terça-feira, 8 de novembro de 2011

"Moedor de Porco" - Câmera escondida do SBT


Quem diria que o SBT traria uma pegadinha de conteúdo altamente educativo e (in)formativo… No último domingo, o Programa Silvio Santos, do SBT, passou a câmera escondida “Moedor de Porco”, em que leitões eram postos num falso moedor de carne – que na verdade é uma caixa oca e aberta no fundo e tem uma moça embaixo para pegar o porquinho e dar a linguiça – e “transformados” em linguiça.

Fora terem usado leitõezinhos para fazê-la, essa pegadinha foi sensacional. Não por ter sido engraçada, mas por escancarar aos onívoros a verdade sombria e essencial por trás da carne gostosa que comem.

Os clientes sentiram um prazer gustativo ao experimentar a amostra grátis de linguiça e desejavam levar aquela linguiça tão saborosa para casa. Não ligavam mentalmente aquele pedacinho de carne processada ao fato de um animal ter sido morto para sua produção. Mas a ficha lhes caiu quando Ivo Holanda mostrou que toda carne exige que se mate um animal: prontamente recusaram levar para casa aquela até então “inocente” linguiça e reagiram com indignação à “produção” da linguiça.

O SBT não é nenhuma primazia em cidadania e educação – até porque negligencia gravemente a função socioeducativa que a televisão deveria ter -, mas essa pegadinha, que escancarou a realidade inexorável da indústria da carne, foi mais educativa do que muito Show do Milhão.


Robson Fernando de Souza – Vista-se

"Pensem na crueldade que o regime cárneo envolve para com os animais, e seus efeitos sobre os que a infligem e nos que a observam. Como isso destrói a ternura com que devemos considerar as criaturas de Deus". Ellen G. White, Conselhos sobre Regime Alimentar, pág. 383

Nenhum comentário:

Postar um comentário