quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Você já leu sua Bíblia hoje? #rpsp


Na graduação, nosso professor de Introdução Geral à Bíblia, certa vez, nos contou de uma ocorrência rotineira na intimidade do seu lar. Segundo ele, sua esposa, sem ter visto o que ele fizera pela manhã, mas baseada apenas em seu comportamento do dia, saberia dizer se na manhã daquele dia ele teria feito sua leitura bíblica ou não. Por um comportamento gentil, ela poderia dizer: “Hum, você leu sua Bíblia hoje, certo?” Por uma atitude áspera, ela poderia perguntar: “Por que você não leu sua Bíblia hoje?” E ela sempre acertava!

“Você já leu sua Bíblia hoje?” não é meramente uma pergunta diária que o pastor Amilton Menezes nos faz na Rádio Novo Tempo. Deve ser o martelar constante do Espírito à nossa mente. Não estamos aqui na busca pelo reavivamento e reforma? Como reavivar-se senão no Espírito? E onde encontrar as instruções para a reforma senão em Sua palavra?

É irônico que existam cristãos que almejem o reavivamento e reforma sem ter o hábito constante, diário e intenso do estudo bíblico pessoal. Se você é um desses, desista! Não da busca pelo reavivamento, mas de ficar sem ler a Bíblia! Afinal, se a Palavra de Deus é o nosso pão espiritual, como você vai sobreviver sem se alimentar? Reavivar-se é realimentar a continuação da existência da vida. Experimente ficar sem comer. Se você não come, come insuficientemente ou come mal, seu organismo vai passar mal, depois vai adoecer e, consequentemente, você vai morrer. No dia em que você escolhe partir para suas próprias atividades sem antes ler a Bíblia, sua vida espiritual fica mal, poderá ficar doente e você, embora religioso e respirando, poderá até estar morto para Deus. Por isso, não ler a Bíblia é pecado. E por isso, os que a leem são abençoados (Apocalipse 1:3).

Se não quiser ler a Bíblia, não espere ter um dia sequer, tão abençoado como Deus sonharia pra você ou como você mesmo apreciaria. Entende por que temos uma fé tão fraquinha? É porque a fé viria pelo nutrir-se da Palavra de Deus (Romanos 10:17). O incrível é que, se você tiver o hábito de se alimentar da leitura bíblica, terá mais sabedoria em todas as demais matérias do conhecimento (2Timóteo 3:16-17). Ainda que a robótica pareça não ter nada a ver com o texto do cânon sagrado, o cientista dessa área vai ter mais lucidez ainda para seu próprio desempenho se ele for um habitual estudante bíblico. O costume de ler a Bíblia também faz com que o indivíduo tenha melhor habilidade em se relacionar com as outras pessoas.

E até entre as nações! Em nossa cultura ocidental, ao longo da História, o sucesso ou o fracasso dos países estiveram quase sempre relacionados ao apego ou ao desprezo à Bíblia. Foi por privar o acesso da população ao conteúdo bíblico que a Igreja sucumbiu todo o Ocidente ao obscurantismo da Idade Média. A Alemanha saiu daquela era das trevas quando, renegando tais tradições, declarou estar do lado da Palavra de Deus. Quando o mundo se encontrava no caos da Idade Escura, a libertação se deu por causa da traduções da Bíblia para a língua do povo. A França teve sua maior crise nacional após ter oficialmente promovida a queima e a proibição do uso de todos e quaisquer exemplares bíblicos que pudessem ser encontrados. Os Estados Unidos, fazendo seus juramentos tendo a Bíblia como a base da verdade, chegaram à maior prosperidade que os países modernos já conheceram.

É possível provar que a Bíblia é diferente de todos os demais livros da humanidade e que ela é inspirada. Ao longo da História, milhões de pessoas têm provado isso. A Bíblia é o único livro do mundo capaz de transformar o caráter de alguém e de regenerar o destino de uma comunidade inteira. Durante minha vida de trabalho, tenho visto criminosos e viciados profundos serem reiterados à vida sã pelo poder da leitura bíblica. Famílias são salvas da morte quando a obediência à Palavra entra em seus lares. Que outro livro é capaz disso? Eu não posso provar nada disso para você, mas você pode provar isso em sua própria vida. Como aquele professor de teologia, também sinto a diferença para melhor ou para pior no meu dia quando leio ou não a Bíblia. Não por obrigação, requisito, profissionalismo ou tarefa, mas por meditação. Experimente ouvir a voz de Deus pelo hábito profundo de estudar a Bíblia e fique reavivado por Sua Palavra[1].

[1] Participe do Reavivados Por Sua Palavra (#rpsp): http://reavivadosporsuapalavra.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário