terça-feira, 2 de setembro de 2014

Ecumenismo, Papa, Maradona e o jogo inter-religioso pela paz


O Papa Francisco encontrou na tarde desta segunda-feira, 01/09, na Sala Paulo VI, no Vaticano, os jogadores e promotores da primeira partida inter-religiosa pela paz, que foi disputada ontem às 20h45 no Estádio Olímpico, em Roma. A iniciativa nasceu de um encontro realizado em abril de 2013 entre o Papa e o jogador argentino Javier Zanetti. A arrecadação do jogo é beneficente, voltada a duas instituições educativas para jovens: a Scholas Occurrentes e a Fundação P.U.P.I. Entre os presentes, Diego Armando Maradona, Alex Del Piero, Javier Zanetti, Buffon, Pirlo, Shevchenko, Paolo Maldini, Cordoba, Nainggolan, Valderrama.

Dirigindo-se aos jogadores, o Papa agradeceu pela “prontidão” das adesões ao seu desejo de “ver campeões e treinadores de vários países e de diversas religiões em uma disputa esportiva, para testemunhar sentimentos de fraternidade e de amizade”. O Papa ressaltou que o evento desta noite “será um gesto altamente simbólico para fazer entender que é possível construir a cultura do encontro e um mundo de paz”, onde crentes e não-crentes de diferentes religiões – conservando a sua identidade – “possam conviver em harmonia e no respeito recíproco”. O Papa salientou aos jogadores, que com os comportamentos cotidianos, “carregados de fé e de espiritualidade, de humanidade e de altruísmo”, eles podem favorecer ideais de “pacífica convivência civil e social, para a edificação de uma civilização fundada no amor, na solidariedade e na paz. E esta é a cultura do encontro”.


Quem foi ao estádio Olímpico de Roma deve ter ficado feliz com o espetáculo e com saudade de estrelas que brilharam no futebol italiano. O ex-jogador Diego Maradona foi o destaque da partida. Com 53 anos de idade, o argentino surpreendeu ao jogar os 90 minutos, mostrando que o talento que encantou o mundo entre as décadas de 80 e 90 segue intacto apesar das dificuldades físicas que o tempo lhe impôs. O auge da atuação aconteceu aos 39 minutos do primeiro tempo quando o Pibe deu um lindo passe por cima da defesa para Roberto Baggio driblar o ex-goleiro Toldo. A Fundação P.U.P.I. venceu a Escola do Vaticano por 6 a 3.

Com informações de UOL e Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário