quinta-feira, 6 de abril de 2017

Todos os caminhos levam a Deus?

“Acho que não importa qual o caminho, pois todos eles levam a Deus!” 

O que você acha? Esta afirmação está certa?

Sempre que comparamos o nosso modo de pensar ao de Deus, encontramos muitas diferenças, do mesmo jeito que pais e filhos diferem na forma de encarar a vida. Por exemplo, diante de uma piscina, uma criança de três anos de idade vê “um lugar para se refrescar”, mas os pais enxergam um lugar perigoso onde a criança pode se afogar.

Nós, filhos de Deus, vemos um mundo cheio de atrativos, porém, Deus vê um mundo cheio de armadilhas, de enganos que nos afastam dEle. O homem vê muitos caminhos que podem conduzir à “salvação”, mas Deus vê um único caminho, o caminho que Ele mesmo traçou.

Certa ocasião, Jesus Cristo disse: “Eu sou a porta. Se alguém entrar por Mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem” (João 10:9). Nesse capítulo, Ele Se identifica como pastor, o que, obviamente, implica que somos Suas ovelhas. Anteriormente, afirmou: “Eu sou a porta das ovelhas” (João 10:7). Agora, Ele declara ser a única entrada para o redil espiritual. Só mediante Cristo é possível ter acesso ao reino espiritual de Deus. Nas palavras de A. B. Davidson, “Cristo usou esse símbolo como uma espécie de caminho absoluto. Só há uma porta, uma entrada, uma só maneira de entrar”.

Talvez isso não seja muito simples de ser entendido pela mente pós-moderna, tão acostumada com relativismos e pluralismos. Na verdade, nosso mundo parece um supermercado de opções religiosas. Com a ideia de que todos os caminhos levam a Deus, as pessoas como que passeiam por entre as gôndolas desse supermercado, escolhendo os produtos que mais lhes convêm para formar sua própria verdade, como se estivessem planejando fazer uma salada. Porém, não somos salvos por meio de uma salada religiosa. Somos salvos por meio de nosso relacionamento com uma pessoa – Jesus Cristo – que Se disse a porta pela qual devem passar todos os que desejam chegar mais perto de Deus. 

Não existem caminhos alternativos nem opções rivais à pessoa de Cristo. Aliás, Ele também disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por Mim” (João 14:6). Somente Ele é a resposta para nossos questionamentos e dúvidas. NEle somente encontramos satisfação para todos os nossos anseios espirituais e nutrição para nossa alma carente, faminta e sedenta – “entrará, e sairá, e achará pastagens”. O acesso a Ele é um ato de fé e está franqueado a qualquer pessoa, em qualquer lugar, em qualquer ocasião. Sim, agora mesmo, você pode abrir seu coração e, pela fé, convidá-Lo a entrar. E Ele o fará, conforme Suas palavras: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a Minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo” (Apocalipse 3:20). Finalizando, leia o que Ellen G. White nos deixou sobre esse importante assunto:
"Não há muitos caminhos para o Céu. Não pode cada um escolher o seu. Cristo diz: “Eu sou o caminho. [...] Ninguém vem a Meu Pai, senão por Mim.” (João 14:6). Desde que foi pregado o primeiro sermão evangélico, quando no Éden se declarou que a semente da mulher havia de esmagar a cabeça da serpente, Cristo fora exaltado como o caminho, a verdade e a vida. Ele era o caminho ao tempo em que Adão vivia, quando Abel apresentava a Deus o sangue do cordeiro morto, representando o sangue do Redentor. Cristo foi o caminho pelo qual se salvaram patriarcas e profetas. Ele é o único caminho pelo qual podemos ter acesso a Deus." (O Desejado de Todas as Nações, p. 470)
Assista abaixo o professor Leandro Quadros abordando este tema no programa Na Mira da Verdade:

Nenhum comentário:

Postar um comentário