quarta-feira, 18 de maio de 2022

CARÁTER É O QUE VOCÊ É NO ESCURO

Caráter é um conjunto de características e traços relativos à maneira de agir e de reagir de um indivíduo ou de um grupo. É um feitio moral. É a firmeza e coerência de atitudes. O conjunto das qualidades e defeitos de uma pessoa é que vai determinar a sua conduta e a sua moralidade, o seu caráter. Os seus valores e firmeza moral definem a coerência das suas ações, do seu procedimento e comportamento.

O caráter não vem por acaso. Não é determinado por uma explosão de temperamento, um passo na direção errada. É a repetição do ato que faz com que se torne hábito e molda o caráter, seja para o bem ou para o mal. O caráter reto só pode ser formado pelo esforço perseverante e incansável, aperfeiçoando cada talento e capacidade confiados para a glória de Deus. 

Pra começar, vejamos o que Ellen G. White falou sobre a importância do caráter: "O caráter formado segundo a semelhança divina é o único tesouro que podemos levar deste mundo para o futuro. Aqueles que nesta vida estão sob a instrução de Cristo levarão consigo, para as mansões celestes, todo aprendizado divino. E nos Céus deveremos progredir continuamente. Que importância tem, pois, o desenvolvimento do caráter!" (Parábolas de Jesus, p. 332). 

Ou você tem caráter ou você é um simples personagem. Algumas pessoas procuram fazer algo para si mesmas, enquanto outras procuram fazer algo de si mesmas. Tryon Edwards declarou: "Ideias conduzem a propósitos e esses se transformam em ações; ações geram hábitos, que definem o caráter; e o caráter determina o nosso destino." E Ellen White completou: "O caráter que uma pessoa forma neste mundo determina seu destino para a eternidade” (Perto do Céu, p. 61).

O caráter é a verdadeira base de todo sucesso que vale a pena. Uma boa pergunta para se fazer é: "Que tipo de mundo seria este se todos fossem exatamente como eu?" Você é simplesmente um livro aberto, contando ao mundo a respeito de seu autor. "Nenhum homem pode ir além dos limites de seu próprio caráter", exclamou John Morely. Ellen White diz que cada ato influencia o caráter: "Cada ato da vida, por menos importante que seja, tem sua influência na formação do caráter. Um bom caráter é mais precioso que posses mundanas, e a obra de formá-lo é a mais nobre na qual se possam empenhar os homens" (Testimonies, vol. 4, p. 657).

Jamais se envergonhe por fazer o que é certo. Marco Aurélio exortou: "Nunca aprecie como sendo uma vantagem vossa o que pode fazer-vos quebrar vossa palavra ou perder vosso respeito próprio." W. J. Dawson aconselhou: "Não é preciso escolher o mal; apenas deixe de escolher o bem e se desviará rapidamente para o mal. Não é preciso que se diga: 'Eu serei mau'; tudo o que se precisa dizer é: 'Não escolherei fazer a vontade de Deus', pois assim o mal já está estabelecido." Não existe o que se costuma chamar de um mal necessário. Phillip Brooks declarou: "O homem que vive de forma correta e é correto possui mais poder com o seu silêncio do que outro com suas palavras." 

A Bíblia afirma no livro de Provérbios: "A boa reputação vale mais do que grandes riquezas" (22:1). A reputação de muitos homens não reconheceria seu caráter caso se encontrassem no escuro. Para mudar o seu caráter é preciso que se comece no centro de controle — o seu coração. A falência do caráter é inevitável quando não se consegue mais nutrir um sincero interesse às próprias obrigações morais. Ellen White declarou: "Se o coração foi renovado pelo Espírito de Deus, a vida dará testemunho desse fato. Ver-se-á mudança no caráter, nos hábitos e atividades" (Caminho a Cristo, p. 57).

Henry Ward Beecher ponderou: "Não se pode afirmar se alguém é rico ou pobre apenas pela inscrição em sua lápide. É o coração que faz uma pessoa ser rica. Ela é rica de acordo com o que é em si mesma e não pelo que possui." Viva de maneira que os seus amigos possam defendê-lo, mas nunca precisem chegar a isso. Considere o que Woodrow Wilson ensinou: "Se os seus pensamentos estão no que você deve fazer pelas pessoas, o seu caráter cuidará de si mesmo." 

Ellen White afirmou que ter um bom caráter é mais necessário do que simples demonstrações exteriores: "Se se considerasse de tanta importância que os jovens possuíssem um caráter belo, e amável disposição, como se considera importante que imitem as modas do mundo no vestuário e no comportamento, veríamos centenas onde hoje vemos um, que vem para o cenário da vida ativa preparado para exercer enobrecedora influência sobre a sociedade" (Fundamentos da Educação Cristã, p. 69).

Um excelente caráter é demonstrado quando se faz, em segredo, tudo o que se deseja fazer quando todos estão observando. Ser um bom cristão enquanto todos estão te olhando é fácil. No trabalho, quando o chefe não está; em casa, quando os seus pais saírem e te deixarem sozinho; ou na escola, quando o professor se distrair na hora da prova. É nessas horas que somos tentados a fazer coisas que desagradam a Deus. O grande evangelista americano Dwight L. Moody cunhou uma frase provocadora: “Caráter é o que você é no escuro, quando não há ninguém olhando”. Mas Ellen White alertou: "Toda má palavra, todo ato egoísta, todo dever não cumprido, e todo pecado secreto, juntamente com toda artificiosa hipocrisia estão escritos nos livros do céu com terrível exatidão" (O Grande Conflito, p. 481).

Permita-me lhe perguntar: O menino que você já foi um dia teria orgulho do homem que você se tornou? Você foi chamado a florescer como uma árvore e não como um cogumelo. É difícil crescer assim quando se tem um caráter fraco. O menor sermão do mundo é o que é pregado pela placa de trânsito nos países de língua inglesa: Keep Right, que em português pode significar tanto Mantenha a Direita quanto Seja Correto.

FALTA DE CARÁTER
A falta de caráter é percebida quando, mesmo errando repetidamente com os outros, causando prejuízo a terceiros, e ferindo sentimentos através de manipulações e mentiras, a pessoa insiste no ato. A falta de caráter é característica de pessoas com baixa consciência moral, uma vez que essas pessoas não objetivam melhorar, pelo menos não sinceramente. Vejamos alguns exemplos de falta de caráter:

Mentiras - Todos nós mentimos, quer admitamos, quer não. As mentiras podem ser coisas banais do dia a dia, como dizer que vamos para casa, quando realmente não queremos sair com alguém. (nesse caso, até uma maneira de tentar abrandar um mal-estar), como podem ser mentiras mais graves, e que envolvem consequências importantes. Entretanto, todos estamos sujeitos a um erro grave. A diferença entre uma mentira acontecer em uma pessoa normal (cheia de falhas, mas que tem consciência), e em uma pessoa com falta de caráter, será a repetição e a não correção do ato, mesmo após ter passado por situações delicadas com as mentiras anteriores. Uma, duas mentiras são aceitáveis. Entretanto, um mentiroso (a) frequente mostra sérios sinais de falta de caráter.

Traição - Longe de ser um tópico moralista, a traição pode ser entendida como falta de caráter, quando também acontece recorrentemente em uma relação em que o pacto do casal é de fidelidade. A traição também deve ser lembrada nos contextos de sociedade, no trabalho e amizade, em que o raciocínio é o mesmo: quebra de acordos e confiança.

Dívidas - Uma coisa é a pessoa passar por situações complexas e que impossibilitem o pagamento de suas contas, outra coisa é a má administração do dinheiro, o consumismo desnecessário e o “comprar sem ter a intenção de pagar”. Um exemplo que deve ser observado são as pessoas que emprestam dinheiro de familiares e/ou amigos e não se veem na obrigação de pagar, aproveitando-se do vínculo afetivo existente. Mais uma vez, a falta de caráter será observada na frequência das ações.

Tratamento diferenciado - O que motiva alguém a tratar bem algumas pessoas em detrimento de outras? O que pensar de alguém que só trata bem àqueles que têm dinheiro ou que podem lhe oferecer algo em troca? A arrogância, a hipocrisia e comportamento interesseiro também são, sem dúvidas, sinais de falta de caráter.

Manipulação - Tentar convencer alguém a pensar ou fazer algo de maneira diferente são coisas completamente diferentes de manipular pessoas a fazerem coisas que elas, se estivessem em plena consciência de seus atos, talvez não fizessem. A manipulação é um comportamento egoísta, uma vez que tira o direito de escolha do outro, e mostra falta ou total ausência de consideração pelo outro. O manipulador sempre visa driblar vontades e regras para favorecimento pessoal.

Falta de palavra - A falta de palavra pode caminhar próximo à mentira e à manipulação. Quando alguém combina algo ou assume um compromisso, a espera social é que o mesmo seja cumprido. Mais uma vez, descartando os casos isolados, uma “Palavra” quebrada com frequência oferece sérios indícios de falta de caráter.

Não assumir as próprias responsabilidades - Um dos maiores sinais de maturidade que pode ser encontrado em alguém é a capacidade de assumir as próprias responsabilidades. A falta de caráter pode ser observada se uma pessoa repetidamente atribui a outros a responsabilidade por atos que deveriam ser assumidos pessoalmente, principalmente, no que se refere às quebras de regras e leis que infringem com frequência.

Finalizo com este conhecido texto de Ellen White: "A maior necessidade do mundo é a de homens – homens que não se compram nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o erro pelo seu nome; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo" (Educação, p. 57).

Nenhum comentário:

Postar um comentário