terça-feira, 24 de setembro de 2013

Craque adventista deixou o futebol para ser fiel a Deus


O site Futebol Magazine traz uma interessante matéria sobre Johan Vonlanthen, o craque do futebol que largou uma carreira promissora na Suíça para ser fiel a Deus e aos Seus mandamentos (clique aqui para ler o texto/testemunho). Detalhe: o repórter diz que Vonlanthen tomou essa decisão porque a igreja o impediria de jogar aos sábados. Na verdade, o jogador abandonou os campos porque decidiu ser fiel à Palavra de Deus e colocar sua consciência acima do dinheiro e da fama. De qualquer forma, é um testemunho muito bonito de alguém que vive por princípios e não tem medo de ir contra a “corrente” para servir ao Doador da vida. Leia abaixo trechos de uma entrevista publicada no site Cromos, em setembro de 2011:

Que tipo de música você gosta? Salsa? Reggaeton?
Nada disso, porque minha vida mudou um pouco e deixei essas coisas de música e dança, tudo isso. Dediquei-me aos louvores e hinos ao Senhor.

Desde quando se dedica ao louvor?
Acho que comecei em 2008.

Por que você quis mudar?
Quando eu fui para a Holanda, com 17 anos, embora não tivesse dificuldades com os companheiros, eu me sentia muito sozinho. Morava em um apartamento e chorava durante a noite. Minha mãe raramente vinha me visitar porque ela estava na Suíça, com Aaron, um irmãozinho que nasceu.

Deprimido?
Sim, embora nada estivesse dando errado e tudo estivesse indo bem, eu não estava feliz, eu precisava de algo. Foi quando eu comecei a ouvir e estudar a Bíblia com uma mulher que era adventista.

Quando é que veio a mudança?
Foi gradual, e embora a minha vida estivesse andando bem com namoradas, festas e treinamento, comecei a estudar e ler a Bíblia. Quando as coisas davam errado, ajoelhava e começava a orar.

Hoje você é adventista.
Sim, adventista. [ ... ]

Como essas crenças mudaram o jogador de futebol?
Quando eu comecei a saber e me aprofundar no que é o sábado, que é o dia do Senhor, comecei a ver o que é o sétimo dia. Foi quando soube que o dia do sábado bíblico é o dia de descanso e comecei a ver que naquele dia havia uma benção, uma santificação diferente de qualquer outro dia, e cada vez que eu ia para o campo no sábado, era mais difícil, eu sabia que estávamos agindo mal em jogar ou trabalhar no sábado.

Como te viam as equipes por onde jogava?
Ficavam muito impresionados. Jogar aos sábados causou um freio na minha carreira no futebol. Vou explicar: aos 20 anos eu comecei a falar que o sétimo dia não era o domingo, mas era o sábado do Senhor. Não que eu dissesse ao técnico que não jogaria, mas eles sabiam que isso me incomodava.

Você jogava aos sábados?
Sim, jogava por respeito ao contrato. Quando me emprestaram do Red Bull para Zurique, em 2009-2010, joguei no Champions League. Acho que foi o melhor ano que eu tive, marquei 17 gols no total, com os gols da Copa da Suíça, mas não podia jogar mais no sábado e fui até o presidente da equipe e lhe pedi que me deixasse os sábados livres, mas a sua resposta foi não, porque na Suíça quase todos os jogos são no sábado. Ele disse: "Se tivéssemos 30 jogos aos domingos e 6 jogos no sábado, te daríamos o sábado livre, mas como na Suíça tem 30 jogos no sábado e seis no domingo, ao ano, você não estaria jogando."

Como tudo terminou lá na Europa ?
Veio a Copa do Mundo em 2010 com a seleção da Suíça, e eu não fui por conta de uma lesão no menisco. Voltei para a Áustria, me recuperei e comecei a trabalhar com a equipe. Em junho, terminei o contrato com a Red Bull, tive ofertas de muitos lados, na França, na Suíça, na Rússia, na Grécia, para continuar. O salário seria muito bom, mas eu não quis, para dar atenção a Deus.

Para não jogar aos sábados?
Sim, essa foi a razão. [ ... ]

Fonte: Criacionismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário