quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Entenda o verdadeiro significado do "Big Brother"


"Big Brother is watching you" (o Grande Irmão está te observando). Não, a referência não é ao programa exibido pela TV Globo que estreia nova temporada no dia 19 de janeiro, mas à personificação literária de um poder cínico e cruel, presente no livro "1984", de George Orwell.

Os espectadores têm uma ideia distorcida do sentido real da expressão "Big Brother". A confusão estabeleceu-se por conta de nomearem os participantes do reallity show com tal alcunha. O "Grande Irmão", na verdade, é o reflexo de uma sociedade que vive no limite, porque a superação já virou motivo de uma guerra silenciosa.

Orwell (1903-1950) compôs seu último romance utilizando a engrenagem totalitária de uma civilização dominada pelo Estado. Sobrevive-se no coletivo, porém vive-se na atmosfera do unitário, na qual os excessos --absurdos, mas possíveis-- de poder são incontestados, seja no mundo imaginado pelo escritor britânico, seja até na "casa mais espiada do país".

Nem Winston Smith, herói do livro, escapa à vigilância do "Grande Irmão". Ele é membro do partido externo e funcionário do "Ministério da Verdade" --metáfora do escritor com relação ao poder que se fazia onisciente e onipresente entre os cidadãos do mundo que criou. Winston questiona a opressão que o chamado "Partido" exercia sobre os cidadãos. O "Partido" era um sistema totalitário, que controlava ideologicamente os cidadãos. Se alguém pensasse diferente, seria capturado pela "Polícia do Pensamento", acabaria vaporizado pelo "Grande Irmão" e desapareceria.

Orwell, que se inspirou nos regimes totalitários das décadas de 1930 e 1940, utiliza charadas e correlações nos nomes das instituições em seu romance para simbolizar justamente o oposto --o que não representavam. Assim, verdade em ministério era impossível, pensamento era aprisionado pela polícia, e o "Irmão" era um ser unitário, que não agia no coletivo, mas conforme seus interesses.

A intenção do escritor era descrever um futuro baseado nos absurdos do presente. Orwell chega a criar a "Novafala" ("Newspeak"), idioma oficial no megabloco da Oceânia (Américas, Inglaterra, sul da África e Austrália) de seu livro. Segundo ele, o mundo estava dividido em três grandes blocos --Oceânia, Lestásia e Eurásia.

A obra foi escrita em 1948 e o seu título foi invertido para 1984 por pressão dos editores. O exemplar foi publicado somente em 1949, meses antes da morte do autor. 

E quanto ao reality show... “O valor de nosso tempo e nossos talentos só pode ser estimado pela grandeza do resgate pago para nossa redenção” (Ellen G. White, Mensagens aos Jovens, p. 115)

Nenhum comentário:

Postar um comentário