Ditadura de opinião é uma das maiores provas da depravação humana. Você expõe o que pensa e as pessoas interpretam seu caráter, suas intenções e motivações a partir disso.
"Se vota em Bolsonaro é mau-caráter". "Se vota em Lula é safado". E assim por diante. Pensamento dualista limitado e reducionista.
Calma, gente, é só opinião. Todos têm direito a ela. Pessoas erram. Pessoas fazem más escolhas. E isso desde que alguém escolheu comer um fruto proibido.
O que não podemos é fazer como Caim: matar o outro por ele não ser como nós. Até porque pessoas são mais, muito mais do que suas opiniões sobre isto ou aquilo. Somos seres complexos demais para sermos rotulados a partir de nossa opinião sobre uma coisa ou outra. E Jesus morreu por esses seres, não pelos anjos.
Ditadura de opinião, cancelamento, patrulhamento ideológico, ataques pessoais, rompimentos familiares por divergência de ideias e outros males de nossos dias não são prova de superioridade moral ou espiritual: são prova de que somos terríveis pecadores e carecemos do único que pode nos redimir dessa nossa maldade e arrogância.
Sua opinião diverge da minha sobre política, doutrinas, culinária, futebol, estética, arte, criação de filhos, lazer, sexualidade ou o que for? Tudo bem, lidemos com isso de forma madura e sigamos nos amando. Brigar comigo por qualquer dessas coisas só prova sua imaturidade. No que depender de nós, vivamos em paz com todos, já disse um sábio homem que mudou gravemente de opinião sobre muitas coisas.
O político vai passar, mas quem vai segurar sua mão no seu leito de morte é aquele seu parente com quem você brigou. O time de futebol vai passar, mas o amigo que torce para o outro time é que ouvirá seu desabafo no dia da angústia. Opiniões não podem determinar vínculos afetivos, até porque não há duas pessoas no planeta que concordem plenamente em tudo. Cresçamos.
O único ser da existência que tem o direito à ditadura de opinião é YHWH, o onisciente e santo. Nós, pecadores, errantes e terrivelmente falhos? O que devemos é botar nossa arrogância satânica no lixo e dizer, a cada segundo da vida: "Sê propício a mim, pois sou pecador".
E essa é só a minha opinião.
Maurício Zágari (via facebook)
Nenhum comentário:
Postar um comentário