terça-feira, 22 de agosto de 2017

AS TRÊS GRANDES SURPRESAS QUANDO CHEGARMOS AO CÉU

Martinho Lutero, o grande reformador do século XVI, em uma de suas reflexões, supôs que no Céu haveriam três grandes surpresas. A primeira seria ele próprio estar lá, a segunda seria encontrar pessoas que ele nunca imaginou que estariam lá, e a terceira seria não encontrar as pessoas que ele imaginou que estariam. Ao analisarmos essas três grandes surpresas do Céu propostas por Martinho Lutero, encontramos respaldo bíblico e no Espírito de Profecia.

1ª Grande Surpresa - A de estar lá 
Inúmeros cristãos afirmam corretamente, com base na morte de Cristo na Cruz do Calvário, que pagou a dívida dos nossos pecados (Jo 3:16; 1Co 13:3; 1Pe 2:24), que possuem absoluta certeza da salvação em Cristo Jesus. Mas, ao longo da sua jornada cristã, tropeçam e caem algumas vezes. Reconhecem que, mesmo tendo uma experiência com Jesus, ainda são limitados como seres humanos, lutando contra todo o pecado e as paixões e fraquezas, portanto ainda assim pecadores, mentirosos, avarentos, gananciosos, egoístas, egocêntricos, miseráveis, pobres... que fazem com que algumas vezes duvidem da sua salvação e sintam-se indignos de entrar no Céu. 

De fato, será uma grande surpresa a nossa chegada no Reino dos Céus! Quando lá chegarmos, olharemos para um lado e para o outro, e finalmente surpresos e sem acreditar muito, haveremos de constatar que finalmente chegamos aos céus. Será emocionante percebemos que completamos a carreira e conquistamos o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus, e podermos contemplar face a face o Senhor! Veja o que diz Ellen G. White:

“E qual é a felicidade do Céu senão ver a Deus? Que maior júbilo poderá ter o pecador salvo pela graça de Cristo, do que contemplar a face de Deus, e tê-Lo por Pai” (Testemunhos Seletos, vol. 3, p. 266). 

Ellen G. White nos deixou alguns conselhos para estarmos no Céu:

"O caráter que manifestarmos agora decidirá nosso futuro destino. Encontraremos a felicidade do Céu pondo-nos em conformidade com a vontade de Deus, e se os homens se tornarem membros da família real no Céu, será porque para eles o Céu começou na Terra" (Filhos e Filhas de Deus, p. 361).

"Ninguém, nem mesmo Deus, nos pode levar para o Céu a menos que façamos o necessário esforço de nossa parte. Importa introduzirmos traços de beleza em nossa vida. Temos de excluir as desagradáveis características naturais que nos tornam diferentes de Jesus. Ao passo que Deus opera em nós o querer e o efetuar Sua boa vontade, cumpre-nos cooperar com Ele. A religião de Cristo transforma o coração. Torna a mente mundana do homem uma mente voltada para as realidades celestiais" (Testemunhos para a Igreja, vol. 5, p. 345).

"Nossa obra agora é preparar-nos para aquelas mansões que Deus está preparando para aqueles que O amam e guardam os Seus mandamentos. ... O Senhor Jesus ampliará toda mente e coração para o recebimento do Espírito Santo" (Olhando para o Alto, p. 145).

2ª Grande Surpresa - Encontrar pessoas que nunca imaginaria que estariam no Céu 
Será difícil esconder o espanto ao encontrar pessoas que, segundo nossa avaliação, jamais deveriam estar ali. Uma dessas pessoas espantadas é o profeta Isaías. Ele acaba de descobrir que o rei Manassés, filho do rei Ezequias, está entre os salvos. Manassés, como sabemos, foi um rei ímpio, que erigiu altares para praticar a idolatria, mandou sacrificar um dos seus próprios filhos, perseguiu os que eram fiéis ao verdadeiro Deus e, segundo a tradição, mandou serrar ao meio o profeta Isaías. Imagino o espanto do profeta Isaías com a presença de Manassés entre os salvos. "Como teria acontecido isso? Não teria havido algum engano?" Estêvão, o primeiro mártir, é outro que não esconderá sua admiração. Não muito longe dali, assentado à mesa, está alguém que ele já vira antes. Com um pequeno esforço de memória ele se lembrará de que, pouco antes de morrer, vira um jovem segurando as capas daqueles que o apedrejavam. Sim, é ele mesmo, Saulo, o feroz perseguidor dos cristãos! “Como será que ele chegou aqui?”, se perguntará Estevão. Essa segunda surpresa nos remete ao texto sacro: 

“O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração." (1 Samuel 16:7) 

Realmente seremos surpreendidos quando chegarmos ao Céu. Ellen G. White afirma: 

“Muitas vezes consideramos casos perdidos justamente aqueles que Cristo está atraindo a Si. (…) Haverá muitos no Céu, os quais seus vizinhos supunham que lá não entrariam. O homem julga segundo a aparência; mas Deus vê o coração” (Parábolas de Jesus, pp. 71 e 72). 

Acredito que muitas pessoas que não professam a fé cristã, mas com corações puros, sinceros e piedosos, alcançarão misericórdia e redenção divina. O Salvador disse: 

“Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus." (Mateus 8:11) 

"Aqueles que Cristo louva no Juízo, talvez tenham conhecido pouco de teologia, mas nutriram Seus princípios. … Há, entre os gentios, almas que servem a Deus ignorantemente, a quem a luz nunca foi levada por instrumentos humanos; todavia não perecerão. Conquanto ignorantes da lei escrita de Deus, ouviram Sua voz a falar-lhes por meio da natureza, e fizeram aquilo que a lei requeria. Quão surpreendidos e jubilosos ficarão os humildes dentre as nações, e dentre os pagãos, de ouvir dos lábios do Salvador: 'Quando o fizestes a um destes Meus pequeninos irmãos, a Mim o fizestes'! (Mt 25:40). Quão alegre ficará o coração do Infinito amor quando Seus seguidores erguerem para Ele o olhar, em surpresa e gozo ante Suas palavras de aprovação!" (O Desejado de Todas as Nações, p. 638).

Não se espantem se encontrarmos no Céu pessoas que confessavam uma fé diferente da nossa. Quão grande a surpresa encontrarmos pessoas que se diziam espíritas, budistas, muçulmanos, judeus, hindus... Muitos desses não conheceram a Cristo e nunca tiveram contato com o evangelho, mas que, sob a influência do Espírito Santo, sentiram necessidade de libertação e agiram de acordo com isso, serão salvas. É o que sugere esta citação de Ellen G. White: 

"Há, entre os pagãos, aqueles que servem a Deus sem o verdadeiro conhecimento, a quem a luz nunca foi levada por agentes humanos; entretanto não se perderão. Embora desconheçam a lei de Deus escrita, ouviram Sua voz a lhes falar por meio da natureza, e praticaram o que a lei requer. Suas obras mostraram que o Espírito Santo tocou o coração deles, e são reconhecidos como filhos de Deus” (O Desejado de Todas as Nações, p. 638). 

A salvação é pela Graça e é um dom divino (Ef 2:8-10). Só o Senhor Deus conhece todas as coisas e sonda os nossos corações. Só o Senhor Deus pode saber a intenção de um coração em seu último suspiro de vida!!! 

“Alguns dentre os remidos terão aceitado a Cristo Cristo nas derradeiras horas da vida, e no Céu será ministrada instrução aos que, ao morrer, não compreendiam perfeitamente o plano da salvação. Cristo guiará os remidos para junto do rio da vida e revelará a eles tudo que, quando na Terra, não puderam compreender” (Comentário Bíblico Adventista, vol. 5, p. 1.156).

3ª Grande Surpresa - Não encontrar as pessoas que imagina que estariam no Céu 
Após serem apresentados uns aos outros, durante as bodas do Cordeiro, os salvos notarão que não se acham presentes muitas pessoas que tinham certeza de encontrarem lá. Há uma porção de pessoas ausentes, e eles gostariam de saber por que elas não estão lá, já que frequentavam regularmente as reuniões da igreja, davam o dízimo fielmente, eram vegetarianas, faziam muitas obras de caridade e tinham aparência de piedade. O que aconteceu com tais pessoas? Jesus afirmou: 

“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?' Então eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal!’" (Mateus 7:21-23) 

Veja o que afirma Ellen G. White:

"Entre aqueles a quem sobrevirá amarga decepção naquele dia do ajuste de contas final achar-se-ão alguns que foram exteriormente religiosos, e que viveram aparentemente vidas cristãs. Mas o próprio eu se acha entretecido em tudo quanto fazem. Orgulham-se de sua moralidade, sua influência, sua capacidade para ocupar posição mais alta que outros, [e] seu conhecimento da verdade, pois pensam que essas coisas lhes granjeiam o louvor de Cristo. ... Eles são excluídos do Céu por sua própria inaptidão para nele habitar" (Mensagens Escolhidas, vol. 1, p. 82).

Estas e outras dúvidas serão respondidas no juízo durante o milênio, quando forem abertos os livros de registro e verificarmos que Deus foi absolutamente justo em cada caso. 

"Ao abrirem-se os livros de registro no juízo, é passada em revista perante Deus a vida de todos os que creram em Jesus. Começando pelos que primeiro viveram na Terra, nosso Advogado apresenta os casos de cada geração sucessiva, finalizando com os vivos. Todo nome é mencionado, cada caso minuciosamente investigado. Aceitam-se nomes, e rejeitam-se nomes. Quando alguém tem pecados que permaneçam nos livros de registro, para os quais não houve arrependimento nem perdão, seu nome será omitido do livro da vida, e o relato de suas boas ações apagado do livro memorial de Deus" (Maranata, o Senhor vem!, p. 90).

Tal juízo desfará toda a dúvida da mente dos redimidos acerca da malignidade do pecado e a justiça e o amor de Deus, de modo que o caráter de Deus ficará vindicado perante o Universo, e a compreensão de Sua justiça garantirá a estabilidade eterna da criação. 

Queridos, que a primeira grande surpresa do Céu se torne realidade em nossas vidas e das pessoas as quais amamos. Jesus Cristo veio para salvar a todos, mas, para conhecer as surpresas do Céu, é preciso fazer a escolha de servir a Deus e fazer a Sua vontade. Qual é a sua escolha? 

15 comentários:

  1. Estou realmente muito feliz pela minha vida; Meu nome é Vargas cynthia maye, nunca pensei que vivi na Terra antes do ano se esgotar. Eu tenho sofrido de uma doença mortal (HIV) nos últimos 5 anos agora; Eu gastei muito dinheiro indo de um lugar para outro, de igrejas para igrejas, os hospitais foram minha residência diária. Verificações constantes foram o meu hobby até o último mês, eu estava pesquisando pela internet, vi um testemunho sobre como DR. Ben ajudou alguém a curar sua doença de HIV, rapidamente copiei seu e-mail que é (drbenharbalhome@gmail.com). Falei com ele, ele me pediu para fazer algumas coisas certas que fiz, ele me disse que vai fornecer O erval para mim, o que ele fez, então ele me pediu para fazer check-up médico depois de alguns dias depois de usar a cura à base de ervas, eu estava livre da doença mortal, ele só me pediu para publicar o testemunho através do mundo inteiro, fielmente fazendo isso agora, irmãos e irmãs, ele é ótimo, eu devo a ele na minha vida. Se você está tendo problemas semelhantes apenas envie um e-mail para ele (drbenharbalhome@gmail.com) ou simplesmente whatsapp ele em: 22893464014. Ele também pode curar doenças como câncer, diabetes, herpes. Etc. Você pode me contactar por e-mail: vargascynthiamaye1995@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim um foi salvo , o outro não pois afrontou a Jesus, o outro disse Você não teme a Deus? Você está debaixo da mesma condenação que ele recebeu, a nossa é justa, ele não fez nada. Lucas 39:43. Amém

      Excluir
  3. O ladrão da cruz que blasfemou contra Jesus não foi salvo, salvo foi o outro que disse o que fez esse para está aqui, nós sim merecemos está aqui. Então irmão vamos ensinar certo!! Não se conquista o céu de qualquer jeito.

    ResponderExcluir
  4. Bíblia sobre o ladrão da cruz Lucas 23:39-43. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  5. Grandes verdadeiras palavras Deus é fiel. Tudo que está escrito na bíblia são palavras que nos ensina como viver aqui na terra palavras que nos conduzi a salvação🙏🙏🙌🙌

    ResponderExcluir
  6. O texto foi muito bem elaborado, mas houve um equívoco em relação ao ladrão na cruz, pois haviam 2 ladrões; um blasfemou e o outro reconheceu em Jesus o filho de Deus, pedindo assim para que fosse lembrado no paraíso e Jesus respondendo disse: Hoje mesmo estarás comigo no paraíso.

    ResponderExcluir
  7. Surpresa terá quem ficar para trás,no céu N teremos lembranças,resumindo N lembraremos de nimguem.

    ResponderExcluir
  8. Amigo teremos lembranças sim não será feito uma lavagem cerebral em nenhum de nós apenas não existirá sentimentos de tristeza e amargura mas lembraremos de todos que conhecemos

    ResponderExcluir
  9. Amei a explicação da palavra me edificou muito. Com certeza no teremos muitas surpresas muitos que pensarvamos encontrar lá não estarão e muitos que achavamos que não estivessem estarão.

    ResponderExcluir
  10. Uma grande reflexão para nós e para aqueles que pensam que basta ir a igreja e estão salvos, precisamos estar debaixo da obediência e Santificação diária sem a qual ninguém verá a Deus. Feliz, pois hihe, compreendi as surpresas que teremos,,Deus ama á todos sem acepção de pessoas.


    ResponderExcluir