quarta-feira, 9 de março de 2011

Acabou a folia, hora das cinzas

A mídia mostrou várias manifestações de “folia” e seus resultados. Pessoas embriagadas, quase sem controle algum das faculdades mentais e motoras, jovens se esbofeteando, xingamentos e brigas por discordância na apuração das notas do desfile, sem falar no número de mortos em acidentes. Muito me impressionou a fala de uma jovem, que ao ser entrevistada por um repórter sobre o que faria no Carnaval, de pronto respondeu, com um largo sorriso no rosto, que faria o que o diabinho (sic) lhe mandasse fazer. Folia...

Afinal o que é folia? Segundo os eruditos, folia é a palavra usada para caracterizar uma festa com grande agitação e movimentação popular. Se toda esta folia fosse boa e saudável, por que o dia de hoje recebe o nome de “quarta feira de cinzas”, e a grande maioria descansa na parte da manhã ou vai à igreja se penitenciar para retornar às atividades corriqueiras após o almoço?

A grande verdade é que neste período, mais que nunca, as pessoas buscam fazer o que mais lhe aprouver, isto é, a sua vontade. E nesta busca pela satisfação extrema, fazem qualquer coisa, pagam qualquer preço, afinal, o que importa é se divertir, se alegrar. Agem de modo muito diferente do Mestre, que afirmava que a sua comida consistia em fazer a vontade dAquele que o havia enviado (João 4:34).

Você não precisa esperar um ano para se alegrar durante poucos dias. Você pode se alegrar a vida toda, basta apenas escolher fazer a vontade do Pai. Escrevendo aos crentes da Galácia, Paulo contou como conseguira isto: “Vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim” (Gálatas 2:20). Deixe Cristo viver em você e todos os dias de sua vida serão plenos de alegria e satisfação, sem nenhuma preocupação com o dia de ontem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário