quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Telescópio Gaia revela mapa de Via Láctea com 1 bilhão de estrelas

Mapa de nossa galáxia, a Via Láctea, e galáxias vizinhas, baseado em informações coletadas pelo satélite Gaia. Regiões mais brilhantes indicam concentrações mais densas de estrelas e regiões mais escuras correspondem a locais no céu onde poucas estrelas são observadas. Os dois objetos brilhantes na direita inferior da imagem são a Grande Nuvem de Magalhães e a Pequena Nuvem de Magalhães, duas galáxias anãs que orbitam a Via Láctea. (Foto: ESA/Gaia/DPAC)

A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou, nesta quarta-feira (14), o mais detalhado mapa da nossa galáxia, a Via Láctea. O trabalho de mapeamento, feito pelo satélite Gaia, inclui a localização de mais de 1 bilhão de estrelas. "A divulgação de hoje nos dá uma primeira impressão das informações extraordinárias que nos esperam e que vão revolucionar nossa compreensão de como as estrelas estão distribuídas e se movem ao longo de nossa galáxia", disse Alvaro Giménez, Diretor de Ciência da ESA. O mapa divulgado nesta quarta-feira é resultado de informações coletadas nos primeiros 14 meses de trabalho do satélite: de julho de 2014 a setembro de 2015.

"Este bonito mapa que publicamos hoje mostra a densidade das estrelas medidas por Gaia por todo o céu, e confirma que foram coletadas informações magníficas durante seus primeiros anos de operações", disse Timo Prusti, cientista do projeto Gaia, na ESA. A Via Láctea é uma galáxia de formato espiral, com a maioria de suas estrelas concentradas em um disco de cerca de 100 mil anos luz de comprimento e mil anos luz de espessura. Essa região é vista, na imagem divulgada, como a região mais brilhante que segue horizontalmente e que é especialmente brilhante no centro. (G1)

Nota: As estrelas estão em desfile, diz o salmista. “Os céus declaram a glória de Deus” (Salmos 19:1). E Deus menciona por nome algumas poucas estrelas e constelações: Ursa, Órion e Plêiades (Jó 9:9; 38:31, 32; Amós 5:8). 
Um bilhão de estrelas somente na Via Láctea... Toda essa grandeza e majestade nos deixam abismados. Pense agora no conhecimento e no poder criativo de Deus. “Ele determina o número de estrelas e chama cada uma pelo nome” (Salmos 147:4). Em Isaías 40:26 lemos: 
“Levantai ao alto os vossos olhos, e vede: quem criou estas coisas? Foi aquele que faz sair o exército delas segundo o seu número; Ele as chama a todas pelos seus nomes; por ser Ele grande em força, e forte em poder, nenhuma faltará." 
E o que me deixa mais emocionado é saber que esse Deus que espalhou as estrelas pelo espaço e mantém o Universo é o mesmo que cuida de mim e me ajuda em meus problemas. Ainda mais: Ele sabe o meu nome! Tenho mais valor do que uma estrela, pois Ele pagou por mim um preço incalculável: o sangue do Seu Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário