quinta-feira, 12 de março de 2015

Morte de Anne Frank completa 70 anos


Anne Frank morreu no campo de concentração de Bergen-Belsen em 12 de Março de 1945. Ficou famosa pelo seu diário que narra a sua vida na clandestinidade durante o Holocausto. 

Anne é filha de Otto Frank e Edith Frank-Hollander e nasceu a 12 de Junho de 1929, em Frankfurt, Alemanha. Tinha uma irmã, Margot, que era três anos mais velha que ela.
"Eu tenho pais amorosos e uma irmã de dezesseis anos de idade, e há cerca de trinta pessoas que posso chamar amigos." - 20 de junho de 1942 em O Diário de Anne Frank.
Apesar da infância de Anne ter sido relativamente feliz, foi ofuscada pela crescente popularidade do Partido Nazi e o seu líder Adolf Hitler. No início de março de 1933, Otto e Edith decidiram mudar-se para a Holanda para escapar à perseguição dos judeus.

No dia 12 de junho de 1942, quando completou 13 anos, Anne Frank ganhou de presente de seu pai um livro. Embora fosse um livro para autógrafos, Anne começou a usá-lo como diário quase que imediatamente para documentar a sua vida diária. Numa de suas entradas, Anne lista as várias restrições impostas sobre os judeus holandeses.
"Eu espero ser capaz de contar-te tudo, diário. Como eu nunca fui capaz de confiar em ninguém, espero que seja uma grande fonte de conforto e apoio." - 12 de junho de 1942, em o diário de Anne Frank.
Otto resolveu esconder a família em Julho de 1942. O espaço atrás instalações do escritório de Otto foi construído com uma passagem secreta para um anexo. Este "anexo" era composto com uma série de pequenas salas.
"A nossa liberdade foi severamente restringida por uma série de decretos anti-semitas: os judeus foram obrigados a usar uma estrela amarela;... Não me atrevo a fazer mais nada, porque eu tenho medo que não seja permitido." - 20 de junho de 1942 , em O Diário de Anne Frank.
No dia 4 de agosto de 1944, as pessoas escondidas no anexo foram descobertas pela polícia alemã, que foram avisados por um informante anônimo. Eles foram para um centro de detenção e a 7 de agosto de 1944 foram transferidos para o campo de concentração de Westerbork.

Em março de 1945, uma epidemia de tifo se espalhou pelo acampamento e matou cerca de 17.000 prisioneiros. Testemunhas disseram que Margot caiu de sua cama em seu estado debilitado e foi morta pelo choque, e alguns dias depois, Anne morreu também. Fatos ocorridos poucas semanas antes da libertação do campo pelos britânicos a 15 de abril.

Otto foi o único sobrevivente da família e recebeu o diário de Anne e outros pertences da família salvos por seu amigo Miep Gies. O diário foi publicado sob o título Het Achterhuis (O Diário de Anne Frank), na Holanda, em 1947. Desde a sua primeira publicação, o diário foi traduzido em 67 línguas e já vendeu mais de 30 milhões de cópias.

O Diário de Anne Frank foi adaptado a filme que estreou em Nova York a 5 de outubro de 1955. O livro ganhou o Prêmio Pulitzer em Drama.

A casa onde o grupo se escondeu e a área vizinha estava em mau estado depois da guerra. Para salvar da demolição, o museu Anne Frank Stichting foi criado em 1957 com a ajuda de Otto. Em 1960, a Casa de Anne Frank foi aberta ao público, com o objetivo de educar as pessoas sobre a vida de Anne e os seus ideais.

Ao longo dos anos, a voz de Anne tornou-se uma inspiração e um símbolo da juventude afetada pela guerra. É um dos rostos mais conhecidos do Holocausto e, em 1999, a revista Time incluiu-a na lista de pessoas mais importantes.

Para maiores informações visite: http://www.annefrank.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário