quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Prova de Fé – Adventistas no Enem 2015

Camiseta que vai ser usada por jovens adventistas do Rio no ENEM 2015
A Igreja Adventista do Sétimo Dia reconhece o sábado como sinal distintivo de lealdade a Deus (Êx 20:8-­11; 31:13-­17; Ez 20:12, 20), cuja observância é pertinente a todos os seres humanos em todas as épocas e lugares (Is 56:1-­7; Mc 2:27). Quando Deus “descansou” no sétimo dia da semana da criação, Ele também “santificou” e “abençoou” esse dia (Gn 2:2, 3), separando-­‐o para uso sagrado e transformando-­‐o em um canal de bênçãos para a humanidade. Aceitando o convite para deixar de lado seus “próprios interesses” durante o sábado (Is 58:13), os filhos de Deus observam esse dia como uma importante expressão da justificação pela fé em Cristo (Hb 4:4-­11).

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado no sábado (24) e domingo (25) tem 7.746.057 inscritos. Muitos destes alunos irão se submeter à uma longa espera pelo início da prova. Os 71.195 sabatistas inscritos neste ano entrarão nas salas às 13h (horário oficial de Brasília), assim como todos os outros concorrentes, e permanecerão "confinados" até o pôr-do-sol. Somente depois receberão a prova para ser respondida. Durante esse período de espera, cerca de 6 horas, é permitido apenas comer, ir ao banheiro e beber água. Os alunos não podem nem mesmo conversar uns com os outros. Apesar dos muitos questionamentos em relação a essa escolha, os candidatos sabatistas permanecem firmes em seus princípios e esperam pacientemente o início da prova.

O estudante Vinicius dos Anjos Pereira, 18 anos, diz que sua primeira experiência no Enem (em 2013) foi cansativa e desgastante, e que ficar em uma sala isolada, sem ao menos poder conversar, é extremamente entediante. Ele acredita que o rendimento no desenvolvimento da prova fica inferior em relação aos candidatos não sabatistas. Mas ressalta que foi uma boa experiência de fidelidade a Deus, e teve como resultado uma nota considerável para seu primeiro Enem. E diz que para esse ano de 2015, estará mais tranquilo e confiante para superar o cansaço. 

“A preparação é essencial. Se eu fizer a minha parte, tanto estudando como sendo fiel, Deus fará a parte dEle”, destaca.

Há um movimento conhecido como #MudaEnem, iniciado pelo professor Fabricio Alves do Grupo Physics Educacional, cuja ideia é arrecadar 200 mil assinaturas para pedir ao Ministério da Educação (MEC) a mudança da data da prova, de outubro para dezembro, e a realização do exame em dois domingos. A explicação do professor é que a realização do exame em outubro não é satisfatória, pois os alunos ainda não terão visto 100% dos conteúdos em sala de aula, prejudicando assim o desenvolvimento dos alunos no exame.

Outra mudança é em relação à realização da prova aos sábados, já que estudantes sabatistas dedicam o sábado a atividades religiosas, sendo prejudicados por causa do horário diferenciado no Enem. Conheça mais sobre #MudaEnem no site www.mudaenem.com.br.

Enquanto a mudança não chega ao Ministério da Educação, os candidatos sabatistas continuarão em “prova de fé” para classificação em uma das universidades públicas pelo país.

Com informações de Exato Vestibulares

2 comentários:

  1. Só de se estar em uma sala de aula em pleno sábado já está se tratando de interesses pessoais. Já fiquei uma vez nesta bobagem e cilada de satanás, mas nunca mais, trocar horas de oração e comunhão com Deus e minha familia jamais acontecerá comigo. Muitos dizem que é um sonho ou realização. OK, mas é um sonho mundano e uma realização mundana! Meus sonhos e realizações todos tem Deus em primeiro lugar, e ficar enclausurado no sábado só pensando em uma prova não é e jamais será Deus em primeiro lugar!

    ResponderExcluir