Falar de "dia do homem" em um mundo tão machista parece brincaceira, mas é sério. A data foi criada para lembrar que o homem precisa cuidar da saúde, principalmente a urológica.
O Dia do Homem foi instituído em 1999 pelo Dr. Jerome Teelucksingh, em Trinidad e Tobago, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU).
“O check up deve fazer parte do cotidiano masculino tanto quanto faz de uma criança ou das mulheres. Ou seja, o urologista está para o homem, como um pediatra para uma criança ou o ginecologista para uma mulher”, diz Dr. Daher.
O check up adequado para cada faixa etária pode prevenir vários tipos de problemas. “Quando se descobre qualquer doença no início, a probabilidade de cura é muito maior”.
Veja os principais exames que os homens devem realizar ao longo da vida:
De 03 aos 05 anos
Muitos pediatras avaliam a necessidade de uma possível cirurgia de fimose, entretanto, esse procedimento deverá ser realizado após a avaliação de um urologista ou cirurgião pediátrico.
De 12 aos 18 anos
O urologista e o pediatra são os médicos mais indicados para os meninos para avaliar o desenvolvimento dos órgãos genitais, porem cabe ao urologista a prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), disfunções miccionais (que podem surgir nessa faixa etária) além de orientações e dúvidas sobre a vida sexual masculina.
De 20 aos 49 anos
O homem deve procurar o urologista para manter a prevenção e ou tratamento de DSTs, além de iniciar a prevenção contra o câncer de testículo, que pode surgir nesse período.
De 40 aos 45 anos
Começa um período em que o homem deve ir anualmente ao urologista e ao clinico geral. Para aqueles que possuem histórico familiar, a partir dos 40 anos, podemos iniciar a prevenção contra o câncer de próstata, que é considerado o 3º câncer mais comum em todo o mundo, sendo o principal entre homens. Para aqueles que não possuem histórico familiar, a prevenção pode ter inicio a partir dos 45 anos. Com essa idade, já é possível começar a prevenir outros tipos de doenças realizando exames cardiológicos, de sangue.
Depois dos 50 anos
Além de se manter a prevenção do câncer, o urologista pode auxiliar em problemas comuns nessa faixa etária como o tratamento de crescimento benigno da próstata, problemas na bexiga, rins, prevenção de câncer de intestino, além da prevenção e tratamento de disfunções sexuais.
De acordo com o urologista Daher Chade, do Instituto do Câncer de São Paulo, a maioria dos homens só vai ao médico porque a esposa leva ou então quando sentem algum sintoma. “Apesar das novas gerações estarem criando um hábito de procurar o urologista com maior frequência que os homens mais idosos, ainda assim, vemos frequentemente casos de doenças avançadas diagnosticadas tardiamente devido à falta do acompanhamento médico preventivo," explica o especialista.
Fonte: Band UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário