sexta-feira, 14 de outubro de 2016

A geração do analfabetismo teológico e do cristianismo fast-food


Em nossos dias, a expressão geração tem estado em alta. De fato, ela tem se tornando um tipo de mote presente em muitos círculos cristãos. Fala-se em Geração de cristãos radicais, muitos ministérios jovens trabalham temas em suas igrejas intitulados como a Geração de Gideão, a Geração de Daniel, a Geração de Elias, a Geração de Eliseu. Quem dera tivéssemos, de fato, a coragem de Gideão; buscássemos a vida de oração e a santidade assim como Daniel; tivéssemos a unção de Elias e a integridade de Eliseu.

Mas, realmente, quais as marcas da nossa geração?

Sem querer ser pessimista, mas sendo, na realidade, bastante realista, penso que o que tem caracterizado a nossa geração é motivo de preocupação e reflexão. Pontos extremamente relevantes e que marcaram a cristandade no decorrer da sua história têm sido desprezados. Falar de doutrina, teologia, apologética, história da igreja, exemplo de homens do passado, etc., têm sido motivo de repúdio para muitos cristãos.

Sob o pretexto de “espiritualidade” muitos têm estigmatizado o estudo sincero da doutrina e da história cristã. As Sagradas Escrituras se transformaram, para muitos, simplesmente em um símbolo desprovido de qualquer sentido e relação com o cotidiano do cristão, ou ainda, têm sido tratadas como objeto mágico, que serve apenas para ser carregado e não para ser examinado. O exemplo dado pelos bereianos, que fora registrado por Lucas, está cada vez mais raro: 
“Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim” (Atos 17:11).
Existe uma enorme atração por um tipo de cristianismo fast-food, onde se esperam resultados imediatos, milagres, prosperidade, satisfação emocional, etc., independente da mensagem que esteja sendo pregada. O reformador Martinho Lutero já refletia e se mantinha vigilante com este respeito ao afirmar:
“Qualquer ensinamento que não se enquadre nas Escrituras deve ser rejeitado, mesmo que faça chover milagres todos os dias” (John Blanchard, Pérolas para a vida [São Paulo: Vida nova, 1993], p. 132).
O reflexo deste desapego teológico se faz sentir em todas as esferas que compõe as igrejas cristãs. Os cânticos se transformaram em mantras, sem conteúdo e profundidade. As pregações se mostram mais como um espetáculo de animação do que com a transmissão da Verdade. A evangelização tem perdido sua eficácia. Por quê? Simples: não se canta o que não se conhece, não se prega o que não se conhece e não se transmite o que não se conhece. 
“O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento” (Oséias 4:6).
Seria redundante afirmar que a vontade de Deus é que sejamos profundos conhecedores de Sua Palavra, mas a grande verdade é que essa questão tem sido deixada de lado. A atitude normal do cristão deveria ser o amor pela sã doutrina, mas o que se percebe é que a regra virou exceção e a exceção regra, isto é, a maioria dos cristãos tem desprezado o estudo sincero e comprometido da teologia e apenas uma minoria se mantêm fiel à doutrina e ao exame das Escrituras.

O tempo de revermos o nosso posicionamento com respeito à importância da teologia em nossas vidas é hoje! Hoje é o tempo de nos mostrarmos amantes da sã doutrina, militantes contra as heresias e praticantes do que temos aprendido. As gerações futuras se espelharão no nosso exemplo e, como já afirmara Francis Schaeffer: 
“Se não tornarmos clara nossa posição, com palavras e obras, em favor da verdade e contra as falsas doutrinas, estaremos edificando um muro entre a próxima geração e o evangelho” (Blanchard, Pérolas para a vida, p. 132).
Por fim, ficam as palavras de nosso Senhor que nos afirmam que todo o nosso viver presente e o porvir dependem das Santas Palavras: 
“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam” (João 5:39).
Rafael de Lima (via Cosmovisão cristã)

9 comentários:

  1. Só não acho coerente o verso de João 5:39 citado ao final, pois o conteúdo diz respeito a teologia, e qualquer um que tem a minima noção de teologia sabe que usar esse texto como um conselho de Jesus está desconstextualizando o verso, pois ali no contexto geral do capítulo Jesus está debatendo com os líderes, e esse verso está mais pra uma acusação do que conselho.

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo, para que serve as escrituras? Senão para mostrar qual é a vontade de Deus! E qual é a vontade de Deus? Senão nos mostrar o caminho para a salvação eterna! E qual é a função da igreja ou deveria ser? Senão nos ajudar a sermos salvos por Cristo. Agora qual será o destino das pessoas, se cada um segue o que melhor se adapte as suas necessidades, deixando de lado a vontade de Deus que é revelada unicamente na Bíblia?
    Portanto, independente se é um conselho de Jesus ou não, não deixa de ser uma verdade: devemos examinar as escrituras porque ela nos guia a Jesus que nos conduz a vida eterna.

    ResponderExcluir
  3. Li o capítulo todo de jo 5:39 e de fato, ali esta mais p acusação do que uma instrução ou conselho da parte de Jesus. Porém, no mesmo versículo Jesus confirma: " ..."e são elas mesmas ( as escrituras ) q testificam de mim". Escrituras essas, q estava em referência, o antigo testamento.

    ResponderExcluir
  4. Então se Jesus acusou eles de não examinaram as escrituras isso não deve ser levado em consideração para a nossa vida em distinção de doutrinas falsas para que Não percamos a nossa vida eterna?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente a bíblia é q dar testemunho d Jesus ñ existe vt nei nv essa separação foi feita só pra sabermos q foi antes ou depois de Cristo a palavras de Deus e seus ensinamentos são os mesmos.

      Excluir
  5. Achei tremendo a mensagem, tenho tentado passar esta idéia de evangelho puro já faz alguns anos,porém algumas pessoas calterizaram dento de si o qUE significa estudar as escrituras.mas louvado sejá Deus que sobraram uns poucos que estão lutado para reverte este quadro

    ResponderExcluir
  6. Eu concordo com o Leandro. E na verdade não perco nem tempo em rebater agurmento de uns e apoia argumentos de outros. Nunca vamos chegar a lugar algum mesmo. Sempre vai gerar sentimento de raiva uns nos outros e no fim não vai dar em nada, ninguém vai convencer ninguém, e ao invés de ajudar a pregação do evangelho vai atrapalhar pois nunca chegaremos a um denominador comum com essas disfunções bobas de comentários de facebook. Ja que todos dizem ter a verdade, ja que todos acreditam na biblia como a verdade , então que cada um peça em oração e jejum a Deus por si so para dar o devido discernimento do que e verdadeiro e do que é equivoco.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom este texto. Precisamos nos preocupar em viver um cristianismo verdadeiro! Precisamos ser honestos, nossas declarações de amor a Deus precisão ser pronunciadas com amor verdadeiro. Cristo Jesus está voltando, e o mundo está exatamente como o profetizado: "O amor se esfriaria de quase todos". Meu desejo é que não sejamos robôs quanto ao evangelho. As vezes de tanto escutar as mesmas pregações e doutrinas, entramos em estado de sonolência, mas não é este o estado de espírito que Deus deseja que mantenhamos. Se já fomos doutrinados, e cremos plenamente na palavra de Deus, então precisamos ser canais de bênção para outras pessoas. A paz de Deus seja com todos! Amém, ora vem Senhor Jesus!

    ResponderExcluir