terça-feira, 22 de março de 2011

Dia Mundial da Água 2011

Hoje, 22 de março, é o Dia Mundial da Água.

O evento é celebrado anualmente na mesma data para chamar a atenção do mundo sobre a importância da água doce e defender seu manejo sustentável.

Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993, o evento aborda uma temática diferente a cada ano para promover várias ações sobre determinado assunto ao redor do mundo. O tema deste ano é "Água para as cidades: respondendo ao desafio urbano".

O objetivo é incentivar governos, organizações, comunidades e indivíduos a participar ativamente na resposta ao desafio da gestão das águas urbanas. É alertar a população mundial sobre o impacto da rápida industrialização, do crescimento urbano, as incertezas provocadas pelas mudanças climáticas, os conflitos e as catástrofes naturais em sistemas urbanos de água.

A água é um dos elementos essenciais à sobrevivência do homem, não há vida sem a presença de água. Infelizmente, a falta de conscientização e uso inadequado desse elemento natural tem provocado sua diminuição gradativa. Nosso planeta tem sofrido com a exploração inconsequente de recursos hídricos pela humanidade. A mídia tem divulgado alertas frequentes sobre a possível falta de água nos próximos anos. A situação é preocupante e precisa de atenção e medidas educativas para amenizar consequências futuras.

É importante ressaltar que esse problema é universal, envolve todos os habitantes e precisa de ações coletivas para obter resultados eficazes. Aqui, entra em cena a capacidade de reconhecer-se como cidadão, com deveres e direitos sociais. Ou seja, a consciência da dependência do outro ser social para cuidar e manter o planeta Terra em condições de conservação da vida humana.

A obra da criação foi um presente confiado à humanidade. Podemos verificar essa afirmativa em Gênesis 2:28: “Deus lhes disse: frutificai, e multiplicai-vos, enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céus, e sobre todo animal que se move  sobre a terra”. Há uma imensa responsabilidade diante do nosso Criador ao agir de forma indiscriminada com a natureza. Temos que cuidar do que Deus nos deu e amar nosso semelhante, preservando e mantendo os recursos naturais como a água.

Leia mais (em inglês): http://www.unwater.org/worldwaterday/campaign.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário