quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Bento 16 afirma que fé cristã é aliada da razão e da ciência


Bento 16 afirmou ontem (21) que, diferentemente do que apregoam “alguns pensadores modernos”, a fé não é incompatível com a razão e a ciência. “É falso o preconceito segundo o qual os dogmas da fé bloqueiam a razão humana”, disse o papa em português em uma audiência para fiéis lusófonos.

Ele argumentou que a fé é uma aliada da ciência porque lhe fornece “critérios basilares para que promova o bem de todos, pedindo a renúncia só dos experimentos que, opondo-se ao projeto originário de Deus, possam produzir efeitos que se virem contra o próprio homem”. 

O papa citou São Tomás de Aquino (1225-1274), que, em um debate, mostrou a “fecunda vitalidade racional” que o pensamento humano pode adquirir com os “princípios” e a “verdade” da fé cristã. 

Ele falou que, desde o início, “a tradição católica rejeitou o fideísmo” (vontade de crer contra a razão). Argumentou que a expressão credo quia absurdum (creio porque é absurdo) não faz parte do glossário da fé católica. 

Por isso, disse o papa, a Igreja incentiva as pesquisas que sejam a “serviço da vida”, como as da cura de doenças e as que se propõem a descobrir “os segredos” do universo. 

Com informação da Agência Ecclesia.

Fonte: Paulopes

Nota: Leia este excelente artigo do Sétimo Dia: "Fé e Ciência podem coexistir?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário