terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Vem aí o último papa?

Mal Bento XVI renunciou ao papado, e voltaram a circular as profecias papais de São Malaquias, canonizado em 1199 d. C. pelo papa Inocêncio III.

Malaquias, para quem não o conhecia, nasceu no atual território da Irlanda em 1094 d. C., com o nome gaélico de Malachy Máel Máedóc Ua Morgair. Quando ainda era adolescente, foi elevado à condição de abade de Armagh. Começou a ter visões em 1139, na sua primeira viagem a Roma, quando foi recebido pelo papa Inocêncio II. 

Teria tido, então, a visão de 111 frases em latim, que corresponderiam - cifradamente - a cada um dos papas que sucederiam Inocêncio.

Ocorre que Bento XVI é o penúltimo papa dessa lista de 111 nomes. Nela, os últimos pontífices foram representados com os seguintes lemas em latim:

- Pastor Angelicus - O Pastor Angelical - Papa Pio XII (1939-1958) - Eugenio Paccelli
- Pastor et Nauta - Pastor e Navegante - Beato João XXIII (1958-1963) - Angelo Giuseppe Roncalli
- Flos Florum - A Flor das Flores - Papa Paulo VI (1963-1978) - Giovanni Battista Enrico Antonio Maria Montini
- De Medietate Lunae - Da Metade da Lua - Papa João Paulo I (1978) - Albino Luciani
- De Labore Solis - Do Trabalho do Sol - Beato João Paulo II (1978-2005) - Karol Jozef Wojtyla
- De Gloria Olivae - Da Glória da Oliveira - Papa Bento XVI (2005-2013) Joseph Alois Ratzinger

O sucessor de Bento XVI, segundo São Malaquias, seria o último papa da Igreja Católica, se chamaria Petrus Romanus (ou Pedro II), e foi identificado com a seguinte trova em latim:

In persecutione extrema S.R.E. sedebit Petrus Romanus, qui pascet oves in multis tribulationibus, quibus transactis civitas septicollis diruetur, et Iudex tremêndus iudicabit populum suum. Finis.

Cuja tradução é:

Então na perseguição final à sagrada Igreja Romana reinará Pedro Romano, que alimentará o seu rebanho entre muitas turbulências, sendo que então, a cidade das sete colinas (Roma) será destruída e o formidável juiz julgará o seu povo. Fim.

Não está claro se a profecia tem a ver com o que seria o fim da Igreja Católica ou com o fim do mundo.


Nota: Leia mais sobre os "profetas de plantão" no artigo "Apocalipse 17, o oitavo rei, Bento XVI e os “profetas de plantão” de Leandro Quadros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário