sexta-feira, 25 de outubro de 2013

O Marketing Pessoal do Músico Adventista

"Assim o meu povo se ajunta em grande número para ouvir o que você tem para dizer, mas eles não querem pôr em prática o que você diz. "Ele fala bonito" - eles dizem, mas o que querem é ganhar dinheiro. Para eles você não passa de um cantor de canções de amor ou tocador de harpa. Eles ouvem o que você diz, porém não fazem nada daquilo que você manda." (Ez 33:31-32)
Esses versos estão sendo usados aqui apenas homileticamente. No caso de Ezequiel, o problema estava no povo que apreciava sua “apresentação profética”, mas ignorava completamente a mensagem. Mas, e se o problema estiver no “profeta”? E se o povo tiver motivos reais para ignorá-lo?

Em alguns lugares, os músicos locais da igreja não tem apresentado uma boa reputação, por várias razões: estrelismo, falta de espiritualidade, irresponsabilidade, rebeldia, inadequação etc. Atuando junto com a liderança da igreja e também no ministério musical é fácil perceber que os músicos tem sido um grupo causador de polêmicas. 

Com certeza há muita implicância infundada nos bastidores dessas polêmicas. Mas, por outro lado e infelizmente, há muita crítica justificada também. Permita-me sugerir alguns ajustes que poderão melhorar sua vida na igreja:

1) Participe dos cultos: não fique nos corredores ou conversando do lado de fora. Acabou de cantar e deu vontade de beber água? Ok. Mas volte rapidamente e participe do culto com atenção. Isso trará credibilidade à mensagem que você transmite a igreja por meio da música.

2) Aprenda alguma coisa da Biblia: algumas vezes é lamentável ouvir músicos falando de Deus e da Bíblia (Os 4:6). Toda a admiração que a igreja tem do talento musical do cidadão cai por terra assim que ele começa a falar erros e heresias. Nitidamente, o sujeito só se preocupa com a música. Antes de ser músico, você deve ser um cristão bíblico. Assim você evitará cantar falsas doutrinas e coisas que não fazem o menor sentido à luz da Palavra.

3) Seja membro ativo da Escola Sabatina: tenha uma classe, participe da discussão. A Escola Sabatina não é um intervalo onde você pode testar microfones, ligar instrumentos e ficar batendo papo.

4) Seja membro ativo da igreja: envolva-se com a programação da igreja, com outros departamentos. O músico que serve apenas para tocar-cantar nos cultos não serve para muita coisa.

5) Existe vida devocional além da música. Ensaio não faz parte da sua devoção pessoal. Cantar não é mais importante que orar. Música não substitui estudo da Bíblia.

6) Descubra o seu dom espiritual: a música em si mesma não pode ser caracterizada como um dom espiritual, pois não é encontrada explicitamente em nenhuma das listas de dons espirituais, mas pode ser chamada de talento natural. Há uma discussão teológica a respeito disso da qual não vamos tratar aqui. Portanto, os músicos devem se encaixar nos mais variados ministérios mencionados na Bíblia, especialmente nos dons de Efésios 4:11-12, especificamente como apóstolo, profeta, evangelista, pastor e mestre.

7) Tenha propósitos evangelísticos: dificilmente a igreja negaria apoio e recursos para um grupo de músicos comprometidos com a missão. Projetos de visitação, classes bíblicas e participação em ações evangelisticas da igreja devem fazer parte de sua agenda.

8) Dê um bom testemunho extra-culto: viver em pecado, em franca rebeldia e dando escândalos constantemente anula completamente o seu trabalho. Todos somos pecadores, mas a igreja não é obrigada a tolerar músicos rebeldes que não demonstram o menor interesse em vencer o pecado e continuam usando o culto como um grande karaokê. O próprio Deus não suporta culto misturado com pecado acariciado (Is 1:12,13).

É importante manter um bom nome, uma boa imagem – desde que isso reflita sua essência. O melhor marketing pessoal é a conversão, e o melhor assessor de imagem é o batismo diário com o Espírito Santo.

Vanessa Meira - Adoração Adventista

Nenhum comentário:

Postar um comentário