terça-feira, 5 de junho de 2012

Dieta para a saúde emocional


Reduza seus desejos de bens materiais – Se não está agradecido e alegre com o que tem, se sentirá descontente, ainda que tenha dinheiro em abundância, pois quanto mais tiver, mais desejará ter. desse modo, à medida que aumentarem os bens, poderá aumentar também as preocupações. Assim ensinou Cristo: “Porque onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Mt 6:21).

Reduza suas exigências – Não seja perfeccionista, nem espere encontrar perfeição nos demais. Com isso, evitará muitas odres de cabeça. Suas exigências excessivas podem indicar que padece da enfermidade de querer dominar os demais. Pratique a delicada arte de esquecer e perdoar, inclusive a si mesmo.

Reduza suas fantasias – Saia de seu mundo ilusório. Tenha alvos e aspirações realistas e evitará fracassos e desilusões. A verdadeira felicidade tem uma base sólida. Fixe alvos de acordo com seus talentos e possibilidades, e trabalhe para tornar realidade seus sonhos.

Reduza suas dívidas – Afaste-se do perigo das dívidas: perigo financeiro, mental e emocional. Você conhece alguém que deve e é feliz? Reduza suas dívidas e aumentará seu senso de segurança.

Reduza sua dependência do que é externo – Muitos se sentem aborrecidos porque dependem demasiado do computador, do rádio, da televisão e dos CDs. Se desejar se mais feliz, viva cada dia dentro do programa de Deus. Utilize mais as mãos e a cabeça: cultive um jardim, colecione selos, leia, estude um instrumento musical, contemple a natureza, etc. Utilize seus talentos e habilidades.

Reduza suas diferenças – Não brigue por causa da moda ou costume dos demais. Todos – inclusive você – têm diferentes valores e atuam em níveis distintos. Mas todos desejam auto-realização. E lembre-se: nos assuntos realmente importantes há pouca ou nenhuma diferença entre as pessoas. Frente a uma catástrofe, quão pouco valem as chamadas “coisas de valor”!

Reduza suas antipatias – Elas representam uma liberação emocional equivocada. Suas antipatias faz com que certas pessoas ou coisas reflitam seus temores, inveja ou incompreensão. Enriqueça a vida emocional com grandes doses de amor, paciência, tolerância e compreensão, e desfrutará felicidade.

Reduza seu desgaste nervoso – milhares estão morrendo de fome. Milhões não conseguem trabalho. Prevalecem a discriminação, a injustiça, e outros males semelhantes. Mas não deixe que as condições negativas do mundo o deprimam e desgastem sua energia emocional. Jamais permita que os males políticos e sociais o perturbem.

Reduza suas dúvidas – Quer viver infeliz? Duvide de todos e de tudo, e até de você mesmo. As dúvidas e suspeitas poderão fazer de você um verdadeiro paranoico. Se duvida de sua capacidade para encontrar trabalho e mantê-lo, ou se terá êxito em seus negócios ou estudos, está se preparando para o próprio fracasso!

Esse “regime” o ajudará a eliminar seu sobrepeso emocional e você se sentirá mais ágil – psicológica e socialmente – para correr alegremente a grande carreira de sua vida. Caso não consiga, procure um médico ou psicólogo cristão, pois pode tratar-se de um transtorno que necessitará tratamento especializado.

Russel J. Holt - Seminário de Enriquecimento Espiritual II / Saúde e Adoração

Nenhum comentário:

Postar um comentário