sexta-feira, 20 de maio de 2016

Há tempo pra tudo - Turn! Turn! Turn!


Esta reflexão faz referências a um texto muito conhecido, encontrado na Bíblia. Aqui não vai a menor tentativa de proselitismo ou de considerações religiosas. A Bíblia é tida na conta, sobretudo, de um livro de sabedoria milenar. Esse texto é um belo, poético e instigante cântico de Salomão, o terceiro rei de Israel, considerado um dos homens mais sábios que já existiram, e se alguém tiver curiosidade de lê-lo na íntegra poderá procura-lo no livro de Eclesiastes

Nos anos 60, entre outras manifestações culturais, o início desse texto deu origem a uma simples e bela composição do grupo americano de rock, The Byrds (foto), contemporâneo dos ingleses The Beatles e tão genial, revolucionário e talentoso quanto eles. A canção chama-se “Turn, Turn, Turn”, música de Pete Seeger. Há quem diga que os Byrds lançaram esta música como um protesto pessoal contra Bob Dylan, e também para afrontar as ondas de guerra e violência da época. Quem quiser recordar e se emocionar, feche os olhos e ouça essa maravilha...



Basicamente o texto do Eclesiastes diz que há tempos e momentos específicos para todo propósito que o homem possa ter ao longo de sua vida. Assim, há tempo para nascer e tempo para morrer, tempo para derrubar e tempo para edificar, tempo de estar calado e tempo de falar, tempo de espalhar e tempo de ajuntar... e assim por diante. E continua fazendo-nos pensar sobre nossa condição humana, sobre nosso trabalho e o direito que temos a desfrutar daquilo que o mesmo nos propicia. Há inúmeras reflexões espirituais que se pode tirar desse texto tão simples quanto profundo, mas não vou me deter nelas, respeitando o direito de cada um crer ou não crer naquilo que quiser. No entanto, há algumas lições comuns de vida a inferir dele. 

A que eu quero deixar aqui é a capacidade que devemos ter de esperar o momento certo para que cada coisa possa ser feita, cada ação empreendida, cada atitude tomada, de forma tempestiva, sem prejuízo, é claro, do propósito e objetivo final que se queira alcançar. Agir com a emoção, mas agir, sobretudo, racionalmente, saber esperar, pode ser a maneira certa de finalmente conseguirmos desfrutar daquilo que conquistamos. 

Não importa onde você se encontra em sua caminhada nessa vida, mesmo que as coisas não saiam do jeito que você quer e acha que precisa, a melhor atitude é não desistir nunca, mas voltar, voltar, voltar e viver, esperar e tentar novamente. Talvez seja essa a razão do emblemático refrão adicionado pelos Byrds.

Nenhum comentário:

Postar um comentário