terça-feira, 1 de março de 2011

Se a inveja tem forma, é a de um bumerangue

Entre todas as características existentes, a inveja é a mais ridícula, pois não se pode obter qualquer vantagem a partir dela. Um famoso e antigo ditado afirma: “Sempre que comparamos o que queremos com o que temos, ficamos infelizes. Em vez disso, compare o que você merece com o que tem e descobrirá a felicidade.” Não é tentar “manter-se à altura de alguém” o que nos causa tanto problema, e sim tentar ultrapassá-los.

“A única competição digna de um sábio é a realizada contra si mesmo”, observou Washington Allston. Nada o distancia mais rapidamente de seus objetivos, do que tentar se manter à altura de quem já chegou lá.


Se a inveja fosse uma doença, todos estariam contaminados. Francis Bacon afirmou: “A inveja não tem feriados nem tira folga.” A inveja que procura nos comparar a outros é tolice. “Quando eles se medem e se comparam consigo mesmos, agem sem entendimento” (2Co 10:12b)

"Não julguem, para que vocês não sejam julgados" (Mt 7:1). A inveja é uma das formas mais sutis de se julgar os outros. Richard Evans pronunciou: "Que nunca deixemos as coisas que não podemos ter ou as que não temos, nos impedirem de usufruir as coisas que temos e as que podemos ter." O que nos faz ficar insatisfeitos com a nossa condição pessoal é a crença absurda de que os outros estão muito mais felizes do que nós. Thomas Fuller disse: “A comparação, mais do que a realidade, faz o homem feliz ou arrasado.”

Hellen Keller diz: “Em vez de comparar nosso quinhão com os que são mais afortunados que nós, devemos compará-lo com o quinhão da grande maioria de nossos companheiros. Então parecerá que estamos entre os privilegiados.” A inveja não consome nada a não ser o coração do invejoso. É uma espécie de admiração por aqueles que você menos quer agradar.

Crisóstomo refletiu: “Como a traça rói a roupa, assim também a inveja consome o homem.” A inveja fornece a lama que o fracasso atira no sucesso. Há muitos caminhos para uma vida malsucedida, mas a inveja é o mais curto de todos.

John L. Mason - Extraído do livro  Derrotando um inimigo chamado Mediocridade

Nenhum comentário:

Postar um comentário