligência humana e das bênçãos divina. Ponto para se divertir, criar e louvar a Deus. Sucesso garantido”, diz o palestrante.

O programa tem 30 minutos de duração e vai ao ar aos domingos às 10h30 da manhã na TVC via canal 15 da NET. Os programas já feitos podem ser acessados através do canal do Youtube.

Com informações de Notícias Adventistas

10 dicas para descobrir se sua amiga é uma "falsiane" e conselhos da Bíblia


Quem não quer se manter longe das falsianes? Afinal, ninguém quer ficar perto de uma pessoa duas caras, fingida, dissimulada, mentirosa, enganadora e traidora. Para evitar que isso aconteça, vamos te dar algumas dicas para reconhecer essas "amigas da onça" e mantê-las bem afastadas.

1. Ela sempre quer tirar o seu brilho
Não importa se é o dia mais importante da sua vida, ela vai dar um jeito de aparecer mais que você.

"Se alguém se considera alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo." Gálatas 6:3

2. Ela já "furou" seu olho algumas vezes
Sabe aquele menino que você sempre esteve a fim e está toda apaixonadinha? Então, é esse mesmo que ela vai escolher para dar investidas. Se não der certo com um, ela tenta com outro. 

"A integridade dos justos os guia, mas a falsidade dos infiéis os destrói." Provérbios 11:3

3. Se faz de inocente para atacar depois
"Amiga, não entendi, me explica?" e "Você é tão fofa, não consigo ficar sem você" fazem parte do vocabulário de um falsiane. Ainda tem os mimos diários que recebe dela. Isso tudo até ela não precisar mais de você e começar a espalhar seus segredos por aí. 

"A testemunha sincera não engana, mas a falsa transborda em mentiras." Provérbios 14:5

4. Sempre conta seus micos e gafes na frente de todo mundo
"Lembra aquela vez que...?", "Você sabia que ela já fez...", e, aí, você já vai mudando de cor num misto de raiva por ela ter falado aquilo na frente de todo mundo e vergonha por seu segredo ter sido revelado. 

"Sempre que alguém vem visitar-me, fala com falsidade, enche o coração de calúnias e depois as espalha por onde vai." Salmos 41:6

5. É superinteresseira
A falsiane é aquela pessoa que vai te fazer de escada para alguma conquista muito importante e, quando conseguir seu objetivo, vai te descartar como se vocês nunca tivessem sido amigas um dia. 

"Mantém longe de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem pobreza nem riqueza; dá-me apenas o alimento necessário." Provérbios 30:8

6. É amiga de todos e sempre fica em cima do muro quando tem que te defender
A vida da falsiane é baseada em agradar e ser amada por todos. Nessa tentativa, ela vai acabar se entregando porque, fatidicamente, haverá uma briga e ela ficará em cima do muro, apoiando as partes individualmente. Com isso, ela acaba falando mal de todo mundo pelas costas. 

"O Senhor abomina a testemunha falsa que espalha mentiras e aquele que provoca discórdia entre irmãos." Provérbios 6:19

7. Te chama de queridinha
"Queridinha", "lindinha" e "amorzinho" são as palavras mais ditas por uma falsiane. 

"Quem odeia disfarça as suas intenções com os lábios, mas no coração abriga a falsidade." Provérbios 26:24

8. É uma pessoa diferente em cada grupo de "amigos" que tem 
Uma falsiane nunca é ela mesma, ela sempre se adapta para agradar as pessoas. Por isso, ela possui uma cara para cada grupo de "amigos" que frequenta. 

"A testemunha que fala a verdade salva vidas, mas a testemunha falsa é enganosa." Provérbios 14:25

9. Te dá conselhos que, na verdade, a favorecem
"Isso, amiga, termina mesmo, ele só te faz sofrer", enquanto ela já está de olho no seu ex. "Está linda, amei sua sombra", mas, na verdade, parece que você levou um soco na cara. "Faz essa parte do trabalho, é bem tranquila" e acaba te dando a tarefa mais difícil de todas. 

"Pesos adulterados e medidas falsificadas são coisas que o Senhor detesta." Provérbios 20:10

10. Ri de qualquer coisa que você fala
Não importa se o que disse é a pior piada que ela já escutou na vida, ela vai soltar uma boa gargalhada, só para te agradar e fazer você se sentir bem perto dela.

"A risada dos tolos é como os estalos de espinhos no fogo - não quer dizer nada." Eclesiastes 7:6

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Los Angeles Times destaca saúde e longevidade dos adventistas

Daniel e Vicki Fontoura foram entrevistados pela reportagem do Los Angeles Times
Reportagem do jornal Los Angeles Times destacou o fato de os adventistas da região de Loma Linda, nos Estados Unidos, cuidarem do corpo por conta do conceito de que o corpo é um templo de habitação divina. A matéria jornalística, assinada por Mary Macvean, ressalta que “estudos têm demonstrado que os adventistas do sétimo dia, que têm uma ampla gama de origens étnicas, vivem uma década ou mais do que o restante de nós, o que levou Loma Linda a ser identificada como um dentre os cinco lugares, chamados de Zonas Azuis, no planeta, e o único nos Estados Unidos”.

A reportagem apresenta histórias de pessoas com longevidade e que vivem na região e comprovam a tese de prevenção de saúde. No texto publicado pelo Los Angeles Times, o sábado é apresentado, também, como um dia de descanso e cria uma conexão com o cuidado da saúde. A Universidade de Loma Linda é destacada como uma referência em pesquisa nessa área. Um dos trechos da matéria afirma que “Loma Linda University, de propriedade e operada pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, colecionou montanhas de dados de milhares de pessoas ao longo de décadas nos Estudos Adventistas de Saúde. Devido à fé de não aceitar o tabaco, os participantes do estudo proveram um grupo de controle para estudos sobre o efeito do tabaco, por exemplo. Eles mostraram que um homem adventista de 30 anos tem maior possibilidade de viver mais do que a média dos californianos. No caso das mulheres, a diferença foi de 4.4 anos. As diferenças são maiores para os adventistas vegetarianos”.


Equipe ASN, da redação com reportagem do Los Angeles Times

Conheça a sequência dos acontecimentos que marcarão o Fim dos Tempos


Algo que fascina e intriga qualquer estudante da Bíblia são as profecias, principalmente aquelas que ainda estão por se cumprir. Como adventistas, temos uma visão muito ampla dos acontecimentos finais da história. Tão ampla que, às vezes, nos perdemos em meio ao grande volume de informações. Para não se confundir, você encontra a seguir uma visão panorâmica dos eventos que antecederão a segunda vinda de Cristo. A sequência não é rígida, mas procura seguir a ordem mais lógica e natural dos acontecimentos mencionados na Bíblia e nos escritos de Ellen White. Momentos difíceis nos aguardam no futuro, mas a felicidade de estar com Jesus compensará tudo.

1. REAVIVAMENTO E REFORMA
Significa a completa mudança de mentalidade, hábitos e práticas entre o povo de Deus. Requisito para a chuva serôdia, só ocorrerá por meio de verdadeira conversão (Jl 2:12; 13, 23, 28, 29).

2. CHUVA SERÔDIA
Concessão especial do poder do Espírito Santo, é semelhante à experiência do Pentecostes (Jl 2:23, 28-31; At 2) e indispensável para a conclusão da missão. Requer profunda consagração (Jl 2:12, 13, 15-17).

3. ALTO CLAMOR
Como resultado da chuva serôdia, a igreja desperta e se envolve intensamente na pregação global do evangelho eterno (Ap 14:6-12; 18:1), dando oportunidade para cada ser humano decidir sobre a própria salvação (Mt 24:14; Mc 16:15).

4. SACUDIDURA
A mornidão espiritual, as falsas doutrinas, a crise final e a perseguição gerada pelo decreto dominical vão "peneirar" o povo de Deus. O "trigo" permanece na igreja enquanto o "joio" sai dela e se une aos perseguidores (Am 9:9; Mt 13:24-30).

5. SELAMENTO
Conduzido pelo Espírito Santo, esse processo se inicia na conversão e termina com a morte do crente ou o fim do juízo pré-advento (Ef 1:13; 4:30). O selo invisível, que prepara a pessoa para o tempo da angústia (Ap 7:2 3), confirma que ela pertence a Deus e é fiel à Sua lei (Is 8:16; Ez 20:20).

6. DECRETO DOMINICAL E PERSEGUIÇÃO
A união do poder religioso (papado) com o político (Estados Unidos) resultará na imposição por lei da guarda do domingo (Ap 13). Os guardadores da lei de Deus serão perseguidos e terão que fugir das grandes cidades.

7. ENGANOS SATÂNICOS
O inimigo concentrará seus maiores esforços nos últimos dias, usando principalmente o espiritismo e o protestantismo desvirtuado. Porém, o clímax do engano ocorrerá no tempo de angústia, quando ele imitará os milagres e o retorno de Cristo (2Co 11:14; Mt 24:23-27).

8. TEMPO DE ANGÚSTIA PRÉVIO
Breve período, possivelmente entre o decreto dominical e o fechamento da porta da graça, quando tribulações deixarão o mundo perplexo (Lc 21:25, 26; Ellen G. White - Primeiros Escritos, p. 85, 86).

9. FIM DO TEMPO DA GRAÇA
Quando Cristo concluir o juízo pré-advento no Céu, os salvos terão sido selados na Terra e o destino eterno de cada ser humano estará definido (Ap 22:11). O Espírito Santo deixará de atuar no coração dos ímpios e começará o tempo de angústia e o derramamento das pragas.

10. TEMPO DE ANGÚSTIA E AS SETE PRAGAS
Depois de terminada a intercessão no Céu (Ap 15:5-8), haverá um período de aflição sem precedentes (Dn 12:1), em que os anjos não mais conterão a fúria dos homens, da natureza e do mal (Ap 7:1-3). As sete pragas castigarão apenas os ímpios. Com exceção, talvez, da sexta e sétima pragas, esses flagelos não terão alcance global (Ap 16).

11. DECRETO DE MORTE
Os ímpios culparão o povo de Deus pelas pragas. Os fiéis serão perseguidos com o apoio de um decreto de morte promulgado pela coalizão entre as duas bestas de Apocalipse 13.

12. ANGÚSTIA DE JACÓ
Com a perseguição batendo à porta, o povo de Deus passará por um breve período de intensa angústia, assim como Jacó (Gn 32:22-32; Jr 30:7). Eles clamarão pela certeza do perdão dos pecados e por livramento da perseguição. Deus estará com eles.

13. ARMAGEDOM
É a última batalha entre o bem e o mal, que incluirá aspectos políticos, militares e religiosos. Terá alcance global e ocorrerá entre a sexta e a sétima pragas (Ap 16:12-16). Cristo e seu povo triunfarão (Ap 19:11-21).

14. LIVRAMENTO
A sétima praga inclui relâmpagos, trovões, um terremoto gigantesco, chuva de granizo e outros fenômenos cataclísmicos (Ap 16:17-21). Colocará fim à perseguição e culminará com o juízo de Deus contra a Babilônia mística e a ressurreição especial dos que precisam testemunhar a volta de Cristo (Dn 12:2; Ap 1:7).

15. SEGUNDA VINDA DE CRISTO
Ela será visível, audível e gloriosa. Jesus virá numa nuvem branca acompanhado de todos seus anjos (Mt 24:30; Ap 1:7) para ressuscitar os justos mortos, transformar os justos vivos (1Co 15:51, 52), fulminar os ímpios (2Ts 2:8) e levar os salvos para o Céu (1Ts 4:16, 17). Lá eles passarão mil anos (Ap 20:4), e retornarão com Cristo à Terra para testemunhar a destruição de pecado e pecadores (Ap 20:5; 7-15) e a restauração do planeta, no qual irão morar eternamente (Ap 21:1-4).

Eduardo Rueda - Revista Adventista agosto 2015

Fontes: O Grande Conflito e Eventos Finais, de Ellen G. White; e Preparação para a Crise Final (CPB, 2011), de Fernando Chaij

sábado, 26 de setembro de 2015

Filme “O Jovem Messias” mostra a infância desconhecida de Jesus


O sucesso recente de filmes com temática cristã tem inspirado diversos produtores de Hollywood a tentar aproveitar essa “onda” de alguma maneira. Produzido por pastores, War Room foi a grande surpresa das bilheterias nos últimos meses. Anunciado para janeiro de 2016, Risen [Ressuscitado] chega aos cinemas em meio a críticas. 

Esta semana foi liberado o trailer de “The Young Messiah” [O Jovem Messias], baseado no livro de Anne Rice, famosa por seus livros sobre vampiros. No longa que estreia em março do ano que vem, no período da Páscoa, o foco é a infância de Jesus. Aos sete anos, ele está com sua família no Egito. Seus pais, José e Maria, mantêm segredos sobre seu nascimento e tentam explicar por que ele é diferente de outros garotos. Com a morte do Rei Herodes, resolvem voltar para Israel, sem saber que o herdeiro do trono, também está determinado a matar Jesus.

O filme do diretor Cyrus Nowrasteh, responsável pelos dois primeiros da franquia “Harry Potter”, tem o estreante Adam Greaves-Neal no papel de Jesus Cristo e Sean Bean, de Guerra dos Tronos, como Severus, um general romano decidido a encontrar o jovem messias prometido.

Demorou quase uma década para o livro chegar às telas. A autora, que se diz cristã, mas não frequenta nenhuma igreja “apresenta uma história de ficção realista sobre o nosso Senhor”.

Ela diz que seu romance “afirma e aceita o magnífico mistério da Encarnação”. Suas fontes são “História e os Evangelhos”, tentando mostrar como Jesus viveu sua infância. Entre as polêmicas está o fato de ele mostrar o menino Jesus fazendo milagres antes de seu batismo.

O material de divulgação que acompanha o trailer reproduz as palavras do diretor: “Este novo título visa apresentar um retrato realista de Jesus como criança, coerente com o Jesus adulto revelado na Bíblia. Esperamos que as crianças sejam atraídas pela história do menino Jesus e que seja um filme edificante para toda a família”. 

Com informações de Brea The Cast

Assista o trailer:

Saiba o que a Igreja Adventista na Europa está fazendo pelos refugiados

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Papa Francisco discursa para líderes mundiais na ONU


O Papa Francisco criticou os órgãos financeiros internacionais e o uso indiscriminado do planeta que prejudica a natureza e os mais pobres durante seu discurso nesta sexta-feira (25) diante da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, nos Estados Unidos. O discurso em espanhol foi presenciado por diversos líderes mundiais, incluindo a presidente brasileira, Dilma Rousseff. A presença do Papa marca a celebração dos 70 anos da Assembleia Geral. 

ÓRGÃOS FINANCEIROS E ECONOMIA GLOBAL
"Os organismos financeiros internacionais devem velar pelo desenvolvimento sustentável dos países e não a submissão asfixiantes destes por sistemas de crédito que, longe de promover o progresso, submetem as populações a mecanismos de maior pobreza, exclusão e dependência", afirmou o pontífice. "Nenhum humano, indivíduo ou grupo pode se considerar onipotente e autorizado a passar por cima do direito dos outros", disse. Ele ainda condenou a “má gestão irresponsável da economia global”, que não pode ser guiada pela “ambição de riqueza e poder”.

Francisco ainda condenou a “colonização ideológica” na qual países ricos tentam impor seus “modelos de estilo de vida anômalos” a nações em desenvolvimento.

MEIO AMBIENTE
Francisco também deu destaque em seu discurso ao tema do aquecimento global e mudança climática, e afirmou que a “sede de poder e propriedade material sem limites” estão prejudicando o meio ambiente e os mais pobres, criticando a cultura do descarte em vigor atualmente. Para ele, o abuso e o mau uso do meio ambiente veem sempre acompanhado de processos de exclusão social. "Os mais pobres são os que mais sofrem, são descartados pela sociedade", afirmou.

Para Francisco, a crise ecológica e a destruição da biodiversidade ameaçam “a própria existência da espécie humana”. "O meio ambiente é um bem fundamental. A humanidade não está autorizada a abusar dele e muito menos a destruí-lo", disse.

O Papa disse estar confiante de que “a conferencia de Paris [que será realizada em dezembro sobre o assunto] alcance acordos fundamentais e eficazes. Entretanto, não bastam os compromissos assumidos solenemente, ainda que eles constituam um passo necessário para as soluções.”

GUERRAS E QUESTÃO NUCLEAR
Francisco disse que a guerra é a negação de todos os direitos e também um imenso ataque ao ambiente. Ele disse que devemos continuar incansavelmente com a tarefa de evitar a guerra entre nações e a guerra entre pessoas. Para isso, deve haver o primado do direito e da negociação. "Quanto a Carta das Nações Unidas é respeitada e seguida, resultados pacíficos são obtidos", disse o Papa Francisco na ONU.

O pontífice voltou a apelar sobre a "dolorosa situação" do Oriente Médio, do norte da África e de outros países africanos em que os cristãos são perseguidos e têm seus locais de culto destruídos. Em uma referência indireta ao Estado Islâmico, ele criticou a perseguição de minorias religiosas e a destruição do patrimônio cultural.

O Papa também falou sobre o recente acordo para o fim da atividade nuclear no Irã, acertado com potências mundiais neste ano. "O recente acordo sobre a questão nuclear em uma região sensível da Ásia e do Oriente Médio é uma prova das possibilidades da boa vontade política e do direito, exercitados com sinceridade, paciência e constância", afirmou sem mencionar explicitamente o Irã.

NARCOTRÁFICO
Também denunciou o narcotráfico que "silenciosamente cobra a vida de milhões de pessoas" e criticou que não é suficientemente combatido. "Gostaria de fazer menção a outro tipo de conflito que nem sempre é tão explicitado, mas que silenciosamente vem cobrando a vida de milhões de pessoas. Outro tipo de guerra em que vivem muitas de nossas sociedades através do fenômeno do narcotráfico. Uma guerra 'assumida' e pobremente combatida", enfatizou, concluindo seu discurso com uma bênção e sendo muito aplaudido pelos dirigentes presentes.

HOMOSSEXUALIDADE
Em relação à polêmica questão da homossexualidade, o Papa pediu o reconhecimento de uma "lei moral inscrita na própria natureza humana, que compreende a distinção natural entre homem e mulher". Francisco, que sempre se mostrou menos hostil aos homossexuais, ao contrário de seus antecessores, evidenciou em seu discurso que não defende os direitos dos transgêneros.

Em uma possível alusão ao casamento entre pessoas de mesmo sexo, alertou contra "a colonização ideológica através da imposição de modelos e estilos de vida que são estranhos à identidade das pessoas e, portanto, irresponsáveis".

IMPORTÂNCIA DA ONU
O Papa abriu seu discurso falando sobre a importância das Nações Unidas para a humanidade, e falou da importância das pessoas que trabalham para a organização, principalmente aquelas que “deram suas vidas para a paz e reconciliação entre os povos”.

“A história da comunidade organizada dos estados representada pelas ONU é uma história de importante êxitos comuns, em um período de inusitada aceleração dos acontecimentos”, afirmou. “É certo que ainda são muitos os problemas a serem resolvidos, mas é certo que se não houvesse essa interferência, a humanidade não teria sobrevivido a suas próprias potencialidades.”

Antes de seu discurso, o Papa foi saudado pelo presidente da Assembleia Geral da ONU, Mogens Lykketoft. Ele ressaltou os esforços do pontífice pela paz, pelo desenvolvimento sustentável, pela Justiça, pela redução das desigualdades, afirmando que são ideais compartilhados pela ONU. "Estamos unidos pela mesma preocupação", disse.

Antes de seu discurso oficial, o Papa se reuniu com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e fez uma declaração para os funcionários ONU, na qual afirmou estar preocupado com o futuro do mundo e como ele será deixado para as próximas gerações, além de agradecer por seu trabalho. "Seu devotado trabalho não só contribui para o aperfeiçoamento da ONU, mas expressa sua dignidade", disse o Papa Francisco em discurso aos funcionários da organização.

Após o discurso desta manhã, Francisco seguiu para o Museu do 11 de Setembro, onde presidirá uma cerimônia ecumênica. Ele rezou junto a um dos espelhos de água que formam o monumento e depositou uma rosa branca em um monumento.

Na agenda do Papa, ainda está prevista a visita a uma escola no Harlem, liderará uma procissão no Central Park e encerrará sua visita com uma missa no Madison Square Garden.


Com informações de G1

Como os Adventistas do Sétimo Dia veem o Catolicismo Romano


Os adventistas do sétimo dia consideram todos os homens e mulheres como iguais aos olhos do Senhor. Rejeitamos a intolerância contra qualquer pessoa, independente de raça, nacionalidade ou credo. Além disso, admitimos com alegria que cristãos sinceros podem ser encontrados em outras denominações, incluindo o catolicismo romano, e trabalhamos em conjunto com todas as agências e organismos que procuram abrandar o sofrimento humano e enaltecer a Cristo diante do mundo.

Os adventistas do sétimo dia procuram levar um relacionamento positivo com outras religiões. Nossa tarefa primordial é pregar o Evangelho de Jesus Cristo no contexto de Sua breve volta, não apontando as falhas de outras denominações.

As crenças dos adventistas do sétimo dia estão baseadas nos ensinamentos bíblicos apostólicos e, portanto têm em comum muitos princípios essenciais do cristianismo com os seguidores de outras igrejas cristãs. No entanto, temos uma identidade específica como movimento. Nossa mensagem para os cristãos e não-cristãos é comunicar esperança focalizando a qualidade de vida que é completa em Cristo.

À medida que os adventistas se relacionam com os católicos romanos em particular, passado e futuro vêm a nossa mente. Não podemos apagar ou ignorar o registro histórico da séria intolerância e até perseguição da parte da Igreja Católica Romana. O sistema de governo da Igreja Católica, baseado em ensinos extrabíblicos, tais como a supremacia papal, resultou em abusos severos de liberdade religiosa enquanto a igreja estava aliada ao estado.

Os adventistas do sétimo dia estão convencidos da validade de nossas visões proféticas, de acordo com as quais a humanidade vive agora perto do fim. Os adventistas creem que, baseados em predições bíblicas, próximo à segunda vinda de Cristo, esta Terra passará por um período de tribulação sem precedentes, tendo o sábado como ponto central. Neste contexto, esperamos que o mundo religioso – incluindo os principais organismos cristãos como peças-chave – se aliará com as forças em oposição a Deus e ao sábado. Mais uma vez a união da igreja com o estado resultará em grande opressão religiosa.

Culpar uma denominação específica por violações passadas de princípios cristãos não é uma representação acurada nem da História nem dos assuntos da profecia bíblica. Reconhecemos que às vezes protestantes, incluindo adventistas, têm manifestado preconceito e até fanatismo. Se, ao expor o que a Bíblia diz, os adventistas do sétimo dia falham em expressar amor às pessoas, não exibimos o cristianismo autêntico.

Os adventistas procuram ser corteses ao lidar com os outros. Assim, enquanto permanecemos cientes do registro histórico e continuamos a olhar para os acontecimentos futuros, reconhecemos algumas mudanças positivas no catolicismo recente, e enfatizamos a convicção de que muitos católicos romanos são irmãos e irmãs em Cristo.

Esta declaração foi registrada em 15 de abril de 1977 pela Comissão Administrativa dos Adventistas do Sétimo Dia e liberada pelo gabinete do presidente Robert S. Folkenberg.

Fonte: Centro White

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Ovacionado, papa Francisco faz discurso histórico no Congresso dos EUA


Falando por quase uma hora e fortemente aplaudido, o papa Francisco realizou na manhã desta quinta-feira (24) o primeiro discurso de um papa no Congresso dos Estados Unidos, como parte de sua agenda durante sua primeira visita ao país. O Papa pediu o fim da "mentalidade de hostilidade" contra os imigrantes, falou sobre o fundamentalismo religioso, a necessidade de proteger as pessoas mais vulneráveis, a luta pela igualdade na sociedade norte-americana, abolição da pena de morte, o futuro dos casamentos e família e mudança climática.

DIFERENÇAS HISTÓRICAS
Além disso, o papa Francisco pediu "coragem e audácia" aos países que têm diferenças históricas, em uma clara menção às relações diplomáticas dos Estados Unidos com Cuba e Irã. Elogiando o que chamou de "esforços feitos nos últimos meses na tentativa de superar as históricas diferenças ligadas a dolorosos episódios do passado", Francisco disse que "é seu dever construir pontes e ajudar todo homem e mulher a fazer isso".

MUDANÇA CLIMÁTICA
O pontífice voltou a tocar no tema da mudança climática, algo que divide republicanos e democratas nos EUA. Para ele, o Congresso dos EUA tem um importante papel a cumprir na luta contra os danos ambientais causados pela atividade humana, e pediu "ações valentes" neste sentido. “Estou convencido de que podemos fazer a diferença e não tenho nenhuma dúvida de que os EUA e este Congresso devem ter um papel importante”.

PENA DE MORTE
Em outro assunto polêmico, o Papa pediu a abolição global da pena de morte. "Estou convencido de que este é o melhor modo, já que toda vida é sagrada", disse. Em referência ao aborto e à eutanásia, ele afirmou que a humanidade deve “proteger e defender a vida humana em todos os estágios de seu desenvolvimento.”

CASAMENTO E FAMÍLIA
Francisco se disse ainda preocupado com o futuro dos casamentos e famílias, visto que “relações fundamentais estão sendo questionadas”. "A família foi essencial para construir esse país. E merece todo nosso apoio e encorajamento. Mesmo assim, não oculto minhas preocupações quanto à família, que está ameaçada, talvez como nunca antes, do lado de dentro e do lado de fora", afirmou, segundo a agência France Presse.

PESSOAS MAIS VULNERÁVEIS
O pontífice iniciou seu discurso falando diretamente aos parlamentares, sobre seu dever em defender e preservar a dignidade da população, e estimular o crescimento de todos os membros da sociedade, principalmente aqueles mais vulneráveis. "Eu gostaria não apenas de falar com vocês parlamentares, mas através de vocês, com toda a população dos EUA. Queria esta oportunidade para dialogar com milhares de mulheres e homens. Eles não estão apenas pagando seus impostos, mas em seu próprio modo sustentam a vida em sociedade", disse Francisco. Ele pediu que o Congresso dê esperança para as pessoas que estão “presas no ciclo da pobreza”.

IMIGRANTES
O Papa tocou novamente no tema dos imigrantes, lembrando que ele é filho de imigrantes, assim como alguns dos presentes no Congresso. "Não devemos repetir os pecados e os erros do passado. Devemos resolver viver agora de maneira tão nobre e justa quanto possível, enquanto educamos novas gerações." Ele pediu que o Congresso rejeite a “mentalidade de hostilidade” em relação aos imigrantes e reconheça que as pessoas que querem se mudar para os Estados Unidos são pessoas que estão tentando melhorar suas vidas e as de suas famílias. 

CRISE DOS REFUGIADOS
Para ele, a crise dos refugiados é algo sem precedentes desde a Segunda Guerra Mundial, e o drama no continente americano representa “grandes desafios e decisões difíceis”. Para ele, é necessário não deixar-se intimidar por números, e adotar uma reposta que os trate de um modo sempre “humano, justo e fraternal”.

FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO
Francisco pediu vigilância contra qualquer tipo de fundamentalismo, e advertiu que “nenhuma religião é imune às diversas formas de aberração individual ou extremismo religioso”. “Combater a violência realizada em nome de uma religião, uma ideologia, ou um sistema econômico e, ao mesmo tempo, proteger a liberdade das religiões, das ideias, e das pessoas requer um delicado equilíbrio sobre o qual temos que trabalhar”, afirmou.

LUTA PELA IGUALDADE
O Papa assinalou que este ano marca o 120º aniversário do assassinato do presidente Abraham Lincoln, o “guardião da liberdade”, e também lembrou da marcha de Martin Luther King saindo de Selma realizada há 50 anos, como parte de seu sonho de que os afro-americanos tivessem direitos na América. “Esse sonho continua a nos inspirar, e estou feliz de saber que a América continua a ser para muitos a ‘terra dos sonhos’.”

Participam da sessão conjunta do Congresso diversas autoridades, como os responsáveis do Supremo Tribunal, os presidentes do Senado e da Câmara dos Representantes, o Secretário de Estado e o decano do Corpo Diplomático.

Com informações de G1

Centenas morrem em ritual de apedrejamento de satã na Arábia Saudita


Centenas de pessoas morreram após uma confusão durante peregrinação anual a Meca, na Arábia Saudita, nesta quinta-feira (24), informou a Defesa Civil saudita, de acordo com as agências internacionais de notícias. O balanço mais recente de mortos é de 717 pessoas, segundo o órgão, e ainda deve aumentar. Pelo menos 805 pessoas ficaram feridas, segundo a Reuters.

De acordo com uma fonte do ministério da Saúde, o tumulto aconteceu durante o ritual de apedrejamento de satã em Mina, que consiste em atirar pedras contra pilastras que representam o diabo. A tragédia ocorreu perto de uma das pilastras quando várias pessoas que deixavam o local se encontraram com um grande número de peregrinos que desejavam ter acesso. As vítimas são de várias nacionalidades, segundo as autoridades.

Até o momento não foram divulgados os motivos que teriam provocado uma correria em Mina, cidade que realizou nos últimos anos obras de infraestruturas para facilitar o deslocamento dos peregrinos. O Irã atribuiu a tragédia a falhas de segurança.

Cerca de 3 milhões de muçulmanos participam da peregrinação a Meca.



Com informações de G1

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Grazi Massafera: drama na ficção e testemunhos reais da Igreja Adventista


Na pele da modelo e viciada em crack Larissa, Grazi Massafera surpreendeu mais uma vez o público pelas cenas fortes de sua personagem em "Verdades Secretas", que foi ao ar nesta terça-feira (23). No capítulo da trama, Larissa estava debilitada física e mentalmente pelo uso contínuo de droga, e atingiu o nível mais profundo do poço na cracolândia. Sem o apoio do namorado, Roy (Flavio Tolezani), a modelo foi amparada pelo missionário Emanoel (Álamo Facó), que na trama ajuda os viciados levando a palavra de Deus e a Salvação, e a quem havia recusado ajuda anteriormente. Abandonada, ela finalmente teve um momento de lucidez e se redimiu pedindo por socorro a ele.

Para compor com intensidade uma modelo viciada em drogas, Grazi passou algumas horas na cracolândia de São Paulo. Ela relata que a experiência com os usuários a fez enxergar a realidade muitas vezes distante dos olhos das pessoas. "Ali pude ver que o pedido de ajuda está no olhar de casa um, a falta de esperança, de mudança, a impotência, a dor daquelas pessoas que não conseguem se livrar daquilo. Não tem como não mexer com o nosso emocional. O que vivi ali foi aprendizado de vida, me fez mais humana e com mais maturidade", afirma.

Após o pedido de socorro de Larissa, a modelo deve se converter a religião evangélica... (UOL)

Nota: Em uma sociedade que tolera e mesmo promove o uso de drogas, o vício é uma crescente ameaça. Redobrando seus esforços no campo da prevenção da dependência, a Igreja Adventista está desenvolvendo novos currículos para suas escolas e programas de apoio para ajudar os jovens a permanecer abstinentes. Cremos no ensino bíblico de que cada corpo humano é um “templo do Deus vivente”, que deve ser cuidado inteligentemente (2Co 6:15-17). Assista o vídeo abaixo com testemunhos de pessoas que estavam no mundo das drogas e tiveram suas vidas transformadas após conheceram a Jesus por meio da TV e Rádio Novo Tempo:

Homenagem a Lutero em uma praça de Roma, a pedido da Igreja Adventista


Uma praça inaugurada em Roma recebeu o nome do teólogo alemão que foi excomungado no século 16 por desafiar a Igreja Católica com suas 95 teses sobre justificação pela fé. A praça Martinho Lutero, um marco da Reforma Protestante numa região central para o catolicismo, fica no parque Colle Oppio, próximo ao Coliseu. Aguardada pela pequena comunidade protestante de Roma, a cerimônia inaugural, realizada no dia 16 de setembro, contou com a presença de Susanne Wasum-Rainer, embaixadora da Alemanha na Itália; Annette Schavan, embaixadora da Alemanha junto à Santa Sé; uma delegação parlamentar de Berlim; Jutta Fischer, prefeito de Eisleben, cidade natal de Lutero; e Ignazio Marino, prefeito de Roma.

A Igreja Adventista foi uma das denominações que contribuíram para esse reconhecimento. Em junho de 2009, depois de constatar que nenhuma rua ou praça da capital italiana tinha sido dedicada a Martinho Lutero, um grupo de membros da igreja protocolou um pedido junto à Comissão de Toponímia de Roma, órgão responsável pela nomeação de lugares, reivindicando que fosse feita uma homenagem ao reformador alemão. Líderes de diversas denominações, incluindo luteranos, batistas e metodistas, também lutaram para que isso acontecesse. A aprovação finalmente veio em agosto deste ano. Na ocasião, representantes do Vaticano também se manifestaram favoráveis ao projeto.

Dora Bognandi, diretora associada do departamento de Liberdade Religiosa da igreja na Itália, considerou que a homenagem histórica feita a Lutero no principal reduto do catolicismo representa “um momento importante para o mundo protestante”.

Para Ignazio Marino, prefeito de Roma, “esse gesto significa que Roma tem de respeitar todas as religiões e fé”. “Einstein disse que é mais fácil quebrar um átomo do que um preconceito. E aqui nós quebramos alguns preconceitos”, afirmou ele durante a inauguração.

Cerca de 98 por cento dos 60 milhões de habitantes da Itália são católicos. A Igreja Adventista no país conta com aproximadamente 9.500 membros que congregam em 111 igrejas, segundo dados do Departamento de Arquivos, Estatística e Investigação da Associação Geral.

Revista Adventista / Com informações da Adventist Review

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Cineasta adventista transforma profecias bíblicas em sucesso no YouTube


O cineasta adventista, Christopher Hudson, preparou uma análise da Igreja Católica Romana e do livro bíblico Apocalipse, especialmente o capítulo 13, em um filme contemporâneo que viralizou no canal YouTube e ainda recebeu elogios de alguns grupos improváveis da cultura pop. 

Assista na íntegra:




O filme Leopard Vision – Vol. 1 (em português Visão de Leopardo – Vol. 1), sobre profecias bíblicas, traça a história da Igreja Católica enquanto revela o que Hudson vê como tema central do último livro da Bíblia: o Apocalipse como revelação de Jesus Cristo e não dos poderes políticos ou de falsos sistemas de adoração.

“É meu sincero desejo que esse filme ajude milhões de pessoas a compreenderem que os eventos que agora ocorrem na Terra são, sem dúvida, indícios de que a Palavra de Deus é verdadeira e de que Jesus Cristo voltará a este mundo em breve”, Hudson, 38, disse à Adventist Review.

O título do filme se refere à descrição de João em Apocalipse 13 de uma besta que ele viu emergir do mar semelhante a um leopardo com sete cabeças, incluindo uma com uma ferida mortal que foi curada. Os líderes da Igreja Adventista e outros líderes protestantes há muito associam tal besta aos poderes religiosos e políticos da Igreja Católica.

O filme foi produzido com um orçamento de 20 mil dólares (cerca de 80 mil reais) e o sistema de arrecadação ocorreu por meio de um site de financiamento coletivo (crowdfunding), rapidamente chegou a dez mil visualizações no dia de seu lançamento no dia 7 de setembro, no YouTube. O filme teve mais de 156 mil visualizações em apenas 10 dias, um número incomum para um documentário independente a respeito de profecia bíblia, cuja forma principal de divulgação foi boca-a-boca.

Enredo
O filme mistura cenas no estilo de um videoclipe com fatos históricos para criar uma narrativa com duração total de uma hora e vinte e seis minutos que atrai expectadores de um amplo grupo demográfico, entre as idades de 13 e 65 anos, de acordo com as estatísticas compartilhadas por Hudson. “Depois de assistir a esse filme, o seu cérebro vai explodir”, escreveu a revista independente de cultura pop Hyperfresh, em sua crítica, dando ao filme cinco estrelas. “Em suma, este filme é simplesmente excepcional.”

A entrevista menciona que a única falha do filme foi que “seus fundamentos estão estabelecidos nas crenças do cristianismo”, o que pode provocar desconforto entre pessoas de outras confissões religiosas. “Contudo, ainda que você não seja cristão, mesmo assim receberá uma tonelada de lições de história quanto ao estabelecimento da Roma primitiva e da pesada influência da Igreja Católica Romana naquele então”, diz.

O autor
Hudson – que talvez seja mais conhecido da audiência adventista por seu programa chamado “Forerunner Chronicles” (Crônicas Precursoras) transmitido três vezes por dia, durante a semana, no canal Dare to Dream da rede de televisão 3ABN – foi criado em um lar adventista em Long Island, Nova York. Porém, ele deixou a igreja para seguir carreira na indústria do entretenimento e seu primeiro trabalho, aos 19 anos, foi escrevendo e desenvolvendo conceitos para videoclipes. Um ano depois ele escreveu o roteiro de seu primeiro filme: “Turn It Up” (lançado no Brasil com o nome “Febre Urbana”), que foi produzido pela companhia de produção da Madonna, MadGuy Films e lançado pela companhia New Line Cinema.

Embora o filme não tenha feito muito sucesso nos cinemas, ele ajudou a lançar a carreira de vários de seus atores participantes, incluindo os atores Jason Statham (“Velozes e Furiosos”) e Chris Messina (“Argo”), e o produtor E. Bennett Walsh (“O Espetacular Homem-Aranha 2”).

“Eu também recebi propostas de outros projetos com elenco de ganhadores do Oscar, mas Deus tinha outros planos”, Hudson disse. Ele contou que dedicou sua vida a Deus depois que Deus lhe chamou a atenção através de uma série de eventos.

Hudson começou a pensar na produção de Leopard Vision depois que um casal idoso sugeriu que ele regravasse uma de suas apresentações sobre Apocalipse 13, como um DVD-testemunho. A visão e o financiamento vieram juntos e Hudson começou a fazer o filme. Ele disse que o número de visualizações também indica que o público está maduro para receber o evangelho eterno.

“Pessoas do mundo inteiro estão pedindo a tradução para sua língua nativa”, afirmou. “Muitos não adventistas expressaram sua apreciação pela clareza da apresentação e houve uma congregação dominical que solicitou cópias para projetar para seus membros”, completou o cineasta.

Hudson já iniciou a filmagem de Leopard Vision Vol. 2, mas não definiu uma data para o lançamento.

Fonte: Equipe Adventist Review, Andrew McChesney

O que um Big Mac faz ao corpo em apenas uma hora


Depois do impacto da Coca-Cola no organismo, surge agora a revelação do que acontece ao corpo apenas uma hora depois de se comer um Big Mac.

O site Fast Food Menu Price criou uma infografia que promete mudar a forma como as pessoas olham (e desejam) um Big Mac, tal como a ilustração do Truth Theory fez com a Coca-Cola. E isto porque é revelado que acontece ao corpo apenas uma hora depois de se comer este tipo de hambúrguer, que contém nada mais, nada menos do que 540 calorias.

Nos primeiros 10 minutos, o cérebro começa a preferir alimentos ricos em calorias, uma vez que a quantidade de açúcar no sangue sobe para níveis anormais e a sensação de prazer é quase plena – devo à libertação da hormona dopamina, responsável pela sensação de recompensa. Este primeiro efeito do Big Mac assemelha-se ao que acontece após o consumo de cocaína.

Nos 20 minutos seguintes, as quantidades exageradas de frutose – presente no xarope de milho usado na confeção – e sódio (cerca de 970 miligramas por unidade) existentes no hambúrguer faz com que o corpo queira mais destes dois nutrientes que, por si só, são já viciantes.

Meia hora depois de comer o hambúrguer, o sódio começa a ‘atacar’ o corpo, que fica desidratado e deixa o cérebro incapaz de distinguir entre fome e sede – o que faz com que se ataquem as batatas fritas ou até mesmo outra dose. Além disso, os rins começam a sentir dificuldade em expulsar o sal e, por isso, o coração começa a bombear com mais intensidade, levando maiores quantidades de sangue para as veias, o que causa pressão arterial alta.

Cerca de 40 minutos depois da ingestão, os níveis de açúcar no sangue ficam descontrolados e o corpo apenas consegue ‘pensar’ em repetir o hambúrguer, ou qualquer outro alimento que se enquadre em fast food. A sensação de fome tende a aumentar.

E passada uma hora do consumo, começa o árduo e longo processo de digestão, que pode demorar mais do que três dias devido à elevada quantidade de gordura presente. De acordo com a infografia, as gorduras trans presentes no hambúrguer (cerca de 1,5 gramas) demoram cerca de 51 dias a serem digeridas, o que aumenta os riscos de problemas cardíacos, principalmente quando esta refeição é repetida algumas várias vezes.


Nota: Aí vão mais algumas razões para evitar esse tipo de alimento, segundo Ellen G. White:

"A gordura cozida com o alimento torna-o de difícil digestão. O efeito do queijo é deletério." Christian Temperance and Bible Hygiene, p. 46 e 47

"A carne é servida cheirando a gordura, porque isto é segundo o gosto pervertido. Tanto o sangue como a gordura de animais são consumidos como uma iguaria. Mas o Senhor deu instruções especiais quanto a não deverem eles ser comidos. Por quê? Porque seu uso ocasionaria uma corrente sanguínea enferma no organismo humano." Carta 102, 1896

"Alimentos cárneos, manteiga, queijo, massas e alimentos requintados e condimentos são usados livremente, por adultos e jovens. Esses artigos fazem sua obra em perturbar o estômago, irritando os nervos e enfraquecendo o intelecto." Christian Temperance and Bible Hygiene, p. 46 e 47

“As coisas que perturbam a digestão têm uma influência entorpecente sobre os sentimentos mais delicados do coração.” Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, p. 298

"O respeito demonstrado no trato adequado do estômago, será recompensado em clareza de pensamento e força de mente. Vossos órgãos digestivos vos não serão prematuramente desgastados para darem testemunho contra vós. Devemos mostrar que apreciamos a inteligência que Deus nos deu, pelo comer, estudar e trabalhar de maneira sábia. É um sagrado dever que sobre nós recai, o de manter o corpo em estado tal que nos permita ter o hálito agradável e puro. Devemos apreciar a luz que Deus nos tem dado sobre a reforma de saúde, refletindo por palavra e por prática sobre outros, clara luz com relação a este assunto." Carta 274, 1908

Dia Mundial Sem Carro: saúde, meio ambiente e mobilidade urbana


O Dia Mundial Sem Carro, celebrado em 22 de setembro, é uma iniciativa popular que vem se difundindo no mundo para diminuir a poluição e efetivar a mobilidade urbana.

O primeiro país a comemorar essa data foi a França, no ano de 1997. A partir daí, gradativamente vários outros lugares passaram a celebrá-la, principalmente em razão da atuação de grupos ambientalistas e também de ativistas que lutam também por uma melhor mobilidade urbana. Nos anos 2000, várias nações europeias já haviam difundido essa prática, inclusive com a Jornada Internacional “Na Cidade, sem meu Carro”, criada pela União Europeia.

No Brasil, desde 2001, movimentos ambientalistas e cicloativistas colocam a prática do Dia Mundial sem Carro em atividade, não tão somente deixando o uso do automóvel, mas promovendo incentivos para que as pessoas utilizem meios alternativos de deslocamento nas cidades, principalmente com o uso da bicicleta para percorrer certas distâncias. Com isso, além de emitir menos poluentes na atmosfera, também há a promoção da mobilidade urbana, o que proporciona uma melhoria na qualidade de vida para a população.

Participe desse dia em favor da Mobilidade Urbana com menos trânsito, seja caminhando, utilizando transporte público ou bicicleta, e sem se locomover de carro!

Incentive amigos, familiares e conhecidos a fazerem o mesmo, ampliando assim a conscientização cidadã por um trânsito melhor e um meio ambiente mais sustentável!

Ataque terrorista deixa sete adventistas mortos em Camarões


Pelo menos sete mortes de adventistas ocorreram na noite de 17 de setembro de 2015, na vila Aïssa Harde, localizada no extremo norte de Camarões. A vila está agora em estado de desolação e abandono. De acordo com o testemunho do pastor Richard Hendjena, líder da Igreja Adventista do Sétimo Dia no norte de Camarões, “homens fortemente armados invadiram a vila de Aïssa Harde, localizada a 11 quilômetros a leste de Mora, capital de Mayo Sava, na região do extremo norte de Camarões. Era por volta da 23 horas, de acordo com algumas testemunhas. Esses indivíduos não identificados invadiram várias casas e mataram nove pessoas, incluindo sete adventistas do sétimo dia. Muitos imóveis foram queimados, provocando significativas perdas materiais”, afirmou Hendjena.

Os assassinatos não tiveram sua autoria exata ainda reivindicada, mas há indícios de que possa ter relação com o grupo considerado terrorista Boko Haram, que por meses atinge as fronteiras entre Camarões, Chade e Nigéria.

A seita Boko Haram usa várias estratégias desde que uma coalização das forças armadas de Camarões e Chade infligiram pesadas perdas a eles. Em julho desse ano, Camarões registrou os primeiros ataques suicidas em seu solo com os ataques a Fotokol e Maroua. De acordo com as informações da região, a informação da violência a uma vila pacífica não é o primeiro ato desse grupo que reivindica o banimento da educação ocidental.

O pastor Hendjena afirma que, depois dos assassinatos, “muitas famílias também esvaziaram a vila, deixando uma vila desolada, definhando em pânico e psicose. Essa é a primeira vez que a Igreja Adventista do Sétimo Dia viu essa catástrofe provocar a perda de tal número de membros, desde que iniciaram os abusos no extremo norte de Camarões”. O abandono dessas vilas tem a consequência direta da interrupção das atividades das igrejas locais, ali localizadas. As populações devem se mudar para uma estação muito chuvosa, normalmente marcada pela fome.

Segundo a Anistia Internacional, mais de 400 pessoas perderam a vida desde julho de 2014 em atentados organizados pelo Boko Haram em Camarões, o que provocou uma dura resposta das forças de segurança contra suspeitos de pertencerem ao grupo terrorista. Desde o início de 2015, é atribuído ao Boko Haram a morte de mais de 2.400 pessoas na Nigéria, Chade, Camarões e Níger, apesar da crescente pressão militar dos países da região do Lago Chade. 

Fonte: Equipe ASN - Foto: Cameroon Concord

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

TV Globo destaca alimentação saudável em escola adventista de MG

Confira a reportagem completa aqui
Uma cantina repleta de alimentos saborosos, mas saudáveis. O que é realidade em grande parte das instituições adventistas pelo Brasil também ocorre na região leste de Minas Gerais, em Governador Valadares. Na cidade, a imprensa entrou em contato com a escola adventista por saber que esta prezava pela boa alimentação dos alunos. A equipe da Inter TV dos Vales, afiliada à Rede Globo, passou alguns momentos e acompanhou o momento de intervalo dos estudantes na Escola Adventista da cidade (CEAOK).

Quando a equipe chegou até a escola o cenário que encontrou foi de salada de frutas, alimentos assados, sem frituras, refrigerantes ou produtos de origem animal. Mas não foi somente na cantina que encontraram os bons hábitos. Segundo a professora Patrícia Santos, os alunos são incentivados na sala se aula a cuidarem da saúde e da alimentação. (Com informações da ASN)

Fantástico mostra musical de adventista estrelado por crianças autistas

Clique aqui para assistir a reportagem do Fantástico
Formada em musicoterapia, Ana Carolina Steinkopf não se intimidou ao atender um autista. Percebendo a relação especial que as pessoas com autismo têm com a música, Ana Carolina resolveu montar um musical com eles, que ela sabia existir apenas nos Estados Unidos. Até nos casos mais graves, a música ajudou a encurtar a distância imensa entre o palco e o isolamento. Antes impensável, o encontro rendeu uma noite memorável. (Fantástico)

Quase dois milhões de brasileiros são atingidos pelo Transtorno do Espectro Autista (TEA), de acordo a Associação Brasileira de Autismo. O transtorno, que tem início na infância, está associado à dificuldade na comunicação (alteração na fala), socialização e a comportamentos repetitivos que têm ocorrência em diferentes contextos, conforme explica a psiquiatra da infância e da adolescência Ingrid Oliveira. O autismo é classificado em três graus: leve, moderado e grave. Quanto mais precoce o diagnóstico, melhor as chances de tratamento. Uma das formas de tratamento encontradas para o TEA é a musicoterapia – terapia que usa a música e seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) para reabilitação dos indivíduos.

A musicoterapeuta Ana Carolina Steinkopf, 24, que mora em Brasília, criou um projeto que envolve crianças com Autismo. O musical, intitulado Uma sinfonia diferente, foi idealizado pela jovem em parceria com a clínica onde trabalha. O musical é um projeto voluntário que reúne a musicoterapeuta Ana Carolina Steinkopf, a psicóloga Cinthia Vanessa, 21 estudantes de psicologia, uma equipe de filmagem, uma equipe de fotografia, uma banda com sete músicos e uma equipe de produção.

Inspiração divina
Ela conta que a ideia surgiu baseada na prática clínica, onde percebeu que as crianças que faziam parte das sessões de musicoterapia tinham mais facilidade com a comunicação e o relacionamento. O musical envolve 21 crianças dentro do espectro autista e suas famílias. “A família é muito importante. Ao envolvê-los, a criança se motiva mais. Quando eles fazem algum movimento ou som, ela se sente estimulada a reproduzir a mesma ação. Isso é importante porque o autista precisa de vínculo”, comenta a musicoterapeuta.

A musicoterapeuta Ana Carolina reconhece a atuação de Deus durante todo o desenvolvimento do projeto. Adventista desde a infância, Ana conta que participou do Clube de Desbravadores e de projetos musicais da Igreja. Para ela, a base cristã teve grande importância no desenvolvimento do projeto. “Só estou conseguindo fazer o que faço hoje pelo que aprendi na Igreja. A parte musical que faz parte da minha vida foi influência da igreja. Foi lá também que aprendi a falar em público e a ter liderança [o que atribui ao Clube de Desbravadores]. Tive uma escola muito boa dentro da igreja”, relembra. Ana reconhece que o projeto, que nasceu em meados de novembro de 2014, teve inspiração divina. “Orei muito antes de fazer o projeto e pedi que Deus estivesse no controle. Depois disso, ele não saiu da minha cabeça e vinha acompanhado da frase: ajudando aos pequeninos você me ajudará [Mateus 25:40]”. A musicoterapeuta vê o projeto como uma oportunidade de levar Jesus às famílias envolvidas. “Sempre mando mensagens e orientações baseadas nos ensinos bíblicos e tenho recebido uma resposta positiva”, conta com alegria.

Ana separa cinco horas da semana para ser voluntária dentro do projeto o que, para ela, é um grande prazer. “O que mais fica pra mim [do projeto] é abrir mão do dinheiro. Quando você faz alguma coisa em que acredita e que sabe que vai ajudar outras pessoas, não se importa em não ganhar dinheiro. O pagamento é a melhora da criança e o vínculo afetivo dos pais e dos irmãos”.

[Maiores informações aqui]

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Lua de sangue que acontecerá no dia 27/09 é sinal da volta de Jesus?

A transmissão ao vivo do evento pela revista Sky & Telescope começa às 22 horas do dia 27/09
Na noite de domingo, dia 27 de setembro, será possível ver no Brasil o último dos quatro eclipses totais da Lua que aconteceram em sequência desde abril do ano passado. O fenômeno conhecido como Lua de Sangue é relativamente raro e só deverá acontecer novamente em 2033.

O eclipse lunar total acontece quando a Lua fica encoberta pela sombra da Terra, porém nesta data também acontecerá a Superlua, quando a órbita da Lua está o mais próximo possível da Terra durante a Lua cheia. A agência espacial americana (Nasa) explicou que a Lua de sangue ocorre quando a região periférica da Lua ingressa no centro da sombra da Terra, que é de cor âmbar. É durante esse período que o satélite é visto da Terra com uma cor avermelhada, causada pela luz do Sol e matizada por sua passagem pela atmosfera terrestre - algo similar à coloração que a luz solar adquire nos crepúsculos. Entenda melhor o fenômeno assistindo o vídeo abaixo:



A primeira Lua de Sangue da tétrade aconteceu em abril do ano passado, a segunda em outubro passado, a terceira em abril e a última será agora no fim de setembro.

Muitas teorias em torno da tétrade surgiram e foram anunciadas nos últimos meses. O teólogo e pastor Mark Biltz diz que há chances da grande tribulação começar a partir dessa última Lua de Sangue. Como descendente de judeus, o religioso estudou muito a respeito das profecias sobre Sol e a Lua e entende que elas são sinais da vinda de Cristo. 

Ao longo da história, os eclipses solares e lunares estiveram rodeados de muitas superstições e referências a profecias sobre desastres naturais de grande magnitude. E não faltaram pessoas que especulassem sobre a possível relação dessa Lua de sangue com as profecias de Mateus 24 e Joel 2, que diz: “O Sol se converterá em trevas, e a Lua em sangue, antes que venha o grande e temível dia do Senhor.” Afinal, será que há alguma relação? O texto abaixo, escrito pelo teólogo Dr. Alberto Timm, é bastante esclarecedor a esse respeito:

O texto bíblico declara que a segunda vinda de Cristo seria precedida por um grande terremoto, bem como por sinais cósmicos no Sol, na Lua e nas estrelas (ver Jl 2:31; Mt 24:29; Mc 13:24, 25; Lc 21:25; Ap 6:12, 13). Os adventistas creem que esses sinais se cumpriram respectivamente com o terremoto de Lisboa, no dia 1º de novembro de 1755; o escurecimento do Sol e a Lua em cor de sangue, em 19 de maio de 1780; e a queda das estrelas, na noite de 13 de novembro de 1833. Mas pelo menos três argumentos básicos têm sido usados contra tais identificações. Um dos argumentos é que esses acontecimentos não passariam de fenômenos naturais, reincidentes e explicáveis cientificamente, que não poderiam ser considerados cumprimentos proféticos. Devemos reconhecer, no entanto, que esses fenômenos são “sinais” (Lc 21:25) mais importantes pelo seu significado do que pela sua própria natureza. Além disso, em várias outras ocasiões Deus usou meios naturais com propósitos espirituais. Por exemplo, o dilúvio envolveu água e uma arca (Gn 6-8); e entre as pragas do Egito havia rãs, piolhos, moscas, pestes, úlceras, saraiva, gafanhotos e trevas (Êx 7–12). De modo semelhante, os sinais cósmicos, mesmo podendo ser explicados cientificamente, apontavam para importantes realidades espirituais.

Outro argumento usado contra as identificações acima mencionadas é que elas já estão demasiadamente distantes da segunda vinda de Cristo para ainda ser consideradas sinais desse evento. Mas Cristo deixou claro que esses sinais deveriam ocorrer “logo em seguida à tribulação daqueles dias” (Mt 24:29), ou seja, próximo ao término dos 1.260 anos de supremacia papal (Dn 7:25). Apocalipse 6:12-14 esclarece que a sequência terremoto/sol/lua/estrelas ocorreria no contexto da abertura do sexto selo, e não do sétimo selo, que é a segunda vinda de Cristo.

William H. Shea, em seu artigo “A marcha dos sinais”, Ministério, maio-junho de 1999, p. 12, 13, identifica a seguinte sequência profética: (1) o grande terremoto de 1755; (2) o dia escuro de 1780; (3) o juízo sobre a besta em 1798; (4) a queda das estrelas em 1833; e (5) o início do juízo investigativo pré-advento em 1844. Assim como o grande terremoto e o dia escuro precederam o juízo sobre a besta, a queda das estrelas antecedeu o início do juízo investigativo.

Um terceiro argumento contra tais identificações é que o terremoto de Lisboa em 1755 não foi o mais intenso abalo sísmico já registrado. Independentemente de sua intensidade, o terremoto de Lisboa foi o mais significativo, em termos proféticos. Como prenúncio do término dos 1.260 anos de supremacia papal, o terremoto ocorreu em um domingo, Dia de Todos os Santos, quando os devotos católicos estavam reunidos em suas igrejas, e nenhum dos supostos santos os conseguiu proteger.

Otto Friedrich, em sua obra O fim do mundo (Rio de Janeiro: Record, 2000), p. 227-271, afirma que alguns padres e freiras anteviram em sonhos e visões que Lisboa seria destruída. A posição tradicional adventista é confirmada em Nisto Cremos: as 28 Crenças Fundamentais da Igreja Adventista do Sétimo Dia, 8ª ed. (Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2008), p. 417-419; e no Tratado de Teologia Adventista do Sétimo Dia (Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2012).

Ellen G. White, em O Grande Conflito, p. 636, 637, reconhece que, por ocasião da segunda vinda de Cristo, “o Sol aparecerá resplandecendo” à meia-noite e um “grande terremoto” abalará a Terra (Ap 16:18). Mas na mesma obra (p. 304-308, 333-334), a Sra. White assegura que os sinais cósmicos mencionados especificamente pelo profeta Joel (Jl 2:31), por Cristo (Mt 24:29; Mc 13:24, 25; Lc 21:25) e pelo apóstolo João (Ap 6:12, 13) se cumpriram respectivamente em 1755, 1780 e 1833. Portanto, a Igreja Adventista do Sétimo Dia aceita os eventos ocorridos nessas datas como sendo os sinais preditos em Mateus 24:29.