Um documentário que explora a filosofia e legado de saúde internacional e alcance humanitário da Igreja Adventista do Sétimo Dia está agendado para ser transmitido por emissoras públicas de todos os Estados Unidos a partir de setembro.
"Os Adventistas 2", agora disponível em DVD, é uma sequência do documentário do cineasta independente Martin Doblmeier, "Os Adventistas", de 2010, que traçou as raízes da mensagem e ministério de saúde da Igreja Adventista na América do Norte.
O último filme de Doblmeier apresenta a alegação de que a rápida integração de cuidados com saúde e teologia é algo exclusivo da denominação. A Igreja Adventista foi oficialmente criado em maio de 1863, apenas duas semanas antes da co-fundadora da Igreja, Ellen G. White, ter recebido uma visão de reforma da saúde que coloca o bem-estar físico e espiritual no cerne do adventismo.
"Isso certamente não quer dizer que os judeus ou católicos ou presbiterianos não tenham grandes hospitais ou não considerem que o corpo seja um templo, mas acho que a noção de saúde como se encaixa em toda a filosofia de quem são os adventistas desde o início é diferente", diz Doblmeier.
O filme também destaca o compromisso da Igreja Adventista para saúde sustentável, de longo prazo, através de sua ênfase na medicina preventiva e criação de escolas médicas em países em desenvolvimento.
No local de filmagem, em Malawi, Doblmeier destaca o foco da Igreja em educação sobre o HIV/AIDS, onde os adventistas estão buscando integrar a consciência da saúde na cultura através de apresentações dramáticas. No Peru, o rápido crescimento da população amplia os limites de cuidados com a saúde, mas a recente inauguração da Escola de Medicina Humana da Universidade Adventista, da União Peruana, em Lima, está preparando uma nova geração de médicos para enfrentar o desafio.
"Este não é apenas um tipo de ajuda Band-Aid", diz Doblmeier. "[Os adventistas estão] criando essas escolas médicas no mundo em desenvolvimento para que as melhores mentes fiquem nesses países, obtenham a sua formação dentro do sistema de educação adventista, e depois fiquem por lá. Eu acho que isso vai ter efeitos a longo prazo”.
O filme também retrata a história de um hospital lendário na China, acompanha uma equipe de médicos americanos ao executar operações para pacientes carentes na República Dominicana e apresenta a obra médico-missionária adventista na sequência de um catastrófico terremoto no Haiti.
Esse país, talvez mais do que qualquer outro, sublinha a "impressionante" necessidade de assistência à saúde sustentável, Doblmeier diz. Mas, acrescenta ele, também ilustra a determinação dos humanitários adventistas.
"É uma tarefa incrível, mas a esperança tem sido o cerne da Igreja Adventista desde o início, e continua a ser uma das razões mais motivadoras presentes no mundo de hoje", diz ele. "Assim, nestes países ao redor do mundo, onde as disparidades de saúde são tão grandes, acho que a presença [da Igreja] cria um sentimento de esperança, e isso é uma coisa muito importante a fazer".
Doblmeier também dedica tempo considerável para o legado de serviço médico e missão deixada pelos primeiros adventistas. Para ilustrar o seu impacto, ele e sua equipe de produção se voltam para o Brasil, onde durante décadas Leo e Jessie Halliwell levaram saúde por barco para comunidades isoladas ao longo do rio Amazonas. O ministério do barco médico Luzeiro prossegue até hoje.
"Ouvimos vez após vez de como pessoas ouviram a história dos Halliwells e foram movidas. Isso mostra como a vida e obra deles tinha propósito e significado", comenta Doblmeier.
"Esse é o poder da história. E se fizemos algo para ajudar a manter essas histórias vivas, sinto-me realizado quanto a isso", diz ele. Uma parcela das vendas dos DVD’s irá para apoiar o trabalho de algumas das organizações em destaque no filme.
"Os adventistas 2" é o mais recente de mais de 25 filmes de Doblmeier sobre religião, fé e espiritualidade premiados, o que inclui "Bonhoeffer", um documentário sobre Dietrich Bonhoeffer, teólogo que resistiu ao nazismo, e "Albert Schweitzer: Chamado à África", um filme recontando a vida humanitária do vencedor do Prêmio Nobel.
Doblmeier é presidente e fundador de Journey Films, sediada em Alexandria, no estado da Virgínia, EUA. Ele está atualmente finalizando um documentário que explora o compromisso da Igreja Adventista para com a educação holística.
"Eu vou retornar direto para a sala de edição após esta entrevista", ele contou.
Fonte: Adventist News Network
Nenhum comentário:
Postar um comentário