quinta-feira, 30 de junho de 2016

A vida de Jesus Cristo ganhará versão em realidade virtual - Jesus VR


Depois de grandes produções nos palcos e nos cinemas, a história bíblica chega à realidade virtual. A Autumn Productions e a VRWERX anunciaram o longa-metragem Jesus VR – A História de Cristo

A experiência vai mostrar do nascimento de Cristo até a crucificação, incluindo passagens como O Sermão da Montanha, e vai permitir que o público se sinta presente nas cenas. O filme tem produção executiva assinada por Enzo Sisti, que também trabalhou na equipe de A Paixão de Cristo de Mel Gibson. Tim Fellingham será Jesus, Mish Boyko será Pedro e Rhys Howells interpreta Judas. 

Jesus VR foi rodado em Matera, na Itália, em outubro de 2015. A produção utilizou câmeras 360º com resolução 4K, o que permite que os espectadores olhem para todas as direções e vejam ação em qualquer ângulo em todas as cenas. Os produtores garantem que quando a água virar vinho será como se os espectadores estivessem no meio do casamento em Canaã. 

Com 90 minutos de duração, o filme estará disponível para todas as plataformas de realidade virtual: Google Cardboard, Gear VR, Oculus Rift, Playstation VR e HTC Vine. Também deve estar disponível em salas de cinema nos EUA que oferecem essa tecnologia, ainda inédita no Brasil. 

Jesus VR - A História de Cristo estreia em dezembro, e muito de seu sucesso vai depender da popularização da tecnologia – ou toda essa investida poderá ser um grande desperdício de cartucho. 

Com informações do Canaltech e Gospel Prime (via The Guardian e Daily Mail)

Refugiado sírio encontra 150 mil euros e entrega à polícia na Alemanha


Muhannad M., um refugiado sírio de 25 anos, encontrou 150 mil euros (cerca de R$ 540 mil) escondidos em um armário que recebeu como doação e entregou o dinheiro à polícia de Minden, na Alemanha. Ele justificou o ato dizendo que a religião muçulmana consideraria um erro grave ficar com algo que não lhe pertence. “Alá nunca me permitiria financiar meus próprios interesses com a riqueza de outra pessoa”, disse Muhannad ao jornal alemão "Bild", que ressalta que o valor poderia ajudar a retirar da Síria os membros da família dele que ainda não conseguiram fugir de Homs.

Ao ver as notas de 500 euros, ele chegou a pensar que o dinheiro era falso, mas se convenceu de sua validade após pesquisar na internet formas de identificar imitações. Ele então colocou tudo em uma sacola e a entregou a funcionários do escritório de imigração, que entraram em contato com a polícia local que investiga agora quem seria o dono dos títulos e cédulas. Muhannad irá receber uma recompensa equivalente a 3% do valor, ou 4.500 euros (aproximadamente R$ 16.200). (G1)

Nota: Agora é preciso que reflitamos a respeito da seguinte questão: Qual seria a nossa atitude se estivéssemos no lugar deste rapaz? Lançaríamos mão da honestidade ou faríamos o contrário? Os princípios cristãos prevaleceriam naquele momento tentador? Creio que estas perguntas confrontam a muitos de nós, certo? São nessas horas que provamos até onde valorizamos nossas convicções, assim como aconteceu com Muhannad; até que ponto a Palavra é importante em nosso dia a dia. 

Com o Evangelho, aprendemos a fazer o bem. Ele nos ensina que se não o fizermos, estaremos cometendo pecado (Tg 4:17). Deus abençoará aqueles que procederem com honestidade (Pv 10:3). Honestidade também faz parte de dois mandamentos (Êx 20:15-16). As riquezas que forem ganhas desonestamente não duram (Pv 21:6). Sigamos os caminhos de Deus, e reconheçamos que os que dependem dEle sentirão dever ser sempre honestos para com os seus semelhantes. Nenhum homem desonesto para com Deus ou seus semelhantes pode realmente prosperar. Ellen G. White disse:

"A honestidade deve caracterizar cada ato de nossa vida." - Conselhos Sobre Mordomia, p. 142

"A maior necessidade do mundo é a de homens – homens que se não comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus." - Educação, p. 57

Que Deus nos ajude, e que possamos ser fiéis e honestos em todos os aspectos de nossas vidas.

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Ellen White ligou os muçulmanos aos eventos dos últimos tempos?


Há apenas um parágrafo nos escritos de Ellen G. White falando desse assunto. É uma referência histórica no apêndice de O Grande Conflito que ela menciona o que hoje chamamos de Islamismo.
"O Salvador disse: 'Quem crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece' (Jo 3:36). E outra vez ele disse: 'E a vida eterna é esta: que te conheçam a Ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste' (Jo 17:3). O Islamismo tem seus conversos em muitos países, e seus defensores negam a divindade de Cristo. Será esta crença propagada, sem que os defensores da verdade consigam demonstrar intenso zelo pela derrota do erro, ensinando aos homens sobre a preexistência do único Salvador do mundo? Oh, como precisamos de homens que esquadrinhem e creiam na Palavra de Deus, que apresentem Jesus ao mundo em Sua natureza divina e humana, declarando com poder na demonstração do Espírito que 'debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devemos ser salvos' (At 4:12). Oh, como precisamos de crentes que apresentem Cristo na vida e no caráter, que O representem diante do mundo como o resplendor da glória do Pai, proclamando que Deus é amor!" (The Home Missionary, setembro de 1892)
Jesus Cristo não é uma figura completamente desconhecida aos muçulmanos. Isa (nome árabe de Jesus), considerado um profeta do Islamismo, é citado em 15 capítulos e 93 versos do Alcorão.

Em relação ao Cristianismo, o Islamismo tem algumas semelhanças, mas também diferenças significantes. Assim como o Cristianismo, o Islamismo é monoteísta. No entanto, os muçulmanos rejeitam o conceito da Trindade – ou seja, que Deus se revelou como um em três pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. O Islamismo clama que Jesus era apenas um profeta – não o Filho de Deus. Os muçulmanos acreditam que Jesus, embora nascido de uma virgem, foi criado como Adão. 

Os muçulmanos não acreditam que Jesus tenha morrido na cruz, mas sim, que Deus o levou ao céu para que Ele seja uma testemunha contra os judeus. Para a tradição islâmica, o homem que morreu no seu lugar foi Judas ou Simão de Cirene. Eles não entendem por que Alá permitiria que o Seu profeta Isa sofresse uma morte torturante. Contudo, a Bíblia mostra como a morte do Filho de Deus foi fundamental para pagar pelos pecados dos crentes (Isaías 53:5-6, João 3:16, 14:6, 1 Pedro 2:24).

O Islamismo ensina que se pode ganhar o paraíso através de boas obras e obediência aos Cinco Pilares. A Bíblia, pelo contrário, revela que o homem não pode se comparar com um Deus santo (Romanos 3:23; 6:23). Apenas por causa da misericórdia e amor de Deus os pecadores podem ser salvos através da fé em Cristo (Atos 20:21; Efésios 2:8-9).

Embora o Islamismo seja a segunda maior religião depois do cristianismo, e os muçulmanos sejam o grupo religioso que mais cresce no mundo, poucos tiveram a oportunidade de conversar com um cristão. Oito em cada dez muçulmanos nunca conheceram um verdadeiro cristão, apontou o site Mission Network News. Apenas uma pequena parcela de muçulmanos no Oriente Médio estão familiarizados com o cristianismo, de acordo com a CBN News.

Devido a estas diferenças e contradições essenciais, o Islamismo e o Cristianismo não podem ser ambos verdadeiros. A Bíblia e o Alcorão não podem ambos ser a Palavra de Deus. Mas apesar disso, é importante desenvolver amizades com a comunidade muçulmana para construir uma confiança que vá permitir que os cristãos possam compartilhar o Evangelho, e assim, esse grupo poderá atender ao chamado “sai dela, povo meu” para se juntar ao povo da aliança eterna.

Adventistas oram pelos afetados pelo atentado suicida na Turquia


O pastor Rick McEdward, presidente da região administrativa conhecida como União Oriente Médio e África do Norte da Igreja Adventista do Sétimo Dia, juntou-se aos adventistas em toda a região em oração pelas pessoas afetadas pelo atentado suicida ocorrido em Istambul, na Turquia.

“A família da igreja, assim como a MENA (acrônimo em inglês para a União Oriente Médio e África do Norte da Igreja Adventista), estão orando pelas famílias dos mortos e pelos que estão nos hospitais se recuperando”, disse McEdward, líder da União, em um comunicado enviado por e-mail. “Visto que Istambul é um dos principais centros de tráfego aéreo da região, esse ataque se faz sentir perto de casa”, ele disse. “Nosso pessoal e famílias passam frequentemente por esse aeroporto”, completou.

O número de mortos no atentado ocorrido no Aeroporto Internacional de Istambul, na Turquia, subiu para 42 e o de feridos, para 239, de acordo com um novo balanço divulgado nesta manhã de quarta-feira (29). Na terça (28), três suicidas provocaram explosões no terminal internacional do Ataturk, que é o 3º aeroporto mais movimentado da Europa. Nenhum grupo reivindicou o ataque até o momento, mas há suspeitas de uma ação do Estado Islâmico. 

O pastor Ted Wilson, presidente mundial adventista, também afirmou que orou “pelas famílias que perderam seus entes queridos; pelo povo da Turquia e pelas agências governamentais que têm de lidar com essas situações trágicas. Orei pelo trabalho de nossa igreja na União Oriente Médio e Norte da África e por suas importantes atividades”.

Wilson ecoou esse sentimento, dizendo: “foquemos na obra impressionantemente grande que Deus confiou às mãos dos adventistas do sétimo dia de anunciar Seu plano de salvação, através de Cristo, para proclamar as três mensagens angélicas, levando o povo de volta ao verdadeiro culto a Deus, mostrando o cristianismo prático pelo Envolvimento Total do Membro para alcançar as pessoas e para proclamar a breve vinda de Jesus Cristo. Pela graça de Deus, descartemos as coisas superficiais que nos distraem de nossa verdadeira missão”. (Informações de Adventist Review e G1)

terça-feira, 28 de junho de 2016

Fifth Harmony e a Segunda Vinda de Jesus


O que você faria pelo seu maior ídolo? Os fãs do grupo de música pop Fifth Harmony decidiram encarar as noites frias de Porto Alegre dentro de barracas por mais de um mês. O acampamento foi montado no dia 25 de maio, em frente ao local onde o show vai ocorrer, no Pepsi On Stage, nesta terça-feira (28), na apresentação que abre a turnê no Brasil. "Vale a pena, por elas tudo vale a pena", garante a gaúcha Micheli Lambert, de 16 anos, que faz revezamento para guardar um lugar na primeira fila. A adolescente divide a barraca com outras 24 pessoas, com idade entre 14 e 19 anos. Todo esse empenho e preparação para apenas 5.500 pessoas verem e ouvirem em Porto Alegre o grupo por poucas horas. Esta será a segunda vinda das meninas do Fifth Harmony ao Brasil.

Mas o maior de todos os eventos na história da humanidade ainda está por vir: A segunda vinda de Jesus. Evento onde o “astro” maior, Jesus Cristo, será visto e ouvido por todos. Não haverá jogo de luzes, apenas a Sua glória, mais forte que o sol do meio dia. Será também um evento mundial, pois todos participarão, não importa onde estiverem, verão o rosto de Cristo (Ap 1:7). Enquanto o Fifth Harmony faz o show e vai embora, sem ter quase nenhum contato pessoal com os fãs, Cristo vem e leva junto com Ele todos os que se prepararam devidamente para o momento. Que diferença!

Como para qualquer grande acontecimento é necessário preparo antecipado e cuidadoso, nenhum detalhe pode ser deixado de lado, pois um leve deslize porá tudo a perder. Na parábola das “Dez Virgens” (Mateus 25:1-13), Cristo mostrou que uma mistura de esquecimento e autossuficiência impediram cinco moças de participarem do banquete de casamento. 

Como estão seus preparativos para este evento? O preparo e a participação são individuais e ninguém poderá guardar lugar para você. Você vai perder esse show? Este sim, vale a pena!
“Surge logo no Oriente uma pequena nuvem negra, aproximadamente da metade do tamanho da mão de um homem. É a nuvem que rodeia o Salvador, e que, a distância, parece estar envolta em trevas. O povo de Deus sabe ser esse o sinal do Filho do homem. Em solene silêncio fitam-na enquanto se aproxima da Terra, mais e mais brilhante e gloriosa, até se tornar uma grande nuvem branca, mostrando na base uma glória semelhante ao fogo consumidor. Sobre ela está o arco-íris do concerto. Jesus, na nuvem, avança como poderoso vencedor. Com antífonas de melodia celestial, os santos anjos, em vasta e inumerável multidão, O acompanham em Seu avanço. O firmamento parece repleto de formas radiantes – ‘milhões de milhões e milhares de milhares’ (Ap 5:11). Nenhuma linguagem humana pode descrever a cena, mente mortal alguma é apta para conceber seu esplendor.” (Ellen G. White - O Grande Conflito, p. 640, 641).
Precisamos estar sempre prontos, se quisermos passar a eternidade ao lado de Jesus.

Padre Fábio de Melo culpou as mulheres por violência doméstica?


Após o vídeo de um sermão em uma celebração na Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), viralizar na web e deixar o padre Fábio de Melo no centro de uma polêmica sobre violência, o religioso pediu desculpa nesta segunda-feira (27) pelas palavras usadas na pregação. Depois de afirmar em 2007 que o 'agressor só se torna agressor porque a vítima o autoriza', ele disse ter sido infeliz na linguagem e afirmou que não pretendeu dizer que a vítima é culpada. Assista ao vídeo:


No sermão (veja aqui completo), em que o tema era "amor próprio", o religioso que mora em Taubaté e é celebridade nas redes sociais, defendeu que no caso da agressão contra as mulheres são elas as responsáveis pela forma como são tratadas pelos seus companheiros.

"As mulheres que são agredidas fisicamente por seus maridos, no dia em que ela recebe a primeira agressão é ela que vai determinar para ele se ele vai ter o direito de agredi-la pela vida inteira ou não, é o jeito como ela olha para ele, não é nenhuma palavra, não é nenhum grito que vai dizer não me bata, mas é o seu jeito de ser mulher", disse na época.

Os internautas consideraram a pregação machista e reagiram debatendo com ele a questão da violência doméstica. "O silêncio da vítima às vezes é a sobrevivência dela", rebateu uma internauta. 

Para o padre, a intenção com a afirmação durante o sermão foi destacar a importância da denúncia.

"É muito desconfortável ser promotor do que abominamos. Culpar a vítima é abominável. Se fui infeliz na linguagem, resta-me retratar. Peço perdão. Eu nunca pretendi dizer que a vítima é culpada, apenas salientei que a não denúncia reforça o agressor", afirmou na rede social. (G1)

Nota: A violência contra a mulher tornou-se uma problemática recorrente no mundo – mesmo depois de tantos avanços em termos de leis e da valorização da mulher no âmbito social e doméstico. De acordo com o último relatório da ONU, sete em cada 10 mulheres já foram ou serão violentadas por homens em algum momento da vida. No Brasil, por exemplo, a cada 12 segundos uma mulher sofre pelo menos uma das violências citadas na lei nº 11.340, conhecida como Lei Maria da Penha.

Apesar da vigência de leis específicas, campanhas e das milhares de ativistas que saem às ruas em favor dessas vítimas, a violência contra as mulheres é cada vez mais recorrente. Para a psicóloga especialista em atendimento às vítimas, Tereza Verone, o principal motivo pelo qual estes números não diminuem é o machismo, fruto de uma cultura patriarcal e sexista. “Os agressores são educados para desenvolver um comportamento agressivo. Estes homens são problemáticos, incapazes de se relacionar de maneira saudável sem tratamento”, complementa.

São muitas as razões que fazem com que as mulheres permaneçam com seus maridos agressivos, tais como: medo, filhos, dependência financeira, dependência emocional e vergonha, respectivamente. Porém, muitas apenas são mais vítimas das circunstâncias, do que do próprio parceiro. “Elas estão presas ao chamado ciclo da violência doméstica (CVD), por isso é que se submetem a uma vida inteira de agressões”, explica a assistente social Tatiane Festa.

O CVD é a rotina da mulher que vive em situação de constante violência. No primeiro estágio, surge a tensão, que é quando o homem cria um conflito com a parceira. Logo em seguida, ele reage a tensão, agredindo-a. No entanto, após uma situação de agressão, o homem se arrepende e trata a mulher com carinho, cuidado e respeito, confundindo suas emoções.

A presidente da comissão de Liberdade Religiosa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Damaris Moura, defende que a religião tem um papel imprescindível no combate à violência contra a mulher. “É nas igrejas que muitas vítimas buscam conforto, apoio e paz. Por isso, os membros precisam estar preparados para receber esse grupo”, aconselha. Devido a necessidade de pessoas preparadas para combater a violência e abuso contra mulheres, crianças e idosos, foi criado em 2002 o projeto educativo Quebrando o Silêncio, que é promovido anualmente pela Igreja Adventista do Sétimo Dia. 

I Conferência Nacional Cristãos na Ciência - Dois Livros: Um Autor


A Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, sediará a I Conferência Nacional Cristãos na Ciência que acontece entre os dias 17 e 19 de novembro. O tema do evento será “Dois Livros: Um Autor” com discussões sobre os temas: o Livro das Escrituras, com ênfase na interpretação bíblica de Gênesis 1 a 3; o Livro da Natureza, com ênfase na discussão sobre teologia natural e filosofia da ciência e religião; e Modelos de atuação no diálogo entre ambos os livros.

Para essa conferência estão confirmados os nomes de palestrantes brasileiros e estrangeiros bastante conhecidos nessa temática ciência e fé cristã. Entre eles Alister McGrath, professor de Ciência e Religião na Universidade de Oxford e diretor do Ian Ramsey Centre for Science and Religion. A história desse pesquisador é interessante, pois ele já foi ateu e hoje é um dos mais influentes pensadores cristãos da atualidade. Outro preletor confirmado é Ted Davis, professor de História da Ciência no Messiah College, diretor do Fórum Central na Pensilvânia de Religião e Ciência.

Além deles também está confirmado a participação do professor de nanomateriais da Universidade de Oxford, Andrew Briggs; o professor de Antigo Testamento no Wheaton College, John H Walton; o presidente da Comissão de Relações Inter-eclesiásticas da Igreja Presbiteriana do Brasil (CRIE-IPB), Davi Gomes; o coordenador da Especialização em Teologia Pastoral e o Centro de Línguas Andrew Jumper (CLAJ), Tarcízio Carvalho; o presidente do Conselho de Educação Cristã e Publicações da Igreja Presbiteriana do Brasil e membro do Conselho Editorial da Cultura Cristã, Mauro Meister; o coordenador do Grupo de Neurofísica no Instituto de Física da Unicamp e vice-diretor do Instituto Brasileiro de Neurociências e Neurotecnologia – BRAINN e diretor geral do projeto ABC², Roberto Covolan; e o diretor de conteúdo do projeto da ABC², o teólogo Guilherme de Carvalho.

Para participar da I Conferência Nacional Cristãos na Ciência é preciso se inscrever a partir do dia 4 de julho através do site www.cristaosnaciencia.org.br.

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Festival de Louvor vai ajudar refugiados sírios e moradores de rua (SP)


“Quatro Vozes, Uma Missão!” é um festival de celebração e louvor que vai ajudar famílias de refugiados sírios em São Paulo e os moradores em situação de rua na capital paulista. Na edição 2016, o evento apresenta quatro musicais com banda ao vivo, com Daniela Araújo, Priscilla Alcântara, Daniel Lüdkte e Marcela Taís, e conta ainda com a participação especial do Pedra Coral, pastor Jonas Pinho e Drª. Damaris Moura, presidente da comissão de Liberdade Religiosa da OAB/SP.

Local: Espaço Bom Retiro - Av. Nicolas Boer, 100 - Barra Funda, São Paulo/SP. Fone: (11) 3355-4000
Data: Quarta-feira, feriado, 7 de setembro
Horário: início pontualmente às 15h
Ingressos: Clique aqui

R$ 25 (Primeiro Lote) + 1 kit de higiene pessoal – até 20 de julho
R$ 35 (Segundo Lote) + 1 kit de higiene pessoal – de 21 de julho a 6 de agosto
R$ 45 (Terceiro Lote) + 1 kit de higiene pessoal – de 6 de agosto a 6 de setembro
R$ 50 no dia do evento + 1 kit de higiene pessoal

[Kit de higiene pessoal obrigatório: uma pasta, uma escova de dente e um sabonete]

Maiores informações em www.tevejola.com.br

Muito além do sol, muito além das estrelas e galáxias


Não sou "profeta do apocalipse", nunca fui. Quem me conhece sabe que, definitivamente, não é esse o meu perfil de crente. Sempre procurei viver minha religião com equilíbrio, buscando usufruir da graça de Deus estendida a todos os homens. Sempre procurei extrair da vida cristã todo o potencial de alegria e bem-viver que ela pode nos dar aqui e agora, embora sem perder de vista nosso destino eterno. Sou uma pessoa do meu tempo. Costumo dizer que nasci em meados do século passado, mas não vivo lá. Mas, vendo o que está acontecendo atualmente no mundo, a progressão das doenças de todo tipo, físicas e emocionais, o aumento desmesurado da violência, maldade, desamor, criminalidade, desemprego, fome, terrorismo sanguinário, tragédias naturais, destruição do planeta, desabastecimento, escassez de água e de energia, desgoverno e perplexidade na maioria dos países, corrupção arraigada em todos os níveis da sociedade, relacionamentos humanos em crise, inversão total de valores, desconstrução da família, chega-se de modo fácil à constatação de que o problema desse mundo não é apenas econômico, político, social, moral, mas, principalmente, espiritual.

E é difícil não enxergar que desabam as estruturas criadas pela humanidade ao longo dos séculos e aumenta o vazio no coração do homem, provocado pela ausência de esperança e pelo esgotamento das soluções possíveis. Crescem as igrejas, cresce o número de religiões, crenças, filosofias e misticismo, mas, diminui e cada vez mais ficam em frangalhos a espiritualidade e a fé.

Além disso, perdemos pessoas queridas, cada vez com maior frequência, quase todos os dias. Sabemos que a vontade de ficarmos livres desse sofrimento não deve ser a nossa maior motivação para ver a Jesus, mas, não aguentamos mais. É perfeitamente humano e compreensível querer que isso tenha fim. Profecias? Sim, creio nisso. Há na maioria das religiões escritos proféticos que há milênios vislumbram essa situação de caos. Falando como cristão que sou, a Bíblia encontra-se plena dessas referências, e devemos estudá-las para estar atentos, sem medo, de forma desassombrada, com equilíbrio e a confiança de que, por trás de todas elas há um Deus que controla a história e que a levará a um final ideal e feliz.

Portanto, vivamos nossas vidas com toda a alegria de que formos capazes, seguros na mão do Deus da história. É bom ter religião institucional, adorar em comunidade, crer na doutrina certa, mas isso não é suficiente e nem garante a salvação de ninguém. Há que aceitar na vida a graça multiforme de Deus e desenvolver religião pessoal, comunhão, relacionamento, que se traduz em estudo da Palavra, oração e serviço de amor ao próximo. Não importa quanto tempo ainda falta, Deus conhece a plenitude do tempo, mas, um dia, assim creio - e respeito quem não crê - olharemos para o céu e veremos lá o sinal do Filho do Homem. Teremos de volta nossos queridos, pois a ressurreição está garantida. Iniciar-se-á um nova era de paz e felicidade.

Enquanto isso não acontece, compete-nos trabalhar, fazer nossos projetos e planos, tocar nossas vidas, vencer nossas lutas, superar ou conviver com nossas mazelas e misérias, amar e ser amados, amadurecer, envelhecer e morrer morte temporal, seguindo a ordem natural das coisas, até que algo de sobrenatural aconteça e esse ciclo se interrompa para um novo começo de todas as coisas. Mas, devemos fazer tudo com a vista firmada muito mais além, muito além do sol, muito além das estrelas e galáxias, de onde esperamos, um dia virá o Senhor.

Mário Jorge Lima (via Instantâneos do Reino)

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Pastor adventista participará das Olimpíadas como capelão voluntário


As Olimpíadas do Rio de Janeiro devem reunir, a partir do início de agosto apenas na Vila Olímpica ou Vila dos Atletas, cerca de 17 mil pessoas de diferentes nacionalidades e crenças religiosas. Grande parte de competidores e pessoas que trabalham nesse gigantesco evento poderão contar com um apoio espiritual próximo e especializado. Uma equipe de capelães de religiões como cristianismo, budismo, islamismo, judaísmo e hinduísmo vai se revezar no trabalho junto aos esportistas. Eles atuarão em um Centro Inter-Religioso e cada religião contará com quatro capelães. Entre os escolhidos para essa atividade está o pastor adventista inglês Richard Daly (na foto à direita).

Daly, 49 anos, casado e com três filhos, já tem experiência em outros grandes eventos esportivos. É capelão desde 2000, quando participou dos jogos olímpicos de Sydney, na Austrália. Serviu na mesma função em 2004 (Atenas), 2008 (Beijing, China) e em 2012 (Londres), onde fez seu trabalho junto com outros 60 capelães voluntários. O pastor atua como diretor de Comunicação da União Britânica da Igreja Adventista do Sétimo Dia, região administrativa que administra a organização na Inglaterra, Irlanda, Escócia e País de Gales. “Meu papel, nas Olimpíadas, tem sido tanto de capelão quanto de responsável por reportar notícias sobre os jogos para rádios e TVs cristãs de Londres”, comenta Daly. Recentemente, foi convidado a participar de um dos eventos em comemoração aos 90 anos da rainha Elizabeth II na Catedral de Saint Paul junto com outras 50 pessoas selecionadas.

A relação do pastor adventista com o esporte é um pouco mais antiga. Ele explicou, em entrevista à Agência Adventista Sul-Americana de Notícias (ASN), que foi atleta durante alguns anos, mas acabou desistindo da carreira esportiva por conta da fidelidade ao sábado. Ele deixou um pouco dessa história registrada no livro The Christian Race. Richard Daly terá credenciais de mídia quando chegar, dia 7 de agosto, às Olimpíadas no Rio de Janeiro, mas, também, servirá como capelão voluntário no estádio de atletismo. Ele explica que a influência sobre os atletas é muito grande. “Converso com os atletas e oro por eles. Quando atuei como capelão nas Olimpíadas de Londres, realizei um culto no sábado para aqueles que guardam o sábado. Esses cultos permitiram aos atletas guardarem o sábado, bem como a seus familiares e outros voluntários”, lembra.

Para o pastor adventista, essa atividade é uma excelente oportunidade para que se promova a mensagem na qual os adventistas acreditam a um grande número de pessoas de várias partes do mundo. Os adventistas sul-americanos, inclusive, planejam uma série de ações sociais durante a última semana dos jogos, especialmente a partir do dia 14 de agosto. Foi convocado um grupo de pouco mais de 800 voluntários de oito países que se concentrarão no Rio de Janeiro para cooperar com a comunidade local. Em diferentes partes da cidade-sede, ocorrerão ações de cunho ambiental (preservação de árvores), doação de sangue, realização de mais de 20 feiras para orientação sobre saúde preventiva, caminhada pela paz, entre outras iniciativas de apoio.

As Olimpíadas são consideradas um dos maiores eventos do mundo. No evento sediado pelo Rio de Janeiro pela primeira vez, conforme dados dos organizadores, são 42 campeonatos mundiais de distintas modalidades esportivas, com 306 provas, realizados em 17 dias, que reúnem mais de 10.500 atletas de 206 países. Trabalham nesse evento mais de 45 mil voluntários. [Equipe ASN]

A saída do Reino Unido da União Europeia e a profecia de Daniel 2


Em decisão histórica, que tem potencial para mudar o rumo da geopolítica mundial pelas próximas décadas, os britânicos decidiram em referendo deixar a União Europeia (UE). A opção de "sair" venceu a de permanecer no bloco europeu por mais de 1,2 milhão de votos de diferença, em resultado divulgado por volta das 3h desta sexta-feira (24). A União Europeia é uma união econômica e política criada após a 2ª Guerra Mundial. O bloco funciona como um mercado único, com livre circulação de pessoas, bens, serviços e capitais. Até hoje, nunca um país membro deixou a união política e econômica dos países que formam a União Europeia. (Com informações de G1)

Estudando as profecias de Daniel, lê-se o relato impressionante do capítulo 2, no qual a história da humanidade é esboçada por meio de uma estátua formada por partes de metais diferentes: a cabeça de ouro, que representa Babilônia; o peito e os braços de prata, símbolo dos medos e persas; o ventre de bronze, que representa a Grécia; as pernas de ferro, símbolo do Império Romano; e os pés de barro misturado com ferro (na verdade uma mistura imiscível), representando a fragmentação do Império Romano e a formação das nações da Europa que seriam em parte fortes, em parte fracas e nunca mais se reunificariam, a despeito de vários esforços históricos. Vejamos:
"Quanto ao que viste do ferro misturado com barro de lodo, misturar-se-ão pelo casamento; mas não se ligarão um ao outro, assim como o ferro não se mistura com o barro. Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu suscitará um reino que não será jamais destruído; nem passará a soberania deste reino a outro povo; mas esmiuçará e consumirá todos esses reinos, e subsistirá para sempre." Daniel 2: 43, 44
Barro de lodo - No 5º século dC, Roma tinha perdido sua força e tenacidade de ferro, e seus sucessores eram fracos, como a mistura de barro com ferro. Haverá nele alguma coisa da firmeza do ferro. (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4, p. 853).

Misturar-se-ão pelo casamento - Muitos comentaristas aplicam isso aos matrimônios da realeza. Podem também se tratar de uma indicação geral de migrações de população, mas que mantém fortes vínculos com o nacionalismo. 

Não se ligarão - Tentativas de unir em um império as diferentes nações que surgiram do quarto poder fracassaram. Temporariamente, algumas partes se uniram, mas a união não se provou pacífica ou permanente. … No final, Satanás conseguirá uma união temporária de todas as nações (Ap 17:12-18; cf Ap 16:14; O Grande Conflito, 624), mas esta será breve, e num curto período os elementos que a compõem se votarão um contra o outro (GC, 656; Primeiros Escritos, 290).

Subsistirá para sempre - Finalmente, a estabilidade e a imutabilidade virão quando o próprio Deus, no fim dos tempos, estabelecer Seu reino, que jamais será destruído. 

Como vimos no notíciário de hoje, confirma-se mais uma vez que a Europa jamais se reunificará, como prova do iminente retorno de Jesus Cristo. E o evangelho do reino está sendo pregado em todo o mundo, como testemunho a todas as gentes, e então virá o fim (Mt 24:14). Amém!

quinta-feira, 23 de junho de 2016

109 anos de Dercy Gonçalves e uma reflexão óbvia sobre os palavrões


Google publicou hoje dia 23, um doodle que homenageia os 109 anos de Dercy Gonçalves, uma das humoristas mais conhecidas do Brasil. Dolores Gonçalves Costa foi atriz, humorista e cantora brasileira. Começou sua carreira nos teatros de revista e teve participações notórias na produção cinematográfica brasileira das décadas de 50 e 60. Ela também ficou conhecida por sempre participar de forma divertida nos programas de televisão e tinha o hábito de falar muitos palavrões.

E por falar neles, vamos ver alguns versículos que falam sobre o uso desse tipo de expressão:
“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.” (Efésios 4:29)
“Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.” (Colossenses 3:8)
“A sua boca fala do que está cheio o coração” (Lucas 6:45)
Leia abaixo, uma brilhante reflexão sobre palavrões de autoria de Norma Braga Venâncio, doutora em literatura francesa pela UFRJ e mestranda em teologia filosófica pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper. Seu blog fala sobre cosmovisão cristã, teologia, arte e política.

Um dia, surpreendi-me comigo mesma quando, conversando com uma irmã após o culto, ouvi-a dizer m**** em meio a um discurso irritado. Não deixei que ela percebesse, mas aquele palavrão provocou em mim uma reação tão forte que não hesitei em classificá-lo como um nada previsível escândalo. Veio então o escândalo do escândalo: horrorizada por ter ficado tão escandalizada com um simples m****, resolvi, dali em diante, revogar a decisão anterior. Recomecei a dizer palavrões normalmente, não com a mesma freqüência que no período pré-conversão, mas com regularidade quando sozinha e em companhia de cristãos tão "descolados" quanto eu.

Depois de algum tempo, porém, comecei a me sentir incomodada com o recurso freqüente aos palavrões. Sozinha, bastava ficar irritada, que lá vinha um bem cabeludo, e em voz alta. Inquietava-me diante de Deus e também diante de um possível “flagra” dos homens: e se algum pastor, dentre meus conhecidos, passasse na rua exatamente em um momento desses? Somava-se a essas considerações uma vergonha especial: eu, não só profissional da palavra, mas uma missionária de idéias segundo minha própria definição, ciosa por abençoar a igreja com o que digo e escrevo, poria muito a perder com uma boca destemperada. Além disso, o ato de praguejar, longe de servir como vazão à raiva, apenas contribuía para confirmar a disposição errada de espírito. Tudo estava errado, mas eu ainda não me convencia totalmente de que deveria voltar a me abster dos palavrões.

Comecei então a orar a Deus sobre isso, até me dar conta do óbvio-mais-que-óbvio, algo de uma obviedade tão grande que passa despercebida da maioria dos simpatizantes de palavrões. Percebi que todos os palavrões, dos menores aos maiores, têm algo em comum: remetem invariavelmente ao sexo. São menções aos genitais, a coitos indesejados e/ou ilícitos, prostitutas e filhos de prostitutas, materiais fecais etc. A lógica do palavrão é estranha: ele une o ato de esbravejar e xingar aos dejetos do corpo ou ao ato sexual. E, mais estranho ainda, os palavrões que tratam de dejetos são bem menos fortes e mais tolerados socialmente que os que tratam do ato sexual. Palavrões, portanto, em suas formas mais pesadas, associam o sexo a explosões de raiva, a punições, ao descontrole entre pessoas que não se amam. 

E a conclusão é inevitável e aterradora: palavrões são formas de perversão. Se Deus criou o sexo como a expressão máxima do amor perpétuo, compromissado, entre um homem e uma mulher, é de um profundo desamor que nascem as aberrações sexuais – a masturbação, o "sexo casual", o aviltamento de partes do corpo até que se estraguem. Palavrões são cristalizações, no idioma, da alienação total de si e do outro pela busca de um prazer sempre deslocado, desgarrado, fora da alma: um prazer masoquista, misturado a ódio e desespero. Por que essas expressões tão opostas ao amor de Deus deveriam povoar a linguagem de um cristão?

Depois dessas reflexões decidi, não por pressão do meio, mas por mim mesma, que não quero que nada do que digo tenha parte nisso. Nem quando eu estiver sozinha, nem em pensamento.

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Empresa adventista Superbom lança aplicativo de receitas



Mais de 50 receitas vegetarianas e veganas, vídeos educativos exclusivos com dicas de especialistas, além dos 12 episódios do reality show Melhor da Vida, veiculado na TV Novo Tempo, são alguns recursos do aplicativo lançado pela Superbom, empresa adventista de alimentos. O app oferece ainda acesso ao catálogo de produtos da empresa e a localização dos pontos de venda. A novidade está disponível gratuitamente para os sistemas operacionais Android e iOS. [Revista Adventista]

Por que os cristãos não deveriam assistir os noticiários?

"O que tapa os seus ouvidos para não ouvir falar de derramamento de sangue, e fecha os seus olhos para não ver o mal. Este habitará nas alturas." (Isaías 33:15, 16)
Todos já devem ter reparado que basta assistir uma edição de jornal para saber sobre as nefastas notícias que ocorrem no país e no mundo. A repetição nas outras edições do mesmo dia é uma regra. Você muda de canal, e lá está a notícia novamente, com comentários que pouco ou nada acrescentam ao tema. Nesse diapasão, não raro permitimos a entrada de uma carga enorme de informações negativas em nossa mente. 

Saber o que se passa é importante, por isso a escolha que possa informar, comentar e analisar a notícia com qualidade e equilíbrio é fundamental. Ajuda-nos a pensar o mundo em que vivemos e a discutirmos a sociedade que queremos viver. Mas isso só não basta. É preciso manter a mente em paz, refletindo de forma nobre, pura e amável, voltando-a, sobretudo aos interesses do Alto.

Digo isso, pois, passei a perceber de uns tempos para cá que os desequilíbrios noticiados no Brasil e no mundo são tão intensos que influenciam muito o pensamento das pessoas, sobretudo sua paz de espírito, inclinando-as a comportamentos igualmente desequilibrados. Não raro percebo amigos que conhecem e vivem pelo evangelho, bastante alterados com as notícias.

Convenhamos, nada de novo debaixo do sol. E de mais a mais, com algumas exceções em que seja preciso se posicionar construtivamente, pergunto o que mais importa a quem vive do evangelho senão manter o espírito e a mente em paz. Se deixarmos nos contaminar pelas ocorrências anunciadas todos os dias, o que sobrará de nossa fé? Devemos lembrar de Paulo quando anunciou que todos os lados somos pressionados, mas não devemos desanimar; que também ficamos perplexos, mas não desesperados. 

É preciso manter o equilíbrio da fé que vive em nós. Importa nos livrarmos da contaminação deste mundo e do pecado que nos envolve, não andando ansiosos por coisa alguma, para que a paz que excede todo o entendimento guarde os nossos corações e mentes em Cristo. Assim, fixamos os olhos não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno, conforme ensina ainda a construtiva lição de Paulo.

Sadi Folch (via Nova Semente - Título original: Inclinações)

Nota: Ellen G. White nos deixou conselhos preciosos sobre por que evitar ler, ver e ouvir o mal:

"O apóstolo [Pedro] procurou ensinar aos crentes quão importante é guardar a mente de vagar por temas proibidos, ou de gastar sua energia em assuntos triviais. Os que não querem cair presa dos enganos de Satanás, devem guardar bem as vias de acesso à mente; devem-se esquivar de ler, ver ou ouvir tudo quanto sugira pensamentos impuros. Não devem permitir que a mente se demore ao acaso em cada assunto que o inimigo possa sugerir. O coração deve ser fielmente guardado, pois de outra maneira os males externos despertarão os internos, e a mente vagará em trevas." (Fundamentos do Lar Cristão, p. 133)

"Devemos fazer todo o possível para nos colocarmos, e a nossos filhos, em posição onde não vejamos a iniquidade que é praticada no mundo. Devemos guardar cuidadosamente nossa habilidade de ver e ouvir, para que essas coisas más não entrem em nossa mente. Quando os jornais chegam em casa, quase desejo escondê-los, para que as coisas ridículas e sensacionalistas não sejam vistas. Parece que o inimigo é responsável por muitas coisas que aparecem nos jornais. Todo mal que pode ser encontrado é descoberto e desnudado perante o mundo."  (Idem, 133)

Os que desejam ter a sabedoria que vem de Deus devem tornar-se néscios no pecaminoso conhecimento deste século, para serem sábios. Devem fechar os olhos, para não ver nem aprender o mal. Devem fechar os ouvidos para que não ouçam o que é mau e não obtenham o conhecimento que lhes mancharia a pureza de pensamentos e de ação. E devem guardar a língua, para que não profira palavras corruptas e o engano se encontre em sua boca." (Idem, p. 134)

"Satanás está empregando todos os meios para tornar populares o crime e o vício aviltante. A mente é educada de maneira a familiarizar-se com o pecado. A conduta seguida pelos que são baixos e vis é posta perante o povo nos jornais do dia, e tudo que pode provocar a paixão é trazido perante eles em histórias excitantes. Ouvem e leem tanto acerca de crimes aviltantes que a consciência, que já fora delicada, e que teria recuado com horror de tais cenas, se torna endurecida, e ocupam-se com tais coisas com ávido interesse." (Patriarcas e Profetas, p. 336)

"Os jornais são pródigos em sensacionais noticiários de fraudes, desfalques e misérias familiares — maridos que fogem com esposas de outros e mulheres que se evadem com maridos de outras — tudo porque essas pessoas não foram educadas em hábitos industriosos e nunca aprenderam como economizar tempo ou empregar suas faculdades da melhor maneira para tornar feliz o lar." (Testemunhos para a Igreja, 5, p. 523)

"Os mais vis criminosos tornam-se muitas vezes recebedores de atenções, como se houvessem alcançado invejável distinção. Dá-se grande publicidade a seus crimes. A imprensa publica as minúcias revoltantes do vício, iniciando desta maneira outros na prática da fraude, roubo e assassínio." (O Grande Conflito, edição condensada, p. 255)

terça-feira, 21 de junho de 2016

Igreja Adventista: 21 pessoas são batizadas no Mar da Galileia


Foi à beira do Mar da Galileia que Jesus começou a pregar, chamou pescadores para ser Seus discípulos e convidou pessoas ao novo nascimento. Mais de dois mil anos depois, Sua mensagem continua impactando a vida de pessoas que vivem nas terras bíblicas. Cenário da maioria dos milagres realizados por Cristo, o famoso lago foi palco do batismo de 21 pessoas no último sábado, 18 de junho. A cerimônia marcou o encerramento de um sermão proferido pelo evangelista Mark Finley. O último batismo dessa proporção havia acontecido há dois anos. 

Hoje a Igreja Adventista do Sétimo Dia em Israel contabiliza 731 membros, distribuídos em 20 congregações. Embora esses grupos estejam espalhados pelo país, Tel Aviv concentra a maior parte dos adventistas no território israelense. Tendo em vista a dificuldade de evangelizar usando somente os métodos tradicionais, a igreja pretende implantar um centro comunitário e um restaurante vegetariano em Haifa. O novo projeto funcionará numa região central da terceira maior cidade do país, em parceria com duas congregações adventistas locais. 

Revista Adventista / Com informações da Adventist Review / Créditos da imagem: Ted Wilson

Morte da onça usada em evento da tocha olímpica - Triste e inaceitável


Uma onça-pintada chamada Juma, que é mascote do Comando Militar da Amazônia (CMA) do exército brasileiro, foi morta com um tiro de pistola depois que fugiu nesta segunda-feira (20) dos instrutores após ter participado do evento do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 no zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), localizado na zona oeste de Manaus.

Diz o CMA que a onça-pintada Juma escapou do interior do Zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) ainda na parte da manhã, depois do evento da Tocha Olímpica. “No momento do ocorrido, o zoológico se encontrava fechado, vazio e em segurança”, afirmou.

“É muito lamentável e triste por que esses animais estão sendo expostos nisso. O Ibama não autorizou a participação de animais em eventos, isso é uma atribuição do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas”, disse o superintendente do Ibama, Mário Reis. (Portal ANDA)

Nota: Uma situação trágica que só foi ocasionada pelo egoísmo humano em manter animais selvagens confinados e explorados em nome do entretenimento, em prisões chamadas de zoológicos onde uma vida animal só vale o lucro que gera. A onça Juma estaria segura e vivendo em paz em seu habitat, longe de representar qualquer perigo para as pessoas e militares presentes no “evento”. Juma nunca pediu por uma vida cativa, sem experimentar a liberdade, que é direito de todos os animais, que não nasceram para serem vistos como meros “objetos”. A onça já havia sido condenada no momento em que sua vida foi privada da independência de ser um animal livre. Que Juma descanse em paz, como um mártir que representa todos os animais encarcerados em zoológicos, aquários, circos e todas as formas de cativeiro e exploração.

"Aquele que maltrata os animais porque os tem em seu poder, é tão covarde quanto tirano. A disposição para causar dor, quer seja ao nosso semelhante quer aos seres irracionais, é satânica. Muitos não compreendem que sua crueldade haja de ser conhecida, porque os pobres animais mudos não a podem revelar. Mas, se os olhos desses homens pudessem abrir-se como os de Balaão, veriam um anjo de Deus, em pé, como testemunha, para atestar contra eles no tribunal celestial. Um relatório sobe ao Céu, e aproxima-se o dia em que se pronunciará juízo contra os que maltratam as criaturas de Deus." (Ellen G. White - Patriarcas e Profetas, p. 324)

“Aquele que ama a Deus, não somente amará o seu semelhante, mas considerará com terna compaixão as criaturas que Deus fez. Quando o Espírito de Deus está no homem, leva-o a aliviar o sofrimento antes que a criá-lo.” (Ellen G. White - Beneficência Social, p. 48)

Sabe aqueles dias em que o tempo não passa?


Você olha para o relógio pela 5º vez e só se passaram 2 minutos desde a última vez. O tempo não passa e seus dedos já nervosamente batem na mesa, como se fosse uma música, ou apenas tentando acelerar o ritmo dos ponteiros. Olha para o lado procurando alguém para dividir a sua angústia e todos estão trabalhando. Você também deveria estar terminando suas pendências, mas a ansiedade de chegar logo 17 horas para bater o ponto e se libertar é grande demais para deixar sua mente pensar em algo. Encara de novo a parede e encontra apenas os números 16h27. Olha para a tela do computador e se pergunta o que está fazendo ali. Mais dois minutos se passam e você só quer que chegue o fim do expediente na sexta-feira para que você possa finalmente viver. E assim, a vida escorre por entre os seus dedos e você nem nota.

Vivemos, dia após dia, numa constante ansiedade de existir. Contamos os dias para chegar sábado e poder dormir até mais tarde, para chegar o mês que vem junto com o novo pagamento ou o próximo ano para que a faculdade finalmente termine. Focamos tanto nossos olhos naqueles dias aparentemente tão distantes, esquecemos do hoje e assim não aproveitamos nenhum dos dois. Os dias tornam-se fardos, sendo apenas mais 24 horas entre “onde estou” e “onde quero chegar”. Um longo empecilho! Assim, não notamos o vento suave e fresco que levemente tocou nosso rosto pela manhã, o cheiro do pão com manteiga que preencheu nosso estômago, o bom dia simpático e sorridente do vizinho ou o beijo que nosso filho queria nos dar ao sair do carro, enquanto você pensava no trânsito que pegaria até o trabalho. Estamos com pressa demais pensando no amanhã para desfrutar dessas situações, até que quando nos percebemos, a oportunidade já passou. O filho cresceu, o vizinho se mudou, seu rosto se enrugou e alegria de viver sumiu junto com a beleza da simplicidade que as coisas cotidianas nos reservam.

Andamos sempre atrás das grandes coisas que podem nos acontecer. A vida anda tão de ponta cabeça, que nos importamos mais com a formatura, do que com a riqueza da descoberta ou a alegria de aprender algo novo. Queremos saber mais saber da promoção, do que as etapas de nos tornarmos aquele profissional bom que desejamos ser. O foco torna-se mais a festa de casamento e todo seu glamour, do que momentos singelos de companheirismo que construirão um relacionamento que dura. E tantas outras coisas (aqui você pode encaixar algum exemplo que eu não soube dar, mas que você sabe bem no fundo do coração, que tem sido aquilo que mais ocupa seus pensamentos). Pensou? Agora lembre-se bem: você não precisa que isso aconteça para ser satisfeito agora!

A caminhada é tão importante quanto o prêmio atrás da linha de chegada. A vida passa depressa demais para gastá-la toda ansiando pelo que ainda não é, pelo que ainda não chegou, pelo que pode um dia nem ser. A grandeza dos momentos finais está nos pequenos e simples momentos que nos levaram a chegar até ali e nas mudanças que causaram em nós para que conseguíssemos construir esse instante. Que Deus te ensine a contar os seus dias, sabendo que você não tem o controle de nada, nada. Assim você poderá compreender o quão efêmero você é e quão desesperadora é a necessidade de viver e amar plenamente hoje! Você tem planos para o futuro? Ótimo! Peça a Deus que os abençoe e os cumpra de acordo com Sua boa, agradável e perfeita vontade. Mas, não se esqueça jamais de que enquanto eles não chegam, você recebeu um dom nesse dia: uma vida todinha em 24 h para que você seja melhor do foi ontem, para que ame mais do que anteriormente, para se dar totalmente como se fosse sua última chance. Porque, aliás, pode ser que seja.



Sempre que ouço essa música, penso um pouquinho sobre a história que quero escrever: uma vida que aproveitei ao máximo, apenas vivendo…

Deus te abençoe hoje e em todos os seus dias!

Aline Lacerda (via Minha Vida Cristã)

segunda-feira, 20 de junho de 2016

O tempo passado aqui na Terra é o inverno do cristão

“Porque eis que passou o inverno, cessou a chuva e se foi; aparecem as flores na terra, chegou o tempo de cantarem as aves." (Cântico dos Cânticos 2:11, 12)
Penso que nosso prazer do tempo de estio é intensificado pela lembrança dos longos e frios meses de inverno; e por outro lado, a esperança do verão nos ajuda a suportar mais corajosamente o reino do inverno. Se permitíssemos que a mente demorasse na nudez e desolação com que o rei gelo nos circunda, poderíamos sentir realmente infelizes; mas, sendo mais sábios que isso, olhamos para o futuro, antecipando a próxima primavera que nos devolverá os pássaros, despertará as flores adormecidas, revestirá a terra com as verdejantes roupagens e encherá o ar de luz, fragrância e cânticos. A estada do cristão neste mundo pode-se com propriedade comparar a longo e frio inverno.

Aqui experimentamos provas, aflições e decepções, mas não devemos permitir que a mente aí repouse. Olhemos antes com esperança e fé o verão vindouro, quando havemos de ser acolhidos em nosso lar edênico, onde tudo é luz e alegria, onde tudo é paz e amor. Não houvessem nunca os cristãos experimentado as tempestades da aflição neste mundo, nunca seu coração se houvesse abatido ante a decepção ou oprimido ante o temor, mal saberia ele apreciar o Céu. Não fiquemos acabrunhados, se bem que muitas vezes fatigados, tristes, cheios de pesar; o inverno não há de perdurar para sempre. O estio da paz, da alegria e do prazer eterno está prestes a vir. Então Cristo habitará conosco e nos guiará às fontes de águas vivas, e enxugará toda lágrima de nossos olhos. 1

Não permitais que coisa alguma vos prenda agora a atenção, impedindo de fazerdes obra cabal para a eternidade. A vida futura deve ser assegurada. Ricas, plenas e gloriosas são as promessas. Não haverá ali ventos enregelantes, nem frios hibernais, mas perpétuo estio. Há luz para o intelecto, amor sincero, permanente. Haverá saúde e imortalidade; para cada faculdade, vigor. Ali ficarão para sempre excluídos toda dor e todo pesar. 2

A Terra é o lugar de preparação para o Céu. O tempo passado aqui é o inverno do cristão. Aqui os ventos gelados da aflição sopram sobre nós, e as ondas de angústias rolam contra nós. Mas no futuro próximo, quando Cristo vier, sofrimento e lamentação terão fim, para sempre. Então será o veraneio do cristão. Todas as provas terão findado e não haverá mais doença ou morte. 3

A tristeza vem e vai; é o quinhão do homem; não devemos procurar aumentá-la, mas antes falar naquilo que é brilhante e aprazível. Quando o inverno estende sobre a terra sua gélida coberta, não deixamos nossa alegria enregelar-se juntamente com as flores e regatos, lamentando continuamente por motivo dos dias sombrios, e dos ventos minuanos. Ao contrário, nossa imaginação antecipa o verão próximo, com seu calor, vida e beleza. Ao mesmo tempo desfrutamos toda a luz do Sol que nos chega, e encontramos bastante conforto, apesar do frio e da neve, enquanto esperamos que a natureza se revista das roupagens novas, brilhantes, portadoras de alegria. 4

Textos extraídos das seguintes obras de Ellen G. White:
1. Carta 13, 1875 / 2. Carta 4, 1885 / 3. Manuscrito 28, 1886 / 4. Nos Lugares Celestiais, p. 281

Dia Mundial do Refugiado - Curta-metragem mostra trabalho da ADRA


Em todo o mundo, o Dia Mundial do Refugiado, celebrado em 20 de Junho, é uma oportunidade para celebrar a força, a coragem e a resistência das pessoas que foram forçadas a deixar suas casas e seus países por causa de guerras, perseguições e violações generalizadas de direitos humanos. O deslocamento forçado devido a conflitos atingiu níveis recordes no mundo e está acelerando rapidamente. Foram 65,3 milhões no final de 2015, 9,7% mais do que em 2014. 

Para milhares de pessoas que fogem principalmente da guerra na Síria em busca de segurança na Europa, a agência humanitária adventista tem sido um refúgio. Desde que a crise migratória se intensificou em 2015, a ADRA vem oferecendo ajuda em várias partes do continente. Cuidados médicos, assistência psicológica, distribuição de alimentos e roupas são algumas das ações realizadas pela agência em parceria com a ONG Adventist Help.

A resposta à crise de refugiados é tema de um mini-documentário produzido pela ADRA. O curta-metragem mostra a participação de voluntários como o médico Michael-John Von Hörsten, que tem atuado na ilha de Lesbos (Grécia), principal porta de entrada de refugiados que buscam asilo na Europa (saiba mais sobre ele nesta entrevista). “Milhares de pessoas passam por aqui cada noite. Essa é uma praia com quase cinco quilômetros e os barcos vão chegando e atracando por toda a sua extensão. As áreas perto do farol são muito perigosas. Quando um barco chega, imediatamente enviamos médicos para atendê-los. As enfermeiras ajudam a fazer uma rápida triagem do povo, verificando todos os bebês, crianças e idosos. Então, eles são enviados para um acampamento, onde são aquecidos e recebem roupa e comida. Esse é um processo que se repete várias vezes ao longo do dia”, o voluntário descreve no vídeo.

Segundo médico, os adventistas estão se tornando conhecidos nessa região pela assistência que oferecem. Em Idomeni, outra cidade grega, a ADRA também auxilia pessoas em um campo de refugiados. A crise humanitária na região se intensificou após o fechamento das fronteiras.

A produção também retrata o trabalho que está sendo feito pela igreja na divisa da Sérvia com a Macedônia, bem como em Hegyeshalom (Hungria), ponto final do trajeto para muitos refugiados que entram no território europeu. Confira abaixo o vídeo na íntegra. [Revista Adventista]

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Você costuma chegar atrasado na Escola Sabatina?


Muitas coisas que ocorrem na sexta-feira acabam influenciando na qualidade da observância do sábado. Quando recebemos o santo dia no devido espírito de adoração e reverência, isso se refletirá durante as horas sagradas. Um dos momentos mais tensos e complicados para muitas famílias é quando saem para a igreja. A maioria chega atrasada à Escola Sabatina. Muitos tentam encontrar as mais diferentes explicações. Realmente, para muitas pessoas isso é um verdadeiro desafio. O certo é que cada um deve buscar uma saída para esse dilema. A grande pergunta é: o que fazer? Onde está a causa do problema? Bem, vamos escutar a orientação profética de Ellen White:
“É uma triste falha o fato de muitos estarem sempre atrasados em relação ao tempo no sábado de manhã. São muito cuidadosos de seu tempo particular, e não se permitem perder uma hora sequer; mas o tempo do Senhor, do único dia dos sete que Ele reivindica como Seu, e pede que a Ele o devotemos, uma boa parte é dissipada em virtude de levantarem-se tarde da cama pela manhã. Estão desta forma roubando a Deus. Isto os leva a se atrasarem em tudo; produz confusão na família, resultando afinal em chegarem todos tarde à Escola Sabatina e talvez, ao culto. Mas por que não nos havemos de levantar com os pássaros e oferecer louvores e agradecimentos a Deus? Experimentai-o, irmãos e irmãs. Tende tudo preparado na véspera, e vinde prontamente para a Escola Sabatina e culto, e assim não apenas beneficiareis aos outros, mas recebereis ricas bênçãos.” (Youth’s Instrutor, 19 de março de 1879)
"A pontualidade e decisão na causa de Deus são altamente essenciais." (Testemonies, vol. 3, p. 500)
Cremos que, para muitos, essa é uma questão de oração. Para outros, é mais fácil. Basta ser mais cuidadoso com as claras orientações da Bíblia e do Espírito de Profecia. O certo é que, quando chegamos à igreja a tempo, isso se constitui num dos elementos favoráveis para uma adequada adoração. Ellen White também nos aconselha a começarmos na hora certa nossas reuniões:
"As reuniões de conferências e oração não devem tornar-se tediosas. Todos devem estar prontos, se possível, na hora indicada; e se há retardatários, que estejam atrasados meia hora, ou mesmo quinze minutos, não se deve esperar por eles. Se houver apenas dois presentes, podem reclamar a promessa. A reunião deve ser iniciada na hora marcada, se possível, estejam presentes muitos ou poucos." (The Review and Herald, 3 de Maio de 1871)
A pontualidade é um princípio e não deveríamos abrir mão dela em nossos compromissos particulares, especialmente nos que dizem respeito a Deus. Pense nisso! O assunto é sério!

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Desbravadores na América do Sul ultrapassam os 243 mil


Neste mês de junho, o número de desbravadores matriculados nos 9.480 clubes existentes em oito países da América do Sul ultrapassou a marca dos 243 mil. A conquista, no entanto, não representa números, mas pessoas que tem a oportunidade de conviver com a natureza, fortalecer o caráter de forma diferenciada e ter uma experiência com Cristo.

Isso é o que reforça o pastor Udolcy Zukowski, diretor desse ministério para o território sul-americano. De maneira semelhante, a quantidade de aventureiros também cresceu e já soma quase 86 mil participantes ativos. Todas essas informações estão disponíveis no site Encontre um Clube, desenvolvido para ajudar pais e filhos a encontrar uma das agremiações perto de seus endereços.

Veja no vídeo abaixo, um panorama mundial do clube de desbravadores, apresentado pelo diretor mundial dos Desbravadores e Aventureiros, Jonatan Tejel. [Fonte: Notícias Adventistas]

Comissão do Senado aprova projeto a favor de guardadores do sábado


Apesar do momento de turbulência política vivido pelo Poder Legislativo do Brasil, uma legislação a favor dos guardadores do sábado avançou em mais uma etapa. Nesta quarta-feira, 15, foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal o substitutivo do Projeto de Lei Complementar (PLC) 130/2009 que prevê realização de provas em dias que não coincidam com o período de guarda religiosa. Segundo a proposta original do deputado Ruben Otoni, a escola deveria oferecer um horário no mesmo turno em que o aluno estiver matriculado como alternativa.

“O objetivo é regulamentar a situação dos adventistas do sétimo dia, dos batistas do sétimo dia, dos judeus e de todos os seguidores de outras religiões que guardam o período entre o pôr-do-sol da sexta-feira até o pôr-do-sol do sábado em adoração divina”, explica o deputado.

De acordo com a Comissão de Constituição e Justiça do Senado, a possibilidade deverá ser aberta a alunos de qualquer nível de ensino, matriculados em escola pública ou privada. O pedido de ausência terá de ser encaminhado previamente por requerimento fundamentado. O substitutivo do Senado prevê, ainda, a oferta de dois tipos de alternativas pela escola, que deverá escolher uma delas e oferecê-la sem custo para o estudante.

Uma das formas de compensação é a realização de prova ou aula de reposição em data diferente, seja no turno de estudo do aluno ou em outro horário negociado com a escola. A segunda delas é a cobrança de um trabalho escrito ou outra modalidade de atividade de pesquisa, com tema, objetivo e data de entrega definidos pela instituição de ensino. O substitutivo inclui a matéria em novo artigo da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, legislação máxima educacional brasileira.

O relator na Comissão, senador Paulo Paim, ressaltou que a legislação atende ao que prevê a Constituição Federal no seu artigo 5º, no que diz respeito à liberdade consciência das pessoas em relação a dias de guarda religiosos (como o sábado, no caso dos adventistas e judeus), mas frisou que as justificativas para essas alternativas às provas devem ser plausíveis para que se evitem abusos e injustiças.

Vitória importante
O presidente do Observatório da Liberdade Religiosa, em Brasília, o advogado Pablo Sukiennik, informou que a entidade foi uma das responsáveis por trabalhar para garantir uma maior rapidez na apreciação do assunto na Comissão de Constituição e Justiça. “Existe uma lacuna na legislação brasileira em relação a esse tema, o qual afeta a vida de milhões de brasileiros, pais e alunos”, ressalta uma nota do Observatório enviada ao senador Paulo Paim.

Para o diretor de Liberdade Religiosa da Igreja Adventista em oito países sul-americanos, Hélio Carnassale, esse tipo de legislação, caso aprovada de maneira definitiva pelo legislativo brasileiro, é uma importante vitória na garantia dos direitos de crença dos guardadores do sábado e de demais grupos que observam dias religiosos e, ao mesmo tempo, querem obter formação educacional. A matéria ainda será apreciada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte em caráter terminativo será submetida posteriormente à sanção presidencial. (Com informações de Notícias Adventistas)

Quando nos perdemos no meio do caminho


“Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus chegou perto e começou a caminhar com eles, mas alguma coisa não deixou que eles O reconhecessem." (Lucas 24:15-16)
Em direção a Emaús, os discípulos conversavam e discutiam sobre os últimos acontecimentos, entristecidos por ver sua esperança morta na cruz. Ouviram notícias de que algumas mulheres afirmavam que a Esperança estava viva, mas não encontraram Jesus naquele lugar, apenas um túmulo vazio. Eles demoraram para entender o que os profetas disseram.

Assim como esses discípulos, que desorientados, cansados e perdidos, saíram de Jerusalém arrasados, em busca de um conforto e de respostas para suas dúvidas e incompreensões, muitas vezes estamos nós, não sabendo bem nem a direção que tomamos. Estamos tão frustados com a distância entre as verdades que aprendemos e a realidade de nossas vidas que desprezamos assim a leveza de uma vida lado a lado com Cristo, em que a entrega a Ele de nossas cargas, nos oferece um relacionamento íntimo baseado na confiança em nosso melhor amigo. 

Ficamos cegos por nossas obrigações, rotina e cobranças, que caminhamos focados em apenas exercer nossas atividades, seja na igreja, no trabalho ou na faculdade. Ficamos tão distantes que não lembramos mais como é a Sua voz, Seu toque e Seus traços.

Você O tem reconhecido em seu caminho?

Quando fixamos nossos olhos nos acontecimentos da vida, desfocamos o trajeto e não percebemos Jesus ao nosso lado. Quando queremos complicar o relacionamento com Deus, esquecemo-nos de que o evangelho é simples e puro, como uma criança que aguarda ansiosa na janela a chegada do pai, para então se lançar sem medo em seus braços. Quando tudo o que acreditamos não passa de letra e teoria em nossos corações, os dogmas nos engessam e aquilo que um dia nos ensinaram, continuamos apenas reproduzindo de maneira fria. É tempo de voltar ao Caminho.
“Aí os olhos deles foram abertos, e eles reconheceram Jesus. Mas Ele desapareceu. Eles se levantaram e voltaram para Jerusalém." (Lucas 24:31-33a)
Chegou o momento, e todos os dias são novas as oportunidades, para deixarmos a cegueira do caminho de Emaús e voltarmos para Jerusalém. Voltarmos para o verdadeiro caminho de vida.

Abra seus olhos para vê-Lo. Que seus ouvidos estejam sensíveis para quando ouví-Lo dizer seu nome, seu coração preparado esteja para prontamente dizer “Mestre, eis-me aqui."

Reconheça-O em seu caminhar e deseje que Ele guie seus passos na direção da Sua vontade. Faça dEle seu companheiro de viagem. Permita que Ele te guie em cada passo para que você não se confunda, nem se perca por aí. Que seu coração volte a queimar ao ouvir sobre a Palavra e que saindo desses labirintos que a rotina nos coloca, você encontre o caminho para Casa.

Que seu dia seja cheio da presença do Senhor, e você O sinta bem ao seu lado em todos momentos.

Aline Lacerda (via Minha Vida Cristã)

Nota: Ellen White em O Desejado de Todas as Nações, p. 795, no capítulo "A viagem para Emaús?" descreve o momento exato em que os discípulos reconheceram Jesus:

"Quando os discípulos estavam para entrar em casa, o Estranho pareceu como se fosse continuar a viagem. Mas os discípulos sentiram-se atraídos para Ele. Desejavam ouvi-Lo mais. "Fica conosco", disseram. Ele não parecia disposto a aceitar-lhes o convite, mas insistiram, dizendo: "Já é tarde, e já declinou o dia." Cristo concordou com esse rogo, e "entrou para ficar com eles" Lc 24:29. Houvessem os discípulos deixado de insistir no convite, e não teriam ficado sabendo que seu Companheiro de viagem era o Senhor ressuscitado. Cristo nunca força a Sua companhia junto de ninguém. Interessa-Se pelos que dEle necessitam. Com prazer penetra no mais modesto lar, e anima o mais humilde coração. Mas se os homens são demasiado indiferentes para pensar no Hóspede celestial, ou pedir-Lhe que neles habite, Ele passa. Assim sofrem muitos grande perda. Não conhecem a Cristo mais que os discípulos, enquanto Ele lhes caminhava ao lado."