Halloween – noite sagrada (hallow evening, em inglês) é celebrado entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e o nascer do dia 1° de novembro. A tradição diz que o mundo dos vivos e o mundo dos mortos se uniam em uma coisa só (veja aqui mais detalhadamente sua origem). Por isso a imagem mais comum é a de fantasmas, bruxas e monstros indo de casa em casa pedindo comida.
Com o tempo, a comida servida deu lugar aos doces que as crianças vestidas de monstros pedem ao longo da noite. A comemoração do Halloween foi se popularizando e hoje já é lembrada em vários países, inclusive no Brasil.
Um grupo cristão canadense tenta mudar a história, incentivando as pessoas a doarem Bíblias e presentes cristãos como “uma forma amigável de lembrar às crianças que Jesus venceu a morte." Por isso o nome da festa para eles deveria ser Jesus Ween [um trocadilho com win, vencer em inglês].
O projeto Jesus Ween foi criado pelo pastor Paul Ade, que vive em Calgary, Canadá. Ele tem feito seminários em diversas igrejas da América do Norte tentando mobilizar cristãos de todas as denominações a levarem a sério essa iniciativa.
Desde 2002, mais de um milhão de presentes cristãos foram dados a vizinhos, estranhos e amigos em 31 de outubro. O Projeto Jesus Ween atua nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, África e Brasil.
Mais informações no Facebook e o no site Jesus Ween
Nenhum comentário:
Postar um comentário