terça-feira, 10 de junho de 2014

10 anos da morte de Ray Charles - do Gospel à Soul Music


Hoje faz exatamente 10 anos que Ray Charles morreu em Greenville (10 de junho de 2004) com a idade de 73 anos. Aclamado mundialmente por hits como Hit the Road Jack, Georgia on My Mind ou What'd I Say, ele era um dos cantores mais aclamados da sua geração. Foi também um dos grandes inovadores da música norte-americana, misturando o gospel da igreja negra com a sensualidade do blues para criar um gênero emocionalmente cru chamado soul. 

Nasceu no dia 23 de setembro, na cidade de Albany, na Georgia, EUA, começando a cantar no coro da Igreja Batista. Assim como outros músicos de sua geração, Ray Charles cresceu protestante e teve os primeiros contatos com a música por meio da igreja. O piano, que o marcou para o resto da vida, começou a tocar com apenas 2 anos de idade. E foi também, ainda criança, com apenas 7 anos, em decorrência de um glaucoma, que ficou cego, e órfão com 15 anos.

Ao pegar o gospel tradicional My Jesus Is All The World To Me e acrescentar líricas seculares, Charles apareceu com uma canção (I've got a woman) que, embora não tenha ido parar nas listas de sucesso, foi popular nos dois lados de uma América racialmente dividida em 1954. Também se engajou em lutas sociais, usando sua influência para apoiar o “Movimento dos Direitos Civis”, nos Estados Unidos, liderado por Martin Luther King Jr.

"Eu fui bastante bombardeado porque algumas pessoas achavam que eu era uma espécie de abominação da igreja. Mas aí as pessoas começaram a perceber... 'O homem apenas está cantando o que ele sente. Ele tem que cantar do jeito que ele sente'. Foi aí que eu parei de tentar cantar como os outros", disse Charles em uma entrevista.

Hoje, os fãs de Ray Charles, juntamente com o resto do mundo da música estão recordando a figura emblemática que ele foi. Fiquem com sua fantástica interpretação de Amazing Grace:

Nenhum comentário:

Postar um comentário