sexta-feira, 10 de março de 2017

Livro missionário 2017 "Em Busca de Esperança" está disponível na web


A Igreja Adventista do Sétimo Dia disponibilizou, de forma totalmente gratuita, o conteúdo do livro Em busca da esperança. Trata-se de uma seleção de capítulos da histórica obra História da Redenção, uma compilação de manuscritos de Ellen White publicada pela primeira vez em 1947 pela Review and Herald. O conteúdo online pode ser baixado ou lido no formato digital diretamente na página. Há a possibilidade, também, de compartilhar por meio de redes sociais como Twitter, Facebook, Linkedin e Google +.

O livro impresso será distribuído nesse ano por adventistas em todo o mundo. O diretor do Ministério de Publicações da Igreja em âmbito mundial, pastor Almir Marroni, estima que entre 40 e 50 milhões de cópias do livro serão distribuídos em aproximadamente 40 idiomas diferentes. Em oito países sul-americanos (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru e Equador), a previsão, do pastor Luís Gonçalves, coordenador do Impacto Esperança, é a de se doar 21 milhões e 603 mil exemplares do livro em português e espanhol.

Conteúdo do livro
Para muitos, talvez o conteúdo do livro Em busca da esperança seja uma novidade. O material que serviu de base para a publicação dessa obra, no entanto, já foi produzido há um bom tempo. O conteúdo selecionado é originário da obra clássica adventista chamada História da Redenção. O diretor do Centro de Pesquisas Ellen White no Brasil, o teólogo e doutor em História da Educação Adventista, Renato Stencel, explica que a compilação da obra original que deu origem ao livro missionário adventista desse ano, é fruto da coletânea de diversos manuscritos escritos por Ellen White. A maior parte de sua produção é dividida em cartas e manuscritos (embora todos tenham sido feitos à mão). As cartas foram dirigidas a pessoas específicas que necessitavam de aconselhamento e diziam respeito, portanto, a questões específicas, muitas delas relacionadas a assuntos pessoais e familiares. 

“Quando se fala de manuscritos, no entanto, estamos falando de conteúdos comunicados por visão a ela sobre salvação, a vida de Cristo, profecias, teologia, ou seja, assuntos mais gerais de interesse coletivo para esclarecer e revelar pontos pouco conhecidos às pessoas. As temáticas abordadas em História da Redenção estão dentro desse material”, comenta Stencel.

Cartas e visões
Ellen White recebeu visões durante vários anos seguidos e um dos temas predominantes foi o grande conflito centre Cristo e Satanás e como esse conflito chegou à Terra com suas consequências. Aliás, conforme pontua Stencel, os manuscritos escritos a respeito dos temas de grande conflito espiritual foram produzidos a partir de visões que ela recebeu especialmente entre os anos 1850 e 1860. É disso essencialmente que fala Em busca da esperança.

Para o teólogo e reitor do Seminário Adventista Latinoamericano de Teologia (Salt), Adolfo Suárez, o livro História da Redenção (base da obra Em Busca da Esperança) apresenta o tema da salvação oferecida por Deus ao ser humano com um propósito, um método e elementos envolvidos. “O leitor, quando tiver contato com esse material, vai entrar em um universo chamado ciência da salvação. O modo como o livro é escrito pode alcançar os jovens e os adultos, porque a linguagem é simples”, afirma. Suárez relata que, durante quase um ano inteiro, estudou o livro História da Redenção juntamente com sua família em casa, na hora em que faziam o culto familiar. [ASN]

Nenhum comentário:

Postar um comentário