quarta-feira, 29 de julho de 2015

Adventistas são os que mantêm a maior diversidade racial nos EUA


A Igreja Adventista do Sétimo Dia é a denominação que mantêm a maior diversidade étnica nos Estados Unidos, de acordo com um relatório divulgado na última segunda-feira pelo Pew Research Center. “Trinta e sete por cento dos adultos que se identificam como adventistas do sétimo dia são brancos, enquanto 32 por cento são negros, 15 por cento são hispânicos, 8 por cento são asiáticos, e outros 8 por cento são de outra raça ou de raça mista”, escreveu o editor de religião do Pew Research Center, Michael Lipka, no site do instituto.

A análise, com base em dados fornecidos pelo Estudo do Panorama Religioso de 2014, olhou para a composição racial e étnica dos 29 principais grupos religiosos presentes nos Estados Unidos. Grupos raciais e étnicos foram divididos em cinco categorias: brancos, negros, hispânicos de todas as raças, asiáticos, e outras raças e mestiços americanos.

Depois de ordenar os dados, o Pew Research Center atribuiu aos adventistas do sétimo dia uma pontuação de 9.1 no Índice de Herfindahl-Hirschman, bem acima da média nacional de 6,6, onde 66 por cento da membresia da Igreja é branca. O grupo religioso menos diversificado nos Estados Unidos, de acordo com o relatório, é a Convenção Batista Nacional, uma denominação tradicional de negros que recebeu pontuação de 0,2.

Gary Krause, diretor da área de Missão Adventista em nível mundial, disse que a missão da igreja de preparar pessoas para a segunda vinda de Jesus é um chamado à diversidade. “Nós não somos uma denominação americana. Nós não somos uma denominação africana ou asiática. Nós não somos uma denominação europeia“, enfatizou Krause. “Somos um movimento mundial com uma missão a todos os grupos de pessoas”, completou. Ele observou que a organização adventista opera em 215 países e territórios. “Mas não estamos felizes com isso porque a lista das Nações Unidas tem mais 22 países onde nós não estabelecemos nosso trabalho”, ponderou Krause, cujo escritório coordena e financia projetos de missão global. “Somos todos filhos de Deus e gostamos de acolher pessoas de todas as raças em nossa família”, enfatizou. [...]


Leia o artigo na íntegra em Revista Adventista

Nenhum comentário:

Postar um comentário